Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Alineprates 11/08/2013

Cada vez que leio um livro do Coben fico mais impressionada com o talento do autor. Ele realmente tem o dom de conquistar leitores.
Refúgio é o primeiro livro de Mickey Bolitar, o sobrinho da já conhecido Myron Bolitar e tem um enrendo muito interessante que mistura de romance policial com um leve toque de YA.
Mickey é um adolescente de 15 anos que ao investigar o desaparecimento de sua namorada, se vê envolvido em algo muito perigoso, que pode estar relacionado com a morte de seu pai.
O fato do protagonista ser adolescente é um sopro refrescante na literatura policial pois isso é raro nos romances policiais e traz a trama algo inovador. O grupo de Mickey, que vai ajudá-lo a resolver os mistérios, também é muito bacana, é composto por personagens muito carismáticos, como Emma, a gordinha gótica, e Colherada(Arthur), o nerd filho do zelador. Esses personagens foram muito bem elaborados e o grupo teve um ótimo efeito, pois trouxe uma sensação de verdadeira amizade, união e comprometimento, o leitor consegue sentir a conexão entre eles.
Refúgio é um ótimo livros, possui um enredo instigante, personagens marcantes, e escrita fluída, e o melhor de tudo é apenas o primeiro.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/
Valéria 16/08/2013minha estante
Oi eu li O Refugioa há um ano e estava lendo algumas leituras para relembrar. Gostei da sua resenha.

Priscila.Paula 05/02/2022

Série Mickey Bolitar
Apesar de ser meio adolescente a leitura é muito boa e nos deixa curioso pra ler o próximo livro e descobrir o que está acontecendo. Harlan Coben sempre maravilhoso!

Claumdd 19/09/2021

Passado e presente se misturam.
Uma trama cheia de misterios intrigantes, adolescentes curiosos e uma historia q teve início na segunda guerra mundial mas que perpetua até os dias de hoje.

Marcos Ogre 30/03/2014

É, eu queimei minha língua.
Refúgio, ainda que com tão poucas páginas, foi um dos qual mais me lembro de ter demorado a ler, por uma sequência de experiências ruins. E, como vocês puderam ver logo ali em cima, queimei minha língua por tirar uma conclusão tão precipitada. Bem, eu posso explicar. Nunca havia lido nada de Coben (me arrependo, hoje, de ter demorado tanto), e, ouvindo falar dele e do que gosta de escrever, esperei algo mais... Maduro. Não que seja um livro infantil, longe disso, o livro é até muito forte em algumas cenas, mas a primeira e principal ideia que me vinha à cabeça quando sentava para ler Refúgio era: Harlan, você não devia escrever sob o ponto de vista de um adolescente.

Bom, eu tenho dezesseis anos, então sou um adolescente, e, embora não esperasse me identificar com Mickey (o protagonista), um esportista alto, conquistador, impulsivo (logo eu, o odiador de atividades físicas que pensa demais antes de agir), acabei me estranhando demais com o personagem.Primeiramente: ele é jovem demais para o que faz. Existem certos pontos no livro que, para mim, é quase impossível imaginar um jovem de 15/16 anos com executador de certas decisões e ações. Não que nós, jovens, não sejamos maduros o suficiente, ou incapazes, mas existem certas coisas que... Tipo, deveriam ser mais difíceis. E isso, em vezes, acaba se misturando com outros fatores bem incômodos, como o fato de ele e sua turma do barulho terem sempre a solução sobre a palma da mão. "Por coincidência eu conheço aguém, assim tenho certa chave." "Conheço alguém que com certeza conhecerá esse alguém". "Por coincidência sei de uma coisa que nunca comentei que sabia e que agora nos salvará".

E, enquanto temos essa metamorfose adulta presente nos principais e coadjuvantes, em contraste, também temos um forte teor infantil. Frases dignas de pré-escola se impregnam na cabeça dos personagens. Assim, na minha idade, o famoso "dois namoradinhos" não é capaz de me fazer perder a cabeça com tanta facilidade, ou me fazer soltar uma frase feita tão esdrúxula quanto. E esse embate de infantilidade praticamente toma conta de primeira metade do livro.

Mas por que queimei a língua?

A resposta é simples: Porque, todo o mais, é incrível! A partir do momento em que a história passa finalmente a se movimentar, a funcionar como um livro policial de verdade, as emoções e descobertas estão sempre muito presentes. E não pensem que são descobertas bobas do estilo "eu não morri". O enredo é muito mais global do que pensamos, remexendo na história que realmente presenciamos e estudamos.

A misteriosa Dona Morcega é, para mim, a maior incógnita desse tão ótimo livro, e adorei como, na hora certa, suas palavras vieram à tona, junto com revelações de tremer a espinha. Aconselho quem for ler a prestar bastante atenção aos detalhes dos pensamentos do Mickey, pois, guris, no fim vale muito a pena.

E essa revolução na história também ajuda muito na construção dos personagens, mostrando-os limites que simplesmente não podem ultrapassar, impondo situações que, de fato, precisarão de uma ajuda. Afinal, num livro, apresentar a fragilidade e o gosto da derrota é tão bom quanto mostrar a força de um herói, isso nos aproxima mais do que ele está querendo nos mostrar.

Piadas sem graça a parte, não me arrependo de ler esse livro. Nem um pouco. Uma trama muito bem construída, momentos de explode-cérebro... Não foi minha melhor experiência com o autor, mas os exemplares de Desaparecido para sempre e Uma questão de segundos (continuação de Refúgio) já estão aqui do lado para melhorar o que já está bom.

pensadoremserie.blogspot.com/2014/03/resenha-livro8-refugiobrincando-de.html#tJM8eDTbY4K1cE5W.99

site: pensadoremserie.blogspot.com

Rinaldo 10/02/2021

Refúgio
Mickey Bolitar passa a descobrir uma rede de escravização de jovens para prostituição...e seu pai estará morto? Uma ótima história Harlan Corben.

Rita Nunes 02/02/2013

Adorei! Mais um livro excelente, narrativa extremamente fluída, e um enredo interessante. Eu fiquei estupefata com as ramificações do foi sendo descoberto. E as últimas palavras, na última linha, nossa, é quase obrigatório ler o próximo livro!
Recomendo!

Vinícius Dias 05/01/2013

Desafio Realmente Desafiante nº 1 - Refúgio, de Harlan Coben
Este é o primeiro livro que leio do Harlan Coben, e pude comprovar que ele é realmente tudo aquilo que dizem, mesmo pensando que Refúgio não deve ser um de seus melhores!! O livro é envolvente, e tem aquela pegada de suspense infanto-juvenil que tanto me agradou na infância com os livros da coleção Vaga-Lume (quem conhece, concorda que é ótima), mas ainda senti que muitos detalhes foram deixados de fora, e o desenvolvimento foi um tanto apressado!
Parecia que eu sentei para ler Refúgio e, numa piscadela de olhos, já estava acabando!! Parte da culpa é minha, claro. Estava tão envolvido na história que nem pensar em outra coisa pensei. Mas o autor poderia ter "desacelerado" as coisas também!! rsrs.
Depois de Refúgio, estou sentindo que vou ser um daqueles fãs de carteirinha do Coben! Hehehe

Leia mais em www.livroserabiscos.com

Ruth 11/09/2012

Maravilhoso "Com uma pontinha de saudades de Myron"
Refúgio primeiro livro de Mickey Bolitar sobrinho de Myron Bolitar. Antes de mais nada devo ressaltar que “Estou com muitas saudades do Myron e que só quis muito ler esse livro por causa dele. Esperei ter uma participaçãozinha dele e ainda bem que teve então começo a dar meu primeiro pontinho para Mickey. “
Agora voltando a falar de Mickey ele será um Myrozinho quando estiver maior (digo na idade pq no tamanho ele é imenso ). Engraçado que nem o Tio. Inteligente, astuto e sensível. Os amigos dele nem posso falar nada pq senti muita falta de Win muita falta mesmo. Queria fazer de Colherada (WIN) e de Ema (Esperanza) Mais sei que não são por serem muito diferentes apesar de eu ter gostado muito de colherada. Ema é do tipo que ainda não deu para formar uma opinião. Ela é cheia de segredos mais é uma amiga e tanto isso não posso negar. Tem partes em que dei tanta risada q minha barriga ficou doendo tipo quando Myron fala “Vc chorou quando foi preso Mickey- ai ele balança a cabeça que não._ Então Myron volta a dizer – Pq o chef Taylor chorou como uma criança de três anos. “ Nossa nessa parte eu quase q não paro de rir quando vcs lerem essa parte vão entender o pq. Myron quantas saudades de vc. Para um começo de uma nova empreitada Harlan como sempre me surpreendeu no final e deixou perguntas sem resposta o que deve ser respondidas no próximo livro. Eu adorei a narrativa como falei ele é Genial e esse livro acabou depressa demais. Estou louca pelo próximo o que espero que venha logo.

Uma dica vc só deve ler refúgio depois que ler Alta tensão e só pode ler Alta tensão depois que ler Quando ela se foi pq se ler sem está na ordem vai ver muitos Spoilers e isso fica meio sem graça. Então recomendo os livros da série Myron Bolitar (O meu personagem preferido tirando o Win.) E recomendo Refúgio. Harlan seu lindo vc não cansa de ser sempre brilhante heim?!

Danika 23/11/2012

Uma série? Droga.
Pela primeira vez na vida, me senti irritada ao terminar um livro de Harlan Coben.
Deixo logo claro que o livro é MUITO BOM!
Mas o que houve então, Danni?
Vamos lá...

Este livro é uma história de Mickey Bolitar, sobrinho do nosso querido, amado e adorado Myron. Um adolescente de 15 anos que está passando por uma situação bastante delicada em sua vida. Novato na escola, conhece Ashley e eles se dão bem juntos. Até que ela simplesmente desaparece. Não vai mais à escola, não atende o celular, não dá sinal de vida. Preocupado com a possível futura namorada, Mickey tenta de alguma forma descobrir o que está havendo. Até que, indo para casa, uma velha, apelidada de Dona Morcega, grita seu nome e diz algo sobre o seu pai. Algo que poderá mudar a vida de Mickey para sempre.

"Dona Morcega ergueu lentamente a mão - tão pálida que não era branca, mas azulada como uma veia - e apontou um dedo trêmulo e ossudo para mim. Fiquei calado. Ela continuou apontando na minha direção até não restar dúvida de que eu a estivesse vendo. Quando viu que eu a olhava, seu rosto enrugado se abriu em um sorriso que fez um calafrio percorrer minha espinha."

Não vou me ater ao que ela diz. Não posso. É spoiler do livro Alta Tensão! hahaha E não, não é continuação. Mas é lá que conhecemos Mickey e sua antipatia com seu tio Myron. Eles não se dão muito bem, por motivos que só a mãe de Mickey pode falar. Mas a partir desta informação que D. Morcega solta, é que Mickey começa também a tentar falar com ela novamente. Mas ninguém a conhece de fato. Para todos, ela é só uma lenda de uma casa abandonada. Nunca ninguém a viu. Bem, ele a viu. Viu?

"Quando uma pessoa nos magoa ou nos engana, ficamos com raiva dela, mas ficamos mais irritados ainda quando ela nos faz de idiota."

Quem o ajuda nessa investigação, é o seu novo amigo Colherada e a gótica Ema. São os únicos amigos que ele conseguiu fazer no colégio, fora Ashley. Você nem imagina o que três adolescentes são capazes de descobrir. Até que Mickey percebe que tudo está ligado, quando um símbolo em forma de uma borboleta estilizada aparece em todo lugar. Os personagens são bem construídos e o desenvolvimento de alguns durante a trama é muito bem elaborado.

"Trocamos olhares. Meus amigos, pensei. os únicos amigos de verdade que havia tido em toda a minha vida. Mas, ainda assim, de alguma forma eu sabia que eles eram muito mais do que isso, que aquela não seria a última vez em que estaríamos juntos daquele jeito."

O livro, em sua maior parte, é realmente de tirar o fôlego. Você fica na expectativa do que vai acontecer a todo momento. E você chega no fim, naquela ânsia de saber o que realmente aconteceu em um trágico dia e se depara com:
"FIM DO LIVRO UM"

Aaahhhh vá.

Sério? Fiquei mesmo tensa o livro todo, louca por uma resposta e você me vem com essa, Harlan? Muito revoltada. Muito mesmo.
Claro, que você consegue imaginar o que aconteceu. Mas ele ainda solta outra bomba sem explicação nenhuma. Aí sim, você surta e entra em colapso. *Eu, a dramática* rsrs

Leiam, porque é muitíssimo bom! Assim como todos os outros de Coben.
Meu autor querido, cuidado para não fazer seus fãs infartarem. Beijo grande na careca! =P

crpaiva 26/07/2012

Gostei
Mesmo sem as atuações do Win e do Myron, valeu pela trama. O final tem soluções esquisitas, mas é a licença poética que manda. Ficou aberta uma porta para a continuação.

Ananda Faria 23/11/2020

Refúgio
É um livro misterioso do início ao fim. Mickey Bolitar tem seu pai, Brad, morto em um acidente de carro e sua mãe, Kitty, fazendo tratamento em uma clínica de reabilitação. Ele está morando com seu tio Myron Bolitar, o qual não gosta muito.
No novo colégio, ele arruma uma namorada, Ashley, que desaparece misteriosamente. E terá ajuda de Ema e Colherada para encontrá-la.
Além disso, Dona Morcega, uma idosa, lhe conta que seu pai está vivo.