Cinco Minutos - A Viuvinha

Cinco Minutos - A Viuvinha José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Georgeton.Leal 04/06/2022

A idealização do amor romântico em sua essência
Parte das obras de José de Alencar revelam muito da rotina urbana brasileira do século XIX, com destaque principalmente no Rio de Janeiro e na sociedade burguesa da época, como é o caso das duas pequenas obras deste volume. As mesmas podem parecer altamente simplórias para o leitor moderno, mas apresentam uma narrativa que consegue chamar atenção mesmo com todo sentimentalismo acentuado de seu estilo.
Em "Cinco Minutos" acompanhamos a sofrida jornada do narrador protagonista na busca por sua misteriosa amada. Aqui temos toda a idealização do amor romântico com direito a diálogos poéticos e boas doses dramáticas. Em "A Viuvinha" o foco também é o amor e o matrimônio, porém com uma temática que aborda um pouco mais a questão do autossacrifício e o cumprimento dos deveres morais.
Pra todos os efeitos, essas duas novelas são eficientes no que propõem e até se complementam de certa forma (inclusive, aconselho a lê-las em sequência). Alencar estava começando sua carreira quando as escreveu e já demonstrava vários aspectos de sua genialidade como romancista.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/08/a-idealizacao-do-amor-romantico-em-sua.html

Thay 29/05/2022

Sinceramente, não gostei.

Acho muito interessante pensar que pequenas casualidades podem ser a causa para eventos extraordinários em nossa vida, como os cinco minutos de atraso do protagonista; mas a maneira como a estória é contada não é o meu estilo. Toda essa idealização e exagero acerca de cada detalhe das coisas me incomoda.

Eu entendo o porquê de ser um clássico, para a época em que foi escrito fazia sentido; nos tempos atuais nem tanto.

jonesygirl 26/04/2022

amor burguês muito bem escrito
sobre cinco minutos: o amor. simplesmente o amor de uma forma tão pura tão lindo.!!!! eu amei tanto tanto todas aquelas descrições apaixonadas, e a forma que descreve muito bem os sentimentos daqueles que amam.

sobre a viuvinha: jesus amado.... que bafafá foi aquele? gostei muito das páginas finais (porque parece que foram as páginas em que ele ia começar a desenvolver o livro e na realidade era o final) e das descrições sobre amor e morte.

muito interessante a forma que as duas histórias estão conectadas e que são dois casais que tiveram a morte presente no amor de uma forma """magica"""" até porque o deus ex machina das duas histórias foi: dinheiro!

Vicioouss 15/04/2022

Gente eu fico boba como José de Alencar é viajado das ideias kkkkkkk quase todo livro dele se repete a mesma narrativa

Duda 31/03/2022

5 minutos
Eu li somente o livro 5 minutos.

Esse livro conta a história de um rapaz que conhece uma moça e tem uma história de amor com ela. Entre altos e baixos vai se desenrolando a história. Pra quem se interessa por romances de época é um livro bom para conhecer.

Jennifer 29/03/2022

Cinco minutos e viuvinha são dois contos contados por um mesmo narrador através de cartas para sua prima. Confesso que no início a leitura demorou a fluir e eu particularmente não gostei do primeiro conto, porém, amei o segundo. É interessante ver como no último instante as histórias se entrelaçam, fazendo com que eu até simpatize com o primeiro conto.

Ao final é um clássico da literatura brasileira que deve ser lido, sendo que é fácil de compreender a escrita do autor.

PedroSF 23/03/2022

Fora da zona de conforto
Certamente uma leitura que eu não faria normalmente, por conta de ambas as histórias serem cerregadas com um romance epopeico, cheio de um drama e paixão que chegam dar enjôo. Porém, analisando as obras sem colocar minhas preferências em primeiro plano, posso considerá-las boas para entrar em uma fantasia romântica. Recomendo para aqueles que gostam do estilo.

ataisasb 09/03/2022

top
Gostei mto, principalmente de a viuvinha, o plot me pegou. Porém, há diversas frases machistas, que eu entendo pela época escrita, mas me incomodou bastante.

Brenda 09/03/2022

O conto me surpreendeu
Vale a pena deixar aqui um highlight de que é uma das leituras obrigatórias para trabalhos da faculdade e não me dou bem com leituras em que sou obrigada a ler, fico sem vontade e não aproveito nadica desse tempo.

Agora, vamos falar do conto:

Devo ressaltar que sempre tive problemas em ler clássicos, demoro muuuito por conta da linguagem empregada e, justamente por ser escrito em outra época, quase não acontece muita reviravolta, é algo que fala e lida sobre o cotidiano e puxa para os sentimentos e belezas da ambientação. É muito difícil ficar presa por esse tipo de livro, sendo que levei quatro dias para derrotar pouco mais de 100 páginas.

Primeira vez lendo José de Alencar e tive uma ótima impressão do autor. Esse conto me deixou com vontade de ler; descobri todos os plot twists e, mesmo assim, me vi surpresa quando eles apareciam, acho que isso foi devido a escrita; toda a poesia empregada no decorrer das descrições - aqui já vou frisar que traz muita reflexão e que por vezes me vi relendo para retirar tudo dele - me deixou com a sensação de um desafio do autor, como se ele estivesse me desafiando a pensar e discordar das ações dos personagens, adorei.

Sobre a ambientação e construção das personagens só tenho a deixar elogios, entrega personagens e suas personalidades muito complexas para se incorporar num conto e mesmo assim funcionou para mim. A sociedade e seus valores foram retratados a moda da época, tendo alguns desses pensamentos me deixado incomodada no decorrer da leitura: muitas passagens retratam a mulher como um ser fútil e sem fundamentos, sempre levado ao extremo da beleza e perfeição, algo divino e ao mesmo tempo diabólico; pensamentos machistas que eram cultivados no período em que o livro foi escrito.

A forma como o amor e a devoção foram construídos me deixou encantada, quando percebi estava fazendo comparações sobre o período que lia e o período que vivo.

Por fim, foi uma leitura surpreendente.

Mariana 31/01/2022

Vale a pena ler, mas depende?
Bom, vamos lá, inicialmente como são histórias contadas em forma de carta, acredito que quem lê se sente mais próximo e imerso nos acontecimentos; entretanto, particularmente, acho que é uma leitura que deva ser realizada com calma para aqueles que não estão acostumados com a escrita do autor (e autores da mesma época) para que possam realmente compreender, não desanimarem e não acabarem abandonando a obra.
Segundo, o que eu gostei também foi que senti uma pontada de mistério em ambos os romances o que aguçou a minha curiosidade em saber o desfecho e eu não me decepcionei ao finalizar.
Se eu recomendo? sim, mas eu recomendaria diferentemente da maioria das escolas. Para mim, foi recomendado há 8 anos atrás, e com 14 anos eu infelizmente não consegui ler de forma satisfatória. Então, eu recomendaria para alguém com mais maturidade na vida e principalmente maturidade no hábito da leitura para que de fato possa apreciar todas as nuances existentes (inclusive, acredito que daqui a alguns anos, caso eu leia novamente, aproveitarei melhor ainda e talvez possa ter novas percepções).
Eu também recomendaria não só por serem boas histórias mas também a título de conhecimento quanto aos autores que são importantes para a literatura brasileira.

Lana 04/01/2022

Meus primeiros clássicos
Li por obrigação escolar, mas mesmo assim não deixaram de me encantar. Sou uma das pessoas que acreditam não ser necessário ler os clássicos para começar o gosto pela leitura, e sim começar pelo que gosta, sinto que foi uma ótima escolha de livro clássico, pois não me decepcionou e deixou meu gosto pela leitura ainda mais amplo. Recomendo muito, leria mais uma vez se não tivesse outros livros a minha espera.

Jeh 25/12/2021

Exaltando o amor
São duas histórias contadas em forma de carta. Nos sentimos a própria prima D., e isso nos envolve na história em nível diferente.
Neste livro, especificamente, as histórias estão invertidas: cinco minutos deveria vir antes de a viuvinha. Pois nos deixa confuso sobre Carlota. Pelo menos eu fiquei...
Enfim, cinco minutos conta um lindo romance que se passou pq nosso protagonista se atrasou 5 minutos... E isso mudou a vida dele.
Uma moça misteriosa no ônibus, virou seu mundo de ponta cabeça e ele ficou obcecado por saber quem era ela... Um amor improvável, mas que salvou a vida de ambos de formas diferentes.
Já a viuvinha chega até nós pq Carlota era uma grande amiga de Carolina.
Carolina com quem aconteceu uma tragedia um dia após o casamento. O passado libertino de seu marido, Jorge veio cobrar as contas.
Após esse episódio, conhecemos Carlos, (que não é Carlos) e que tem envolvimentos com o passado de "Jorge".
O drama que se passa, com a história de "Se tivesse esquecido teu marido para amar-me sem remorso e sem escrúpulos, eu estava resolvido... A fugir-te para sempre!". Aaaaah me poupe neh? Depois de tudo que ela passou e por causa dele... Achei muito exagerado. Mas deu tudo certo no final e é disso que gostamos... Finais felizes!

Isa 10/11/2021

Obrigada a ler
Fui obrigada a ler pela escola e o pior é que eu gostei.
Não tem desenvolvimento nem ação nem nada que torne um livro interessante, nem sei pq gostei, mas enfim
Achei que por ser um clássico ia ser pior, mas pros padrões me surpreendeu

aally_souza 26/09/2021

"? Jorge, disse ela com a voz trêmula e cheia de angústias, tu não me amas.
? Não te amo! exclamou o moço tristemente; se tu soubesses de que sacrifícios é capaz o amor que te tenho!...
? Oh! não, continuou a moça, abanando a cabeça; tu não me amas! Vi-te todo o dia triste; pensei que era a felicidade que te fazia sério, mas enganei-me.
? Não te enganaste, não, Carolina, era a tua felicidade que me entristecia.
? Pois então saibas que a minha felicidade está em te ver sorrir. Vamos, não me ames hoje menos do que me amavas há dois meses!
? Há dois momentos, Carolina, em que o amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; é o momento em que se possui ou aquele em que se perde o objeto que se ama."

Na leitura desse livro, foquei mais em "A viuviunha", que narra a história de Jorge (filho de um homem de posses, que gasta toda a fortuna do pai) e sua noiva/esposa, Carolina (uma jovem pura, devota ao seu amado, que torna-se viúva logo após seu casamento).
Alguns pontos do livro não em agradaram, mas são "justificados" pelo período literário e a época em que foi escrito. É um romance bem curtinho e rápido de ler, então recomendo ele.

Zanza 07/09/2021

Admirável!!
Comecei esse livro sem muita vontande. Mas ao decorrer das histórias fui me envolvendo cada vez mais.
As duas histórias tem uma perspectiva diferente sobre o amor e isso é maravilhoso!