Deus foi almoçar

Deus foi almoçar Ferréz

Resenhas - Deus foi almoçar

Valéria 21/12/2012

Capa linda, titulo ótimo, mas conteudo que é bom...nada.

Vou contar a minha história de como eu cheguei a esse livro.
Em agosto fui até a Bienal do Livro e lá vi uma placa falando sobre ele apenas com a capa do livro, quando eu vi aquela capa fiquei sem palavras, achei algo tão diferente, pois uma TV no chão tudo em praticamente preto e branco. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o título, pois achei simplesmente ótimo, achei um titulo diferente (porque eu amo coisas diferentes). Na mesma hora eu parei e fiquei observando aquela capa que me chamou tanta atenção e pensei comigo "eu preciso ler esse livro" só para matar a minha curiosidade pois imaginei que o livro seria diferente tanto como a capa. Mas o tempo passou e eu esqueci, até que eu vi uma promoção na submarino por 9,90 e eu pensei "nossa não é possível esse livro já está 9,90? e foi assim que eu comprei. Posso dizer que isso é que é julgar o livro pela capa.
Comecei a ler muito empolgada, mas logo me desanimei, pois achei um desafio ler aquela leitura no qual eu não estou acostumada. Uma pessoa que não tem o habito de ler e pegar esse livro para ler, vai querer se matar, já quem já está acostumado com a vida de leitor nato, vai ser um desafio. Não posso negar que ele tem algumas frases muito legais e pensamentos muito evoluídos, mas conteúdo que é bom não tem e pra variar o final é ruim demais. Tem que ler com atenção pois o livro não é direto e muitas coisas você tem que deduzir para fazerem sentidos. Também tem algumas pagina que me fizeram rir mas mesmo assim eu não indico.
Lopes 17/11/2013minha estante
Interessante, o livro te fez rir, te fez pensar, a capa te deixou maluquinha, diz que para quem é leitor nato vai ser um desafio, então o que falto no livro? te deu muitas emoções pelo visto.

leosilva 06/01/2014minha estante
Também ri em muitas partes desse livro, mas isso não faz dele bom. Pelo contrário, tem partes difíceis de ler (chatas) e carece de conteúdo.

Valéria 07/01/2014minha estante
pois é ainda não encontrei um doido que gostou desse livro...

Bigas 24/02/2020minha estante
Tbm nn gostei do livro

Marcos.Rodrigues 25/05/2021

Deus foi almoçar
Depois de ter se separado de sua esposa Carol, Calixto vê sua vida na mesmice. Considerado um coroa, ele vai em busca de um novo amor, já que percebe que com sua ex não há chance alguma de voltar.
A única coisa preciosa na vida de Calixto é sua filhinha que é pura e inocente. Calixto vive uma vida pacata e luta contra conflitos na mente diante do cenário onde vive, periferias e bairros de classe média/baixa.

Por estar diante de uma nova etapa de sua vida, a velhice, Calixto se entrega a coisas que não ocuparam sua mente quando jovem. Coisas como encontros com prostitutas, balada, casa de suingue e entre outros locais que para ele, faz com que esqueça a maioria de seus problemas.
Tentando buscar um sentido para a vida e uma solução para seus problemas, Calixto entra na frente de um ladrão armado que assalta o ônibus, mas é obrigado a se ver vivo mais um dia para testemunhar mais um dia copiado ao anterior.

O livro traz uma visão suja da perifeira e a realidade nua e crua. O autor não mediu palavras ao descrever cenas obcenas como sexo, drogas, briga e entre outros, sendo esse o motivo real por ele ter escrito esse livro, retratar a realidade que muitos não enxergam. O enredo é bom, a história e legal porém não tão envolvente. O nome do livro casou com o enredo, pois de Deus esse livro não tem nada do que eu imaginei.
Diante de tudo isso, é concluso de que esse livro oscila na hora da minha avaliação, pois se eu pudesse, avaliaria um capitulo com uma quantidade x de estrelas e outro com x de estrelas, a história e cheia de autos e baixos, porém é digna de ???

Valéria 21/12/2012minha estante
Sim é verdade isso não posso negar o livro tem muitas frases inteligentes que a gent para pra pensar e vê que faz todo sentido.

Marcos 07/12/2022

Ferferferfer 24/04/2021

Infelizmente não é bom
O começo da narrativa é interessante, de repente você pode se sentir contemplada pela história de muitas frustrações de Calixto. Mas ao passar do tempo, você percebe que o protagonista causa grande parte dos infortúnios que lhe ocorrem. Não há uma redenção, uma mudança, ele continua terceirizando suas ações às outras pessoas. São poucas as vezes que ele toma a situação para si e reflete.
Mas não atrai, não encanta, apesar do ótimo título. No entanto, Férrez é um bom escritor, então não desistam caso tenham chegado nele por esse título.

Lopes 17/11/2013minha estante
Li atentamente seu texto sobre o Deus foi almoçar, e discordo.
O livro é uma prova de que muita coisa pode se fazer na literatura sem se repetir, o personagem não consegue reagir perante as situações, ele é um retrato do que somos hoje, sufocados com o trabalho, a desconstrução da família.
Comprei o livro esperando justamente o que ele me deu, vontade de mudar as coisas, dei muitas risadas, fiquei pensativo durante várias horas, realmente gostei da obra, eu já tinha lido o Manual outro livro do autor, esse falando sobre favelas, e acho que esse é bem melhor, uma evolução surpreendente. Um livro deve trazer isso, surpresa, quer ação no tempo certo? isso não é um livro de roteiro, é literatura mesmo, surpreendente. bom isso foi o que achei.

Bruna 12/07/2022

O livro conta a história se Calixto. Um homem que, aparentemente, está com um quadro de depressão e solitário. Busca conforto e consolo em várias coisas que não o preenchem.

Dan 21/10/2012

Confuso , fraco e meu deus do céu, acho que agora entendi o por que de Deus ter ido almoçar..
Para ser sincero, li o livro até o fim pois nao queria acreditar que o dinheiro gasto com este exemplar foi tao mal aproveitado. Nossa, o custo de oportunidade, ou seja, as coisas de que abri mao no dia para comprá-lo .. enfim. Nao recomendo a ninguem este livro, a nao ser que voce seja um fracassado comedor de putas que esteja precisando de uma companhia, ai sim, mas de resto... Quem quiser o livro eu dou sem problemas , mas demonstrem interesse rapido, pois as chances dele acabar na lixeira sao enormes.
Valéria 22/10/2012minha estante
Oi tudo bem! Nossa acabei de comprar o livro numa mega promoção na submarino e ainda está prrea chegar. Nossa estou triste agora pois imaginava que o livro era muito bom, amei o livro e a capa eu vi ele na bienal. Nossa acho que vai aposentar na minha estante.

Matheus Mota 25/10/2012minha estante
Calma valéria, cada um tem sua opinião.

thais 27/11/2012minha estante
Oi rapaz, vc ainda tem o livro? Tenho interesse...

Lopes 17/11/2013minha estante
Achei o livro muito bom, acompanho o trabalho desse escritor a pouco tempo, mas é uma evolução impressionante, e o final falando de suas impressões na infância, o fato de entrar numa sala vazia, só com gavetas, achei lindo, mas gosto é gosto, eu paguei os 35 reais cheios e valeu cada centavo.

Erica408 25/11/2013minha estante
Eu ainda estou lendo. E sinceramente, esta leitura parece uma tortura... o livro simplesmente não acaba, muito depressivo! Concordo que não vale o investimento...

leosilva 06/01/2014minha estante
Paguei 9,90 e me arrependi amargamente...

Kari 15/04/2013

Um dos Piores que já li!!
Não sei se a culpa por eu não ter apreciado esse livro se deve à minha burrice em não conseguir entender a riqueza da obra, ou se deve à burrice do autor em escrever um enredo que qualquer alfabetizado escreveria, ou se à burrice da editora por ter publicado um livro tão podre. A história é sem sentido, o autor descreve muitos detalhes inúteis. E por fim, Deus nem deve ter ido almoçar, deve ter fugido pra sempre da presença dessa obra malfadada... Pensei em nem classificá-lo, mas resolvi dar uma estrela (ruim), por causa de uma frase inteligente e duas páginas que me fizeram rir. Mas ainda assim, esse livro não vale a pena ser lido.
Lopes 17/11/2013minha estante
Realmente acho que é a primeira opção, pois o livro é muito bom, uma grande mostra do que pode ser a vida asfixiante das grandes metrópoles, Calixto o personagem principal é um anti-herói, não consegue agir, não consegue assim como todos nós, a falta de Deus no livro é sua maior riqueza, indico a todos.

Barbara 29/11/2013minha estante
Nossa, Lopes! Cada um tem sua opinião. Percebi que você comentou em todas as resenhas, mas não encontrei nenhuma resenha sua. Seria interessante você colocar uma resenha aqui, mostrando suas sensações ao ler o livro. Grande abraço.

leosilva 26/11/2013

Eu deveria ter ido almoçar também ou Deus teve dor de barriga
"Deus foi almoçar", do multitalentoso (sem ironia aqui) Ferréz, é um livro que divide opinião, pois não é exatamente ruim no sentido visceral da palavra, apenas é estranho. A narrativa esdrúxula e sem direção faz com que o leitor fique pensando: "Puxa vida, por que estou lendo isso mesmo?" E não há resposta convincente, a não se que se decida abandoná-lo (coisa que me proibi de fazer, pois custou dinheiro, e ele não nasce em árvores). Então li até o final, para saber no que daria. E o que deu não foi algo muito bom, ainda que poderia ter sido pior. Por vezes confuso, o livro mistura os acontecimentos do dia do personagem principal (Calixto) com devaneios e lembranças. É cansativo, tudo bem que se trate de um romance psicológico, mas não precisava ser tão chato. Nos muitos momentos em que deixa um pouco de ser psicológico, o livro se torna pornográfico, tanto quando o filme da Bruna Surfistinha. Tenho uma teoria de que um livro de autor brasileiro, para ser brasileiro, tem que ter palavrão (é o que parece). Enfim, depois de muito sofrer tentando levar a leitura a cabo, o leitor é presenteado com... Nada. O final é uma droga, e decepciona muito. Enfim, se tivesse começado a ler qualquer outro livro antes desse, provavelmente estaria escrevendo uma resenha diferente agora.

Maísa Andreoli 13/11/2015

Capa interessante, conteúdo entediante...
Calixto é um homem comum, como qualquer cidadão: acorda cedo para cumprir com suas obrigações do cotidiano, e, à noite, volta pra casa, onde encontra sua mulher e sua filhinha. No entanto, sua vida começa a não fazer mais sentido. Calixto não sabe como reagir. Homem de meia idade, acabou separando-se da esposa por conta de erros rotineiros e, por esse motivo, lidando com a ausência de sua filha e divagando em aventuras sexuais frustradas. É obcecado por sua vizinha, e seu círculo de contatos se resume a lembranças de Melinda (uma mulher com quem se envolve), telefonemas com seu único amigo Lourival e formalidades com Hamilton, seu colega no trabalho burocrático e enfadonho como arquivista. Tudo isso faz parecer que a obra é muito interessante. Mas não o é.

"Sou vestido de carne e deve ser um padrão pelo tanto de seres que encontro na rua." - Pág. 32

Ferréz desenvolve a história de Calixto por fragmentos dos acontecimentos de sua vida. A obra não possui linearidade, demonstrando o turbilhão de emoções que cercam o personagem. Ele é apresentado como um homem abandonado por tudo e por todos, até mesmo por Deus, usufruindo apenas da companhia de uma televisão.

"Abriu os olhos, a TV estava ligada, a luz o irritava ainda mais, será que tinha entrado no portal? Por que tudo havia se misturado? Ou havia somente sonhado?" - pág; 97

A obra é confusa e, sinceramente, a leitura não me agradou nem um pouco. Na realidade, essa é a primeira vez que julgo um livro que li como ruim. É difícil de entender a mensagem que o autor tenta transmitir, e, por diversas vezes durante a leitura, senti como se ele estivesse simplesmente escrevendo informações aleatórias sem sentido entre si, a fim de criar um enredo que acabou não sendo construído. Mas essa é a minha opinião. Pode ser que outros leitores o considerem um livro agradável e interessante. Particularmente recomendo a leitura somente para que conheçam, mas sem que criem expectativas, pois, para mim, a obra foi decepcionante. Ressalto, todavia, que essa é a minha opinião a respeito do livro, e essa opinião pode não corresponder às dos demais leitores.

"Corpos passam em motos, corpos passam em carros, com muitos corpos se faz a massa, é o que define Calixto, que não sabe mais o que daria rumo na sua vida." - Pág. 165

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/11/dica-de-leitura-deus-foi-almocar-ferrez.html

Cris @cristinadaitx 02/11/2020

Este livro foi meu primeiro contato com a escrita do autor. Nessa história, em particular, o personagem principal é Calixto, um homem que luta diariamente com a solidão e a saudade da filha, que foi embora com sua esposa. Depois de anos trabalhando em um arquivo, ele termina seus dias frustrado, sem entender porque deixou que sua vida ficasse tão vazia e sem significado. Mas suas ações, confusas e desastradas, tornam sua situação mais difícil, e seu grande amor, sua filha, fica cada vez mais distante. Além disso, dentro dessa complexa trama, o autor consegue trazer diversas reflexões sobre o ser humano, as grandes cidades, as famílias e seus relacionamentos, e principalmente, sobre a distorção do indivíduo em relação às suas prioridades diante da brevidade de nossa existência. O autor representa a nova geração de autores brasileiros que retratam, de forma extraordinária, o cotidiano do homem comum e suas peculiaridades.

Jefferson Vianna 26/01/2019

Sozinho ninguém existe...
O livro “Deus foi almoçar” do autor Ferréz, foi minha experiência literária mais intrigante até o momento. Confesso que adorei o título, a capa e a sinopse, despertaram a minha curiosidade e levaram-me a inúmeras reflexões... O livro narra à história de Calixto, um homem como outro qualquer, que enfrenta algumas situações peculiares, como o divórcio e a dilaceração da família. O personagem narra algumas emoções, divaga ao falar sobre as relações familiares, em especial com a irmã, relata as suas experiências sexuais, sempre em busca do prazer que ele perdera há muito tempo e fala sobre suas frustrações no ambiente de trabalho que o leva ao esgotamento físico e emocional. O livro não possui uma linearidade, ou seja, o autor narra acontecimentos do passado e do presente, sem uma ordem, exigindo do leitor uma atenção demasiada para a compreensão do enredo. Mesmo se tratando de um livro confuso e muito criticado, encontrei nele pontos positivos que me levaram a reflexão e por vezes me fez sorrir. Não se trata de um livro bonito, “Deus foi almoçar” é um livro triste, fala sobre solidão, depressão, abandono e crises existenciais que todo ser humano enfrenta quando está em busca de sua própria identidade. Creio que o autor o escreveu justamente na intenção de provocar os seus leitores, ainda mais quando acusa Deus de abandoná-lo e "o coloca no banco dos réus", sendo este o preço a ser pago pelo livre arbítrio. Ao mesmo tempo, é como se Deus nos perguntasse se desejamos uma mudança, mas o que faremos para conquistá-la? Afinal, Ele nos deu a “chave” que abre “o portal”, e decidimos se “ela ficará esquecida dentro do nosso bolso ou exposta em nossas mãos”. Leitura recomendada.

Frases selecionadas: "Ele se esforçava para se igualar a todos por ali, mas não conseguia", "A dor dos outros não incomoda", "todos estamos morrendo por dentro", "Um homem tem que ser muito macho pra ser gay" , "É preciso de dinheiro pra ter as coisas, e dinheiro também para ser salvo" e "Sozinho ninguém existe".

Adriele 18/04/2020

Uma surpresa
Se você não prestar atenção na leitura e na cronologia pode se perder um pouco e depois chamá-lo de chato. Deus foi almoçar é um livro cinza, triste, doloroso, real. Relato de uma vida que para muitos só pode existir no imaginário de autores, mas que é frequente. Muito mais do que a gente acha que é.