Aventuras de Huck (Huckleberry Finn)

Aventuras de Huck (Huckleberry Finn) Mark Twain

Resenhas - Aventuras de Huck (Huckleberry Finn)

Flavia 15/04/2021

Considerado um dos clássicos da literatura americana, As Aventuras de Huckleberry Finn aborda a viagem que um garoto chamado Huckleberry e Jim. Huckleberry decide fugir para escapar de seu pai alcoólatra, enquanto que Jim é um homem negro e escravo que decide fugir depois de saber que possivelmente seria vendido. Juntos eles desenvolvem uma amizade e viajam pelos rios no sul dos EUA enfrentando uma série de aventuras. O livro também aborda questões raciais. Vemos como diversas vezes Huck entra em conflito entre o que ele aprendeu ser o correto (que seria denunciar Jim, una vez que ele é um escravo fugitivo) e os sentimentos e carinho que ele desenvolve em relação ao Jim durante a viagem dos dois. Um bom livro!

Ana 18/11/2016

"Então ela me contou tudo sobre o lugar ruim, e eu disse que queria ir pra lá. Ela ficou brava, mas eu não fiz por mal. Tudo o que eu queria era ir pra algum lugar; tudo o que eu queria era uma mudança, qualquer uma. Ela disse que era malvadeza dizer o que eu disse; falou que não dizia isso por nada neste mundo; ela ia viver de um certo jeito pra ir pro lugar bom. Bem, eu não via nenhuma vantagem em ir pra onde ela tava indo, então decidi que não ia me esforçar pra isso. Mas não falei nada, porque isso ia provocar encrenca e não ia me fazer bem nenhum.
Agora que tinha começado, ela continuou e me contou tudo sobre o lugar bom. Disse que tudo que alguém tinha que fazer lá era andar à toa o dia inteiro com uma harpa e cantando pra todo sempre. Não achei muito interessante. Mas não disse nada. Perguntei se ela achava que Tom Sawyer ia pra lá, e ela disse que não, de jeito nenhum. Fiquei contente com isso, porque eu queria nós dois juntos".

Ticiana.Oliveira 02/08/2016

Um livro cativante
A história se passa na América Colonial, escravocrata, onde os negros eram tratados como mera mercadoria. Um escravo fugitivo, Jim, encontra com o jovem Huck, um garoto branco, que fugiu de casa após sofrer nas mãos do pai álcoolatra. Inicia-se então uma aventura pela América sulista ao mesmo tempo em que uma amizade sincera se constrói com o decorrer da história. Um livro polêmico nos EUA considerado por alguns como racista, mas pro outros como uma obra que rompe os paradigmas da época mostrando o negro escravo Jim como um homem de coração puro e merecedor de sua liberdade, como também mostra a amizade entre um garoto branco e um escravo negro.

Particularmente achei o livro espetacular. Um tanto infantil em alguns momentos, mas mostra os anseios e dilemas do jovem Huck que apesar de crescer em uma época onde era comum a escravidão, decide ir contra tudo o que lhe foi ensinado, inclusive na esfera religiosa, para ajudar seu amigo a ser um homem livre.

Boa leitura a todos e divirtam-se com a história. ?