Minha vida daria um livro

Minha vida daria um livro Carlos Marcelo Levín

Resenhas - Minha vida daria um livro

giu giu 23/11/2023

O espírito da verdade, ele vós ensinará todas as coisas.
David um menino Judaico no sul da Argentina enfrenta sua adolescência com olhos de sonhador em uma nova perspectiva, quebrando todos tabus de sua religião e procurando a sua única verdade por meio de sua Essência.

Sinto muito quando há amor que ele sente por Eleonor e ela faz aquilo com ele, com ajuda de Amália e Maurício.

David não sente segurança e as respostas que precisa dentro de casa. Tendo como resposta as suas perguntas, infantilidades como " porque sim ". Em uma religião onde o Rabino é o mais sagrado pra ele, ele descobre que para se conectar com Deus não precisa de intermédio algum .
Ele escuta vozes na sua cabeça e começa a chama lás de Essência, que o ajuda a entender o caminho da verdade. David para de ir a Sinagoga e começa a estudar Deus e a origem de todas as coisas meditando e se conectando com a " Essência " .

Depois de muito aprendizado acaba discutindo com seus pais, não conseguindo impedir suicido de um amigo, mas com muitas ideias inovadoras na cabeça, mesmo sabendo agora de muita coisa sobre o universo, não deixa o orgulho subir para a cabeça e é muito humilde .

" - Eu sou Alexandre, O Grande .
- E eu sou Diogenes, O cínico. "

E eu rogarei ao pai
E ele vós dará outro consolador
para que esteja convosco para sempre
O Espírito da Verdade
ele vós ensinará todas as coisas ...
João ( 14:15 a 17:26 )

Shana 01/03/2010

Bom livro!
Um livro de fácil leitura e bastante interessante para quem está começando a aprender sobre espiritualidade.

Trata superficialmente de vários pontos importantes, achei ótimo para presentear alguém que esteja interessado em começar a aprender sobre espiritualidade e desencadear o processo de começar a enxergar a vida com mais amplitude.

Markus 30/09/2015

A cultura judaica numa ótima história!
A vida de um leitor é repleta de experiências e de surpresas. Às vezes você se interessa por um livro que te apresenta uma premissa curiosa, com fatores atrativos e é surpreendido com ainda mais que isso.
Como leitor, é preciso sempre estar aberto à novas experiências, sem qualquer preconceito ou pré-conceito. É preciso sair da zona de conforto, mesmo que de vez em quando.

Minha Vida Daria Um Livro é um livro espiritualista. Não espírita. Espiritualista.
E devo, com toda sinceridade, pedir que deixe seu preconceito e sua ignorância de lado (desculpe pela palavra) e leia a resenha antes de já dizer "eu não leria um livro desse".
Vamos a resenha.
O livro é narrado em primeira pessoa e vamos conhecer a história de David, um adolescente judeu. Eu não lembro de ter lido algum livro onde o personagem principal é judeu e não dá pra descrever o enriquecimento cultural que essa leitura me proporcionou. O mundo judeu contado por um adolescente que não entende muito bem o porquê de tantos costumes, tantas leis, tantas regras.

Quando David faz seus 13 anos é obrigado a ter o seu Bar Mitzvá (significado). Sem saber o significado certo disso, é explicado ao garoto que após a cerimônia, ele se transformaria em homem.
"Pensei o que seria 'ser homem'. A pessoa se formava depois de passar por aquela cerimônia? Eles me dariam um diploma? Fantástico!"
Mas depois disso tudo, ele só teria mais regras a seguir.

Cheio de filosofias, questionamentos, obrigações, dúvidas e muitas, muitas dúvidas. Assim é a vida de David.
As coisas ficam mais confusas ainda quando vê seu próprio pai descumprir uma regra sagrada. A decepção gera ainda mais dúvida.
O preconceito na escola, na rua e em qualquer lugar onde as outras pessoas possam julgar pela sua religião deixam David ainda mais revoltado em busca do grande porquê.
"Meu mundo desabou. Senti-me ingênuo, idiota. Já não pensava segundo as regras, mas com meus próprios princípios que afloravam. Tive repugnância pela hipocrisia. Saí correndo dali e disse a mim mesmo: 'Nunca mais vou acreditar que Deus existe. É mais uma invenção das regras que é preciso seguir cegamente, sem explicações lógicas, e eu não sou assim. Algo dentro de mim está renascendo, e o senso de justiça ordena que eu me rebele contra tudo isso. Como teria sido melhor continuar sendo criança!'"

O garoto é, acima de tudo, um adolescente. Tem seus amigos, toca em uma banda de rock, se apaixona, é traído, se decepciona, sofre e sempre faz o possível pra entender todas as regras que a sociedade impõe.
Os ensinamentos sobre o judaísmo estão sempre presentes e, apesar da linguagem complexa, você sente cada dor, cada dúvida de David ao ler isso.

O livro é uma jornada de aprendizado. Não sobre religião, mas sobre a vida. O leitor se torna um David, que vai em busca de respostas sobre injustiças, sofrimento e dor.

Após um acontecimento trágico, David passa a ouvir uma voz interna misteriosa que fala coisas que ele não entende e, quando entende, não concorda muito. Depois de um tempo, ele vê nessa voz um conforto e percebe uma sensação de segurança e apoio em meio a tanta injustiça.

-//-
Esse foi um dos livros em que eu mais chorei durante a leitura. Sério, isso não acontece com frequência, mas a pureza e tanto sofrimento retratado nesse livro quase me desidratou.
Recomendo esse leitura a todo leitor que queira sair de sua zona de conforto, que esteja precisando de um livro forte e que vai explorar todos seus sentimentos.

Em algum momento, a narrativa pode se tornar cansativa, mas o descobrimento é complexo e assim teria que ser.

Nota final: 5, pela riqueza cultural e pelo aprendizado enorme que eu tive com essa leitura.

site: http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/2015/09/resenha-minha-vida-daria-um-livro.html

Lubs 06/01/2021

Massante de início e bom no final.
A princípio achei a história um pouco massante, nunca demorei tanto para ler um livro como demorei para ler esse, mas depois que me obriguei a ler e acaba-lo finalmente cheguei numa parte mais interessante e consegui acabar. No final é um bom livro!

SteLei 16/05/2023

Me humilha que eu gosto.
Um dos primeiros livros que já li. O personagem passa por tanta humilhação e eu com? meus 13 anos me senti representada na época. Já li uma 5 vezes, mas já se passaram alguns anos desde a última vez. Leitura rápida, mas passei raiva em alguns momentos.

Kemmy 24/03/2015

A ideia inicial era boa: um adolescente que se recusa a aceitar o que os adultos dizem, sem antes questionar.
Na prática, o que temos é um livro maçante, monótono, com diálogos longos e surreais. Muitas ideias expostas são realmente bacanas e eu concordo, por exemplo:

Cada um planta o que quer, mas deve colher depois
Uma pessoa que engana acha que todos são assim, por isso desconfia
Não podemos confiar cegamente em ninguém
Etc

Porém, quase todo o livro se focou em uma coisa: questionar o que é dito para David, nosso protagonista. De uma hora para outra, assuntos como drogas e morte são inseridos e parece que não se encaixam. Parece que o autor tentou abordar diversos assuntos, mas não soube como montar um enredo em torno disso. Tudo parece artificial demais. Não funcionou pra mim.
Marta 02/04/2017minha estante
Que pena!! O livro parecia bem legal!!
Bjos