Ensinar Aprendendo

Ensinar Aprendendo Içami Tiba

Resenhas - Ensinar Aprendendo

Marina Mendes 16/03/2021

O mundo de hoje não é igual ao de ontem. Esta frase convencional, repetida milhões de vezes ao longo da história da humanidade, encontra na educação a sua expressão mais acentuada. Na verdade, segundo o autor, na sociedade globalizada o impasse entre pais e professores atinge o seu clímax e a educação acaba se convertendo em uma "batata quente" que ninguém quer segurar.

Neste livro de conteúdo irretocável, que pertence à Coleção Integração Relacional, Içami Tiba aborda os principais componentes do relacionamento professor-aluno, compondo um verdadeiro Raio X do atual Sistema de Ensino.

Faz uma associação surpreendente entre o ato de aprender e o hábito de comer, elegendo o professor como o "mestre cuca" da sua matéria. Aponta o chamado "caminho das pedras" para o aprendiz da ingenuidade alcançar a sabedoria e comprova que a compreensão do desenvolvimento da adolescência como um segundo parto diminui muitos atritos e sofrimentos. O autor também identifica os 11 tipos mais frequentes de aluno e professores, sempre com o senso de humor e a ironia fina que caracterizam os seus livros. A obra apresenta ainda um método educacional inédito e eficaz chamado Educação a Seis Mãos, no qual a escola conta com a colaboração do pai e da mãe do aluno. Indispensável para todos os envolvidos direta ou indiretamente com o assunto.

Joao1115 07/10/2020

Educação
A obra do psiquiatra "Içami Tiba" contesta o processo de ensino atual que ? na maioria das escolas ? ainda não se adequou à globalização. Explana como à educação se tornou uma "batata quente" que é jogada de mão em mão. Içami apresenta as principais dificuldades relacionadas a educação e a relação professor-aluno. Também demonstra algumas sugestões para serem incrementadas em sala de aula.

É um livro muito bom que te faz pensar sobre os métodos de ensino atuais, não somente para quem é professor, mas também, para quem é autodidata.

Alaize 04/12/2009

Um livro interessante que aborda, de uma maneira lúdica, os tipos mais frequentes de alunos e professores, e a importância, como o próprio título diz, de 'ensinar aprendendo'. Um livro gostoso de ler, com o qual você entende que uma educação escolar eficaz envolve também toda a família no aprendizado.

Mari Moreira 28/07/2020

Excelente!
Içami Tiba é incrível e sempre me surpreendo em como ele consegue alcançar diversos públicos (pais, professores, alunos, profissionais da saúde, etc) com suas obras. É muito rica de informações, com uma linguagem muito fácil de entender e absorver. Gostei muito. @prof.marimoreira

kha 29/03/2022

Ensinar aprendendo - #012
?Ensinar Aprendendo é uma obra essencial ao professor que deseja compreender seus alunos, respeitando suas diferenças, favorecendo a criação de um ambiente escolar que realmente o prepare para o melhor desempenho em todos os níveis do comportamento humano: biológico, psicológico e social. Ler este livro e absorver seus ensinamentos ajuda a compreender que o aprendizado transcende a sala de aula - ele está em todo lugar. A quantidade de informações disponíveis e a velocidade com que circulam Fazem com que o professor tenha o desafio de ser cada vez mais completo, sabendo lidar com essas fontes e com o aluno que, a cada dia, trilha novos caminhos e neles pode se perder.?