Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Rosana.Montenegro 10/10/2023

O Refúgio
Mickey Bolitar começa a estudar na mesma escola que seu falecido pai estudou.
Ele ainda tem algumas diferenças com seu tio Myron, e sua mãe ainda está em uma clínica de reabilitação. Mas ainda assim, ele é um garoto tranquilo.
Já no 1° dia conhece Ashley, e se interessa muito por ela. Mas a garota some logo em seguida, e Mickey começa a procurá-la.
Ele também conhece Ema, Colherada, Rachel e Dona Morcega, uma velha meio maluca que lhe fala que seu pai, Brad, ainda está vivo.
Aos poucos Mickey vai descobrindo tudo sobre o Abrigo Abeona, onde seus pais trabalhavam, e o que isso tem a ver com Ashley.
Mas a dúvida quanto ao seu pai permanece.

Raquel Pignata 20/09/2023

?Refúgio? tem uma trama envolvente, pois mostra como um garoto se sente deslocado em uma escola nova e como podemos arrumar amigos em ocasiões inesperadas, e alguns deles vão se tornando parte da vida de Mickey e da trama. O que deixa ainda melhor é o livro ser narrado em primeira pessoa. Sobre o personagem principal, posso dizer que ele é um pouco temperamental e impulsivo, mas que jovem de 15 anos não é?! Algo que vemos nas entrelinhas é que Mickey é muito, digamos, iludido. Sua mãe é uma viciada em drogas, e seu pai morreu em um acidente; por mais que ele tenha que aceitar os fatos, ele acredita cegamente na reabilitação da mãe.
Para completar todas as desgraças que acontecem na vida dele, além de sua nova namorada sumir repentinamente, uma vizinha lhe diz que seu pai ainda está vivo. E é nessa trama que se passa o primeiro livro da série. Com doses de ação, humor, bullying e amizade. De fácil leitura e sem muitos rodeios. A narração em primeira pessoa torna mais interessante entrar no universo de Mickey. E a junção com temas como Nazismos, Segunda Guerra Mundial, criança refugiada, só tornou o enredo desse livro algo ainda mais legal de se acompanhar.

bruno.silva.566 09/09/2023

Gostei
Não conseguia parar de ler. Harlan Coben surpreendendo como sempre uma história envolvendo e muito fluída, sem enrolação. Gostei bastante.

Gabrielli... 08/09/2023

O primeiro livro que li do Harlan Coben
A amizade improvável do Mike e da Emma foi muito legal, já achei eles de outro nível quando tiraram foto pra não precisarem ficar decorando as pistas.

DI @poesiadoslivros 22/08/2023

Suspense maravilhoso
Refúgio" nos apresenta a vida complexa de Mickey Bolitar, um jovem lidando com a sombra de sua família problemática. Filho de uma mãe em reabilitação por vício em drogas e órfão de pai, Mickey também carrega o peso de ser sobrinho de Miron Bolitar, uma antiga estrela do basquete, o que o incomoda.

A trama gira em torno de Mickey e Ashley, uma aluna nova que some misteriosamente após iniciar uma amizade com ele. Determinado a não perder mais alguém importante, Mickey parte em busca de respostas, contando com a ajuda de seus amigos Ema e Colherada.

A história ganha complexidade quando uma idosa sugere que seu pai possa estar vivo. Mickey mergulha em uma teia de segredos, levando-o a questionar sua própria vida e a descobrir a verdade por trás dos desaparecimentos.

Com reviravoltas emocionantes e um toque de humor característico, Harlan Coben tece um suspense eletrizante. "Refúgio" não apenas mantém os leitores intrigados, mas também oferece profundidade aos personagens e suas relações. Uma leitura envolvente e empolgante, prova da habilidade do autor em criar narrativas que cativam do início ao fim.

Adrielle104 20/08/2023

Meio fraco
Sou fã da série Miron Bolitar, mas esperava mais referente a trilogia do Mickey Bolitar.

Achei que ficaram coisas em aberto que precisamos ler a série do Miron para entender..

Quem é o pai de Ema?
Ema e Mickey se tornam um casal?
Claudia 07/11/2023minha estante
Também tive essa sensação, faltou um desfecho para Mickey e Emma.

Aline 18/08/2023

Mickey 1
O Mickey não é nada menos do que o tio Myron se os livros começassem na adolescência, só que com mais traumas... Vi muita gente achando o Mickey "chatinho", mas pelo o que ele passou acho ele até de boa... O livro é uma continuação de Alta tensão. O livro deixa umas perguntas sem respostas, que.espero que sejam respondidas nos próximos livros...

hiliandra.faggion 16/08/2023

Incrível mas este livro e os demais livros do Mickey são inéditos para mim. Estou lendo pela primeira vez.
O que posso falar, achei Colherada o máximo, com as suas curiosidades fora de sentido... Ema, ela esconde um segredo... Qual será? E Mickey ainda sofrendo a perda do pai, com sua mãe passeando na corda bamba... Espero que ela fique bem!
Myron como coadjuvantes, quase nao "apareceu" na história...
Agora ler os demais livros para entender tudo bem certinho.

Aline 10/08/2023

Refúgio
"É engraçado como você se permite esquecer por alguns segundos, como, mesmo na pior das situações, você pode ter momentos em que se engana e pensa que tudo talvez fique bem."

Refúgio é o primeiro livro protagonizado pelo Mickey Bolitar, sobrinho do meu querido Myron!!!! Devo dizer que, apesar de Mickey ainda não ter se rendido ao "charme" do tio, eles têm muito mais em comum do que só o nome e o amor pelo basquete. Quer uma lista:
1. O nome
6. O dom de se meter em confusão
7. A altura
8. O tipo físico
9. Amigos dispostos a tudo por ele
10. Eu já falei das piadinhas?!
Em resumo, Mickey é uma versão de Myron mais jovem porque não tem um que tirar um do outro. A diferença: achei a aventura de Mickey bem perigosa pra um adolescente, mas levando em conta que adolescentes são pra lá de inconsequentes, dá até pra relevar.
Recomendo a leitura e tô mega ansiosa pra começar o livro 2.

Taysa M. 01/08/2023

Empolgante
Apesar de novo, Mickey é um adolescente muito pé no chão e maduro, pois passou muito tempo convivendo com adultos, sem nunca ter criado laços com outras crianças.
Quando sua vida está finalmente se tornando a que ele sonhou, sua maturidade é mais uma vez convocada para lidar com tragedias irreversíveis.
Dessa vez, mesmo em meio ao caos, ele encontra amigos que estarão ao seu lado para solucionar problemas e irão acompanhá-lo em situações extremamente perigosas.
Harlan mais uma vez me surpreende por nos apresentar tantos personagens e situações em um livro, mas sem nunca perder o fio principal da história.
Esse livro nos faz questionar: até onde você é capaz de ir para descobrir verdades, por mais que esse caminho te leve a lembranças que você não quer mas reviver?

MayaraFacirolli 25/07/2023

Ótimo!
Eu li esse livro a primeira vez quando tinha 15 anos, já estou com 26, achei que relendo não gostaria tanto quanto quando li a primeira vez, por ser um livro mais puxado pro juvenil, com adolescentes em uma ?aventura?, mas mesmo mais venha, eu continuei amando hahaha
Amo o Colherada e o quão aleatório ele é kk me deu vontade de reler os outros livros da série, mas eu vou esperar sair a adaptação na Amazon, esse foi o motivo da releitura.
Mas vale muito a pena ler esse livro, é leve, divertido e emocionante, como não amar Harlan Coben?
Taysa M. 01/08/2023minha estante
Também já tinha lido e comecei a ler novamente por causa da adaptação da série hahahahaha espero que seja fiel ao livro

Paula1666 05/07/2023

Refúgio
Eu amo livros em série! Se começar muito bem quero ?devorar? todos os outros.
Mikey traz grandes aventuras com seus novos amigos.
É uma leitura envolvente e que promete a ligação com o próximo livro já na última página, sim eles são super dependentes (3 livros).

Ingrid 25/06/2023

Depois de exatamente um ano acompanhando Myron, é estranho ler um livro em que ele é apenas coadjuvante. É também estranho, ler um livro de Harlan Coben em primeira pessoa, sendo o narrador-personagem um adolescente - acho que somente li outros dois livros dele com personagens adolescentes relevantes, mas as tramas eram verdadeiras teias, com histórias paralelas que, em algum ponto, se cruzavam.

Está sendo diferente e interessante. Admito que me vi torcendo para Myron aparecer de repente em mais de um momento... mas acaba que a história agora é sobre Mickey e eu, eventualmente, vou me acostumar.

Esse final, logo depois de uma revelação daquelas... Coben soube exatamente como fazer o leitor querer continuar com Mickey. Já quero ler o próximo!
Taysa M. 01/08/2023minha estante
Também me peguei torcendo pra que houvesse uma intervenção do Myron nas situações do Mickey. Mas sábio como sempre, Harlan deixou a responsabilidade apenas para Mickey, que é adora enrascada e desvendar mistérios como o tio. Eles não possuem apenas o basquete em comum ehehhehe

Menezes 05/06/2023

QUE FINAL SURPREENDENTE
Que livro!!! Esse é o segundo que leio, mas foi bastante impressionante. E que história magnífica, porém, triste da senhora Morcego. Juro que esse livro não deixa nada a desejar.