Os Dois Irmãos

Os Dois Irmãos Oswaldo França Júnior

Resenhas - Os Dois Irmãos

Ricardo256 15/03/2021

Busca por alg(o)uém
O livro é narrado em terceira pessoa e apresenta um tipo de narrativa que não oferece dificuldades ao leitor, mas trata de um tema interessante: a busca. Temos aqui a história de dois irmãos: um chamado de ?irmão? e o outro chamado de ?homem?. O irmão é um personagem relapso e vive numa busca por pedras preciosas em garimpos. Já o homem, vive numa busca pelo irmão, sendo que o livro começa a contar a partir da morte do pai de ambos. Muitas coisas são lembradas pelo homem que quer trazer seu irmão para a sua realidade. O livro conduz a história sem muita perspectiva, com um fundo de niilismo por parte do irmão. Em alguns momentos, a forma narrativa lembra a Bíblia e o livro é cheia de cenas tragicômicas.

Eduardo 07/05/2011

Quando fui pegar esse livro da estante para emprestá-lo à Rita, é que me dei conta de que não havia escrito uma linha sequer sobre essa leitura.

eis um romance de composição simples.
mas simples mesmo, que não oferece qualquer dificuldade ao leitor.
Lê-se com muita velocidade, caso se queira.
Mas não se trata, por conta do bonito tema, de um livro-pipoca, livro passatempo, leitura descartável. é um paradoxo interessante. um livro fácil que não é banal.

como diz o título, conta-se a história de dois irmãos. um deles, obcecado pela ideia de encontrar pedras preciosas, é largado, pouco se importando para a realidade que o cerca. e o outro irmão, preocupado com o rumo do primeiro, o segue.
o livro inteiro assim: um irmão preocupado seguindo o outro, dando conselhos, fazendo perguntas. e nem sempre sendo ouvido.

dois irmão opostos? sim. mas que não se anulam.
do início ao fim o leitor percebe que um não vive sem o outro.
preciso dizer que achei simples e lindo?

---
PS: para falar mais sobre o livro, precisaria reler. e quero fazer isso. nutro grande simpatia por esse livro. acho que o tema (irmandade) contribui para isso.