Ascensão e Queda do Terceiro Reich - Vol 3

Ascensão e Queda do Terceiro Reich - Vol 3 William Shirer

Resenhas - Ascensão e Queda do Terceiro Reich - 3o Volume

Luis Oliveira 19/07/2023

Leitura necessária
Cheguei nesse livro depois de ver a série sobre Anne Frank. Queria entender definitivamente as motivações do Holocausto e o anti-semitismo na Alemanha Nazista. Essa obra do autor Willian L. Shirer esmiúça o tema além de trazer um relato histórico baseada na extensa documentação coletada após a queda do Terceiro Reich. O autor contextualiza muito bem a Alemanha de 1920/30 e conta em detalhes como esse país se deixou levar por Hitler e seu projeto de poder.
Esse livro - e creio serem também os demais volumes - é de leitura fluída e bem narrada, rico em fontes e notas as quais agregam muito aso fatos narrados e abrem um universo para quem se interessa pelo tema.
O autor esteve no coração do Terceiro Reich e trás detalhes e percepções de quem presenciou muitos dos acontecimentos, deixando assim a narrativa mais interessante. Essa edição que li ainda tem alguns erros de traducao, mas em nada atrapalham o entendimento e apreciação da história contada. Vou iniciar o volume 2 e logo venho contar o que achei.