Educação

Educação Ellen G. White

Resenhas - Educação

Evelin Bianca | @paginasete7 30/12/2020

#20 Educação
"Restaurar no homem a imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espirito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação - tal deveria ser a obra da redenção. Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida". P. 12. Ellen White mostra nessa, que é uma de suas mais importantes obras, que a educação e a redenção do ser humano andam juntas.

A autora enfatiza a educação de forma integral e a necessidade de formar jovens pensantes, e não refletores de pensamento dos outros. Ela apresenta as leis de Deus expressas em Sua criação, e como o livro da natureza nos traz grandes ensinamentos. Traz exemplos bíblicos de educação e as lições do Mestre dos mestres, e Seus métodos para transformar Seus alunos.

Ellen também fala sobre a educação prática, a temperança, trabalhos manuais, formação do caráter e o serviço ao próximo. Apresenta as tarefas domésticas como sendo úteis para todos, defendendo que os homens devem aprender a cuidar da casa, assim como as mulheres devem aprender outras funções que as ajudem nas "emergências da vida".

Com muitos princípios a frente de seu tempo, e válidos para o ensino em várias áreas da vida, Ellen vê a educação como uma maneira de restaurar a imagem de Deus em nós, e em nos tornar capazes de discernir a verdade e o erro e pensarmos por nós mesmos. Ótima leitura!

@brunologan7 28/02/2021

Essencial e Instrutivo!
Publicado no início do século XX (a versão em inglês), esta obra reúne conselhos preciosos que não deixaram de ser necessários com o passar do tempo.

A autora defende a ideia de que educação é um processo integral, no qual os pais devem cuidar para que seus filhos cresçam com um desenvolvimento harmonioso em todas as áreas da vida.

Aqui vemos também o raciocínio de que educação começa em casa; professores e líderes da igreja são auxiliadores. Quando todos trabalham em conjunto, o resultado é gratificante.

Discorrendo através dos capítulos, a autora deixa claro o que vê como objetivo da verdadeira educação: restaurar a imagem de Deus no homem, preparando-o para ser útil aqui na Terra e tendo um caráter justo. Tudo isso em um processo que começa aqui e agora, para ter o seu ápice na eternidade.

Este livro foi para mim como um tesouro! Orientações recheadas de referências bíblicas e aplicações. Essencial para pais, professores, líderes de igreja ou qualquer pessoa que pretende atuar na área de ensino; tanto profissional quanto ministerialmente.

"É intensamente recomendada uma educação que reconheça a Deus como a fonte de toda sabedoria e compreensão."

As instruções passadas no livro também serão de grande valor à pessoas já crescidas, que reconhecem seus erros na trajetória da vida e sentem sede de conhecimento e mudança.
Giane 28/02/2021minha estante
Uau, parabéns pela resenha! Muito esclarecedora. Ainda não li esse livro da Ellen.

@brunologan7 01/03/2021minha estante
Virou o meu xodó, entre os escritos dela. ?

Giane 01/03/2021minha estante
Os meus xodós, por enquanto, são Mensagens aos Jovens e Caminho à Cristo.

Menina Ciria 08/11/2020

Revelações sobre educação
Ellen White escreveu as ideias desse livro a cem anos atrás e Uau! Temos ideias super atuais no que diz respeito à educação escolar e a educação doméstica. Tô do educar precisa ler esse livro.

Lucas 27/08/2015

Uma obra essencial para quem quer ser professor
Publicado originalmente com o título Education, esta obra foi traduzida para o português e publicada no Brasil sob os cuidados da Casa Publicadora Brasileira. De autoria da escritora norte-americana Ellen Gould White, o livro traz uma interessante abordagem sobre os meios educacionais, e como estes se relacionam ao panorama bíblico.
Ellen G. White é uma das fundadoras da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e seus muitos escritos já foram traduzidos e compilados ao redor do mundo. Escolhida como uma das personalidades mais importantes na história norte-americana, essa mulher deixou um legado de obras que vai além de simples ensinamentos. A mensagem transmitida nos muitos livros escritos busca aproximar a realidade presente há algo muito superior, uma norma elevada da qual a raça humana afasta-se dia-a-dia. E o livro Educação é composto dentro dessa filosofia de pensamento.
Do começo ao fim, a autora busca apresentar um modelo de educação completo, que abrange não somente a transmissão de conteúdo intelectual, mas o trabalho de todas as capacidades dos alunos. Estabelecendo um panorama simples, os métodos pedagógicos são descritos como tendo o objetivo de alcançar o intelecto dos alunos, desenvolver-lhes as capacidades físicas e aprimorar em cada estudante o sentido espiritual da vida. Esse tripé é defendido pela autora como necessário para o desenvolvimento das plenas capacidades de cada criança e jovem que se assenta nas cadeiras das escolas, e os argumentos utilizados por ela são inúmeros.
Dentre os muitos aspectos trabalhados neste livro, gostaria de destacar três que me chamaram a atenção:
1. Com um constante apelo para que os estudantes busquem estudar mais a Bíblia, Ellen G. White ressalta o valor de alguns ensinamentos presentes no livro de fé do Cristianismo. Ela usa personagens como José, filho do patriarca Jacó, que decidiu permanecer fiel a Deus mesmo quando tudo parecia correr na direção contrária; Moisés, que deixou todos os benefícios que poderia encontrar dentro dos palácios egípcios para liderar uma nação de peregrinos através de um deserto; Daniel, que foi levado cativo de sua terra natal e teve de servir justamente ao soberano que emitira a ordem de aniquilação contra seu povo; além de muitos outros grandes homens e mulheres da Bíblia que mostraram sua fé em Deus, mesmo através das provações. Com estes exemplos, Ellen G. White, busca mostrar a confiança em Javé sob os mais diferentes aspectos e, aplicando diretamente para os nossos dias, mostra o quão bom seria que os jovens aprendessem das lições de vida deixadas por esses personagens.
2. É interessante notar também que a autora faz muitas referências sobre a necessidade de que as crianças e jovens tenham um ambiente de aprendizado que não se limite à sala de aula. Muitas vezes as horas de estudo são enfadonhas e o intervalo passa a ser muito mais atrativo do que os momentos onde o professor está falando. Além do mais, em algumas instituições, as condições chegam a beirar a insalubridade, oferecendo grandes riscos àqueles que passam muito tempo ali. É por esse motivo, e tantos outros, que a ideia de levar os alunos para, por exemplo, aprender mais sobre as maravilhas da criação em meio à natureza pode surtir um efeito muito maior do que debater horas a fio sobre o assunto em uma sala de aula.
3. Um terceiro aspecto, que julgo ser o mais relevante de todo o livro, é sobre a necessidade de se trabalhar a educação em sua forma completa. Não se deve apenas descarregar conteúdos sobre os alunos, mas estimulá-los à prática de exercícios físicos que lhes mantenham com boa saúde, além de construir grandes pontes entre nossa realidade e aquilo que é idealizado por Deus. Conforme apontado por Ellen G. White, é dessa forma que a educação poderá trabalhar com seu máximo potencial, preparando não somente grandes profissionais para esse mundo, mas moldando o caráter para a eternidade.
De uma forma geral, o livro Educação é uma obra que deve ser lida por todos aqueles que aspiram em trabalhar nesse ramo. Independente da religião ou filosofia do leitor, esta obra apresenta conselhos primorosos que, se forem praticados nas salas de aula, certamente trarão magníficos resultados. Educação, de Ellen G. White, é, sem sombra de dúvida, requisito para quem queira atingir a excelência na pedagogia de ensino.

site: http://prepdebordo.blogspot.com.br/2015/08/resenha-educacao.html

Adriele.Campos 01/02/2022

Perfeito ?
Um extraordinário manual da verdadeira educação!
Ensina sobre todas as áreas da vida,
desde o nascimento à vida adulta.
Uma coleção de bons conselhos e instruções para pais, professores e qqr um que queira ser participante da maior alegria e mais elevada tarefa de servir ao próximo.
Perfeito!

lourrayne.simoe 19/02/2022

Educação para todos
A autora, como sempre, é bem direta nos assuntos e trata tudo à luz da Bíblia.
O tema educação é tratado de uma forma geral, com abordagens sobre vestuário, comportamento, aprendizado, professores, pais, ensino da natureza. Não vai tratar de assuntos específicos de como resolver birras infantis.
Explica que em todas as suas nuances, a verdadeira Educação, é fundamentada em Cristo. Tudo se inicia, se desenvolve e termina em Cristo.

Roselucia 22/05/2022

Educar é redimir
Nesta obra a autora fala que educação é muito mais que conteúdos e experiências em sala de aula.
Educação tem a ver com o todo do ser humano, desenvolver suas faculdades físicas, morais, intelectuais e espirituais.

Joabson 22/12/2021

A peça que faltava!
Já tinha ouvido muitas referências a essa obra, mas nunca tinha lido-a. Descobri que um dos trechos que mais aprecio da autora estava neste livro ?. Inclusive, o livro dedica um boa fração de suas páginas destacando a importância do ensino de princípios da fisiologia humana às crianças (o que ajudaria em primeiros socorros, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida). Recomendadíssimo!