Primeiros Cantos

Primeiros Cantos Gonçalves Dias

Resenhas - Primeiros Cantos

Beto | @beto_anderson 26/04/2023

Lido por obrigação
Apesar de ser apreciador da poesia romântica, as poesias de Gonçalves Dias, em alguns casos nesse livro, não me prenderam a atenção. Algumas são bem interessantes, mas a maioria não tiveram sentido algum para mim. Confesso que ler poemas, especialmente de autores clássicos, não faz parte da minha zona de conforto.
Uyuuu08 14/10/2023minha estante
Entendo. Só estou lendo por conta de vestibular. Lamento a mim mesma por não apreciar e entender poesias românticas. No entanto, admito que elas estão longe da minha zona de conforto

Ester507 02/02/2024minha estante
tive a mesma sensação no meu primeiro contato com as obras de Gonçalves Dias,
hoje em dia estudo sobre ele e lhe garanto que a leitura se torna mais compreensível quando você entende o contexto histórico, existem realmente muitas coisas, mostivos pelos quais ele escreveu o que escreveu. nada, nem mesmo sua métrica foi pir acado

Mateus 08/09/2022

O amor por sua terra
Gonçalves Dias, tem como poucos, o sentimento, que reside na memória, memória de seu país que se infunde aos seus sentimentos.

Oh! quadra tão feliz! - Se ouvia a brisa Nas folhas sussurrando, o som das águas, Dos bosques o rugir; - se os desejava, - O bosque, a brisa, a folha, o trepidante Das águas murmurar prestes ouvia.
Se o sol doirava os céus, se a lua casta.
Se as tímidas estrelas cintilavam, Se a flor desabrochava envolta em musgo, - Era a flor que eu amava, - eram estrelas Meus amores somente, o sol brilhante, A lua merencória - os meus amores!
Oh! quadra tão feliz! - doce harmonia, Acordo estreme de vontade e força, Que atava minha vida à natureza!
Ela era para mim bem como a esposa Recém-casada, pudica sorrindo;
Alma de noiva - coração de virgem, Que a minha vida inteira abrilhantava!
Quando um desejo me brotava n'alma, Ela o desejo meu satisfazia;
E o quer que ela fizesse ou me dissesse, Esse era o meu desejo, essa a voz minha, Esse era o meu sentir do fundo d'alma, Expresso pela voz que eu mais amava.

Digo mais, existe na verdade, a mais bela das inquietações, recomendo para aqueles que amam na memória.

oilanazu 15/10/2023

Achei muito bleh, não sei, de alguma forma eu esperava mais, foi muito cansativo e muito repetitivo. não posso dizer que é um livro ruim ou chato, só não é o que eu tô acostumada a ler e só li por causa do vestibular

Jub's 02/05/2023

Você quase me conquistava
Então, li esse livro pro vestibular da UEMA 2023 e meu deus, que livro cansativo! Se já foi cansativo pra mim que já ler livros clássicos ou livros mais históricos e políticos, imagina alguém que nunca pega nem um livro pra ler? Eu iria dá 4 estrelas pois teve alguns poemas que me agradaram bastante, acho que meu favorito é o "Soldado Espanhol", mas ele deixa a desejar, pelo menos pra mim, que os poemas em si são muuuuito repetitivos: muita melancolia; falar de morte; mulheres/amores e as vezes, bem raro mesmo, de algo aleatório. Quase não vi nesses poemas oque fez ele ser o precursor da primeira geração do romantismo no Brasil, você ver isso só nos primeiros poemas e pronto, acabou. Ele é um ótimo poeta, aliás, ele escreve muito bem (infelizmente acho que ele não tem nada em prosa, uma pena) e fico muito contente de ser um maranhense bastante reconhecido, mas se você já não vai com a cara de poema, você vai sim sentir tédio por conta dos poemas longos e das repetições de temas (o próprio livro já avisa isso no começo kkkkk). Já a edição, amei! Foi ótimo eles colocarem muitos apógrafos pois há termos antigos e ficar pesquisando toda hora é chato; explicação de alguns versos; observação para as sílabas métricas; sem contar da tradução dos epígrafes, oque colabora bastante com o leitor. Como eu disse, daria 4 estrelas se pelo menos 50% desse livro não fosse um puro tédio, aliás, não recomendo pra quem tá começando a ler, você não vai entender nem os versos mais simples que tiver nesse livro kkkkk.
Vinicius.maris 15/11/2023minha estante
Simmm, o livro te motiva logo no início kkkkKkk. Vai tentar qual curso na uema??

Beca 07/10/2023

Li por causa do vestibular da uema e nossa que cansativo,eu não sou muito fã de poemas,porém teve uns que me agradaram.
Achei uma leitura muito repetitiva,muito melancólico,romântico mas acho que se não fosse um livro que li por obrigação,tenha certeza que não leria, é uma leitura complicada e tediosa apesar de ser um autor de muito renome.
Vinicius.maris 15/11/2023minha estante
Me encontra na mesma situação, vai fazer UEMA pra qual curso? Klkk

Beca 06/12/2023minha estante
Tentando pra med e vc? Kkk

Vinicius.maris 07/12/2023minha estante
@beca agronomia

Ari 24/11/2023

Chato, chato e chato
Odeio tanto poemas, acho maior chatice então cmg não deu certo. Só li por causa do vestibular que é leitura obrigatória.
Mas foi uma grande tortura

Tata 26/11/2023

Péssimo
Tentei demais ler esse livro, foi uma tortura de tão chato que é. Foi por causa da escrita complicada, não estava entendendo nada.

saraguiarz 11/12/2023

Terminei faz um tempo mas esqueci de atualizar aq, só li pra uema, não é o tipo de livro q eu costumo ler

Camille Ramos 16/06/2009

Para quem gosta
Eu, como não gosto de poesias do tipo, não gostei muito não... Já não gosto muito de poesias, ainda mais assim...

Plano de leitura escolar = leitura obrigatória...

Nunca pegaria para ler, mas como já disse: é para quem gosta.

Prefereria ter lido Álvares de Azevedo a Gonçalves Dias, mas nem tudo na vida a gente pode escolher.

Matheus 23/05/2010

Regular
Definitivamente não é o tipo de livro que eu escolheria para ler por conta própria (li para uma prova de Literatura). Alguns poemas são demasiadamente complicados, é realmente difícil entendê-los. Mas a primeira parte ("Poesias Americanas") é com certeza a melhor, mais fascinante, e bem que eu queria que ela fosse maior. Mas as outras duas ("Poesias Diversas" e "Hinos") chegam a ser enfadonhas para um leitor despreparado e inexperiente.

Blog "Sob uma árvore": contos de ficção com uma pitada de realidade!