A Casa das Marés

A Casa das Marés Jojo Moyes
Jojo Moyes

Resenhas - A Casa das Marés

Aione 01/09/2015

A Casa das Marés é o segundo romance de Jojo Moyes, publicado originalmente em 2003 e trazido ao Brasil pela editora Bertrand Brasil em 2007, sendo, agora, republicado com uma nova capa.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, que corresponde aproximadamente às primeiras 200 páginas, a história se passa em meados dos anos 50 na cidade de Merham, na qual imperam rígidas regras sociais. Aqui somos apresentados à Lottie e Celia, jovens que cresceram juntas após a família da segunda ter, de certa forma, adotado Lottie durante a Segunda Guerra Mundial. Quando uma excêntrica família de artistas se muda para Arcádia, mansão de Merham, as duas garotas criam uma proximidade com os recém chegados capaz de desencadear uma série de acontecimentos para suas vidas. Na segunda e terceira partes da obra, somos transportados ao início do século 21, no qual Daisy, uma decoradora de interiores londrina, após ser abandonada pelo marido, é contratada para restaurar Arcádia, retornando, assim, ao cenário original da trama.

A narrativa de A Casa das Marés se dá sempre em terceira pessoa, porém alternando a visão dos fatos de acordo com diversos personagens que vão surgindo ao longo do enredo. Assim, é possível tanto ter uma visão mais ampla dos acontecimentos da história quanto pode-se compreender melhor as emoções e pensamentos de muitas das figuras que aparecem nela.

Como em Em busca de abrigo, minha leitura mais recente de um dos trabalhos de Jojo Moyes, demorei um pouco a me envolver, de fato, com o livro. Contudo, após ultrapassar as 100 primeiras páginas, mergulhei no cenário descrito e imergi por completo em todos os acontecimentos, ansiando por seus desenrolares. Dessa maneira, consegui me envolver muito mais com os personagens e situações aqui do que com o primeiro livro da autora. É inegável a habilidade de Moyes ao realizar as descrições contidas na trama, possibilitando ao leitor não apenas enxergar as cenas narradas como também compreender as emoções e atitudes dos personagens apresentados.

Ainda, o fato da história se iniciar no passado e, depois, ser transportada ao presente, além de instigar a curiosidade, nascida da necessidade de compreender o desenrolar dos fatos gerados na década de 50, possibilitou, igualmente, que outros eventos, de outras personagens, também fossem narrados, tornando a obra em si mais completa.

Dessa maneira, A Casa das Marés, ao falar de amores, perdas, encontros e desencontros, traz um retrato sobre o que é a vida e os sabores e dissabores de vivê-la. A ação do tempo no enredo foi seu perfeito ingrediente: ao mesmo tempo em que é capaz de intensificar emoções, permite que ações e escolhas sejam reavaliadas, e ressalta o que realmente vale a pena em nossas jornadas. Uma leitura deliciosa e recomendada aos românticos de plantão!

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/09/01/resenha-a-casa-das-mares-jojo-moyes/
marciamoresco 08/02/2017minha estante
Você tem esse livro para vender?

Fabiana 14/06/2018minha estante
Aione, estou começando a segunda parte do livro e estou com dificuldade para me apegar a leitura. Achei Em busca de abrigo mais fácil de me envolver.
Minha filha e eu acompanhamos seu canal e somo fãs do seu trabalho.
OBS Somos do Rio de Janeiro

Andy.Sena 02/10/2021

A cada livro que leio da Jojo me pergunto como gostei de "Como eu era antes de você" ou "Caminho de liberdade", mas esses primeiros livro dela têm sido uma luta intensa vencer. Capítulos imensos, personagens tediosos e uma vontade imensa de fechar o livro e esquecer do mesmo porque não existe nada que o prenda na história. Foi exatamente assim que terminei esse livro. Descobri que o protagonismo desse livro não é uma pessoa e sim uma casa. A primeira parte é a mais chata de todas. Você começa a segunda sem entender absolutamente nada, já que do nada somos lançados num novo cenário com caras novas, apenas no decorrer desse 2 ato as peças vão encaixando. Na 3 e última parte, temos o fechamento da história que não foi assim tão interessantes, apenas cumpriu o que prometeu: encerrou a história.
GraCarol 24/10/2021minha estante
Amo a escrita da Jojo mas nesse livro ela conseguiu fazer com que eu abandonasse a leitura sem dó alguma...

NessaCoutinho 06/12/2020

O livro é bom, mas custou a me prender. De todos que li da Jojo até agora, esse foi o que menos gostei.

Ju 03/12/2020

Reflexivo
Em meio a tantos comentários negativos sobre o livro eu posso dizer com toda a certeza que adorei!

Tenho o habito de sempre ler os comentários das pessoas aqui no Skoob antes de iniciar uma nova leitura.

Quando escolhi iniciar A casa das Marés me assustei com o número de comentários em que as pessoas diziam ter achado o livro entediante e enrolado.

Antes de ler os comentários eu tinha poucas expectativas sobre o livro. Achei que seria um romance qualquer em uma praia qualquer. Então imagina depois que eu li os comentários? Não sei como tive vontade de iniciar... Mas que BOM que eu iniciei pois se tornou um dos meus livros favoritos.

Eu sou apaixonada pelo realismo e as suas obras, tais como Madame Bovary, com suas cenas muito bem descritas e detalhadas que me fazem imaginar diversos mundos.

Essa obra, da atualidade, me encantou justamente por eu conseguir me visualizar na Mansão Arcádia. Simplesmente incrível.

A história te faz refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas, sobre enfrentamento de dor, superação e principalmente a força da mulher. Mesmo quando tudo parece estar desmoronando você vai conseguir encontrar um caminho e consertar toda a bagunça.

Adoro a escrita da Jojo e esse livro mudou um pouquinho da minha vida, queria poder agradecê-la.

Helen 18/05/2021

Agradável, mas maçante
Gostei do livro, mas achei arrastado, levei muito tempo para ler e vi que outras pessoas tiveram o mesmo problema.

A história não é ruim, mas precisava de mais. Acho que a primeira parte criou uma expectativa que a segunda parte não supriu, e na terceira já estava cansada das protagonistas, infelizmente.

Mas Jojo é incrível, coloca muitos detalhes nas obras e o final é reconfortante.

Lili 15/08/2020

O começo do livro foi um pouco confuso mas logo a história ficou ótima!! Indico!!

Estante Flor de Lis 23/07/2020

A Casa das Marés é um dos meus favoritos da Jojo. Ela traz novamente essa mistura do passado com o presente que nos deixa instigados a cada página.
Nesta história temos dois tempos ligados pelo mesmo cenário. No anos 50 quando a sociedade era totalmente conservadora e ligada as boas aparências, somos apresentados a Lottie e Célia.
Ambas foram criadas juntas na família Holden, Célia é filha do casal, mas Lottie não, foi criada ali de favor, como sempre faz questão de ser lembrada. Célia é uma menina mimada e sonhadora, muito diferente de Lottie, mas as duas vivem grudadas.
Um grupo de artistas chega a cidade e se instala na famosa Casa Acádia, deixando os moradores tradicionais preocupados com a moral e os bons costumes e o quanto esse novo grupo pode prejudicar a imagem familiar do lugar.
Célia não perde a oportunidade de conhecer gente nova e moderna, e arrasta Lottie junto para conhecer os novos moradores e a Casa Acádia. E ali começam novas amizades, novas descobertas, encontros e desencontros.
A outra face de tempo, se passa 50 anos depois, quando um investidor compra a Casa Acádia para transformá-la em hotel de luxo e contrata a arquiteta Daisy Parsons para realizar o projeto de reforma e decoração. Abandonada pelo marido e com uma bebê recém nascida, Daisy aceita o desafio e se muda para a Casa. Ela é recebida pela antiga proprietária que se encarrega de apresentar o imóvel e parece ser a única pessoa a favor da obra, enquanto o restante dos moradores da cidade se opõe, agindo ainda de forma conservadora.
A reforma da Casa Acádia traz de volta segredos, tristezas e encontros do passado, que ficaram guardados esse tempo todo.
O livro é encantador na minha opinião. Fazendo as ligações perfeitas entre o presente e o passado, nos conectando com os personagens. Jojo fazendo o que faz de melhor, nos mergulhando num passado cheio de segredos e um presente revelador e libertador.
O livro foi publicado em 2003 mas traz um pano de fundo muito atual, sobre a força da mulher, e a liberdade de escolhas e amores perante uma sociedade antiquada e fechada.

site: http://estanteflordelis.blogspot.com

KessyCosta 16/06/2023

Sinceramente, Jojo
Acaba que pra quem ja leu livros maravilhosos da autora espera que a qualidade esteja lá em cima, ao invés de lhe dar crédito para escrever algo mais ou menos. E foi isso que aconteceu. Eu esperava muito, já que todos os outros que li eu amei e esse não foi bem assim. Achei toda a história fraca, a conexão da casa Arcádia com os personagens. Essa ligação de passado e presente, as coisas porcamente explicadas no final, o "galã" sem carisma, muito pelo contrário, eu torci para que não ficassem juntos porque o cara é um ogro. A história que mais me cativou foi a história da Dayse. Mas, como eu disse no começo, a Jojo tem muuuuitos pontos acumulados e eu lerei os seus próximos livros com certeza.

Edna 08/06/2014

A simplicidade deve ser conquistada
Para entender a mensagem de Jojo Moyes em Casa das Marés é simples qualquer que seja sua trajetória voce deve primeiro conquistar a simplicidade e trilhar o melhor caminho e muitas vezes o melhor nem sempre será o mais feliz é muita realidade junto, ser feliz as vezes pode significar fazer outros felizes.
marciamoresco 08/02/2017minha estante
Você tem esse livro para vender?

Bom dia. ..Não tenho mais

marciamoresco 08/02/2017minha estante
Se souber de alguém que tenha o livro, faça o favor de me avisar. Obrigada.

Edna 08/02/2017minha estante
Tenho vários da autora aqui no Sebo mas esse não ok se quiser visitar nosso Ig @bagagemlevesebo

Obrigada. Vou olhar.

Edna 08/02/2017minha estante
Postei os disponíveis pra vc lá agora ???

Ok

Barbara Miho 12/01/2021

Resenha completa no Instagram: @livrosdamiho
É pessoal, não achei que a minha primeira leitura de 2021 seria TÃO demorada ?? mas consegui finalizar ele! ?
Eu tive uma dificuldade enorme de me conectar com a história, acredito que só quando eu estava na metade do livro eu comecei a me interessar de fato. ?
O livro tem uma passagem entre passado e presente. ?
Confesso que gostei mais da história do presente (por isso começou ficar interessante só na metade do livro). ?
Fiquei um pouco decepcionada com esse livro, não achei ele grande coisa, não foi uma leitura marcante, por ser da autora de Jojo Moyes eu estava com altas expectativas, mas aprendi que não devemos depositar expectativas em livros antes de ler kkk. ?
Enfim, eu só não abandonei o livro pq eu realmente queria saber o desfecho, que eu por fim, acabei gostando bastante, mas a história poderia ter sido contato mais brevemente sem excessos de detalhes e informações.

Vivi 07/04/2020

Maravilhoso
Muito bom, uma linda história e com um final surpreendente do que esperamos no decorrer de toda história de cada personagem e principalmente com a reviravolta da famosa Lottie! O livro nos ensina a não deixarmos nada mal resolvido lá no passado, principalmente se for algo que vá interferir em toda sua vida... Quando ficamos cheios de perguntar e sem resposta e dúvidas em relação ao tão famoso ?se? ou ?será? e quando finalmente a Lottie que não esperava e achará que iria conviver com todas aquelas dúvidas e morrer com elas, o destino lhe dar a oportunidade de esclarecer tudo! E com tudo às claras, ela percebe o quanto ela perdeu tempo e deixou de amar quem sempre esteve ao seu lado... mais nunca é tarde para correr atrás e corrigir seus erros.
Aline.Silva 07/04/2020minha estante
Que legal sua resenha, eu tenho esse livro aqui há tempos, com a minha coleção da Jojo, está de ?próximo?

Vivi 07/04/2020minha estante
Obrigada Aline e fico feliz por ter gostado e que bom que será seu próximo!! Você vai gostar muito e também tenho a coleção da Jojo e meu próximo agora será O navio das noivas.

Aline.Silva 07/04/2020minha estante
Navio das noivas já li, sinto lhe informar que até hoje de todos dela, foi o único que eu odiei, achei bem cansativo, espero que com vc seja diferente rs

Vivi 08/04/2020minha estante
Eita! Eu pesquisei e li alguns comentários igual o seu sobre ser cansativo e vi alguns positivos... hahaa Vamos lá né tirar essa conclusão e mais tarde apertar o play nessa leitura! Vou lhe falando o que estou achando...obrigada.

Aline.Silva 08/04/2020minha estante
Isso me conta sim, beijao

Luana.Padilha 28/02/2020

Bom, mas não o melhor de Jojo Moyes
A leitura às vezes fica cansativa, diferente de outros livros da autora, mas tem muita emoção em varias partes da história!

Mylenarg 10/04/2021

Lindo
Mais uma leitura de Jojo Moyes que me prendeu bastante, demorei pra ler ele de propósito pois não queria me despedir dos personagens.. Não vou negar que queria que algumas situações fossem mais esclarecidas, porém, um livro sem defeitos!
Uma história de época e contemporânea!

irisheringer 20/03/2020

Desilusões
O livro retrata a história de amores e desilusões em uma pequena cidade costeira. O livro começa contando a história de uma das duas personagens principais e acaba sendo um pouco tedioso até que se revela o que realmente será tratado ao longo da história. Há muitos rodeios. Em sua segunda parte, conta a história da segunda personagem principal é novamente possui muitos rodeios. No final da segunda parte e na terceira parte há o desfecho das histórias e finalmente há que se dizer que a história se torna interessante. Jojo conseguiu amarrar tudo e dar sentido ao que parecia não ter sentido.
Acho que eu fico muito ávida por ter logo emoção e saber qual vai ser o foco da história no começo. Por isso posso ter achado um pouco cheio de rodeios demais. Vale a pena ler, basta ter paciência.

Letícia 02/09/2021

Envolvente!
?A casa das marés é dividida em três partes, intercalando a história em presente e passado.

A história se passa em Merham, uma cidade tradicional, com rígidas regras sociais. Tudo começa nos anos 50, onde conheceremos Lottie Swift e Célia Holden, sendo a primeira adotada pela respeitável família Holden durante a segunda guerra mundial e que ama morar ali naquela cidade, perto do mar, e a outra, não vê a hora de poder sair daquele lugar.

As coisas ficam agitadas quando uma família de artistas com atitudes, vestimentas e modos de viver totalmente contrários as pessoas que vivem naquela cidade se mudam para a casa Arcádia, trazendo curiosidade para alguns e receio para outros.

Já no presente, século 21, vamos acompanhar uma arquiteta, recém separada e insegura com seu trabalho (já que trabalhava junto ao marido) que foi contratada para reformar sozinha a casa Arcádia, a tornando um hotel, porém, as pessoas daquela cidade continuam com o mesmo pensamento, defendendo com unhas e dentes suas regras e não querendo nenhuma mudança e nem pessoas diferentes entrando em sua cidade, tornando o trabalho da arquiteta um desafio maior do que já era.

Durante a reforma da casa Arcádia vamos voltando ao passado, como flashs e descobrindo junto com a arquiteta vários segredos que se passaram naquela casa e naquela cidade, segredos que envolviam Lottie, a família Holden e a família de artistas.

? Esse livro me trouxe de volta algo que eu havia perdido há muito tempo, o hábito da leitura. Através dessa leitura eu percebi o quanto queria conhecer e me apaixonar por mais histórias como essas, me apegar a personagens e torcer o nariz por outros, conhecer lugares sem sair do lugar, ver, conhecer e sentir tudo apenas pelas páginas do livro.

Sou apaixonada por esse livro e por essa autora, sofri junto com a Lottie (coloca sofrimento nisso), maaaaas, o final desse livro me deixou muito triste, muito mesmo! ?

O final me deixou muito pensativa e triste, não só por Lottie, mas para todos os envolvidos. Não posso falar muito, senão vai ser um spoiler daqueles ? Então, se você já leu esse livro vem conversar comigo no direct sobre esse final que me destruiu. ?

E se você ainda não leu esse livro, LEIA, vale muito a pena! ???

@lendoporle