A Casa das Marés

A Casa das Marés Jojo Moyes
Jojo Moyes

Resenhas - A Casa das Marés

Cami @leiturizar 29/05/2021

Esperava mais, bem mais...
Nos anos 1950 a Casa Arcádia viveu seus momentos gloriosos, hospedado artistas excêntricos e boêmios que toda a cidade odiava mas que as jovens Lottie e Célia viam como bons amigos. Até que um incidente acontece e Célia precisa sair da cidade mas quando volta, está apaixonada e isso coloca em risco a amizade das duas meninas.

Agora, quase 50 anos depois, a casa é vendida para um magnata que tem interesse em transformá-la em um hotel de luxo e os moradores da pequena cidade estão revoltados com tal perturbação, estando dispostos a qualquer coisa para interditar as obras sem se importar com quem irá se machucar no caminho.

O que eu mais gosto na Jojo são essas histórias em duas linhas de tempo distintas. Amo quando passado e presente se mesclam e a forma como ela constrói todo o cenário mas acho que nesse livro ela passou um pouco do ponto. Principalmente na questão dos capítulos enormes, deixando a leitura um pouco lenta.

O livro tem momentos importantes e algumas reviravoltas interessantes e é notável como alguns personagens evoluíram como Lottie e Daisy, a decoradora do hotel.

O que me deixou um pouco frustrada foi o final do livro já que a autora teve todo o trabalho de construir uma história incrível, que poderia ter sido minha favorita para chegar no final, um determinado reencontro que eu esperei a história toda para acontecer, ser tratado de modo trivial, sem importância, supérfluo. Fiquei bem frustrada com isso embora tenha gostado da atitude final de Lottie e o epílogo eu fiquei simplesmente sem entender o que aquilo queria dizer. Na sinopse tratam Célia como uma das protagonistas mas a jovem só aparece realmente no início do livro. Na parte dois é mencionada de forma superficial. Afinal o que aconteceu com ela?

É inegável que os reencontros e alguns segredos revelados mexem com o leitor mas o final deixou muito a desejar, principalmente para quem já leu outros livros da Jojo. No entanto recomendo a leitura para todos que amam histórias de superação, reconciliação, afinal a vida pode nos trazer muitas idas e vindas. Esse livro reforça que o amor não é um sentimento, é uma escolha, uma construção, uma reforma.
Isis243 31/12/2022minha estante
Também não consegui entender o epílogo ? Me parece que a Célia ficou com alguma doença mental após abortar ?!?! Quantas dúvidas

calie 17/09/2020

aquele com uma história de amor maçante e pouco memorável
terminei o livro hoje, mas não sei como descrever nem metade do que aconteceu; se é que entendi ou guardei alguma coisa no final das contas. demorei muito tempo para entrar na leitura e criar o mínimo de interesse, e com "muito tempo" quero dizer que, de 315 páginas, empurrei 240 com a barriga (e determinação, muita). sem dizer que as idas e vindas do passado me confundiram bastante. tudo se desenrolou tão rápido nas últimas páginas que refleti por um tempo sobre como teria sido melhor se a história fosse curta. é com pesar que digo que achei um tédio, principalmente durante os primeiros capítulos, que eram lentos e, o que parece tornar a situação ainda mais dolorosa, com personagens tão chatos. o final é até satisfatório (embora o epílogo não tenha feito sentido para mim), mas demorou muito para chegar lá.

é estranho notar que toda essa situação já aconteceu antes com outro livro da Moyes, mesmo assim não quero desistir da autora, ela tem uma grande escrita, cansativa às vezes, porém espero ainda conhecer outras das suas obras tão grandiosas como Como Eu Era Antes De Você.
Ste 17/09/2020minha estante
Tô com medo de ler este ???

calie 17/09/2020minha estante
aaaahhhh, Ste ? não fique e nem deixe de ler, eu adoraria saber o que você achou e ficaria mesmo contente em saber que você teve uma experiência diferente e mais agradável que a minha (vai que acontece, não é mesmo? gostos e gostos, não é atoa que há diveeeeeersas resenhas positivas sobre a obra. infelizmente não aqueceu o meu coração, quem sabe o seu ?)

Ste 17/09/2020minha estante
Haha vou ler simm, quem sabe eu tenha uma opinião diferente ??

Camila 18/10/2020minha estante
Também terminei sem saber se entendi.

Jane 16/11/2020minha estante
Eu não consegui terminar ?, cheguei a metade e não lembrava do se tratava, como vc bem disse. E olha que é difícil pra mim admitir que deixei um livro pela metade, porém, não consegui. Dormia mesmo tendo acabado de acordar. Já li 5 livros da Jojo e vou ficar devendo esse.

calie 16/11/2020minha estante
hahahah entendo, Jane!!!! dói o coração abandonar um livro na metade, mas acho que dói mais quando nos forçamos a engolir uma história que nos deixa para explodir de tédio. felizmente Jojo tem outros ótimos livros para compensar ?

Karina 30/05/2021minha estante
Eu terminei esse livro ontem! Muito maçante no início, depois até dei liga porém com a história de amor central muito mal desenvolvida e com um final decepcionante, deu a impressão que a autora enjoou dele e quis terminar de uma hora para outra, atropelando as coisa, teve momentos que também não entendi nada kkkk.

paulla.costa.779 27/02/2020

A casa das marés mostra amores , desilusões, traições, onde tudo isso acontece sob uma cidade a beira-mar.

Gabi 29/08/2020

Linda história com peças faltando
A Jojo Moyes é minha autora favorita, sempre que pego qualquer livro dela para ler tento tirar a ideia de que vai ser perfeito em 100% do decorrer da história. Com esse livro foi assim, só que tenho vários pontos sobre ele:
- Em primeiro lugar, história é boa. Faz parte daquele conjunto de livros da Jojo que mesclam passado e presente, onde duas personagens femininas se encontram (seja pessoalmente ou por meio de fragmentos da personagem) e partindo daí o enredo corre. E eu amo os livros que são assim.
- É o segundo livro publicado da Jojo, ou seja, ela ainda era novinha com uma escrita que estava se arrumando. Em comparativo, A Casa das Marés é melhor que Em Busca de Abrigo (o primeiro livro dela) e melhor que O Som do Amor e O Navio das Noivas. Mesmo assim tem muitas peças soltas e cenas cortadas do nada que fazem falta no final.
- O meu problema foi o final corrido, principalmente quando há o reencontro. Foi dado ao leitor bem pouco de algo que era esperado desde o início da segunda fase, e isso influência demais no desfecho da Lottie e em como soou tão sem sentido, depois de tudo o que ela passou, ter escolhido certa coisa. Aquela sensação de que foi criando-se uma tensão, uma espera enorme, para no final resumir tudo em 20 páginas corridas onde teve a divisão de pontos de vista e fez perder várias pequenas peças que fazem falta.
- Por último, não foi bem explicado o que aconteceu com a Celia e toda família. Um membro dos Holden ainda aparece mas tem serventia apenas de uma pedra então nem conta, e os fragmentos das cartas da Celia só jogavam mas não respondam.

Mesmo com tudo ainda amei o livro, é meu top 3 livros favoritos da Jojo. E sei que se fosse hoje em dia, ela mudaria algumas coisas e trabalharia em outras de uma forma melhor.
Lottie e Sophie (A Garota que Você Deixou Para Trás) são as melhores personagens que a Jojo já criou.

SueSouza 13/04/2022

Oi Pocktes!
Como estão? Esperamos que super bem. Hoje continuamos com a obra da Jojo Moyes, que estamos lendo em ordem cronológica, no mês de março a leitura da vez foi “Na casa das Marés”, e esse título casa bem com as histórias na minha opinião.
A história é dividida em três partes e iremos conhecer Lottie, Celia, Daisy e a história de outras mulheres que irão se entrelaçar através da casa Acárdia na pequena cidade litorânea de Merham. Na década de 1950, Lottie é acolhida pelos Holden, após a segunda guerra mundial, uma família abastada da pequena cidade. Lottie por ser da mesma idade de Celia, acabam se tornando grandes amigas e quando chegam os novos moradores na casa do penhasco as jovens logo inventam pretextos para se aproximar e assim vão conhecer artistas que levam uma vida livre, solta, regado por festas e diversão públicas, que não são aprovados pela pequena comunidade, que deseja que todos vão embora.
As jovens ficam encantadas e sempre arranjam desculpas para estar na casa e aproveitar a diversão e a liberdade que os moradores da casa tem, porém acontece um incidente e ao serem descobertas Celia é mandada para Londres para estudar e Lottie sem opção fica com os Holden e continua a visitar a casa. A amizade de entre elas muda e principalmente quando Celia volta com o noivo. E para piorar Lottie percebe que é ele é o homem certo para ela. Vamos acompanhar essa nova fase da amizade e que acaba sendo estremecida, ainda mais quando nem Lottie e Guy conseguem esconder que se gostam. Porém a história não terá um desfecho bom.
Na segunda parte pulamos 50 anos depois, e iremos conhecer a história de Daisy, que está com uma bebê recém-nascida e acaba tendo uma crise de pânico na estrada, pois foi deixada pelo marido e não sabe o que fazer. Com isso, ela é levada para a delegacia e sua irmã aparece para socorrê-la. A irmã tenta ajudar ao ver o estado de Daisy e o caos do apartamento. Daisy sem condições de pagar o aluguel e para não ficar na casa da irmã, aceita assumir o projeto de arquitetura da Casa Acárdia que foi comprada por um empresário e que deseja transforma-lo em um hotel. Daisy assumi o compromisso da empresa dela e do ex, e vai com sua bebê para a casa e vai enfrentar os mesmos dilemas de 50 anos atrás pelo retrocesso dos moradores.
Mas Daisy irá ter uma aliada na Sra. Bernand, e mesmo ela sendo dura irá ajudá-la com a filhinha e contar a história da casa. E com a reforma iremos descobri os segredos da casa e o que aconteceu com seus antigos moradores, além de reencontrar Lottie e o que aconteceu com ela.
Um livro repleto de encontros e desencontros, segredos e mentiras. Mas que traz temas interessante como liberdade, amizade, amor, família e principalmente amor próprio e até que ponto você está disposto a deixar o passado para trás. Super indico, mesmo que no início seja uma leitura lenta, mas acredito que seja pelos capítulos serem longos (algo que não curto).
Vocês já leram essa história?

kelly.ketlyn 20/12/2020

Foi bom, porem quase abandonei
Acontece muita coisa neste livro como brigas, intrigas entre familha, amigos. Tem romance, traição, drama. Porém a historia demora a andar. Apesar disso, achei a historia muito boa, os personagens os cenários e como os personagens se encontrem depois.
Indico essa leitura. Porém, em minha opinião não foi o melhor livro da autora!!

Talita 29/07/2021

Não é um dos melhores da Jojo. Foi difícil ter simpatia pelos personagens principais e alguns outros, chatos demais e maçantes. Dos personagens gostei mais de Adelaine, Frances, Joe e Camille. A história começa prender mais quase ao final.

Helena_ 23/07/2020

Bonzinho
Demorei demais pra pegar interessante pelo esse livro, teve certa parte dele que a autora simplesmente jogou vários personagens de uma vez e ficou meio confuso
O livro em si, no início para o seu meio é um pouco lento mas no final as coisas acontecem muito rápido, seria legal se a Jojo tivesse desenvolvido melhor ele. Ainda fiquei com dúvidas sabe, ficou faltando uns pequenos detalhes
Ao todo, fiquei triste com a história e desfecho dos personagens, eles mereciam algo melhor sabe
Patty 23/07/2020minha estante
Esse bonzinho ficou com uma cara de ruinzinho, rsrs

Helena_ 25/07/2020minha estante
Ksksksksk ehhh
Ele não é ruim, mas tbm não é lá essas coisas kkk

Patty 25/07/2020minha estante
É né? Eu imaginei, kkk

Pandinha 10/07/2022

Várias história e todas ligadas a Lottie
Gostei demais desse livro, a construção dos personagens principais e a própria história que evolui ao passar do tempo. Gostei de entrar na vida pitoresca da cidade. Mas o ponto alto da história é quando somos apresentados a Dayse, confesso que ela ganhou meu coração mais que a Lottie, queria saber sobre sua história e como ela acabaria. Simplesmente amei

Aione 01/09/2015

A Casa das Marés é o segundo romance de Jojo Moyes, publicado originalmente em 2003 e trazido ao Brasil pela editora Bertrand Brasil em 2007, sendo, agora, republicado com uma nova capa.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, que corresponde aproximadamente às primeiras 200 páginas, a história se passa em meados dos anos 50 na cidade de Merham, na qual imperam rígidas regras sociais. Aqui somos apresentados à Lottie e Celia, jovens que cresceram juntas após a família da segunda ter, de certa forma, adotado Lottie durante a Segunda Guerra Mundial. Quando uma excêntrica família de artistas se muda para Arcádia, mansão de Merham, as duas garotas criam uma proximidade com os recém chegados capaz de desencadear uma série de acontecimentos para suas vidas. Na segunda e terceira partes da obra, somos transportados ao início do século 21, no qual Daisy, uma decoradora de interiores londrina, após ser abandonada pelo marido, é contratada para restaurar Arcádia, retornando, assim, ao cenário original da trama.

A narrativa de A Casa das Marés se dá sempre em terceira pessoa, porém alternando a visão dos fatos de acordo com diversos personagens que vão surgindo ao longo do enredo. Assim, é possível tanto ter uma visão mais ampla dos acontecimentos da história quanto pode-se compreender melhor as emoções e pensamentos de muitas das figuras que aparecem nela.

Como em Em busca de abrigo, minha leitura mais recente de um dos trabalhos de Jojo Moyes, demorei um pouco a me envolver, de fato, com o livro. Contudo, após ultrapassar as 100 primeiras páginas, mergulhei no cenário descrito e imergi por completo em todos os acontecimentos, ansiando por seus desenrolares. Dessa maneira, consegui me envolver muito mais com os personagens e situações aqui do que com o primeiro livro da autora. É inegável a habilidade de Moyes ao realizar as descrições contidas na trama, possibilitando ao leitor não apenas enxergar as cenas narradas como também compreender as emoções e atitudes dos personagens apresentados.

Ainda, o fato da história se iniciar no passado e, depois, ser transportada ao presente, além de instigar a curiosidade, nascida da necessidade de compreender o desenrolar dos fatos gerados na década de 50, possibilitou, igualmente, que outros eventos, de outras personagens, também fossem narrados, tornando a obra em si mais completa.

Dessa maneira, A Casa das Marés, ao falar de amores, perdas, encontros e desencontros, traz um retrato sobre o que é a vida e os sabores e dissabores de vivê-la. A ação do tempo no enredo foi seu perfeito ingrediente: ao mesmo tempo em que é capaz de intensificar emoções, permite que ações e escolhas sejam reavaliadas, e ressalta o que realmente vale a pena em nossas jornadas. Uma leitura deliciosa e recomendada aos românticos de plantão!

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/09/01/resenha-a-casa-das-mares-jojo-moyes/
marciamoresco 08/02/2017minha estante
Você tem esse livro para vender?

Fabiana 14/06/2018minha estante
Aione, estou começando a segunda parte do livro e estou com dificuldade para me apegar a leitura. Achei Em busca de abrigo mais fácil de me envolver.
Minha filha e eu acompanhamos seu canal e somo fãs do seu trabalho.
OBS Somos do Rio de Janeiro

Pilar.Gandra 14/11/2020

Livro chato não recomendo
O primeiro ponto que gostaria de destacar é: a primeira parte do livro é muito interessante, até prende o leitor. Mas quando chega à parte 2, se torna completamente maçante. O segundo ponto é: a autora se aprofunda em personagens e ?cenas? que considero irrelevantes para a construção da história, causando um prolongamento desnecessário ao livro. ?A casa das marés? poderia ser muito mais objetivo, visto que JoJo Moyes escreveu uma história que não necessita de toda uma enrolação por possuir uma trama que poderia ser resolvida de maneira muito mais fluida ao longo dos capítulos. Ao chegar ao meio do livro, não aguentava mais de tão chata a parte 2. A autora apenas repetia a mesma rotina dos personagens sem nenhuma evolução! Por isso, pulei para as últimas páginas e não encontrei nenhuma dificuldade em entender o que estava acontecendo. Apesar das minhas críticas, acho a escrita de Jojo incrível, a forma como descreveu tudo no livro me cativou, poderia apenas ser mais objetiva. E, além disso, não queria abandonar o livro pois me apeguei à Lottie e queria saber o desfecho de sua história. O fim é bom. Não entendi porque tinha que ser daquela forma, mas de certa maneira me agradou.