Osíris

Osíris Marcelo Hipólito

Resenhas - Osíris

RUDY 16/08/2012

RESUMO SINÓPTICO:
Rá, o Deus-Sol, tinha o Universo sob seu comando. Ele herdara o extremo poder do pai, Atum, a divindade que criara a si mesma. Dos raios incandescentes de Rá nascem seus filhos-irmãos, dos quais ele toma a mais graciosa das beldades por esposa: Nut, Deusa do Céu. Nut, porém, seria o arauto da ruína. Dominada por uma paixão irreprimível, ela se entrega a Geb, o Deus da Terra, também filho-irmão de Rá. Tomado de fúria, Rá condena Geb às trevas eternas. Com a reclusão de Geb, o grande protetor da terra, o mundo torna-se sombrio, um lugar de barbárie e caos.
Nut engravida de Geb e esconde a gravidez de Rá, que a condena a não poder parir seus filhos durante os 360 dias do ano. Aconselhando-se com Thoth, Deus da Sabedoria e também apaixonado por ela, cria mais 5 dias no ano para que possa da a luz a seu rebentos: Hórus, Seth, Ísis, Néftis e Osíris, condenados por Rá a viverem como humanos na terra e padecerem dos males e dores da carne.
O infortúnio dos amantes Nut e Geb propiciaria a vinda do Messias, o nobre Osiris, rei do Egito. Nesta envolvente aventura sobre a história do primeiro reino na Terra é resgatada as fascinantes lendas e tradições do Egito Antigo.

Avaliação completa nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/08/resenha-47-osiris-deus-do-egito-marcelo.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/08/resenha-osiris-deus-do-egito-marcelo.html

Júlia Alves 21/09/2012minha estante
Adorei a resenha, principalmente por ele ser de mitologia!

Michelle 07/01/2023minha estante
muito legal

Samara MaiMa 06/08/2012

Design

Esse é o segundo livro de Marcelo Hipólito, mas preciso confessar que gostei mais do projeto gráfico de seu lançamento anterior, Lúcifer: o primeiro anjo. Achei que a capa ficou com muitos elementos (o fundo com textura de papiro, a parede com hieróglifos e o busto de Osíris) e também a fonte usada para o título não me remete ao Egito.

Na parte do miolo a fonte do sumário e de todas as aberturas de partes e capítulos já são mais "egípcias" por terem um desenho falhado que parece papiro. A fonte do texto ficou um pouco grande mas a ocupação da mancha na página é bem agradável. Não percebi nenhum problema com a revisão e apesar de não ter gostado da capa, fiquei satisfeita com o resultado do livro.

História

Quando procuramos informações sobre mitologia, normalmente os textos e histórias parecem verbetes de dicionários ou enciclopédias explicando a vida de um dos deuses do panteão.Raramente as histórias são ser tratadas como romances em que os deuses interagem entre si. Marcelo Hipólito reuniu todas as informações dos deuses egípcios individualmente e construiu uma história linear, que acompanha cronologicamente a criação do mundo e da hierarquia dos deuses.

Diferente de Rick Riordan que criou personagens que interagem com a história egípcia, em Osíris o leitor acompanha os deuses criando a história do Egito. Em sua narrativa o autor conta tudo desde os deuses primordiais até o surgimento de Rá, o grande deus-sol, de quem todos os deuses são descendentes. O surgimento do maior inimigo de Rá, Apep, a serpente do Caos (e eu achando que Seth era um problema). A nomeação de seus irmãos e irmãs como príncipes e guerreiros. A traição de sua esposa Nut com seu irmão Geb, e o consequente nascimento dos cinco filhos (Hórus, Osíris, Seth, Ísis e Néftis) gerados pelo casal e expulsos para o mundo mortal por Rá.

A partir desse momento acompanhamos a história de cada um dos deuses expulsos e a criação da civilização egípcia às margens do Rio Nilo. Inicialmente os seres humanos são retratados como desorganizados, bárbaros e canibais, até o momento que os irmãos começam a nascer em tribos e lugares diferentes da Mesopotâmia. Hórus é o único que decide não encarnar como um humano e passa a utilizar o corpo de um falcão. Dessa forma ele tenta reunir os irmãos desgarrados, mostrando-lhes o caminho para se encontrarem.

Depois, Osíris, Ísis e Néftis passam a viver juntos e a auxiliar o desenvolvimento da humanidade com os seus conhecimentos, até o momento em que Seth, o irmão belicoso e cheio de raiva e inveja de Osíris se junta aos irmãos, e passa a tramar uma forma de conseguir o trono do Egito para si.

Até a queda dos irmãos a história é um pouco lenta, por ser a apresentação e conceituação de uma "nova" mitologia. Porém, depois que os cinco são expulso e passamos a acompanhar suas vidas no mundo mortal, a história fica rápida, cheia de mudanças e reviravoltas, traições e disputas. Osíris tem as características dos grandes profetas (Buda, Jesus e Maomé), de sair de seu ponto de conforto para espalhar e difundir as boas novas. As batalhas são épicas e bem descritas. Mas eu senti um pouco de falta da associação dos personagens com suas contrapartes animais, que são suas formas mais conhecidas.

Gostei muito de ver que, assim como na mitologia grega, os deuses egípcios possuem um lado humano e falho, dado a sentimentos de inveja, raiva, vingança e egoísmo. Estes tipos de características que, na minha opinião, refletem nos deuses ainda mais seus "adoradores", e os torna ainda mais críveis. Indico para todos que se interessam pela mitologia egípcia e querem conhecer um pouco mais dos deuses que são a sua base.

Até a próxima! o/

Gostou da resenha? Então fique à vontade para visitar meu blog e ler todas que já escrevi. Parafraseando Livros: http://www.parafraseandolivros.com.br

Angel* 14/10/2012

OSÍRIS - Deus do Egito - Marcelo Hipólito

O livro fala da criação do mundo feito por Atum, aquele que criou a si mesmo, e da criação de Rá, Deus-Sol, feita à sua imagem e semelhança. Fala, ainda, do surgimento das deidades do Mal, deuses-sapo e deusas-serpentes, que vêm habitar o submundo da Terra para fugir à luz de Rá.

Rá desposou Nut, deusa do Céu, que o traiu com Geb, deus da Terra, e por isso os condena a viver no mundo das trevas eternas. A partir de então, sem a proteção do deus da Terra o mundo passa a sofrer as mais terríveis iniquidades sob a malévola influência das deidades do Mal. A violência, a destruição e a morte imperavam sobremaneira nos quatro cantos do mundo.

Para restaurar o estado caótico no qual se encontrava a Terra nasce, Osíris, o Messias que vem para salvar o mundo.

De forma leve e descontraída Hipólito narra a saga de Osíris mostrando de forma detalhada a crueldade das batalhas, o mundo dos mortos, a força majestosa de alguns personagens, como Ísis, por exemplo, e principalmente como, apesar de todo o Mal o Bem pode prevalecer, custe o que custar. Embora a história lembre quando Deus criou o mundo cristão, não passa disso, uma lembrança.

A criação de alguns personagens e de algumas cenas me encantou. Não tenho bagagem para avaliar o conteúdo histórico, mas, quanto ao romance em si achei-o muito bom, há uma dose de suspense e muita ação.

Se tivesse que escolher um personagem este seria Hórus, ele é inebriante.

Leitura recomendada.

bj da angel ;)

Bárbara 07/10/2012

Em Julho, o autor Marcelo Hipólito me apresentou seus livros e perguntou se eu gostaria de receber um exemplar de cada para ler e, claro, resenhar para divulgação aqui no blog. Me interessei pelas duas histórias, principalmente pela que eu poderia encontrar em Osíris, já que tenho gostado bastante de mitologia egípcia por causa de Rick Riordan com suas histórias que tanto me prendem.

Mas o problema foi que esperei um livro a la Rick Riordan e não foi bem isso que encontrei. A escrita de Marcelo Hipólito é bem mais rebuscada e poética, um tipo que não faz bem o meu estilo preferido de literatura, já que me canso bastante quando a leitura é mais complicada. Mas por me interessar pela mitologia contida no livro, insisti na leitura. O resultado? Não é meu livro preferido, mas foi uma leitura um tanto quanto interessante.

Enquanto Riordan explica a mitologia utilizando os dias de hoje e mostrando os deuses de uma maneira um tanto quanto engraçada, Hipólito começou do início, introduzindo a história dos deuses e mostrando a interação dos mesmos depois de terem sidos expulsos por Rá para o mundo dos mortais.

O que eu achei interessante foi ter entendido bastante coisa pelo fato de já ter lido os livros de Rick Riordan. Eu nunca fui fã de mitologia (nem egípcia, nem romana, nem grega, nem nórdica), mas por ter lido os livros do Rick, comecei a entender um pouquinho de cada coisa, fazendo com que eu entendesse melhor o que Hipólito contou em Osíris. Confesso que se não entendesse esse pouquinho, não conseguiria ler Osíris, abandonando-o no início, já que o assunto estaria longe daquilo que costumo gostar e que a escrita rebuscada nunca me instiga o bastante para continuar um livro.

Mas é super interessante para quem gosta de mitologia. Recomendo para aqueles que têm interesse em ler "uma jornada inspirada pelo antigo Egito".

Val 26/04/2013

Livro "Osíris"
Eu NUNCA havia lido um livro tipo esse, e estava mega ansiosa para começar a leitura e ver o que eu acharia! Osíris é um livro detalhado da criação do mundo, no ponto de vista da cultura egípcia.
Não acho que esse livro seja para qualquer um, pois o livro é ricamente detalhado e requer uma leitura delicada. Eu particularmente amei o livro, e adorei o jeito da escrita!
Osíris vem à Terra liderar a primeira civilização e guiá-los para o caminho de luz e prosperidade. Mas ainda assim existem vários obstáculos, e, por ser filho de divindade, ele está condenado a viver na forma humana na terra! Ele começa a atrair vários seguidores e fãs. Vai achar o amor, ódio, traição, etc, e terá de enfrentar isso tudo para fazer o que é preciso!
Eu demorei um tempo parar terminar o livro pois a leitura é rica, escrito com uma linguagem incrível, e é preciso atenção! Não é um livro que vai ser lido rapidamente! Requer atenção aos detalhes, e acreditem, são muitos. Mas vale MUITO a pena!
Conseguimos desde o início perceber que Marcelo fez uma pesquisa detalhada sobre tudo que possuímos conhecimento da mitologia egípcia, conseguindo demonstrar como ela é uma das lendas mais belas e ao mesmo tempo cruel que existe em toda a história.
O livro vai te fascinar, assim como me fascinou!

E você ai? Já leu esse livro incrível? O que achou? Conta pra gente!

postado em: http://revistagalaxy.weebly.com/11/post/2013/04/livro-osris.html

12/07/2013

Diferente de tudo o que eu já havia lido, Osíris é o retrato detalhado da criação do mundo do ponto de vista da cultura egípcia. Acredito que este livro não seja para qualquer um, pois existem muitos detalhes que fazem dele uma leitura excepcionalmente rica e delicada.
Osíris é o messias que vem à Terra liderar a primeira civilização e guiá-la para o caminho de luz e prosperidade. Mesmo assim, existem muitos obstáculos e, por ele ser filho de duas divindades, está condenado a viver sob forma humana na terra. Lá, ele espalha o amor e carisma que, lentamente, começará a atrair vários seguidores, conseguindo estabelecer um império sob seu comando e uma legião de fãs e adoradores. Encontrará o amor, mas também terá de lutar contra o ódio e a traição para poder cumprir sua missão.
Sei que parece meio vago a princípio minha descrição sobre o livro, mas o fato é que a escrita do autor é tão ricamente detalhada e desenvolvida de certa forma rebuscada que eu me senti como se estivesse lendo um relato bíblico. Desde o início, podemos perceber a grandiosidade da pesquisa feita acerca do enredo do livro, pois nada é jogado, muito menos deixado apenas superficialmente mencionado, tudo tem fundamentação, os nós vão se atando de forma incrível, o que me chamou muito a atenção.
Eu demorei certo tempo até alcançar o final do livro, pois pela forma com a qual ele é narrado, uma linguagem relativamente épica e muito formal, acabou exigindo um pouco mais de atenção por parte da leitura e, definitivamente, não se trata de um livro para ser lido rapidamente. A atenção aos detalhes, e, acreditem, são muitos, são essenciais para que nenhum aspecto da história passe desapercebido.
O livro me chamou a atenção primeiramente pelo conteúdo: a cultura egípcia. Naquela região da África, banhada pelo enorme e fértil Rio Nilo e com seus tão adorados faraós, deuses e de uma cultura tão rica, mesmo que misteriosa, sem dúvidas eu estava curiosa e o objetivo foi mais do que cumprido com a leitura de Osíris.
Confesso que estando acostumada com narrativas mais dinâmicas e simples, dessa vez fui pega de surpresa, o que influenciou e muito no desenvolvimento da leitura. Ainda assim, não acho que poderia ter sido feito de outra forma que não afetasse a grandiosidade da história. Marcelo Hipólito não só demonstra que sabe do que está falando como também que o está fazendo de forma extraordinária.
Eu indico o livro a todos aqueles que, como eu, são apaixonados por história e tem admiração (ou, ao menos, certa curiosidade) pelos egípcios. Apesar de curto, o enredo é denso e, por vezes, complexo. Se eu tivesse que comparar a história de Osíris a uma outra já conhecida, eu diria que se parece muito com a criação do mundo segundo o ponto de vista dos gregos. Mitologia é sempre intrigante e fascinante!
Osíris, sem dúvidas, não é como qualquer outro livro. Ele soube se destacar perante minhas outras tantas leituras e, com certeza, será uma história da qual não esquecerei tão facilmente.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/04/resenha-osiris-marcelo-hipolito.html

Reno Martins 11/03/2014

Decifra-me ou...

Fruto do casamento entre profunda pesquisa histórica e ampla capacidade de estruturação artística, Osíris é uma síntese da criação do mundo pela perspectiva egípcia, conforme a visão de Marcelo Hipólito.

Com narrativa rica e detalhada, a intensidade dos acontecimentos atinge o leitor sem piedade. O grande número de personagens e sua intrincada relação exige leitura atenta, para que não se perca a trama.

Em minha opinião, o ponto mais forte do livro, sem dúvida, são as próprias personagens. Elas ganham densidade fora do comum na pena do autor. Além do protagonista, a pureza de Ísis, o carisma de Hórus e o valor intrínseco de cada um dos outros cativa e encanta.

Não apenas os personagens principais, mas os secundários também são são tratados com cuidado. A repugnante Kara; o insidioso líder da tribo de Ísis; a Esfinge deliciosamente inumana (breve e marcante - minha favorita).

Um livro que instrui sobre mitologia egípcia.

Para quem gosta de boas letras.

Landulfo 15/09/2015

O Messias do Egito
Osíris é uma obra ímpar. Tanto pela qualidade literária quanto pela mitologia em si, pouco conhecida da maioria dos brasileiros. É uma história forte, dura e bela, costurada com perfeição poética por Marcelo Hipólito. Devorei o livro em poucas horas e ainda não consegui parar de pensar em Osíris, Ísis, Hórus e Anúbis. Recomendadíssimo!

Fernanda2079 27/08/2016

Uma enciclopédia do antigo mundo
[VISITEM MEU BLOG]

Osíris, O Messias. Aquele que veio espalhar a Boa Nova pelo Egito, numa época em que o mal se espalhava como peste percorrendo as margens do Nilo. É nesse meio que somos apresentados a uma leitura digna dos antigos Deuses, recheada de descobertas, aventuras, intrigas, traições e morte históricas que circundaram toda uma civilização, que cresceu e sucumbiu tornando-se uma das maiores potências do Antigo Mundo.

Na primeira parte do livro o autor nos mostra a criação de Atum, Completo e Eterno, Tudo e Nada, de onde viemos e para onde retornaremos. Dele criaram-se os Neteru, o Nu (água escuro do Caos e das Trevas), as Deidades e finalmente Rá, o Deus-Sol. Satisfeito com sua criação, uma lágrima caiu dos olhos de Atum e assim surgiu o Homem, nascido para se multiplicar sobre a Terra. Tramando sua vingança contra o exilio que Rá criou o deus-sapo Amen e a deusa-serpente Heh, conceberam Apep, o Destruidor, a Serpente do Caos, Aquele Que Tudo Devora. Também somos apresentados a Silene, a Deusa da Lua, Nut, Deusa do Céu, Thoth, Deus da Sabedoria e Geb, Deus da Terra, todos irmãos do Deus-Sol dotados de uma beleza comunal. Após lançar-se contra a barca de Rá, Apep travou uma longa batalha e esse foi o eclipse primordial (o mais longo e terrível eclipse jamais observado). Depois de descobrir a traição da sua esposa Nut e do seu irmão Geb, Rá lança os bebês na direção da Terra.
Os cinco deuses-bebês são apresentados com anos de diferenças e de acontecimentos. O primeiro a atingir a Terra foi Hórus, o Deus Falcão, espirito livre e de bom coração, após receber uma mensagem da sua mãe parte a procura de Osíris que corre perigo. Osíris foi o segundo a cair, nascido de uma mãe monstruosa que estava prestes a devorá-lo quando foi surpreendida por Pamyles, um jovem guiado por Hórus para criar e proteger aquele que viria a ser a salvação do Egito. Seth foi o terceiro, o Perverso, o Usurpador, o Nefasto, o Profano, o causador de todo o caos que sondava o antigo Egito, sua alma era de tamanha perversidade que possuía pelo seu irmão um ódio mortal e estava disposto a fazer qualquer coisa para se tornar rei. Sete anos após o nascimento de Osíris, nasceu Isís, dona de uma sabedoria tão bela quanto à do próprio Thoth, foi à quarta deusa a nascer seguida por fim, pela sua irmã caçula Néftis que desde pequena inibia suas habilidades e seus conhecimentos divinos. No meio termo de cada nascimento, vemos as condições bárbaras em que seus familiares viviam, saqueadores, estupradores e canibais faziam parte de um cenário devastador.

Na segunda parte, Pamyles e Osíris viajam pregando a Boa Nova por todo o Egito, acumulando seguidores e inflando ainda mais o ódio de Seth. Após casar com sua irmã Ísis e construir um Delta nos arredores do Nilo, Osíris vivia em paz com seu povo e se sentia orgulhoso do que construíra. Após um pesadelo, Isis sai em busca do nome verdadeiro de Rá para proteger o marido e com a ajuda da irmã coloca seu plano em ação. Seth fingindo arrependimento pelos seus atos acolhido pelo irmão foi nomeado regente por Isis e logo pode colocar seus planos malignos em ação. Grávida de Osíris, Néftis esconde sua gravidez do marido Seth após ser trancada em um calabouço após a morte de Osíris, o único e verdadeiro soberano da Terra.

Na terceira e última parte, após a morte do marido, Ísis, disposta a ressuscitar seu grande amor percorre todo o Egito até encontrá-lo esculpido em forma de pilar em um palácio. No meio tempo, Néftis dá a luz a Anúbis, Deus-Chacal. O reencontro das duas irmãs é emocionante e juntas partem em busca dos restos do Deus que foi estraçalhado em 14 partes por Seth e lançados por toda a extensão do Nilo. Osíris se tornou a primeira múmia e num súbito momento o espirito de Hórus penetrou o útero de Ísis, e então Osíris ressuscitou e seu herdeiro viria vingar sua morte.
Sou suspeita para falar sobre livro de Deuses e principalmente se tratando dos egípcios, eu sou completamente apaixonada por qualquer tipo de mitologia e eu tive um prazer degustativo ao ler esse livro, como leitora o livro foi um presente de conhecimento, uma enciclopédia dos deuses, literalmente falando. Com diálogos suficientes e precisos, é um livro que tem o intuito de informar e transmitir as histórias da criação e destruição dessa civilização cercada por Deuses e monstros. Os cinco deuses nasceram para trazer glória ou ruína a este mundo, e conseguimos acompanhar cada deus em sua jornada e seu principal papel nessa história. Eu me encantei ainda mais por Hórus (que sempre foi meu deus favorito), que se sacrificou para salvar seu irmão Osíris e proteger sua família.
Eu nem preciso dizer o quanto eu gosto da escrita do Marcelo, ele me encantou com O Mago de Camelot e ainda mais com Osíris, Deus do Egito. Uma leitura rápida e prazerosa (já disse que sou suspeita para falar!). A diagramação do livro é ótima, a única coisa que eu não gostei muito foi da folha branca, que pra quem assim como eu sofre de DDA e dislexia é um sacrifício. E uma pequena coisa também que me incomodou foi a mistura das histórias em relação à cronologia dos fatos, uma hora falava de Seth outra de Hórus, depois voltava para Seth, enfim... Mas dá pra seguir o livro sem problemas, só prestar atenção nos fatos.

“Nesse dia sagrado, o Messias ressuscitará os puros de coração e reclamará a Terra aos justos, para torná-la novamente um paraíso sob Rá. E Hórus travará com o maligno Seth sua batalha final e o vencerá. E a alma de Seth será a última lançada aos demônios, antes de eles lacrarem o Abismo pela eternidade. O fim do mundo, conforme anunciado por Hórus em seus últimos dias. E Apep engolirá Rá, e somente o brilho de Osíris resplandecerá sobre os solos e mares, benção derradeira do Messias. Louvado seja Osíris, Rei dos Homens, Deus do Egito!”

Então é isso, espero que gostem e me digam quais mitologias vocês gostam, beijos :*

site: http://soseiquevou.blogspot.com.br/2016/08/resenha-osiris-deus-do-egito.html