A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Patricia.Jabour 30/08/2012

Cinco Minutos - A Viuvinha
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

José de Alencar, autor Romancista, nos presenteia com sua escrita de fácil compreensão (ou, pelo menos, de uma maneira que dê para a leitura ser compreendida sem se fazer necessária uma viagem pelo dicionário) e descrição da sociedade brasileira da época em que as histórias se passam.

Cinco Minutos

José de Alencar não era um adepto das convenções sociais marcadas pelo tempo cronológico, ou seja, hora para fazer isso, horário para fazer aquilo... Achava que os seres não podiam ficar submetidos a um aparelho com pequenos ponteiros e que esse ordenasse suas vidas. Isso fica evidente também na obra - Cinco Minutos - devido ao fato da personagem conhecer o amor de sua vida através de um atraso de cinco minutos em relação a sua rotina diária, ou seja, o atraso pode ser benéfico, segundo o autor. (Fonte)

Cinco Minutos” trata-se do atraso de cinco minutos tido pelo personagem principal, quando pegaria sua condução. Devido a este atraso conhece aquela que será o amor de sua vida – a qual lhe diz apenas as palavras “Non ti scordardi me!” – “Não se esqueça de mim!”.

Esse sentimento é marcado pelo mistério a respeito da identidade de sua amada, da qual somente conhece o cheiro e a voz. No decorrer da trama descobrimos os motivos que levam ao afastamento de “C.”, bem como o fato de a moça já estar apaixonada pelo homem, bem antes deste conhecê-la.

A obra possui grande apelo romântico, com declarações e muito sentimento.

A Viuvinha

Em “A Viuvinha” o cenário é um pouco diferente, embora também se trate de um grande amor. Jorge, que herda o dinheiro e as dívidas de seu falecido pai, se vê em uma situação horrível de se imaginar na época: pobre. Ele, noivo de Carolina, se vê desesperado pela ideia da vergonha e da humilhação. Assim, planeja seu suicídio, a fim de minar todo esse desprazer. Após cinco anos de sua morte, Carolina ainda vive o luto, e todos a chamam A Viuvinha. História também com mistérios e reviravoltas, super bacana!
Elda 22/05/2013minha estante
amei o seu comentário

Kleiton.Monteles 21/04/2015minha estante
A obra A viuvinha, de José de Alencar, publicado em 1857, é classificada como um romance urbano. De qualquer modo, a tradição do costume é substituída pela crítica aos modos burgueses, sobretudo aqueles movidos pelo interesse que, no caso de Balzac, vira um personagem central, ou seja, o dinheiro, pois a busca do sucesso material como condição de mobilidade na vida da cidade, mas é também, ainda que de longe, a busca de um lugar ao sol social ainda com os valores do antigo regime, pelos méritos da ousadia, numa sociedade de desiguais.

Nildo 20/11/2010

Depois de ter lido Cinco Minutos, fiquei impressionado com a facilidade de comover e deixar todos os seus leitores em um clima de expectativa surpreendente, trazendo em cada palavra uma emoção gigantes, elevando os leitores em estado de espírito e compaixão como se o acontecimento tive-se fazendo parte de sua vida. Sem sombra de duvida Jose de Alencar é para mim entre outros escritores um mestre da literatura brasileira.

Cinco Minuto retrata um característica muito forte nos livros de Jose de Alencar, que é a luta contra os empecilhos da vida em busca de um grande amor. De um encontro em um ônibus que durou apenas cinco minutos, a uma pela historia de amor.

Leiam, e pequeno tenho certeza que vocês vão adorar!

Elyninphadora 29/12/2010minha estante
Já li, e gostei bastante. Enfim, era um romântico de marca maior e, tenho certeza que fez - e ainda faz! - muita gente suspirar em seus romances.

Juju Pevensie 29/02/2024

Meu Deus, que livro especial é perfeito. A história é muito boa e bem articulada, envolta em dois contos de romance parecidos. Recomendo muito. É um clássico fácil de ler e entender.
Juju Pevensie 01/03/2024minha estante
e**

Bruna Marie 27/12/2009

A viuvinha e 5 minutos
Nosssaaa amei de paixão é um romance lindo demais.
Mas as vezes queria realmente saber se a dona D...
realmente era a mãe da Carolina.

Leitor 31/01/2010

O livro pura Literatura Brasileira escrito por José alencar, A Viuvinha se resume:

Que conta a história de Jorge e Carolina que eram namorados e se casam porem na vespera de seu casamento Jorge descobre que seu pai falecido deixara algumas dividas e estava falido. Ele se casa com Carolina mas na noite de seu casamento. Ele desaparece deixando Carolina pensando que tivesse se suicidado.

Ela começou a ser chamada de "Viuvinha" porque adotou a roupa preta so usava aquela cor. Um livro pra quem gosta de Romance e uma pitada de amor na ficção.

cfsardinha 11/05/2011

Esse dois em um é um clássico da literatura nacional.
Em cinco minutos, José de Alencar conta a história de uma moça romântica (lógico, pois ele é um autor do estilo romantismo..rs) que se enamora de um rapaz e vive aquele amor intensamente, pois seus dias estão contados. Ela possui uma doença incurável.
O rapaz, por sua vez, também está tremendamente apaixonado e fica com ela até o fim. Apesar do dramalhão mexicano, rs, é uma verdadeira demonstração de amor.
Para entender melhor o livro, gosto de compara com o filme "um amor para recordar" que até parece uma versão moderna do livro ;)

@Renanlandim22 07/04/2011

Cinco Minutos / A Viuvinha

A linguagem do livro para mim é péssima. Sei que ela é sim porque é antiga, mas para ler hoje em dia é pessima! A historia de ambos os livro são muito enroladas e o autor se procupa demais com descrição de sentimenos e pouco com o desenvolvimento do enredo. Ambas histórias tem uma ideia de base muito boa, mas nao gosto do jeito que elas são levadas. Eu conseguiria resumir esse livro sem perda de conteudo em 3 páginas tranquilamente.

5 Minutos é melhor que A Viuvinha!

Flaus 11/05/2011

São duas histórias que se cruzam quase imperceptivelmente.

"Cinco minutos" retrata aquele amor do qual hoje duvidamos: puro, intenso e inocente... Principalmente intenso. No começo da história ficamos muito envolvidos pelo mistério que Carlota esconde de seu amante. O enredo surpreende às vezes; o desfecho poderia ser melhor, na minha opinião.

O que amei realmente foi "A viuvinha". O título denuncia a principal parte do romance, mas o seu desenlace é fascinante e a mim provocou um interesse até exagerado a todo instante. Não tão óbvio quanto parece ser em seu início e termina de forma bela e criativa.

A linguagem de José de Alencar é difícil, fica o aviso. Não leia com preguiça ou ficará sem entender todas as páginas. Também não é o caso de ler com um dicionário ao lado, nada impossível.

Para os que não se incomodam com atos românticos quase doentios tomados pelos personagens, fica a dica de uma boa leitura.

Cíntia Mara 05/10/2011

Resenha postada originalmente no blog Free to be me (http://bit.ly/qvy4pM) em 30/08/2011
As histórias são muito curtas para que eu fale sobre cada uma especificamente. Vale ressaltar que são românticas e singelas. Quaisquer revelações sobre o enredo poderiam tirar a graça e a beleza para quem ainda não leu. Em vez disso, falarei sobre três pontos que achei interessantes.

Histórias curtas: São duas histórias completas, cada uma com menos de 50 páginas. E o autor consegue falar tanto nessas poucas páginas! Ele é direto em alguns momentos e poético em outros, a narrativa é maravilhosa e você termina sem nem perceber.

Carta à prima D: As duas histórias são cartas do autor à sua prima D. A edição que li, essa da imagem, contém algumas páginas sobre a vida do autor e diz que essa prima pode ser sido real, já que Alencar costumava contar histórias às mulheres de sua família. Provavelmente por serem cartas, a linguagem é um tanto quanto informal; o autor não apenas conta os fatos, mas dá sua opinião sobre eles, aproximando-se do leitor.

Referências históricas, geográficas e literárias: Foi uma das coisas de que eu mais gostei. As referências históricas se referem ao modo de vida da época, bem diferente de hoje. As geográficas dizem respeito principalmente ao Rio de Janeiro, mas há também uma pequena referência a Minas. E as literárias, com notas de rodapé, incluem citações em inglês, italiano e francês, além de menções a obras famosas da literatura mundial.

Tenho certeza que há muitos outros pontos que poderíamos discutir, então, se alguém já leu, fique à vontade para deixar sua opinião. A quem não leu, só me resta recomendar: Leiam José de Alencar!

Guy 14/05/2012

Dois romances urbanos
Dois importantes romances que enfocam a luta do amor para superar obstáculos. No primeiro, Cinco Minutos, um ônibus é palco de um encontro que marca a vida de um jovem romântico: o perfume de sândalo de Carlota.
A Viuvinha, a segunda história urbana do escritor cearense, a jovem viúva Carolina passa por mil peripécias antes de encontrar seu verdadeiro amor.

Bells 17/10/2012

Lindo
José de Alencar é sublime; o conto cinco minutos me encantou; uma história romântica e bem contada que faz me "declarar" que nossos escritores nacionais são crônistas superiores.

Aline 07/01/2013

2 livros otimos!!
5 minutos

Quando comcei a ler 5 minutos achei muito divertido e diferente das outras obras de Jose de Alencar que já tinha lido. Em uma carta o personagem princiál do livro escreve para su aprima como conheceu e se apaixounou por Carlota seu grande amor.

A viuvinha

Carolina é uma jovem de 15 anos que esta noiva de Jorge, herdeiro de uma pequena fortuna. Quando seu tutor, Almeida, lhe da a noticia que mudará a vida de ambos. Jorge estava falido, devido a 'vida boa', que levava no Rio de Janeiro.

Ambos romances são muito bons e curtos. O leitor consegui perceber um Jose de Alencar diferente.