Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Felipe 10/02/2024

Primeiro do Mickey
Harlan apresentou o Mickey no final do livro "Alta tensão " do Myron. É muito legal ver a questão do Mickey ser praticamente uma versão do Myron adolescente kkk.

Eu achei mais fofinho e teen, mas o final ficou tenso e o plot foi muito bom. Quero ler os outros dois da trilogia logo em sequência.

4,5/5?

Desi Gusson 09/09/2012

'Supermistério' x 'Superego'
Pra começo de conversa, eu não sabia que Refugio poderia ser tomado como continuação da série do Myron Bolitar. O que eu sabia é que o protagonista, Mickey, já havia aparecido em Alta Tensão, mas acreditei que essa seria uma nova série e que portanto não teria problemas em começar a ler por esse.

De qualquer forma há sim pequenos spoilers dos livros anteriores, porém não encontrei nenhum buraco nas informações nem dificuldade em captar a estória. Acho que vai de cada leitor escolher se topa ler Refúgio antes da série do Myron.

Tudo nesse livro se traduz em mistério.
Seja ele grande ou pequeno, com respostas boas, ruins ou nenhuma, cada canto de Refúgio tem um enigma a ser desvendado e o moleq digo, Mickey, está mais que disposto a isso!

Ok, Mickey foi um ponto baixo da estória para mim. Como qualquer adolescente ele tem uma mente inquieta, mas como estamos dentro da cabeça dele a narrativa inteira, as divagações ficam cansativas. Sério, entendo que o garoto é um investigador nato, mas a lenga lenga sarcástica me fez desejar uma narrativa em 3ª pessoa.

Ainda falando do Mickey e de como ele poderia ser um mocinho melhor: o menino é grande, alto pra caramba e tem um ego duas vezes maior que ele. Sempre que tem uma chance, começa a discorrer sobre suas qualidades, habilidades e companhia com uma falta modéstia. Tipo: não que eu esteja me gabando, mas sou phoda, sabe? Só estou dizendo
Se isso já é irritante no nosso cotidiano, imagine no nosso protagonista!

MAS, pelo menos, os personagens coadjuvantes são um verdadeiro backup team! Não só no enredo, Ema e Colherada salvam o livro do Mickey e deixam tudo mais leve e divertido com suas tiradas sarcásticas ou muito inocentes. Sua vontade de solucionar os mistérios, principalmente a coragem de se envolver neles, me fez admirar essa dupla. Sério, as coisas que Mickey tem de enfrentar são no mínimo muito perigosas e até meio sinistras.

Enfim, é difícil achar amigos que topem invadir a casa de uma velha medonha no meio da noite. Ema e Colherada merecem todo o crédito por na verdade se candidatarem a fazer isso!

Tive certa dificuldade em engrenar a leitura de Refúgio por ser um gênero a que não me dedico muito. Acho válido sairmos da nossa zona de conforto, seja ela qual for, sempre que possível. Essa zona pode dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, mas viver só nela nos deixa preguiçosos e meio inúteis, intelectualmente falando.

Bem, essa é a opinião de alguém que acredita na expansão da mente como forma de evolução, se você não concorda, tudo bem. Só se lembre disso quando estiver entediado de fazer as mesmas coisas de novo e de novo e de novo

Refúgio é um livro gostoso de ler, bom para passar o tempo e pensar um pouco. É impossível não ficar nem um pouco curioso com o final e com o que vem depois, em Seconds Away. Muitos ganchos e perguntas sem respostas ficam esperando o próximo livro, mas, ao contrário de muita gente, não achei isso frustrante. Pelo contrário, só serviu para me deixar ainda mais curiosa!

Recomendo Refúgio para fãs do Harlan que gostam de uma pegada mais Young Adult e para fãs de Young Adult que estejam atrás de uma coisa diferente e de qualidade!

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
www.desigusson.com
Valéria 18/09/2012minha estante
Vou ser sincera, eu sou fã do Harlan Coben, e digo que se eu não tivesse lido o livro Alta tensão não seria a mesma coisa. Na verdade o bom é ler totos os livros da série Bolitar primeiro e depois ler o Refugio, pois assim fica mais fácil conhecer o autor e os personagens, fiquei frustrada por Win não aparecer na história (nem pra dar uma pincelada assim como em Cilada), mas eu gostei mesmo assim. Isso não signifique que não der pra ler o livro sem conhecer Harlan Coben, mas é que pra mim que já acompanho foi mais fácil. Não vejo a hora de sair o livro novo.

Araggorn 03/10/2012minha estante
Tem vários livros com este personagem. Refúgio é o livro mais novo.

Blog: www.siriguelasaltitante.com.br

Araggorn 03/10/2012minha estante
Tem vários livros com este personagem. Refúgio é o livro mais novo.
Harlan é um ótimo autor!!

Blog: www.siriguelasaltitante.com.br

Bruna Rafaela 10/10/2012minha estante
Quando você fala da série do Myron,é falando de quais outros livros?

Be 28/02/2013minha estante
Isso que você interpretou como superego é na verdade a ironia/ sarcasmo do Mickey(do Harlan na verdade) se você tivesse lido alguns livros da série do Myron teria entendido com certeza depois de ter lido 3 livros do Myron, e outros 3 do Harlan, Refúgio foi o meu favorito

Samantha 22/11/2013minha estante
Refúgio é livro unico ? Ou vai ter continuação ?

Marcos Ogre 30/03/2014minha estante
Uau! Suas conclusões são extremamente parecidas com algumas minhas! Adorei sua resenha!

Ingrid Faria 24/04/2015minha estante
Que boa resenha!! Eu também não sabia que Refúgio era de uma série, comprei pela internet e estou esperando chegar. Ainda bem que como você disse dá para acompanhar.

Camila.Souza.costa 20/02/2016minha estante
O Mickey não tem um superego, na verdade ele é sarcástico com ele mesmo, eu acho isso até engraçado. Acho que ele representa muitos jovens, apesar dele ser alto, forte, etc... ele age com um garoto de 15 anos de idade, com suas inseguranças de adolescente. Em momento algum o considerei chato ou muito menos tapado. ( não estou falando que você disse isso rsrsrs) Amei o Mickey, a Ema e o Colherada. É o primeiro livro que leio do Harlan Coben, e já estou pronta para viajar em outras histórias "misteriosas" dele. A cada fio solto esse autor dá um nó bem feito e entrelaça cada fiozinho solto que existe no enredo. :)

Silvana137 20/01/2023

Bom, diferente
A escrita de Harlan Coben e muito boa e fluída, a história e boa , não ótima o desenrola foi razoável , achei que algumas coisas foi muito fora do contexto mas como spre Harlan Coben tem um dom para o mistério e suspense como ele e um adolescente ficou meio forçado mas sendo sobrinho de quem é da pra dar um desconto então num contexto geral gostei e indico

Vanessa704 02/04/2023

Dessa vez Harlan Coben mergulha no gênero Young Adult para narrar as aventuras de Mickey Bolitar, sobrinho de Myron.

No primeiro livro trilogia de ficção juvenil, Mickey e seus novos amigos buscam solucionar os mistérios por trás do desaparecimento de uma colega. Nessa procura os três amigos descobrem que o pai de Mickey pode estar vivo, e que os casos podem estar interligados.

A meu ver a trilogia de Mickey Bolitar é uma clara continuação dos livros de Myron. Sendo assim, em comparação aos outros livros, Refúgio deixa um pouco a desejar. No entanto, o mistério por trás da morte de Brad Bolitar me prendeu do início ao fim.
NatyNatalia 02/04/2023minha estante
Eu gostei desse

Matheus 24/05/2021

Início
Aqui começa a saga de Mickey Bolitar.
A volta a cidade natal de seu pai, o contato problemático e defensivo com seu tio Myron.
Novas paixões e novas amizades.
Please. Comecem!!

Luciana 26/10/2020

Suspense Policial
Nossa resenha de hoje é mais uma vez do Harlan Coben no livro "Refúgio". Diferente das outras o protagonista da história é um adolescente de 15 anos chamado Mickey. Ele vai morar com seu tio porque seu pai morreu e sua mãe está numa clínica de reabilitação. Após o sumiço da sua namorada, Mickey vai aprender que a força da amizade é tudo. O desenrolar da trama é incrível e o final é melhor ainda, mas ele te joga para o próximo livro.
Pela idade de Mickey não podemos esperar que ele faça uma investigação muito a fundo, ele comete erros e tem reações normais de um adolescente. Essa é uma história de suspense policial mais voltada para o público infanto-juvenil, apesar disso eu gostei bastante porque o Harlan escreve de uma forma maravilhosa que te prende do início ao fim. .

Cris 19/05/2020

Trilogia Mickey Bolitar
Refúgio é o primeiro livro da trilogia Mickey Bolitar, caso você vá ler, esteja preparado para ler as continuações, pois o livro termina com um CONTINUA...
Gostei bastante deste primeiro livro, mas é um policial de adolescente, nada muito chocante e nada muito extremo.

Mi Rubin 11/01/2021

Amo a escrita do Harlan, sua sacada de sarcasmo, sua narrativa fluída. Os personagens cheios de personalidades e vontades.

Mas algo nessa trilogia me incomodou.
Ficou tudo muito forçado.
Acho que ele quis trazer a vibe do Myron para o sobrinho, a mesma ambientação e eu senti que o personagem seria até o mesmo.

Pra quem não leu nada sobre Myron, pode não ter a mesma sensação.

Mas senti como se fosse uma versão jovem do Myron, apenas. Não um personagem novo, Mickey.

Não chega a ser ruim por isso. Apenas um pouco repetitivo. Harlan sempre vale a pena :)

@lipecelli 22/02/2023

E foi mais um do Harlan :)
Gostei da história, principalmente por mencionar o Myron novamente. Vamos ao segundo da trilogia !

andreza.garibaldi 06/01/2024

Muito bommm
Eu assisti à série do Prime e simplesmente fiquei viciada! então logo depois fui procurar o livro e fiquei empolgada ao saber que haviam 3. o primeiro deles, ?Refúgio? é praticamente igual à primeira temporada da série, com alguns detalhes diferentes aqui e ali, porém a série vai um pouco além ainda, então imagino que eles tenham pego informações dos outros livros também. a escrita é fácil e divertida e a história é empolgante do início ao fim, nos prendendo completamente! os personagens principais são adolescentes, então a narrativa segue de acordo com isso. recomendo demais! tanto o livro, quanto a série, que ficou fielmente adaptada! vou ler os outros dois livros e depois assistir a tudo de novo kkkkk pena que foi cancelada na primeira temporada ??

Fran 18/09/2020

Leia só se vc já tiver o próximo livro
Gostei da leitura , me conecte com os personagem, uma história envolvente.
Ficou bastante coisa sem explicação, mais acho que é por ter mais livros da série

Idma 13/04/2023

Não tenho o que dizer, a dinâmica da escrita desse autor é perfeita pra mim! Descreve as coisas sem ser exagerado, põe elementos intrigantes nos lugares certos e sempre fecha bem a história, sem deixar pontas soltas.
EU AMEI! ?? Agora preciso terminar a trilogia ?

hiliandra.faggion 16/08/2023

Incrível mas este livro e os demais livros do Mickey são inéditos para mim. Estou lendo pela primeira vez.
O que posso falar, achei Colherada o máximo, com as suas curiosidades fora de sentido... Ema, ela esconde um segredo... Qual será? E Mickey ainda sofrendo a perda do pai, com sua mãe passeando na corda bamba... Espero que ela fique bem!
Myron como coadjuvantes, quase nao "apareceu" na história...
Agora ler os demais livros para entender tudo bem certinho.

edisik 22/04/2022

Já tinha gostado bastante do Mickey Bolitar no livro Alta Tensão onde ele foi apresentado. É um Myron Bolitar mais jovem, é o mesmo tipo do tio.

MayaraFacirolli 25/07/2023

Ótimo!
Eu li esse livro a primeira vez quando tinha 15 anos, já estou com 26, achei que relendo não gostaria tanto quanto quando li a primeira vez, por ser um livro mais puxado pro juvenil, com adolescentes em uma ?aventura?, mas mesmo mais venha, eu continuei amando hahaha
Amo o Colherada e o quão aleatório ele é kk me deu vontade de reler os outros livros da série, mas eu vou esperar sair a adaptação na Amazon, esse foi o motivo da releitura.
Mas vale muito a pena ler esse livro, é leve, divertido e emocionante, como não amar Harlan Coben?
Taysa M. 01/08/2023minha estante
Também já tinha lido e comecei a ler novamente por causa da adaptação da série hahahahaha espero que seja fiel ao livro