Redação para Concursos e Vestibulares

Redação para Concursos e Vestibulares Dad Squarisi...

Resenhas - Redação para Concursos e Vestibulares

Deilson.Barros 16/07/2020

Simplicidade é sofisticação
Embora seja um livro de 2009, ele não perde sua atualidade ensinar com bom humor como escrever com maior clareza, coerência e coesão textos para concursos e vestibulares, o que não o torna menos importante para outras finalidades. A obra traz exercícios para fixar o aprendizado de cada capítulo, revelando as respostas ao final do livro, mas não são questões recolhidas de vestibulares ou concursos.
A obra me fez admirar a simplicidade com que se deve escrever e me ensinou que sempre é possível cortar os excessos onipresentes nos nossos escritos e deixá-los mais enxutos. A clareza e a coerência da comunicação estão na simplicidade com que a expressamos. Menos é mais.
Recomento a leitura.
Nota 4 de 5.

CleuzaFaustino 17/04/2014

Conversas sobre a arte de escrever bem
Em 35 lições, as autoras "conversam" com o leitor sobre as características de um bom texto. Dão exemplos, dicas, fazem comparações, propõem exercícios, com uma linguagem leve e informal. Porém, pela ênfase que elas colocam na concisão, utilizando frases curtas demais, o texto acaba ficando picotado e sem fluidez. E com isso "roubam" uma das qualidades da redação nota 10: a cadência.

Mesmo assim é um bom livro. Recomendo.