O Estranho

O Estranho Camilla Läckberg

Resenhas - O Estranho

José Carlos 07/05/2020

Que aconteceu???
Diferente dos três primeiros livros, este foi totalmente previsível! Na metade do livro já sabia qual era a trama é o mistério, que foi tentado esconder até o final! As histórias do detetive Patrick foram sempre boas, e antes de começar a ler este livro, já me perguntava porque não haviam sido lançados os outros livros da série! Mas me decepcionei com este! Além da história desnecessária do reality show com aqueles personagens imbecis! Não q seja ruim, mas é o pior da escritora!

Beto | @beto_anderson 25/03/2020

Regular para bom
Esse foi meu primeiro contato com a autora. Pontos positivos: a investigação foi bem trabalhada no livro, a solução também foi bem interessante, apesar de conseguir identificar os assassinos antes da explicação; a narrativa também é bem feita, leve e consegue prender a gente. Pontos negativos: acho que havia personagens de mais. Demorei me acostumar com todos os nomes. Isso fez com que muitos personagens não fossem desenvolvidos satisfatoriamente. O reality show ficou perdido no meio da história, foi mal explorado. Mas no todo, o livro é bom. Quero ler outros da autora. Não sabia que tratava-se de uma série.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Ket 27/07/2020

Nota final: 3,5

Tudo bem, às vezes nossos autores favoritos escorregam na banana e o livro não é perfeito. Só nos resta suspirar e torcer para que o próximo seja melhor... como nesse caso.

O estranho é o quarto livro da série de Fjallbacka da Camilla e que traz o Patrik Hedström como investigador principal. Nessa história teremos uma morte, aparentemente acidental, e um assassinato que serão dissecados ao longo da narrativa e que prometem, de inicio, nos manter ligados na história. Mas, preciso confessar que alguma coisa pareceu fora de tom nesse livro. Um dos núcleos, que fala de um reality show, era simplesmente INSUPORTÁVEL de se ler e isso tirou muito da minha alegria ao longo das páginas. Sem falar que, num contexto geral, a gente descobre que essa ambientação estilo Big Brother nem era necessária para apresentar o assassinato. Outra coisa que me incomodou foi o enredo da Erika nessa história... já faz uns dois livros que a coitada é jogada pra escanteio e só fala de filho e e perda de peso e isso me deixa triste porque ela era um personagem fantástico no inicio da série... Pelo menos no final de O estranho ficou um gancho que promete que Erika terá uma reviravolta no próximo. Tomara!

No geral, um bom livro (nada do que a Camilla escreve é ruim), mas com certeza esse tem um tom abaixo dos outros trabalhos dela!

Karen 17/07/2022

Uma surpreendente história de João e Maria , onde no final descobrimos que a bruxa não é nem de longe quem nós imaginamos

Pandora 23/08/2016

É o segundo livro de Camilla que leio, o outro foi "Gritos do Passado". Não gosto muito de séries policiais, de me sentir na obrigação de ler continuações, então não me preocupei em saber se este vinha logo depois do outro ou não. Para ser sincera, nem me liguei que o detetive era o mesmo, só quando li minha resenha anterior... rs... talvez porque eu tenha gostado muito mais do relacionamento de Patrick e Erica no outro livro; ela era mais participativa, mais interessante. Neste "O estranho" ela só pensa no casamento... que coisa mais chata! Aliás, toda esta parte do relacionamento dos dois, preparativos para o casamento e tal eu achei tremendamente maçante. Foi uma parte que me deu muita vontade de pular a leitura. Quanto à trama, há alguns pontos interessantes e, mais uma vez, Camilla faz uso de originalidade e ousadia na história por trás dos crimes, mas embora eu tenha lido este livro rapidamente, senti falta de momentos mais tensos, mais interessantes, com revelações que realmente me fizessem gritar um palavrão em choque. Tudo muito morno, no final só queria que acabasse logo. E, ponto negativo para aquele povo do reality show... tremendamente insosso, mal explorado, não deu para se conectar com nenhum deles. Enfim, um livro regular.
Claudia Cordeiro 23/08/2016minha estante
Ótima resenha.

Pandora 24/08/2016minha estante
Obrigada, Claudia! :)

Jaque - Achei o Livro 09/06/2021

O Estranho é o quarto livro da série Patrik Hedström e infelizmente o último publicado no Brasil. Para variar é mais uma série abandonada pelas editoras e quem quiser continuar pode encontrar alguns na versão de Portugal.

Nesse livro, uma morte aparentemente acidental vai se desdobrando aos poucos e revelando algo muito mais perturbador. Em paralelo, um outro crime choca a cidade quando um dos participantes de um reality show é encontrado morto. Crimes diferentes, em situações diferentes e a equipe de Patrick vai investigar ambos, sem muito sucesso.
Em meio à tudo isso, Erika - esposa de Patrick - está as voltas com os preparativos do casamento enquanto dá suporte à irmã que passou por um momento muito trágico.

Infelizmente não curti tanto a estória como esperava. São muitos personagens surgindo a todo momento, capítulos extremamente longos tendo todas as narrativas misturadas e a autora manteve o suspense por tempo demais.
Achei desnecessário o elenco intragável do reality show, nem precisaria ter incluído isso tudo na trama, pois só deixou o livro ainda mais longo. Fora a pessoa que foi assassinada, todo o resto era indispensável.
O culpado foi tão óbvio que imagino que tenha sido proposital, não consigo ver de outra maneira. E o desfecho apesar de bem amarrado, achei que foi até fantasioso demais. Algumas situações não convenceram.
E a Erika.... tão bem introduzida na série, parece que vem se apagando em cada livro da continuação. E nesse finalzinho que fica um gancho incrível para ela, não tem livro no Brasil :(
Mesmo que não tenha sido um livro excepcional, valeu a pena pois dei continuidade na série como eu queria e a escrita da Camilla Lackberg nunca é uma perca de tempo.
No entanto finalizo a série por aqui mesmo, a menos que alguma editora publique a sequência.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/06/o-estranho-camilla-lackberg-patrik.html
@autora_lidianemastello 09/06/2021minha estante
Vc sabe a ordem deles?

Jaque - Achei o Livro 09/06/2021minha estante
Lidiane
1 - A Princesa de Gelo
2 - Gritos do Passado
3 - O Cortador de Pedras

Letícia 11/06/2021minha estante
Esse também foi o que eu menos gostei. O meu favorito disparado é O Cortador de Pedras. Pra quem tem interesse, o resto da série em PT/PT é composta por:

5. Os diários secretos
6. A sombra da sereia
7. A ilha dos espíritos
8. O olhar dos inocentes
9. O domador de leões
10. A menina na floresta

Por enquanto, li apenas os que foram lançados no Brasil, mas como gosto muito da Camilla Läckberg, coloquei na minha lista.

Carlos.Magnun 27/11/2020

O Estranho
Não conhecia a autora. Gostei bastante da forma como ela levou a estória. Mistério de ponta a ponta. Vale a leitura

Eli Coelho 05/03/2013

A equipe de Patrick Hesdrom desvenda investigações paralelas.
Um acidente de transito com uma vitima fatal. Uma participante de reality show brutalmente assassinada. Investigações paralelas que se conectam com a ação de um serial killer que vitimou vidas no passado.

A vida pessoal das personagens sempre bem retratadas. As relações e dinâmica de todas as personagens é narrado de forma unica com a sensibilidade e inteligencia dessa autora.Vale destaque: o surgimento de uma nova investigadora na delegacia, os preparativos para o casamento de Patrick e Erica, Anna recuperando- se do trauma que finaliza o 3º livro e Melberg envolvido com um primeiro amor.

Só é possivel ter 100% de prazer nessa obra quem acompanha a série. Há alguns spoiller de livros anteriores não relacionados com as investigações (é claro).

Enfim, literatura policial de primeira e sempre com toque único de uma mestre em narrar os prazeres e surpresas do cotidiano.

PS: Como é praxe de Camilla Lackberg no final temos o gancho para o proximo livro da série, quando Erica resolve investigar o passado de Elsy.
Wal Frederico 28/10/2013minha estante
Ótima resenha.
Concordo que o aproveitamento é melhor para quem acompanha a série.

Fé&Amor 09/03/2014

O que um programa de tv,uma morte de carro e a entrada de uma nova delegacia tem uma ligação?? No primeiro momento nenhuma,mas a partir das investigações que nos são mostradas passo a passo,começamos a entender a qual direção a autora nos quer levar.

Nos 5 caps a historia foi bem lenta,mas vc começa a entender quando ocorre a morte da Barbie/Lillemor e os boatos que ela estaria provocando;confesso que descobrir o assassino foi bem fácil,mas motivo foi bem louco.
Temos também a cada capítulo os pensamentos do estranho;mas uma dica que a autora vai soltando ao longo da leitura.

Confesso que senti muita compaixao pela Jonna e Bergi;coitados parece dificl acreditar,porém essa realidades acontecem a todo momento.

Adoreii o enredo e nada parece ser o que é.
Além do plot do livro,tem a construção da vida e personalidade da Erica,Anna,Dan,Bergi.Muita interessante,pq vemos que a vida segue independente se alguém morre ou se estamos com depressão.

Acredito que cada um possui uma parcela de culpa e mudar é possível,contudo nem é fácil fugir daquilo ao qual fomos destinados.

Paula 02/11/2014

O mais fraco da coleção
Na minha opinião, esse é o livro mais fraco da autora até então (li apenas os três anteriores). O primeiro (A Princesa de Gelo) demora a engrenar por causa das apresentações excessivas, mas da metade para o fim vicia. O segundo (Gritos do Passado) é sem dúvidas o melhor. Ele é excelente do início ao fim. O terceiro (O Cortador de Pedras) traz uma narrativa diferente, não traz a nobreza de algumas características de Fjällbacka, como os anteriores, mas traz uma trama que prende os leitores, apesar do final cuspido. Com O Estranho, a trama demorou a engrenar, como em A Princesa de Gelo. A diferente é que agora não tinha a apresentação. Nesse, a ação demorou para acontecer, diferente dos outros. Para mim, a única coisa que me prendeu no início foi a trama da Erica e do Patrick e mesmo assim porque eu aprendi a adorar o casal nos livros anteriores (se fosse uma leitora nova, pegando esse título para ler sem conhecer os anteriores, a parte pessoal deles não me atrairia tanto). Achei a parte do reality show chata. Os personagens eram chatos, a trama era chata e a própria morte da participante não me atraiu tanto quanto o outro crime. Esse sim tinha a cara dos livros anteriores. O final é agonizante por causa do gancho com o próximo livro, que não foi lançado no Brasil. Uma coisa que chamou minha atenção lendo em sequência foi a ausência de qualquer citação sobre a família da Charlotte, do livro anterior. Nos outros, eu compreendi que, como não havia vínculos (mesmo no caso da Alexandre, do primeiro livro; a relação da Erika com a família era coisa do passado - no entanto, eu gostaria muito de ler mais sobre a Julia). Só que, em O Cortador de Pedras, a Erica chegou a dizer que considerava a Charlotte como uma irmã, que no pouco tempo que elas se conheceram elas desenvolveram uma relação tão forte quanto a dela e da Anna... Nesse, cadê a Charlotte? Nem mesmo uma citação de que ela se mudou, nada. Não foi lembrada nem no casamento!
Juliana 23/08/2016minha estante
Achei que só eu tinha ficado me perguntando onde é que estava a Charlotte!

Ket 25/07/2020minha estante
Essa é uma das únicas falhas da Camilla pra mim, às vezes, de um livro para o outro ela esquece alguns plots no churrasco kkk

Jansen 05/06/2023

Até o primeiro quartil o livro foi burocrático, diria até enfadonho. Então começa o crescente típico de um grande escritor. As coisas começam a acontecer, os fatos se sucedem, os personagens crescem e um enredo cria-se com muita competência.

Em paralelo, um programa tipo o horrível BB, instala-se na cidade com personagens desequilibradas, bêbadas e burras que fazem tanto sucesso para um grande público, em tamanho. Um vereador ambicioso utiliza o programa para se promover e, uma participante torna-se protagonista do romance.
Crimes vão se sucedendo e somam-se a outros anteriores sendo considerados pelo protagonista principal como um serial killer.

A partir de então o livro torna-se interessante e prende nossa atenção, como típico da Camila Läckberg. Uma boa diversão.

Silvia.Souza 27/12/2018

Muito bom...
Quarto livro da série. É muito bom, mas não tanto quanto o anterior. Achei que nesse livro a história se arrastou um pouco. Também senti falta do desenvolvimento da história de Anna, já que o terceiro livro termina com uma tragédia na vida dela.

sandra 06/07/2015

Esperava mais da autora. Enrolada com personagens que não acrescentam nada a estoria, não conseguia me concentrar e demorei pra terminar>)
Silvana 06/07/2015minha estante
O primeiro livro dela eu amei! O segundo já não achei tão bom quanto o primeiro... muito confuso... Qualquer hora darei continuidade a série...

Silvana 06/07/2015minha estante
O primeiro livro dela achei muito bom!! O segundo já não achei tão interessante... muito confuso... Qualquer hora darei continuidade à série...

bobbie 10/12/2018

Uma boa distração.
Camilla Läckberg consegue instigar seus leitores e prender sua atenção a respeito da trama, de gênero policial/crimes. Um ponto negativo, a meu ver, são capítulos extremamente longos, com intervalos regulares para trocar o núcleo narrativo. Preferiria que os capítulos fossem menores, cada um focando em um núcleo distinto. Mas isso é questão de gosto. No começo, a impressão passada é que o narrador está se perdendo em tramas distintas, que provavelmente não vão se cruzar e entrelaçar no final, causando o receio de que a narrativa literalmente se perca ou deixe pontas soltas. Contudo, Läckberg não deixa isso acontecer. No geral, trata-se de uma boa trama de detetive/assassino, busca de pistas, investigações, mistérios. Nada fenomenal, mas suficiente para distrair o leitor por algumas horas.