Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Ana 06/05/2020

Sem spoilers!
Meu primeiro livro do Harlan Coben não podia ser melhor, com um bom mistério, me fez buscar continuações e outros livros dele! Muito bom recomendo!

Monique.Mingoranse 28/12/2021

Misterio
Um livro cheio de misterio o autor sabe exatamente como nos prender ate o fim so trazendo mais e mais confusao e misterio no desenrolar da historia aguça curiosidade e sempre tem novidade e nao tem nada de previsivel

Atos Guedes 30/05/2023

Estou a fazer essa resenha apenas para atualizar o meu desafio de meta de leitura pois esqueci de fazer isso no momento em que o li. No demais amei esse livro e recomendo a todos/todas.

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

Refúgio
Mickey Bolitar é um jovem que perdeu pessoas importantes em sua vida ?

Depois que seu pai morreu e sua mãe foi internada, Mickey foi morar com seu tio (na qual não gosta muito). O rapaz logo se vê na obrigação de colocar sua vida nos trilhos e seguir em frente ?????? Tudo parece estar indo bem e seguindo no trilho, Mickey arruma uma namorada (Ashley), faz amigos na escola e começa a se adaptar a nova rotina, quando misteriosamente sua namorada desaparece ?

Determinado a não abrir mão de alguém VIVO que ele realmente ama, ele conta com ajuda de seus dois amigos Ema e Colherada (pág. 24 explica o porquê ?) para procurar sua namorada.

E detalhe ?
Uma velha que mora perto de Mickey, na qual é conhecida carinhosamente por Dona Morcega, o vê certo dia e diz: - Seu pai não morreu. Ele está vivo.

E também desaparece ??? Loucão né?
Esse e outros mistérios e aventuras está nesse livro que é MARA ?, cheio de ação, suspense e adrenalina juvenil ?.

Além de você ficar curioso para saber o que vai acontecer no próximo capítulo, o autor te leva para um caminho e depois vira do avesso ?

Não tem como não gostar de "O refúgio" (lembro-me que na época em que li esse livro, contraí uma bela de uma virose, na qual me tirou o sono nas altas madrugadas, e por isso, eu lia capítulo pós capítulo ancioso pro final ????). Na minha estante esse livro fica classificado com ?????. Por prender o leitor sem ser aquela leitura forçada e por ter personagens que me fizeram rir nos momentos de apreensividade.

Eli Coelho 23/02/2013

Aventura do sobrinho inspirada nas do tio.
Começo dizendo que esse livro conseguiu me decepcionar. Talvez seja o pior livro de Harlan Coben, explico os motivos:

1-Como já escrevi em outras resenhas, HC é um autor repetitivo. Sim, continua assim, aqui nesse livro. O narrador é Mickey, sobrinho de Miron, mas o menino é uma cópia do tio. O mesmo temperamento, as mesmas piadinhas, o mesmo idealismo heróico, etc. Em algumas partes cheguei a esquecer que o narrador não era Myron. É uma cópia, porém com menos estilo.

2- É pra ser uma aventura para o publico adolescente. Nesse aspecto criar personagens que são minorias rejeitadas pelos populares da escola, cito os personagens Ema (uma emo, gótica e aparentemente menina de rua. Cade a familia e a casa dessa guria?) e também Colherada (descrito como um nerd, rato de computador) me pareceu forçar a barra para que esses novos personagens caíssem no gosto do leitor. É a redenção deles perante a escola e o publico geral através de suas boas açoes.

3- Apesar de Miron ser uma série de 10 livros, geralmente cada obra funciona de forma independente. Esse aqui não. Ele é a continuação de ALTA TENSÃO, porém narrado pelo sobrinho. Os acontecimentos desse livro acontecem dias antes do epilogo do outro livro. O epilogo é o capitulo 10 desse livro (aprox pág 120, ou seja quase metade do livro)

4- Pra que terminar a história no ar e forçar a continuação. Parte do mistério do livro (Brad, estaria vivo?) tem um desfecho pavoroso.

Enfim, um livro no qual o que é apresentado de novo faz para diminuir o autor. HC estaria melhor sem esse livro e certamente não lerei o segundo livro intilulado: Segunda Chance. Não deveria ter dado nem a primeira para Michey. Win, Esperança e Big Cindy fizeram muita falta nessa obra. LAMENTÁVEL!

Babi 27/01/2023

Envolvente
Mesmo eu descobrindo o ?final?, não estragou o livro. Me deixou mega curiosa pelo próximo livro, inclusive, fui correndo baixar

Mari 26/08/2016minha estante
Eu li esse livro. Gostei muito. O Harlan é incrível.

Le Mazur 07/07/2020

Primeiro livro que eu leito deste autor, no início fiquei pensando " pegada mais juvenil? Será?não gostei", mas a partir da terceira pagina, já tinha meu coração todinho! Eu amei !

Ingrid 25/06/2023

Depois de exatamente um ano acompanhando Myron, é estranho ler um livro em que ele é apenas coadjuvante. É também estranho, ler um livro de Harlan Coben em primeira pessoa, sendo o narrador-personagem um adolescente - acho que somente li outros dois livros dele com personagens adolescentes relevantes, mas as tramas eram verdadeiras teias, com histórias paralelas que, em algum ponto, se cruzavam.

Está sendo diferente e interessante. Admito que me vi torcendo para Myron aparecer de repente em mais de um momento... mas acaba que a história agora é sobre Mickey e eu, eventualmente, vou me acostumar.

Esse final, logo depois de uma revelação daquelas... Coben soube exatamente como fazer o leitor querer continuar com Mickey. Já quero ler o próximo!
Taysa M. 01/08/2023minha estante
Também me peguei torcendo pra que houvesse uma intervenção do Myron nas situações do Mickey. Mas sábio como sempre, Harlan deixou a responsabilidade apenas para Mickey, que é adora enrascada e desvendar mistérios como o tio. Eles não possuem apenas o basquete em comum ehehhehe

Valerya insta @leslivres_ 21/04/2024

"Nada é preto ou branco. Tudo tem tons de cinza."
Primeiro livro que li do Harlan Coben e amei! Adorei sua escrita!
Refugio é o primeiro livro de um trilogia envolvendo o adolescente Mickey Bolitar, que encontra-se arrasado após ter perdido seu em um acidente de carro e sua encontra-se em uma clinica de reabilitação por não estar suportando o luto.
Uma história cheia de altos e baixos, surpresas e mistérios, alegrias e tristezas e muitas aventuras......
Sensacional!

Danika 23/11/2012

Uma série? Droga.
Pela primeira vez na vida, me senti irritada ao terminar um livro de Harlan Coben.
Deixo logo claro que o livro é MUITO BOM!
Mas o que houve então, Danni?
Vamos lá...

Este livro é uma história de Mickey Bolitar, sobrinho do nosso querido, amado e adorado Myron. Um adolescente de 15 anos que está passando por uma situação bastante delicada em sua vida. Novato na escola, conhece Ashley e eles se dão bem juntos. Até que ela simplesmente desaparece. Não vai mais à escola, não atende o celular, não dá sinal de vida. Preocupado com a possível futura namorada, Mickey tenta de alguma forma descobrir o que está havendo. Até que, indo para casa, uma velha, apelidada de Dona Morcega, grita seu nome e diz algo sobre o seu pai. Algo que poderá mudar a vida de Mickey para sempre.

"Dona Morcega ergueu lentamente a mão - tão pálida que não era branca, mas azulada como uma veia - e apontou um dedo trêmulo e ossudo para mim. Fiquei calado. Ela continuou apontando na minha direção até não restar dúvida de que eu a estivesse vendo. Quando viu que eu a olhava, seu rosto enrugado se abriu em um sorriso que fez um calafrio percorrer minha espinha."

Não vou me ater ao que ela diz. Não posso. É spoiler do livro Alta Tensão! hahaha E não, não é continuação. Mas é lá que conhecemos Mickey e sua antipatia com seu tio Myron. Eles não se dão muito bem, por motivos que só a mãe de Mickey pode falar. Mas a partir desta informação que D. Morcega solta, é que Mickey começa também a tentar falar com ela novamente. Mas ninguém a conhece de fato. Para todos, ela é só uma lenda de uma casa abandonada. Nunca ninguém a viu. Bem, ele a viu. Viu?

"Quando uma pessoa nos magoa ou nos engana, ficamos com raiva dela, mas ficamos mais irritados ainda quando ela nos faz de idiota."

Quem o ajuda nessa investigação, é o seu novo amigo Colherada e a gótica Ema. São os únicos amigos que ele conseguiu fazer no colégio, fora Ashley. Você nem imagina o que três adolescentes são capazes de descobrir. Até que Mickey percebe que tudo está ligado, quando um símbolo em forma de uma borboleta estilizada aparece em todo lugar. Os personagens são bem construídos e o desenvolvimento de alguns durante a trama é muito bem elaborado.

"Trocamos olhares. Meus amigos, pensei. os únicos amigos de verdade que havia tido em toda a minha vida. Mas, ainda assim, de alguma forma eu sabia que eles eram muito mais do que isso, que aquela não seria a última vez em que estaríamos juntos daquele jeito."

O livro, em sua maior parte, é realmente de tirar o fôlego. Você fica na expectativa do que vai acontecer a todo momento. E você chega no fim, naquela ânsia de saber o que realmente aconteceu em um trágico dia e se depara com:
"FIM DO LIVRO UM"

Aaahhhh vá.

Sério? Fiquei mesmo tensa o livro todo, louca por uma resposta e você me vem com essa, Harlan? Muito revoltada. Muito mesmo.
Claro, que você consegue imaginar o que aconteceu. Mas ele ainda solta outra bomba sem explicação nenhuma. Aí sim, você surta e entra em colapso. *Eu, a dramática* rsrs

Leiam, porque é muitíssimo bom! Assim como todos os outros de Coben.
Meu autor querido, cuidado para não fazer seus fãs infartarem. Beijo grande na careca! =P

Rinaldo 10/02/2021

Refúgio
Mickey Bolitar passa a descobrir uma rede de escravização de jovens para prostituição...e seu pai estará morto? Uma ótima história Harlan Corben.

Ananda Faria 23/11/2020

Refúgio
É um livro misterioso do início ao fim. Mickey Bolitar tem seu pai, Brad, morto em um acidente de carro e sua mãe, Kitty, fazendo tratamento em uma clínica de reabilitação. Ele está morando com seu tio Myron Bolitar, o qual não gosta muito.
No novo colégio, ele arruma uma namorada, Ashley, que desaparece misteriosamente. E terá ajuda de Ema e Colherada para encontrá-la.
Além disso, Dona Morcega, uma idosa, lhe conta que seu pai está vivo.