Tocaia Grande

Tocaia Grande Jorge Amado

Resenhas - Tocaia Grande

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sussu 29/12/2022

A genialidade Amadiana descrita na Bahia cacaueira, em que o coronelismo domina e a palavra de honra tem valor. Com uma linguagem bem regional, explícita, picante e a religiosidade de matriz africana bem presente.

Gláucia 07/09/2010

Nasce e morre uma cidade
A tal tocaia ocorre logo no início e não dura mais que duas páginas. A partir daí vão surgindo os personagens que formarão um povoado, uma vila e o esboço de uma cidade. É uma terra de coronéis, jagunços, putas e tropeiros.
O problema é que são muitos personagens, tipos novos não param de surgir e até o final do livro eu ainda não tinha me acostumado com a maioria, o que tornou a leitura um pouco cansativa, principalmente no meio, quando os principais personagens quase não aparecem.
Mas o final conseguiu me empolgar novamente, quando "se interrompe a face obscura (Tocaia Grande) e surge a face luminosa (Irisópolis)-que não paga a pena contar, não tem graça. Até mais ver."

Golbery 05/08/2010

Tocaia Grande: A Face Obscura de Irisópolis
O livro se baseia na existência de uma cidade fictícia, Irisópolis, que teria em sua história uma face luminosa, recente, que "não paga a conta contar, não tem graça"; e uma face obscura, "aquela que foi varrida dos compêndios de História por infame e degradante". A face obscura de Irisópolis é Tocaia Grande. Neste resgate o autor quer "descer ao renegado começo, sentir a consistência do barro amassado com lama e sangue, capaz de enfrentar e superar a violência, a ambição, a mesquinhez, as leis do homem civilizado", quer "contar do amor impuro, quando ainda não se erguera um altar para a virtude".

Embora nem sempre, Jorge Amado costuma trazer um viés político em seus livros. Neste o leitor entra na casa da fazenda de cacau, vê matanças para conquista de terra, por jogo de influência política ou só por brigas envolvendo mulheres. Presencia o imigrande do outro lado do oceano e também de perto, do sertão.

Para mim foi um livro que embora fale de uma cidade fictícia, traz uma realidade ímpar e intocável pela Lei ou pela Igreja.

Ricardo.Sigalla 13/07/2020

Tocaia
Tocaia Grande é um livro interessante que, para além dos personagens (e são muitos) que nos atraem a atenção e simpatia, retrata o estilo de vida (não necessariamente uma escolha) do interior do Brasil da época, mas que ainda subsiste ou tem seus derivados hoje em dia.
O livro em si é bastante agradável na apresentação e interação dos personagens e tem uma boa história. Entretanto, houve um certo momento, antes do fim, que a leitura ficou um pouco cansativa, mas não estraga o todo. Recomendo.

Pitty 05/11/2012

Vale a pena!
Na maioria das vezes procuramos autores estrangeiros e da moda, e esquecemos que temos excelentes livros nacionais. Tocaia Grande é um deles.

Cativante desde o início, conta a estória de cidade de Tocaia Grande e porque ela tem esse nome.

Nélio 26/01/2020

Tocaia Grande – Jorge Amado.
Enfim, chego ao seu fim! Naquele momento de decisão sobre qual o próximo livro que leria, disse-me: “quero um bom, para me sentir satisfeito ao final da leitura”. E não errei na escolha: optei por esse do Jorge Amado que estava também à minha espera, aqui na estante dos “para ler”.
Há 2 anos e meio que venho lendo livros desse baiano que escreveu livros de primeira ordem. Agora já são 18 dele que li. Ainda tenho mais dele a ler, claro, mas só posso reafirmar o que já sentia antes: se quiser ler um livro cuja leitura nos deixa inebriado de qualidade de escrita e de força criativa e narrativa, basta pegar um dos do Amado Jorge! Até deixei uns para depois, em alguns momentos, mas é que nem sempre o enredo é o que vai combinar com nosso momento de vida!
Tocaia Grande foi um dos últimos publicados por ele. E me arrisco a dizer: é um – se não o – dos mais bem escritos por ele no que se refere ao enredo bem estruturado e bem orquestrado ao longo de todo o livro. Não quero, agora, analisar a estética literária do autor! Aqui, só quero registrar minha satisfação com uma leitura maravilhosa! De peso. Resumo: é um clássico!
Foram 560 páginas que valeram a pena! Mais de vinte dias de convívio com um povo que foi chegando, que cresceu, que viveu e que morreu por um sonho: construir uma vida. Vou sentir falta de muitas daquelas pessoas que fui acompanhando... Saudade, sim!
Jorge foi muito feliz em narrar as vidas e a chegada de diversos tipos humanos naquele local que foi se formando como cidade. Com a leitura, vamos descobrindo uma imensidade de formas de se pensar, de se agir, de desejar e de lutar por aquilo que ocupava a mente e o coração de ricos e pobres, de homens e mulheres, de poderosos e oprimidos, de brasileiros que ficam, na maioria das vezes, à margem da história oficial e oficializada por poucos...
De fato, a obra é uma das que o autor apresenta o que mais lhe apeteceu narrar: denunciar a opressão e a desigualdade. No caso, essa denúncia segue o que lhe era muito próximo, ou seja, os desmandos na zona cacaueira do interior da Bahia do início do século XX. E isso, ele faz bem. Bem até demais. Não há como não se sentir triste pelo final dos fatos. Sobre isso, só quero desabafar: eu subestimei a grandeza do título!
Resenhas do livro existem aos milhares. Por mim, desejo apenas marcar em palavras a grata e imensurável satisfação que minha alma de leitor carrega com mais uma obra-prima que li e que quero recomendar sempre que puder.

Rodrigo1001 07/12/2019

Se a Colômbia tem Macondo, o Brasil tem Tocaia Grande! (Sem Spoilers)
Quando perguntaram a Jorge Amado a razão de se demorar tanto na criação deste livro, o escritor esclareceu "É que desta vez não estou só escrevendo um romance; estou construindo uma cidade".

E que cidade!!!

Criada na virada do século, Tocaia Grande está repleta de pistoleiros, fugitivos, clavinoteiros, alugados, jagunços, capitães, prostitutas e diversos outros personagens que contam a história da Bahia em uma época em que a lei era feita na ponta da faca, no cano das garruchas, mostrando o violento nascimento das oligarquias agrícolas do sertão.

Já de cara, vou dizer que foi um prazer IMENSO ler Tocaia Grande. Os personagens, com suas inúmeras facetas, são construídos de forma primorosa em suas qualidades e defeitos, criando empatia imediata com o leitor e deixando imensas saudades ao virar da última página. Terminei este livro há 3 dias e ainda me pego pensando em quatro personagens, em especial, que me cativaram durante todas as suas mais de 500 páginas. E isso, caros amigos, é uma baita qualidade em um escritor.

No livro, Jorge Amado volta às preocupações sociais de seus primeiros romances e os trata com grande profundidade e riqueza; frutos de sua longa e profícua carreira. Dando voz aos excluídos e destacando a realidade dura dos pobres que coexistem em harmonia empobrecida, o livro é uma saga que conta a história de Tocaia Grande desde pequeno arruado, passando por lugarejo, localidade e, então, cidade. É a tupinicalidade da Macondo de García Márquez!

E é um colosso reparar a energia dispendida por Amado em criar não só uma cidade, mas todos os personagens que nela habitam, todo o comércio, toda a atmosfera, e, ainda por cima, desenvolver sobre essa construção inúmeras outras, que são as muitas e muitas situações enfrentadas pelos moradores.

Por Tocaia Grande passam todos os tipos de pessoas, de ciganos à padres, de prostitutas à damas, de imigrantes à sertanejos, de barões à vagabundos. Como não podia faltar, há aquele delicioso toque de misticismo que só Jorge Amado consegue impingir nos livros. A escrita, celebrada mundialmente nas traduções de seus livros, é fluída e extremamente brasileira. Desde que tive meu primeiro contato com a escrita do autor, a propósito, minha sede por seus livros só aumentou.

Sua descrição de dois missionários itinerantes é inesquecível, assim como é inesquecível todo o capítulo que trata de uma leva de ciganos que chega a Tocaia Grande. Muito do talento de Amado está em sua capacidade de levar o leitor do suspense à comédia, da fúria ao sossego e do riso às lágrimas em poucas páginas. Essa é a toada do livro: Tocaia Grande causa uma miríade de sentimentos que se chocam e se complementam.

Particularmente, eu desejei que esse livro nunca terminasse.

Mas, termina. E termina bem. Depois de mostrar toda a face obscura do ser humano e personificá-la não só em seus personagens, mas também na cidade em si, a parte luminosa da história fica para a imaginação do leitor.

Enfim, não é à toa que em seu obituário, o New York Times se referiu a Jorge Amado como o "Pelé da Literatura".

Um dos melhores livros do ano.

Leva 5 de 5 estrelas.

Passagem Interessante:

“Assunto mais traiçoeiro do que a política só mesmo a justiça. Por isso andam sempre juntas, de mãos dadas” (pg. 120)

Hélio 16/07/2018

A Mata virgem e os combates pelas posses das terras na região cacaueira são o início, o gatilho dessa narrativa que se revela épica e palpável ao mesmo tempo. Os personagens, Capitão Natário da Fonseca, Castor Abduim, ex-escravo e ferreiro, o comerciante turco Fadul Abdala, a prostituta promovida a parteira Jacinta Coroca e tantos outros personagens cativantes fazem desse romance de Jorge Amado um verdadeiro microcosmo onde a vida transcorre e as relações se fazem de amizade e confiança no objetivo de bem viver em meio a um mundo de interesses e exploração.

A evolução de Tocaia Grande, de atalho para o caminho das tropas carregando cacau a arraial próspero e pacífico é marcada pela evolução de seus moradores, que se vêem superando as dificuldades e formando ali uma sociedade de compamherismo e paz, de trabalho e solidariedade, de alegria e amor. Um por todos e todos por um, nas palavras de Fadul.

Juntos eles prosperam e lutam contra mazelas diversas: uma enchente, uma febre mortal e o peso da lei autoritária.

O romance de Jorge Amado cativa, diverte, emociona. Tem linguagem acessível e simples, para bem contar a história desse povo e desse lugarejo, que nascendo e crescendo na simplicidade, faz crescer no suor e na amizade as plantações e os negócios. Ao final fica a saudade, do povo e do lugar. No sentimos moradores de Tocaia Grande a cada vez até abrimos o livro e terminar ele é uma alegria e um vazio, uma saudade doída.

Tai Pinheiro 29/01/2017

Tocaia
Obra que merece tudo
ser lida por todos, realmente Tocaia Grande retrata uma fase da Bahia! Vale a pena a leitura.

Eric 17/07/2016

Grande Obra
Uma das obras mais célebres da literatura brasileira, Tocaia Grande é o verdadeiro retrato das cidades do interior nordestino construída a base do cultivo do cacau e da violência.

Surgida a partir de uma emboscada, Tocaia Grande é uma cidade que atraiu comerciantes, prostitutas, pessoas que fogem das crueldades da seca e criminosos. Sendo assim, a imoralidade será base para o desenvolvimento da cidade. O que era uma terra para pernoite e desfruto sexual, desenvolve-se um local de sucesso garantido pelos comerciantes, intensa produção de alimentos e meretrizes de qualidade. Dessa maneira, várias pessoas buscam crescer e sobrevivência em um lugarejo tão acolhedor, transformando o lugarejo sinônimo empreendimento de sucesso e prazeres fogosos.

Jorge Amado é o meu escritor favorito da literatura brasileira, suas obras possuem críticas minuciosas sem perder o humor proveniente da sua terra. Repleta de ação e sexo, Tocaia Grande é um retrato fidedigno da violência nordestina. Crimes passionais, estupros, lutas por territórios e exploração da escória social são temas recorrentes na obra, o que mostra o machismo como método de supremacia e a elite dominando e sugando o pouco que o pobre consegue.

Outro fator interessante do livro foi o processo migratório de árabes no Brasil. O personagem Fadul retrata a busca pelo sucesso financeiro dos estrangeiros ao residir em cidades atrasadas e trazer a novidade da sua cultura para ser vendida. Assim, o autor mostra a importância de imigrantes para as cidades, visto que se espelham a um progresso politico e econômico.

Além disso, Jorge Amado da vozes as personagens tipo, ou seja, fora da area elitista. Prostitutas, pequenos agricultores, criminosos e proletariado são os tipos de pessoas que sustentam esse enredo, o que caracteriza seu caráter comunitário e voz das classes desfavorecidas.

E é nesse cenário da moral unida com a imoralidade que Jorge Amado conta o processo de construção de uma cidade fruta da violência e da perversão, a qual caminha para o desenvolvimento a base de sangue e paixão. Natário, Bernarda, Negro Tição, Coronel Boaventura e Coroca são personagens marcantes, as quais caracterizam uma face da identidade nacional, por mais desregrada que seja, tão presentesna história brasileira

Enfim, Tocaia Grande é uma história de amor e ódio, guerra e paz e vida e morte. Isso é quase um Game Of Thrones dos jagunços. Tem muito sangue, tem muito sexo e tem muita tristezas e grandes alegrias. Recomendo muito a leitura!! Um grande tesouro da cultura brasileira.

Francisco152 12/12/2022

Um fã amadiano
O livro tem muito a cara de novela, constrói bem os personagens e sinto que, como geógrafo, o livro é muito bom para trabalhar questões relacionadas a formação territorial das cidades.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Tocaia Grande: A face obscura. De Jorge Amado
Lançado em 1984 “Tocaia Grande: A face obscura” foi o antepenúltimo romance de Jorge Amado e chegou a tornar-se novela, exibida pela extinta Tv Manchete, em 1995. Consegui uma edição da Editora Record – de 1986 – bem “sofrida” em um sebo aqui da região. O livro narra desde o nascimento do povoado de Tocaia Grande até o seu final. Ao longo da obra vamos conhecendo, e nos apegando, aos seus personagens, suas relações, suas lutas, conflitos e dilemas. Vários elementos recorrentes do universo de Jorge Amado se fazem presente: jagunços, prostitutas e outros seres marginalizados, coronéis cujas palavras possuíam peso indiscutível e a força do ciclo cacaueiro.

De acordo com frei Zygmunt – um dos personagens, Tocaia Grande não passaria de um abrigo de bandidos e putas, onde imperava a luxúria; bem diferente da visão do Capitão Natário da Fonseca – um dos protagonistas – para quem Tocaia Grande era um verdadeiro paraíso. O nome do povoado remete a uma grande tocaia que acontecera naquelas terras, verdadeiro banho de sangue – era uma época de disputas entre coronéis – antes de “a paz” ser estabelecida.

Sabe esses livros que te absorvem? Você se aproxima dos personagens, se apega, festeja, se alegra e sofre junto. Em certo momento começa a ficar tenso, pois as páginas estão chegando ao fim e você quer continuar essa “convivência”. Mas como toda história, ela tem um fim… e que fim! Ao terminar de ler Tocaia Grande: A face obscura me senti com a “alma lavada”.

site: http://pipocanerd.com/livros/tocaia-grande-face-obscura-de-jorge-amado/

Nscalazans 31/12/2023

? Em Tocaia Grande quem se gosta se amasia, pois o lugar não tem igreja, não tem padre. É um porto livre dos tabus e moralidades da sociedade. As coisas acontecem de acordo com as conveniências e necessidades.? Ótimo livro para entender o processo de formação de um território, comandos e povo

1 | 2 | 3 | 4 | 5