A Casa das Marés

Jojo Moyes

Resenhas - A Casa das Marés

babisenberg 09/12/2021

Legal
Os livros da Jojo Moyes sempre me acompanham quando quero ler algo mais leve e fluido. Muitas vezes as estórias são até previsíveis, mas em tempos de quarentena tudo que a gente não quer é se preocupar com algo a mais né?!
Nesse livro, A Casa das Marés, conferimos primeiro a estória de duas moças que acabaram crescendo juntas e que depois de terem contato com um grupo de artistas que alugaram uma casa na cidade onde moram acabam se distanciando e as circunstâncias da vida meio que destrói a amizade delas. Num segundo momento temos contato com uma mulher, mãe de uma bebê recém nascida que foi largada pelo namorado e que acaba aceitando sozinha um trabalho que a empresa dos dois estava pleiteando. Ela se muda pra cidade onde esse novo trabalho se encontra que consiste naquela casa em que os artistas viveram alguns anos atrás. E ali segredos são revelados e novas estórias se escrevem.
Bem tranquilo de ler e uma ótima pedida pra aliviar a cabeça!

Jahyne 30/11/2021

Leitura gostosa e emocionante!
Me apaixonei pelos personagens e pelas histórias que se entrelaçam..

O livro é uma delícia de se ler e deixa um gostinho de quero mais, talvez pela autora ter corrido um pouco com o final.

Mas vale muito a pena, recomendo!

Raissa 10/11/2021

Uma ótima história com um final que não está a sua altura.
Eu realmente fiquei decepcionada com o final desse livro. A história dele sempre cheia de reviravoltas e com muitos fatos acontecendo ao mesmo tempo perdeu força nas últimas páginas e parecia que a autora perdeu a vontade de dar um final a tudo, não tivemos explicações o suficiente e o final aberto não é nem intrigante, é apenas um final sem solução.
É uma boa leitura até chegar ao final, esse livro poderia ser melhor se os últimos capítulos não fosse.desenvolvidos com tanta presa pois não combina com o ritmo do restante do livro.

Renata Rocha 19/10/2021

A escrita da Jojo como sempre é muito boa, mas estou bastante desacostumada com livros em edições econômica, isso é um dos fatores que dificultaram a leitura, a história em si também não achei muito interessante e não me prendeu, a partir da parte 2 eu li bem de qualquer jeito porque quase nada de chamava a atenção

Andy.Sena 02/10/2021

A cada livro que leio da Jojo me pergunto como gostei de "Como eu era antes de você" ou "Caminho de liberdade", mas esses primeiros livro dela têm sido uma luta intensa vencer. Capítulos imensos, personagens tediosos e uma vontade imensa de fechar o livro e esquecer do mesmo porque não existe nada que o prenda na história. Foi exatamente assim que terminei esse livro. Descobri que o protagonismo desse livro não é uma pessoa e sim uma casa. A primeira parte é a mais chata de todas. Você começa a segunda sem entender absolutamente nada, já que do nada somos lançados num novo cenário com caras novas, apenas no decorrer desse 2 ato as peças vão encaixando. Na 3 e última parte, temos o fechamento da história que não foi assim tão interessantes, apenas cumpriu o que prometeu: encerrou a história.
GraCarol 24/10/2021minha estante
Amo a escrita da Jojo mas nesse livro ela conseguiu fazer com que eu abandonasse a leitura sem dó alguma...

Suka - Pensamentos & Opiniões 21/09/2021

O livro "A Casa das Marés" é dividido em três partes. Na primeira parte conheceremos Lottie e Celia duas jovens criadas como irmãs que ao saberem que a Casa Arcárdia tinha novos moradores decidem ir juntas ver de quem se trata, elas acabaram fazendo amizade com Adeline e os artistas que vivem com ela, com o tempo a casa será conhecida como a casa da artista. Mas nesse meio tempo, quando a mãe de Celia descobre que ela esteva amiga dessas pessoas, envia Celia para Londres e Lottie acaba ficando e ainda escondido visitando Adeline.
Lottie receberá uma carta de Celia contando a ela que está apaixonada por um rapaz que conheceu Guy e que em breve irá visitá-los, até que chega o dia de receber Celia que leva Guy com ela, ele encantará toda a família e na breve troca de olhar Lottie se apaixonará por ele.
E é partir desse momento que a história irá se desenrolar, é um bom romance, talvez um pouco clichê, mas é gostoso de se ler, faz com que nos aproximemos dos personagens e torcemos para um final feliz.
O livro faz com que tenhamos a visão dos diversos personagens da história, começa com o passado e traz para o presente de forma que nenhum personagem se perde e todos se conectam.
É um romance que fala sobre amizade, amor, perda, decepções e que mostra como de fato é a vida, mostra que as escolhas só dependem de nós. E que a felicidade nem sempre é aquilo que você tanto deseja.
É um bom romance e vale muito a pena ser lido. Esse foi a segunda obra escrita pela Jojo e difere bastante das atuais obras escrita por dela, achei o enredo mais lento, mais pausado, mas que ao mesmo tempo instiga a nossa curiosidade com o que acontecerá a cada personagem. É uma leitura envolvente.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

Letícia 02/09/2021

Envolvente!
?A casa das marés é dividida em três partes, intercalando a história em presente e passado.

A história se passa em Merham, uma cidade tradicional, com rígidas regras sociais. Tudo começa nos anos 50, onde conheceremos Lottie Swift e Célia Holden, sendo a primeira adotada pela respeitável família Holden durante a segunda guerra mundial e que ama morar ali naquela cidade, perto do mar, e a outra, não vê a hora de poder sair daquele lugar.

As coisas ficam agitadas quando uma família de artistas com atitudes, vestimentas e modos de viver totalmente contrários as pessoas que vivem naquela cidade se mudam para a casa Arcádia, trazendo curiosidade para alguns e receio para outros.

Já no presente, século 21, vamos acompanhar uma arquiteta, recém separada e insegura com seu trabalho (já que trabalhava junto ao marido) que foi contratada para reformar sozinha a casa Arcádia, a tornando um hotel, porém, as pessoas daquela cidade continuam com o mesmo pensamento, defendendo com unhas e dentes suas regras e não querendo nenhuma mudança e nem pessoas diferentes entrando em sua cidade, tornando o trabalho da arquiteta um desafio maior do que já era.

Durante a reforma da casa Arcádia vamos voltando ao passado, como flashs e descobrindo junto com a arquiteta vários segredos que se passaram naquela casa e naquela cidade, segredos que envolviam Lottie, a família Holden e a família de artistas.

? Esse livro me trouxe de volta algo que eu havia perdido há muito tempo, o hábito da leitura. Através dessa leitura eu percebi o quanto queria conhecer e me apaixonar por mais histórias como essas, me apegar a personagens e torcer o nariz por outros, conhecer lugares sem sair do lugar, ver, conhecer e sentir tudo apenas pelas páginas do livro.

Sou apaixonada por esse livro e por essa autora, sofri junto com a Lottie (coloca sofrimento nisso), maaaaas, o final desse livro me deixou muito triste, muito mesmo! ?

O final me deixou muito pensativa e triste, não só por Lottie, mas para todos os envolvidos. Não posso falar muito, senão vai ser um spoiler daqueles ? Então, se você já leu esse livro vem conversar comigo no direct sobre esse final que me destruiu. ?

E se você ainda não leu esse livro, LEIA, vale muito a pena! ???

@lendoporle

Talita 29/07/2021

Não é um dos melhores da Jojo. Foi difícil ter simpatia pelos personagens principais e alguns outros, chatos demais e maçantes. Dos personagens gostei mais de Adelaine, Frances, Joe e Camille. A história começa prender mais quase ao final.

Nina 20/06/2021

Nem bom nem ruim: razoável
A Casa das Marés era uma leitura que, de início, eu fiquei muito ansiosa pra fazer. Esperava veraneios regados a sol, praia, paixões e algumas intrigas pra dar movimento, no entanto me surpreendi quando vi que se tratava da história de personagens sofridos demais -quase entediantes de dor- cheios de problemas mal resolvidos e falta de atitude. Pessoalmente sinto que faltou muito do espírito veranista.
A história por si só é boa mas acho que o pecado desse livro foi enrolar muito pra desenvolver a trama. Já não é uma narrativa fluida com personagens envolventes e o enrolar da trama com capítulos longos demais fez toda a experiência ser muito maçante. Apesar de ter me solidarizado com as dores e perdas das personagens não consegui me apegar a nenhuma. Os personagens mais intrigantes, do início da obra, sinto que foram mal explorados e desenvolvidos.
O final tem um gás a mais que tira um pouco do ranço arrastado da leitura. Apesar de ter sido meu primeiro livro dessa autora, ela tem outras obras muito bem avaliadas que pretendo ler em breve! No todo não me arrependo de ter feito essa leitura, valeu a experiência!

Obrigada Jojo Moyes!

Jessiana 02/06/2021

Casa Arcádia
Esse livro foi um misto de emoções um hora raiva, outra hora frustração e logo depois alegria, não sei bem como descrever, o livro teve bons momentos, mas outros péssimos queria entrar na história e bater nos personagens pense em umas pessoas chatas cheias de lições morais, quando não têm um pingo de respeito pelos sentimentos dos outros. O final deixou um pouco a desejar. Sei lá poderia ser melhor.

Karina 30/05/2021

Deixou a desejar
Um pouco cansativo no início mas depois do quarto capítulo desperta interesse e acaba prendendo bastante porém achei que a história de amor central do livro não foibem desenvolvida e o final foi muito decepcionante, na minha opinião foi muito corrido e com rápido desfecho, a história central tinha um potencial enorme, deixou a desejar na minha opinião!

Cami @leiturizar 29/05/2021

Esperava mais, bem mais...
Nos anos 1950 a Casa Arcádia viveu seus momentos gloriosos, hospedado artistas excêntricos e boêmios que toda a cidade odiava mas que as jovens Lottie e Célia viam como bons amigos. Até que um incidente acontece e Célia precisa sair da cidade mas quando volta, está apaixonada e isso coloca em risco a amizade das duas meninas.

Agora, quase 50 anos depois, a casa é vendida para um magnata que tem interesse em transformá-la em um hotel de luxo e os moradores da pequena cidade estão revoltados com tal perturbação, estando dispostos a qualquer coisa para interditar as obras sem se importar com quem irá se machucar no caminho.

O que eu mais gosto na Jojo são essas histórias em duas linhas de tempo distintas. Amo quando passado e presente se mesclam e a forma como ela constrói todo o cenário mas acho que nesse livro ela passou um pouco do ponto. Principalmente na questão dos capítulos enormes, deixando a leitura um pouco lenta.

O livro tem momentos importantes e algumas reviravoltas interessantes e é notável como alguns personagens evoluíram como Lottie e Daisy, a decoradora do hotel.

O que me deixou um pouco frustrada foi o final do livro já que a autora teve todo o trabalho de construir uma história incrível, que poderia ter sido minha favorita para chegar no final, um determinado reencontro que eu esperei a história toda para acontecer, ser tratado de modo trivial, sem importância, supérfluo. Fiquei bem frustrada com isso embora tenha gostado da atitude final de Lottie e o epílogo eu fiquei simplesmente sem entender o que aquilo queria dizer. Na sinopse tratam Célia como uma das protagonistas mas a jovem só aparece realmente no início do livro. Na parte dois é mencionada de forma superficial. Afinal o que aconteceu com ela?

É inegável que os reencontros e alguns segredos revelados mexem com o leitor mas o final deixou muito a desejar, principalmente para quem já leu outros livros da Jojo. No entanto recomendo a leitura para todos que amam histórias de superação, reconciliação, afinal a vida pode nos trazer muitas idas e vindas. Esse livro reforça que o amor não é um sentimento, é uma escolha, uma construção, uma reforma.
Isis243 31/12/2022minha estante
Também não consegui entender o epílogo ? Me parece que a Célia ficou com alguma doença mental após abortar ?!?! Quantas dúvidas

Helen 18/05/2021

Agradável, mas maçante
Gostei do livro, mas achei arrastado, levei muito tempo para ler e vi que outras pessoas tiveram o mesmo problema.

A história não é ruim, mas precisava de mais. Acho que a primeira parte criou uma expectativa que a segunda parte não supriu, e na terceira já estava cansada das protagonistas, infelizmente.

Mas Jojo é incrível, coloca muitos detalhes nas obras e o final é reconfortante.

Cristiane.Rocumback 17/05/2021

Leitura devagar, mas uma boa história.
Um drama que começa com certa competitividade entre duas moças "quase irmãs".
A aparência, raízes familiares, a conduta sob regras acirradas e puritanas. Os amores que surgem, ciúmes, invejas... A rebeldia da juventude e resultados péssimos dos mal entendidos.

Livro dividido em três partes.
Destaque para a casa à beira mar onde muitos detalhes fazem diferença. Essa casa habitada por moradores que não seguiam à risca as regras da sociedade.

Não é uma leitura rápida, mas gostei muito da primeira parte, depois o ritmo foi mais lento, porém finalizou super bem.