Em Busca de Abrigo

Jojo Moyes

Resenhas - Em Busca de Abrigo

Julia 31/03/2024

Um romance leve
Focado mais nas relações de mãe e filha e seus conflitos de gerações, Em busca de um abrigo é leve e de fácil idenficação com os personagens.

Apesar de algumas surpresas é muito mais sobre a compreenssão do outro e da empatia que aproxima.

Márcia 24/03/2024

Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes
Em Busca de Abrigo é o livro de estreia da autora
Em Em Busca de Abrigo, três diferentes gerações da família Ballantyne nos são apresentadas. Em terceira pessoa, ora acompanhamos a trama pelos olhos de Joy, a matriarca da família, ora pelos de sua filha, Kate, e ora pelos de sua neta, Sabine. No prólogo do livro, temos a noite em 1953 na qual Joy conhece o marido e os primeiros desenrolares desse encontro em sua vida. No primeiro capítulo, logo a seguir, somos transportados a 1997 com Sabine viajando para a casa da avó, férias um tanto quanto indesejadas por ela. Assim, a ótica da narrativa vai se alternando entre essas mulheres, ao mesmo tempo em que, em alguns capítulos, também retornamos aos anos 50, conhecendo mais do início da vida de casada de Joy.
Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo.

Pela terceira vez, Sabrine via um relacionamento da mãe ruir. Os seis anos em que teve Geoff como um pai realmente foram ótimos, mas mesmo que tivessem criado um vinculo, ela seria posta de lado quando ele construisse uma nova família. Nenhum mulher gostava de ver o marido com a filha de sua ex. Era a vida e Sabrine iria sobreviver. Infelizmente sua mãe não estava convencida disso.

Quando a coisa toda estourou, Kate logo pensou em afastar sua filha do olho do furação. Manda-la para a Irlanda lhe dará mais tempo para restabelecer sua vida, além demonstrar que existem outra pessoas em sua vida, mesmo que sejam os avós que ela só viu duas vezes na vida. O bônus, será ter mais tempo com Justin, seu novo namorado.

Joy não foi uma jovem como as outras, que sonhavam com seus casamentos e se empolgavam em participar de festas da alta sociedade. Ela não era muito de interações sociais e, se não fosse por sua mãe e sua melhor amiga, optaria por programas mais alternativos. Quem iria imaginar que ela encontraria um rapaz tão alto quanto ela e com gostos parecidos? Esse amor a primeira vista foi tão inesperado quando a oportunidade de noivarem em tão pouco tempo.

Joy e seu marido tinham uma paixão por cavalos e construiram sua família em uma fazenda no interior da Irlanda. A criação rígida dada a filha, as levou a uma relação conturbada e fez com que Kate rompe-se ligações com a família aos dezoito anos, quando fugiu de casa com sua filha nos braços. Mesmo tendo prometido a si mesma construir um relacionamento diferente com sua filha, o abismo que as separa hoje é tão grande quanto o que existe com sua mãe. Sabrine construiu um muro ao seu redor, destruindo qualquer relação afetuosa que pudessem ter construido.

Passar todo o verão em uma casa cheia de regras e sem sinal de celular parece o fim para Sabrine, mas pode um importante passo para compreender melhor a sua própria família.
A narrativa da autora é lenta e cansativa O leitor fica curioso para saber sobre os personagens , porque eles se comportam de uma determinada maneira. Mas o final do livro é um pouco decepcionante, pois não há muitas surpresas ou um enredo profundo.

Jóice 12/03/2024

Dos livros da autora que li até agora, foi o que menos gostei. A história é bastante parada, demora para começar a acontecer a ação e a desenrolar.

Iara Pinto Quaresma 11/03/2024

Esse foi o primeiro romance de Jojo, a história é boa, nos faz chorar em alguns momentos, mostra a difícil relação familiar que as vezes temos sempre em nosso cotidiano.
Gostei , vale a pena ler?

Paulinha 11/03/2024

Muito ruim
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim.
Eu normal leio até a página 100 e se não for conquistada abandono o livro, isso é o que eu digo, mas minha rigidez de pensamento dificilmente me deixa abandonar coisas que eu começo, então em 100 páginas eu não estava nada envolvida, mas pensei vamos até 200, em 200 eu já não gostava do livro, mas já estava na metade e pensei vai que tem uma reviravolta??
Não teve, totalmente previsível, mas ser previsível nem foi o pior.
Esse livro só fez enaltecer tudo o que tem de errado na nossa sociedade misogina, como se a única maneira de amar e viver fosse casando, aturando tudo que um embuste faz e ficando nesse mesmo casamento pelo resto da vida.
A Joy foi traída, viveu um casamento de merda e isso é enaltecido.
A Kate que tem coragem de bancar seus sonhos e sua vida é julgada o livro todo.
É muito absurdo.
Detestei, sério não recomendo.
Izabele31 11/03/2024minha estante
Esse livro dela não foi bom mesmo , mas se vc ler os próximos , ela melhorou muito a escrita

Paulinha 11/03/2024minha estante
Confesso que fiquei bem temerosa de ler outro livro dela, apesar de ter vários né. Você indica algum para superar essa leitura ?

Izabele31 12/03/2024minha estante
Leia o Navio das Noivas , eu gostei bastante , tem partes até de comédia , e é a história se não me engano , da avó da autora eu acho ,eu gostei bastante tanto que li em ebook e quero compra o físico pra ler novamente

Izabele31 12/03/2024minha estante
A garota que você deixou para trá, eu tbm gostei

Izabele31 12/03/2024minha estante
na vdd , sou bastante fã dela ,apesa de alguns livros deixarem a desejar ,gosto da pegada de história antiga com histórias de guerra

Paulinha 12/03/2024minha estante
Obrigada pelas dicas ?

Izabele31 13/03/2024minha estante
de nada

Laura.Michelangelo 01/03/2024

Achei o começo um pouco entediante, mas ao ir lendo, fui gostando muito e ficando muito curiosa para saber o que aconteceu ou estava acontecendo para as pessoas serem daquele jeito.

Marcia 25/02/2024

O livro começa relatando o primeiro encontro de Joy e Edward Ballantyne. Ela ainda é uma adolescente insegura, porém muito linda e ele já é um homem formado, maduro e muito seguro de si. Como não tinha muito tempo, o marinheiro Edward logo pede Joy em casamento e para o espanto de todos, ela aceita. Assim começa uma linda história de amor.
Kate, filha de Joy, tem sérios problemas para encontrar seu verdadeiro amor. Kate é uma ótima escritora, tem 35 anos, ruiva, linda, mas não se dá muito bem com os homens. Suas escolhas não dão muito certo, infelizmente, sua filha, Sabine, também sofre bastante toda vez que sua mãe precisa se separar. Exatamente por isso, Kate resolve deixar Sabine passar um tempo na Irlanda, com os avós.
Kate nunca conseguiu entender muito bem seus pais, e desde que foi embora para Londres, aos 18 anos, só os visitou uma vez. Mesmo assim, ela acha que é uma experiência boa para Sabine. E com Sabine longe é mais fácil resolver o fim de seu último casamento.
Sabine, mesmo a contra gosto, vai para casa dos avós. Joy e Edward são pessoas totalmente desconhecidas para ela. Cheia de raiva e ressentimentos da mãe, Sabine resolve encarar o desafio e mergulha em um mundo totalmente diferente de sua realidade.
Avó, mãe e filha, sempre muito distantes emocionalmente uma da outra, mas é na casa de Wexford que tudo começa a mudar.
É tudo muito difícil para Sabine, muitas regras para seguir, nada de tecnologia, a falta de carinho dos avós, a distância dos amigos... entretanto, ela descobre coisas novas, aprende a cavalgar, começa a aceitar mais a si mesma e as outras pessoas, começa a valorizar mais as coisas simples, e até consegue entender seus avós, criando um laço de carinho e amor muito forte com eles.
Quando Edward fica muito doente, Kate vai para a grande casa de Kilcarrion, em Wexford. Pela primeira vez, as três mulheres da família estão na mesma casa. Juntas, Joy, Kate e Sabine, desvendam um grande segredo de família que está guardado a sete chaves. Depois desse acontecimento a relação das três se transforma radicalmente.
Os personagens secundários desempenham papel importantíssimo em todo o enredo, deixando a história com um toque mais intrigante. A trágica e surpreendente história de Annie e Patrick eleva o nível do livro.

Celeste Lino 05/02/2024

É uma história bonita que narra a reconciliação entre mães e filhas e da construção de um laço entre a neta e os avós. O livro gera algumas reflexões sobre relações familiares, mas não é o foco.
Eu confesso que não gostei muito do encerramento do livro, o momento parece bom, mas ainda ficaram pontos a desejar. E confesso que essa paixonite da Sabine pelo Tohm foi bastante forçada.

Cris Moraes 01/02/2024

Parece que falta algo...
Eu conheci a escrita de Jojo Moyes em A Garota Que Você Deixou Para Trás. E sempre fui muito impactada por essa obra. Quase sempre é meu parâmetro para Jojo.
Agora, ao ler Em Busca de Abrigo, fiquei com a sensação de que faltava algo em várias partes do enredo. A história de três mulheres de três gerações diferentes, com seus dramas tão distintos e tão interligados pelos laços familiares, tem uma premissa muito interessante. A autora vai utilizar alguns elementos desse livro em outros momentos de forma perfeita e magistral. Aqui, na minha opinião, ficou faltando aquele treino de saber construir uma narrativa bem mais melhorada, algo que talvez só se adquira com a experiência.
Apesar disso, é um bom livro. Vale a pena.

Weverton.Diias 11/01/2024

Em busca de abrigo foi o livro que abriu meu 2024 , uma releitura ( sem querer ) pois eu tinha lido e não me lembrava disso KKK ... Mas que não me arrependo nem um pouco , como foi bom reviver essa história de superação tão gostosa de se ler , eu super indico pra quem está querendo ler e ainda está em dúvida , aqui está minha palavra , leia você irá se surpreender!!!

Eledir Gonçalves 23/12/2023

A história de 3 gerações de mulheres que precisam encarar as verdades do amor e as responsabilidades que existem em todas as famílias. Uma trama envolvente que traz a tona as tramas do passado e suas dores e que apenas dessa forma apresenta a cura e para o presente.

Moon 20/11/2023

Resenha
Joy, Kate e Sabine são respectivamente avó, mãe e neta, três gerações de mulheres que criaram barreiras ao redor de si mesmas devido a criação que receberam e possuem uma relação fria e distante entre si. Joy foi criada em Hong Kong, quando a Inglaterra ocupava o território colônia da Coroa, em uma época onde a mulher devia seguir as normas da sociedade e passou um pouco de sua rigidez para a relação com os filhos, gerando em sua filha Kate um ressentimento enorme com os pais, que nunca a compreenderam e praticamente a abandonaram quando ela engravidou aos 18 anos de Sabine. Já Sabine, uma adolescente de 16 anos, vê a mãe como uma pessoa impossivel de conversar, conviver e compreender, já que vê as atitudes da mãe como irresponsáveis e egoístas. Quando a separação de Kate e a doença do avô de Sabine faz as três mulheres se encontram e devem encarar seus ressentimentos ao mesmo tempo em que descobrem segredos de família que mostram que a visão delas sobre cada uma era muito equivocada.

Esse livro foi o primeiro escrito pela autora e por isso eu esperava uma história com uma qualidade inferior aos demais livros dela, mas achei uma leitura super madura, com uma escrita bem feita, marca registrada da Jojo em todos seus livros, além de um desenvolvimento com coesão e que direciona bem os acontecimentos.

Porém, não achei a história nada demais. As personagens principais são insuportáveis em alguns momentos e você fica com vontade de entrar na história e pegar elas pelo ombro e dar uma chacoalhada hahaha. Passei muita raiva com as atitudes das três, mas entendo que tudo tem a ver com a criação delas e suas mágoas projetadas nos outros. Algumas coisas me deixaram a sensação de ponta solta, o que particularmente, eu achei que poderia ter sido melhor explorado e achei o romance da Kate com o Thom meio forçado, não sou fã de instalove.