Cinco minutos - A viuvinha

Cinco minutos - A viuvinha José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Thamires 06/01/2023

" á noite na solidão do seu quarto, que o coração vivia ainda no passado, no meio das tristes recordações que despertavam quando o mundo dormia."

Thananda 06/12/2022

Fraco
Pra quê matar o cavalo?
Pra quê?
PRA QUÊ?
P R A Q U Ê ?

Nunca gostei muito dos romances de José de Alencar. Acho meio xoxo, capenga, manco e inconsistente.
Tem muita tempestade em copo d'água ( tipo....matar o cavalo?!)
Não recomendo :(

Isa 19/11/2022

Muito bem, rápido e fácil de ler, tem os pontos da época que são preocupantes, mas faz parte da época que ele foi escrito.
A viuvinha é melhor que o primeiro, e eu me surpreendi, achei que não seria tão bom.

Laura 08/11/2022

Cinco Minutos | A Viuvinha
Só li para a escola mas reconheço que é um clássico. Machista e me deixou com raiva ?? acredito que existam clássicos melhores.

lilice 08/11/2022

2??
Como o livro é antigo, a escrita obviamente vai ser mais detalhada e com palavras difíceis, MAS NÃO PRECISAVA SER TÃO RUIM ASSIM.
Esse livro conta duas histórias que no final se entrelaçam. A segunda até que é boa, mas a primeira...
Livro previsível e os protagonistas tem umas ideias meio malucas. Eu não entendi nada desse livro, a única coisa que eu entendi é que eu não gostei e nem vou gostar.
Tava contando as páginas para acabar

Lalazinha 02/11/2022

Incrível
Por ser escrito em 1844 tem muitas palavras que não utilizamos mais, então se você não é acostumado com clássicos ( assim como eu ) vai achar um pouco de dificuldade mas é só pegar o contexto que tu entende, fora disso é um livro maravilhoso e dá um quentinho no coração

jenni 15/10/2022

Non ti scordar di me!
José de Alencar nunca erra. Duas histórias lindas que possuem ligação, ambos voltadas para o romantismo com um pouco de sofrimento que não podemos deixar de confirmar que nos trás angústia diante do que os personagens passam diante de suas vidas.
A primeira vez que li o livro foi no ensino fundamental e confesso que não entendia, foi necessário a presença de professores para facilitar o linguagem do livro, mais hoje relendo vejo que a linguagem não é difícil de ser compreendida e mesmo assim continuo gostando das obras do autor.
Non ti scordar di me! "Não te esqueças de mim!"
Cinco Minutos
A Viuvinha

Luísa 06/10/2022

Stalker- o Joe já existia no sec XIX
Esse livro possui duas histórias de José de Alencar do período literário romantismo, especificamente Romance Urbano.

Amei os dois livros e deixando minha mente do século XXI de lado, eles são maravilhosos. Pessoas se apaixonando, obstáculos da vida para concretização desse amor e por fim final feliz.

Agora como uma pessoa do século XXI... Continua sendo bom, mas preocupante kkkkk. Cinco minutos o cara vê a mulher uma vez no ônibus e já começa todo um desvaneio de se ela é feia ou bonita, ela encosta nele uma vez e ele já acha que ela o ama além de que ele beija o ombro dela o que é um escândalo. Sai do ônibus e nas próximas semanas pega o ônibus no mesmo horário e vai a ópera só pra ver se encontra ela, segue uma voz desconhecida achando que é ela é depois vai até Petrópolis atrás da mina... Esse maluco é um stalker, se fosse hoje em dia chamariam ele psicopata. Mas como é romantismo, ele é apenas um homem loucamente apaixonado que encontrou sua amada, um HERÓI que não desiste do amor...

Já o segundo livro, viuvinha. O maluco se finge de morto por 5 anos porque torrou todo o dinheiro e precisa pagar as dívidas e não quer manchar a imagem nem da noiva nem do pai. Ai ele volta 5 anos depois e ela perdoa ele é vivem felizes para sempre, eu gostei porque faz sentido nesse contexto, mas se fosse hoje... Ela ia chorar, mas quando descobrisse que fingiu a própria morte era capaz de descer ele no soco kkkkkk.

Enfim, as graças do romantismo. MUITA idealização da mulher e do amor, crítica social ao homem como escravo do tempo e ao dinheiro, costumes que somente a burguesia tinha como ir a bailes e opera. São características do romantismo e são bem claras nesses livro

Recomendo

heve 21/08/2022

Li esse livro faz uns 4 anos pra fazer uma prova na escola e mds que coisa chata, eu não sou fã desse tipo de história mas quem for eu aprecio mto

Duda Bock 16/08/2022

Que romance cafona. Nas duas histórias é amor à primeira vista e no caso de Cinco Minutos nem precisam se ver, só sentir a presença e pronto, estão se amando e é só sobre isso que fala o livro. Já A Viuvinha tem uma história um pouco mais interessante, mas também é uma amor tão irreal que perdoa tudo.

Lu(Taylor's version) 25/07/2022

cinco minutos é simplesmente incrível, de leitura rápida no máximo 3 dias vc termina de ler, muito bom e nas páginas finais é choro atrás de choro e a leitura me prendeu desde o início. a viuvinha não cheguei a terminar de ler pois não me prendeu como cinco minutos e eu achei meio confuso, não gostei mt

juvkaran 21/06/2022

não faz o meu estilo
- esse também foi lido como paradidático
- apesar de compreender que a escrita é da época e que faz parte do romantismo, não consigo gostar e não faz meu estilo. nunca gostei muito de livros românticos pois não é meu gênero favorito.
- mesmo assim não posso dizer que é um livro ruim só por quê eu não gostei