Pedro Noite

Pedro Noite Caio Riter...

Resenhas - Pedro Noite

Sra. Cass 28/02/2023

Menino pintado de noite, olhos de estrela?
Meu irmão trouxe esse livro da escola dele pra mais uma leiturinha que eu faço com eles. Quando peguei pra ler, vi o quanto uma história infantil pode nos tocar no fundo da alma. O livro conta a história de Pedro, um menino negro que não conhece suas origens e sofre racismo.
A parte que mais me doeu foi:
"[...] Pedro não era igual na cor, e foram logo apontando, cada vez que ele passava, e foram logo dizendo que ele sujo, bem sujo era. Sujo? Como sujo? Pedro perguntou dentro do peito, aquilo não era direito, banho tomava sim, e a água que caía em seu cabelo carapinha saía como vinha, limpa de tão limpinha. Água até de beber. E bebia."
Um livro infantil extremamente tocante e necessário. Seria ótimo se a leitura dele nas escolas fosse recomendada.
Cinco estrelas.

Paula Maria 19/09/2016

Filho da noite
“Um dia, ouvi um amigo meu, o Pedrão, falar de sua infância, e fiquei achando que tudo aquilo que ele dizia poderia virar história-poema. Assim escrevi ‘Pedro Noite’”, contou Caio Riter, autor do livro lançado pela editora Biruta, em 2011.

“Pedro Noite” conta a história de um garoto, muito alegre, criado pela avó “de criação” e que passou a ter inúmeros questionamentos em relação a sua negritude após ver um retrato seu com o pai, mas com “cabelo liso, todo ondulado, pele nem tão escura, um Pedro que não era o Pedro de verdade”.

O livro é lindo! Escrito de forma muito cuidadosa em forma de poema, ele toca em temas como autodescoberta, preconceitos, ancestralidade, auto aceitação. No texto, um pouco da língua yorubá e da cultura africana.

Trata-se de uma leitura fácil, mas torna-se necessário um debate posterior com a criança. É ideal para trazer à tona assuntos como tolerância e igualdade. O mote: é preciso lutar, se fazer respeitar. Coisa linda de viver. Vale o investimento. (Paula Maria Prado)