Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Mabi 16/08/2022

Não me agradou
A escrita é boa, o desenvolvimento é bom, mas a história.... Meu deus do céu que história chata sem pé nem cabeça, no início ao fim foi eu torcendo pra acabar.
A maior besteira que eu já li no meio de 30 livros esse ano, pior até que o livro do caso Richthofen que é o livro com a nota mais baixa do meu skoob.
tnnick_ 16/08/2022minha estante
Tudo mentira gente

Claumdd 19/09/2021

Passado e presente se misturam.
Uma trama cheia de misterios intrigantes, adolescentes curiosos e uma historia q teve início na segunda guerra mundial mas que perpetua até os dias de hoje.

Marcos Ogre 30/03/2014

É, eu queimei minha língua.
Refúgio, ainda que com tão poucas páginas, foi um dos qual mais me lembro de ter demorado a ler, por uma sequência de experiências ruins. E, como vocês puderam ver logo ali em cima, queimei minha língua por tirar uma conclusão tão precipitada. Bem, eu posso explicar. Nunca havia lido nada de Coben (me arrependo, hoje, de ter demorado tanto), e, ouvindo falar dele e do que gosta de escrever, esperei algo mais... Maduro. Não que seja um livro infantil, longe disso, o livro é até muito forte em algumas cenas, mas a primeira e principal ideia que me vinha à cabeça quando sentava para ler Refúgio era: Harlan, você não devia escrever sob o ponto de vista de um adolescente.

Bom, eu tenho dezesseis anos, então sou um adolescente, e, embora não esperasse me identificar com Mickey (o protagonista), um esportista alto, conquistador, impulsivo (logo eu, o odiador de atividades físicas que pensa demais antes de agir), acabei me estranhando demais com o personagem.Primeiramente: ele é jovem demais para o que faz. Existem certos pontos no livro que, para mim, é quase impossível imaginar um jovem de 15/16 anos com executador de certas decisões e ações. Não que nós, jovens, não sejamos maduros o suficiente, ou incapazes, mas existem certas coisas que... Tipo, deveriam ser mais difíceis. E isso, em vezes, acaba se misturando com outros fatores bem incômodos, como o fato de ele e sua turma do barulho terem sempre a solução sobre a palma da mão. "Por coincidência eu conheço aguém, assim tenho certa chave." "Conheço alguém que com certeza conhecerá esse alguém". "Por coincidência sei de uma coisa que nunca comentei que sabia e que agora nos salvará".

E, enquanto temos essa metamorfose adulta presente nos principais e coadjuvantes, em contraste, também temos um forte teor infantil. Frases dignas de pré-escola se impregnam na cabeça dos personagens. Assim, na minha idade, o famoso "dois namoradinhos" não é capaz de me fazer perder a cabeça com tanta facilidade, ou me fazer soltar uma frase feita tão esdrúxula quanto. E esse embate de infantilidade praticamente toma conta de primeira metade do livro.

Mas por que queimei a língua?

A resposta é simples: Porque, todo o mais, é incrível! A partir do momento em que a história passa finalmente a se movimentar, a funcionar como um livro policial de verdade, as emoções e descobertas estão sempre muito presentes. E não pensem que são descobertas bobas do estilo "eu não morri". O enredo é muito mais global do que pensamos, remexendo na história que realmente presenciamos e estudamos.

A misteriosa Dona Morcega é, para mim, a maior incógnita desse tão ótimo livro, e adorei como, na hora certa, suas palavras vieram à tona, junto com revelações de tremer a espinha. Aconselho quem for ler a prestar bastante atenção aos detalhes dos pensamentos do Mickey, pois, guris, no fim vale muito a pena.

E essa revolução na história também ajuda muito na construção dos personagens, mostrando-os limites que simplesmente não podem ultrapassar, impondo situações que, de fato, precisarão de uma ajuda. Afinal, num livro, apresentar a fragilidade e o gosto da derrota é tão bom quanto mostrar a força de um herói, isso nos aproxima mais do que ele está querendo nos mostrar.

Piadas sem graça a parte, não me arrependo de ler esse livro. Nem um pouco. Uma trama muito bem construída, momentos de explode-cérebro... Não foi minha melhor experiência com o autor, mas os exemplares de Desaparecido para sempre e Uma questão de segundos (continuação de Refúgio) já estão aqui do lado para melhorar o que já está bom.

pensadoremserie.blogspot.com/2014/03/resenha-livro8-refugiobrincando-de.html#tJM8eDTbY4K1cE5W.99

site: pensadoremserie.blogspot.com

Gabizinha 17/11/2022minha estante
pois vc vai amar o Myron, muitooo melhor

favero.o 30/12/2022

" Pessoas que incentivam um comportamento destrutivo em alguém que amam, porque criam desculpas para defendê-las?."

Ca Melo 01/08/2016

1º Livro da Série Mickey Bolitar
Você é um protetor, cuida das outras pessoas. É como um refúgio para elas. (Pág. 111)

Como de costume todo livro que inicia uma série é uma apresentação dos personagens e ambiente em que a história se passa. Há o mistério maior que envolve toda série sobre a morte ou não de Brad Bolitar, o pai de Mickey e irmão de Myron. A escrita do autor é muito incrível, pois ele tem a grande capacidade de nos envolver num mistério, lançar várias pistas que parecem não ter nenhum sentido, até que no final todos se conectam como uma teia.

Mickey é um adolescente que já viveu tantas coisas e tantos traumas, diferente do tio Myron que nos faz torcer tanto por ele, como se ele merecesse um pouco de paz e tranquilidade, mas as coisas só parecem piorar cada vez mais.

É engraçado como você se permite esquecer por alguns segundos, como, mesmo na pior das situações, você pode ter momentos em que se engana e pensa que tudo talvez fique bem. (Pág. 83)

Mickey sempre cresceu morando em vários países, mas a relação que faz com seus novos amigos Ema e Arthur, vulgo Colherada, é tão rápida e forte que os mantém unidos diante dos obstáculos, e ainda por se atraírem já que são os “perdedores” da escola e sofrerem bullying. Eu gostei muito desses personagens, cada um tem a sua peculiaridade e personalidade única, formam um trio um tanto excêntrico mas ao mesmo tempo de conjunto e complemento ao outro.

Aliás, para os que já conhecem os livros da série Myron Bolitar é possível ver algumas transições dos personagens principais: idade (vida adulta x adolescência) espaço (vários locais x ensino médio) e personalidade (aberto x fechado).

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2016/02/28/serie-mickey-bolitar-por-harlan-coben/

Thaina.Carvalho 26/08/2016

Ótimo Livro
Um livro que me fez mergulhar de cabeça na história e que me fez me apaixonar pela escrita do autor.

Kallyssa 29/08/2016

De tirar o fôlego
Esse livro faz revelações chocantes ao longo da historia, é de tirar o fôlego!

Esdras 20/09/2016

Refúgio
Li as primeiras páginas e fiquei pensando que a narrativa soava bem menos madura que as outras do Harlan. Com gírias adolescentes e tal. Tudo bem, o protagonista é adolescente. Mas a questão é que eu conheci o Mickey em outro livro do Harlan. Paralelamente, com a mesma idade, só que lidando com coisas de gente grande. Aí quando vi aqui que o negócio era encontrar a namoradinha desaparecida, eu já entortei a boca.rs. Mas vejam só: o Harlan logo me fez desentortá-la! haha. Tudo vai muito além disso. Esse desaparecimento tem ligação com inúmeros outros e faz parte de uma corrente profunda e extensa de sumiços gerenciados por máfias do bem e do mal. Uma das grandes questões, então, é saber quem é o verdadeiro vilão aqui. Porque todos que cercam o Mickey parecem barra pesada. E, enquanto tenta achar a Ashley e lida com sua mãe viciada, ele ainda é atormentado pela duvida que lhe foi plantada: Qual o verdadeiro paradeiro do seu pai. O que ele sabe é o que realmente aconteceu? A narrativa se tornou ágil muito brevemente e não parou até o fim, quando as peças enfim se encaixam e a gente fica chocado com algumas revelações. A menção ao Holocausto, e etc, deu aquele toque emocional a história, gostei bastante disso. Os personagens secundários são legais. Confesso que demorei um pouco a gostar da Ema. Do 'colherada' eu gostei de cara. rs. Rever o Myron? Não tem preço!rs. Sou suspeito pra falar do Harlan. Já estou bastante familiarizado com a escrita dele e sempre prazeroso desfrutá-las.
Deyvid  21/09/2016minha estante
Ótima resenha! Ainda não comecei a ler a série Mickey Bolitar, mas vou ler, sim!

Esdras 21/09/2016minha estante
Leia! E me conte o que achou, não esqueça. ;)

Deyvid  21/09/2016minha estante
Sim. ;-)

Rinaldo 10/02/2021

Refúgio
Mickey Bolitar passa a descobrir uma rede de escravização de jovens para prostituição...e seu pai estará morto? Uma ótima história Harlan Corben.

@mamaetalendo 25/06/2018

#semanaharlancoben #harlanlovers Tenho verdadeiro amor pelos livros de Harlan Coben, em especial a série Myron Bolitar. Me divirto e amo de verdade! Pra mim Myron é de outro mundo! Rsrs! Ao saber que tem um novo lançamento da série, resolvi ?maratonar? e ler os três que faltavam! Claro que tem pouco do Myron neles! Mas só o vislumbre vale a pena! Hehe

O livro #Refúgio, #HarlanCoben, é o primeiro livro da saga do autor que tem como protagonista #MickeyBolitar.

Pra quem já leu a série de 10 livros de #MyronBolitar, sabe que Mickey aparece no último livro #AltaTensão.
Mickey é sobrinho de Myron, filho de Brad (irmão de Myron), e apesar de adolescente cheio de traumas e responsabilidades.
Sabe a impressão de que o fruto não cai longe do pé? Pois é. Mickey tem a semelhança física de Myron, adora basquete e encontra amigos que me fizeram lembrar Esperanza, Win, Cindy! Ah! E não podemos esquecer! Tem o ?fraco? em se tornar herói!

Refúgio é um livro de mistério e ação, cheio de suspense. Cheio de enigmas, (desaparecimento de sua namorada Ashley), perguntas sem respostas (sua vizinha dizendo que seu pai não morreu), Mickey precisa tomar decisões para tentar resolver todo o enigma no qual sua vida está envolvida e proteger seus amigos.
O final, como todo livro de Harlan Coben, está repleto de muita ação e muitas lacunas fechadas. Porém, várias ficaram abertas também, dando deixa à continuidade da história nos próximos livros.
#recomendo #mateisaudadesdomyron @bolitar.myron @harlancoben #harlancoben #refugioharlancoben #instaliterario #igreads #instabook #instabook #book #books #bookaholic #bookstagram #mulherbacanale #clubedolivro

Diogo Matos 21/10/2018

Uma boa leitura
Apesar de inferior aos livros da série de Myron Bolitar, a narrativa e escrita de Harlan Coben nos envolve na história. Mickey não tem o mesmo carisma de seu tio, no entanto, possui o mesmo senso de justiça.
A leitura é bem fluída, e um gancho enorme é deixado para o próximo livro. Vale a pena!