Cinquenta Tons Mais Escuros

Cinquenta Tons Mais Escuros E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons Mais Escuros

Talita 18/07/2012

Esse livro é um absurdo de bom!!!
deveria ser proibido alguém ler um livro com tantas emoções..
coração na boca, sorriso bobo, choro, risos, não começam a descrever minhas emoções para com esse livro.
LINDISSIMO, e como eu disse na resenha do primeiro livro sou uma 'hopeless romantic' e Jeeeezz esse livro fez jus a esse meu 'romantic side'.
Acabei de acabar de ler rs. e assim eu só tenho uma coisa a comentar...
o final do livro me deixou de cabelos em pé... desconfio sim de quem seja, mas GENTEEE esse livro 3 já estou até vendo que será aventuras mais que aventuras..
não quero falar nada mais ou terei que marcar o botão de spoiler.. de qualquer jeito, apesar de ser 1 da manhã eu não posso parar aqui.. preciso começar o livro 3 (sim, isso é quão viciante esse livro faz das pessoas)

preciso mesmo dizer que amei?
Tati 19/07/2012minha estante
eeei, como você fez pra ler o livro, não encontro em lugar nenhum em português, leu em inglês mesmo?

Garcez 26/07/2012minha estante
Tenho esse mesmo sentimento, nossa... terminei o primeiro livro em 2 dias :). Para "hopeless romantic's" esse livro tem tudo para agradar. Tem o conto de Fafadas (fadas, mas safadas entende?? rsrsrs), o cara bonito, o sentimento de que aquilo é tão bom que não pode ser real. E o lance do BDSM é "suave"... em outro livro que li (Falsa Submissão) era muito forte... sem paravras para descrever. So posso dizer que a forma como a história é contada, faz querer ter um Cristian Grey pra mim... ainda não consegui ler o 2º livro... anciosa por agosto que é quando ele vai começar a ser vendido em Manaus.

Carla 29/07/2012minha estante
Gente eu preciso de uma tradução dele livro!!!
quem tem, please, me manda!!!!
carla.cabral.1984@hotmail.com
Obrigada111

Jéssicanv 30/07/2012minha estante
Já tem em portugues? Quero muito ler...

Jenny 13/08/2012minha estante
Aonde eu acho livro pra baixa..
pode ser em ingles mesmo...
mt bom o primeiro

Talita, 14/08/2012minha estante
mal posso esperar pelo 2!

Helena 24/08/2012minha estante
deve ser bom mesmo!

Freda 02/09/2012minha estante
Eu estou esperando ansiosamente que o segundo livro chegue as livrarias!!!

Letícia 05/09/2012minha estante
Eu já li 50 Tons de Cinza. Estou aguardando ansiosamente, para o dia quinze de setembro!

Soledade 06/09/2012minha estante
nossa esse livro é bom demais!!! maravilhoso, não tem como vc não ler e não se apaixona pelo sr. gray.... ai ai srsr bom demais

Juliana 11/09/2012minha estante
Estou amando.... lendo em inglês com algumas dificuldades mas ele é viciante... já fiz minha reserva para o dia 15 e tomara que o livro chegue na data certa...gaygauahauh..

Iolanda 13/09/2012minha estante
Estou lendo e estou amando, assim como o primeiro é ótimo.

Laryssa 13/10/2012minha estante
Estou lendo o primeiro..comecei ontem e ja estou no capitulo 10 ..ele realmente eh viciante concondo plenamente com sua opnião..estou no primeiro mais ja pensando em como será o segundo.

Priscila Cenci 19/10/2012minha estante
Terminei o primeiro livro em apenas UM DIA, acho que não preciso dizer o quanto esse livro e viciante hahaha, simplesmente estou amando ler os livros... Hoje comecei a ler o segundo e já estou no capitulo 9 hahaha, acho que vou terminar esse em UM DIA tbm hahaha

22/10/2012minha estante
Infelizmente ainda não tive o prazer de ler o segundo. Amei o Primeiro. terminei em apenas 3 dias.
Se O segundo for tão bom quanto o primeiro já vi que irei devorá-lo.

Mia Powell 24/10/2012minha estante
Nossa ja li o primeiro e adorei, nao vejo a hora de ler os outros

Mia Powell 26/10/2012minha estante
Nossa estou impressionada, acabei de ler o 2 e estou apaixonada pela historia, como vc disse é um livro com tantas emoçoes que........agora eu preciso urgentemente ler livro3........rsrsrsrr

Ju 28/10/2012minha estante
olha! devo dizer o quão feliz fiquei em ver tantos comentários bons a respeito desse livro. Acabo de ler o primeiro livro e pelo que estive vendo, eu parecia a unica pessoa a gostar dele. fico feliz em ver tanta gente fiel ao seu gosto. Porque, muitos, acredito eu, diziam tantas coisas horriveis por puro preconceito. Puro puritismo.
Adorei e nãio vejo a hora de começar o segundo e terceiro!!

Valkyria.Chaos 01/11/2012minha estante
Falando a verdade, eu esperava mais do livro. Todos diziam que era ÓTIMO e tudo mais, mas simplesmente não senti nada tão forte. É claro o livro tem muita cena Hot, mas e a história? Simplesmente o ponto forte são as cenas de sexo. Até que gostei do Christian Grey mesmo ele sendo um controlador obsessivo, tudo culpa de seu passado. Mas a Anastásia, fala sério, muito bobinha e até digo sonsa. Li esperando ser algo quente e BOM, COM HISTÓRIA, quem sabe com um mistério e suspense no meio, mas... E nem adianta esse final de Cinquenta Tons Mais Escuros. Na minha opinião ela teve essa ideia derrepente e quis fazer de tudo com que isso funcionasse, mas foi muito forçado.
Mas como odeio começar um livro e não terminar, o mesmo vale para sagas, vou ler o último livro, quem sabe, né...

Renata 21/11/2012minha estante
Ameii este livro!O final também me deixou de cabelos em pé... tive que me conter em vários momentos do livro.O que toda mulher espera de um livro deste gênero.

Allexxy 26/11/2012minha estante
Previsível e repetitivo. isso é o que eu pensei. A mesma história estilo Cinderela explorada com toques de novela mexicana (sério, jogar bebida na cara dos outros e dar tapas no rosto, só faltou jogar alguém da escada).
Divertido tanto quanto um filminho de comédia romantica jennifer aniston

Brigida 19/12/2012minha estante
Amei o livro pois apesar de ser um dominador o Cristian é romântico, naverdade todas nós queremos um homem assim romantico e bom de cama...Não que concorde com algumas atitudes mais ele faz surpresas e loucuras que esperamos dos homens.

Cibele78 07/01/2013minha estante
Amei a trilogia toda, sem palavras para descrever as emoções sentidas em cada parágrafo, Cristian é um homem sensível, mas não se enxerga assim e só o amor verdadeiro de Anastácia para iluminar a escuridão de sua vida.

Maiara 07/01/2013minha estante
Acho que tive o mesmo sentimento que vc. Sempre torci para o lado romantico de tudo isso rsrsrsrrss. Comecei o terceiro agora e não sei o que esperar...vamos ver!!! rrsrsrs

Lurlynn 07/01/2013minha estante
Estou na metade, mas tenho que confessar, em alguns momentos eu pulo certas pastes, acho muito repetitivos os diálogos e juras de amor entre Grey e Ana. Mas estou gostando, não paro de ler, estou muito curiosa para saber a história do passado dele!!

Vânia 10/01/2013minha estante
Eu sou completamente viciada e apaixonada por essa trilogia!!!! Amo!!!!

Livia 13/01/2013minha estante
e ainda existem pessoas que falam mal do livro ... dizendo ser uma cópia e etc .. pessoas superficiais.. ADOORO A TRILOGIA !! super viciante .

Jess 21/01/2013minha estante
Amei os três livros!!!! Fiquei muito triste quando terminei o ultimo, queria mais livros sobre Grey e Anastácia !!

Vivi 07/02/2013minha estante
Começei a ler o livro cinquenta tond de cinza ontem ( 06/02/2013 e terminei hoje dia 07/02/2013) e o fanal desse livro foi muito bom, puts quero muito compartilhar dessa historia delicioza de amor entre a Anastacia e o Cristhian.
E falando a verdade quem não quer um cara como esse minha gente, amorozo, ciumento e quando esta em quatro paredes e em algum lugar inusitado tm nos faz sentir como únicas no mundo.
Eu não teria a coragem que a Anastacia teve!

Michele 06/05/2013minha estante
Menina, tu disse tudo sorriso bobo, choro kkkkkk é bom ver alguém que pensa da mesma forma.. No início eu fui pela cabeça dos outros, mas qnd eu li eu me apaixonei, é uma pena tantas pessoas falando mal, elas não conseguem ver a história por trás de todo o barulho de que o livro é erótico.. Mas é normal, onde tem sucesso tem crítica, não tem jeito.

Mari 26/05/2013minha estante
Nossa , me senti mt melhor agr sabendo que existem pessoas que compartilham da mesma ideia com relação ao Christian , a Ana , á tudo .
E sim , esse livro com certeza é um turbilhão de emoções.
O terceiro é muuuuuito bom tbm e segue a msm linha de emoções do 2° .
Só fiquei triste no final .. simplesmente pq acabou .

Georgina Maria 30/05/2013minha estante
Ah.. encontrei alguém que pensa e sente como eu. Tb me senti assim qd li o segundo volume. Li o primeiro e qd acabou fiquei assim: Kd.. kd.. kd.. quero mais!!! Parti para o segundo (já tinha comprado os 3 pq se tem coisa que odeio é coisa que vem picadinha, um pouquinho po ano!! Ah me poupem né!). Chorei gente. Eu literalmente chorei no segundo livro. Aquelas cenas de intimidade, a redenção final do Christian! Jésus..
Termina do segundo fui para o terceiro né? Marido aqui já nervoso pq só fazia ler, ler e ler..
Tá fazendo que mulher?
Tõ lendo!!! Aff...
Bem gostei muito, mas muito mesmo da trilogia. Só achei o final do terceiro livro assim, meia boca. Mas acho que é pq eu queria mais!!!
Ainda bem que existem as Fanfics com gente super criativa que está dando um jeitinho de nos contar mais sobre essa linda história de amor.

Gabryella 08/07/2013minha estante
Bom no segundo livro começou a história mesmo... Christian se revelou um homem maravilhoso um perfeito cavalheiro, a história realmente se iniciou no segundo livro AMEI .... Adorei conhecer Christian Grey um homem realmente maravilhoso ...
Corações e flores ... rsrs

Yasmine 10/08/2013minha estante
Isso porque você não leu ''Orgulho e preconceito'' de Jane Austen ainda. Te recomendo, depois de lê-lo vai mudar toda a sua concepção de estórias sobre romances entre um homem e uma mulher, e mais importante vai mudar a visão sobre o melhor papel de uma mulher na sociedade.

Silvia 10/06/2014minha estante
Gostei da sua resenha, não vejo a hora de ler ele ;)

Eduardo Freire 14/09/2019minha estante
Yasmine, ORGULHO E PRECONCEITO é um excelente Livro/Filme, nos quais a mulher e o homem se definem pelo caráter e personalidade. Assusta-me, mulheres proclamarem esse filme sobre Os Tons Escuros. Comecei a ver e desliguei o NETFLIX na cena em que ele introduz umas bolas prateadas na genitália da mulher e sai para uma festa em que acontece um Leilão. Absurdo ? Escravidão disfarçada de Submissão Sexual. Ambas inaceitáveis. Meu Deus. MULHERES, Vocês são muito mais que isso. FALA S?RIO.

Costa 15/05/2020minha estante
Por favor alguém mim ajuda como é que faço para ler os livros

Mayara 15/10/2020minha estante
Essa trilogia é realmente viciante kkkkkk

Bruna 22/10/2020minha estante
Como Fasso pra ler?

Anna.Lara 07/10/2021minha estante
Tem que pagar pra conseguir ler os livros do skoob?

Priscila637 28/05/2023minha estante
Eu abaixei o aplicativo agora, como eu faço para ler,

Lu Souzza 03/01/2017

50 tons de machismo
Sinceramente, não entendo o por quê de esse livro fazer tanto sucesso. Pra começar já é um fan fic de uma quadrilogia ruim, e essa trilogia conseguiu superar a péssima qualidade da literatura (?) de Crepúsculo. A trilogia nada mais é do que o retrato de uma menina insegura e mal tratada e mal amada, que se apaixona por um cara machista, igualmente inseguro, controlador, obsessivo, impulsivo e extremamente ciumento, me parece que a única "qualidade" ( se é que posso colocar dessa forma) é ele ser rico. Fico me perguntando " sério que as mulheres sonham com um homem assim?" Resolvi ler por curiosidade, e sinceramente, não me chamou atenção em nada. Essa trilogia nem de longe se assemelha ao conto da Cinderela (como ouvi muitos afirmarem).
Ficou claro pra mim que a autora do livro é um retrato da personagem principal.
mireli 04/01/2017minha estante
cada um tem o seu gosto,mais se vc ler o primeiro livro e assistir o filme vc vai entender porque essa é a continuação

Lu Souzza 04/01/2017minha estante
Eu li e assisti e não gostei.

Andre.Mesquita 21/01/2017minha estante
"Ficou claro pra mim que a autora do livro é um retrato da personagem principal." ahahaha

Rhuan com H 06/05/2017minha estante
Eu vejo por outro lado, não é por que conta a história de uma menina insegura com um cara machista e obsessivo que é uma "péssima qualidade da literatura", gosto é gosto, é a mesma coisa que eu dizer que um filme de terror (ou qualquer outro gênero) é ruim somente porque eu prefiro comédia romântica, eu pessoalmente gostei de 50 tons (apesar das partes "chatas") mesmo porque tenho um gosto muito eclético e a mente aberta e acho que esse tipo de literatura é muito mais que uma história é uma realidade (não de tal maneira) mas que em pleno século XXI, acontece em meio a nossa sociedade. Boa noite. Eu precisava me expressar!

Biblioteca Mágica 03/11/2017minha estante
Nem o livro e nem o filme são bons. Prefiro A bela e a Fera.

Ane 05/02/2020minha estante
O livro é muito bom pra quem entende que não é a representação de um relacionamento ideal. Ana e Christian não são exemplos, e o livro retrata exatamente como duas pessoas completamente imaturas e inseguras sobre si mesmas tiveram que escolher entre: Amadurecer para levar uma relação saudável; ou não saírem de sua zona de conforto e continuarem se desgastando em relacionamentos e discussões vazias.
Tanto que, no decorrer da história, Ana sente a necessidade de aprender a impor seus limites e não ser mais aquela garota que caiu de quatro (literalmente) na sala de Christian Grey. Já Christian tem de fazer a escolha entre estar com Ana e abrir mão de sua mania de controle; ou continuar com sua obsessividade e perdê-la.
Mais uma vez, não é um ideal de relacionamento, pessoas não devem se jogar em relações sem estarem preparadas para tais, mas é como a autora expressa a ideia de que pessoas problemáticas podem sim evoluir, e podem fazer isso juntas, se realmente quiserem.

Min 18/10/2020minha estante
Men, eu pulei bastante partes do livro

Morena 19/10/2020minha estante
ajuda tenho um carinho especial por quem fez e eu não para de assistir

Neitzke0 10/11/2020minha estante
Imagina ser assim da cabeça

Andressa.Santos 26/12/2020minha estante
Não entendi o ponto de interrogação depois de "literatura".
Gosto é gosto e leitura é entretenimento. Não classifique como literatura somente seu gosto pessoal, se o livro fez sucesso é pq rendeu uma boa leitura pra muitos.

dianeluz_ 14/02/2021minha estante
O comentário da Anne foi perfeito!

Gnomia 11/09/2021minha estante
Concordo super cara o livro é péssimo

Gnomia 11/09/2021minha estante
Eu asisti o filme é achei o filme um bosta porque o cara alem de ser super ciumento contrador e altoritario eu acho ele muito ridículo kkkjk mas tem uma frase no filme que é muito engraçada é que era para der seduzente mas só é zuada mesmo kkkk "eu não faço amor ei fodo com força " kkkkk pelo amor de deus kkkkk que filme ridículo

Mah 12/01/2022minha estante
Respondendo a sua pergunta. EU não iria querer.

Mas quem leu e quem realmente tem uma mente aberta pra entender pessoas, situações e relacionamentos a trilogia e os filmes são muito bons. Agora vim falar que crepúsculo é de péssima qualidade aí já é querer falar o que não deve,AMG. Pelo menos respeitemos o trabalho MUITO BOM dos outros.

Byanka 17/01/2022minha estante
Eu amei o livro e o filme achei bem romantico agora se voces acham ruins vao se fuder

Márcia 03/04/2022minha estante
Este livro é uma merda,
E algo disfuncional, fora da realidade que para um alvo adulto é totalmente contra- producente.
É uma mulher que se faz de coitada, e um homem que esqueceu o que é ser um homem de verdade, totalmente perturbando e com ideias de relacionamento totalmente disfuncional, e o pior e que é descrito com um clichê de tudo de bom e maravilhoso ?. A escrita é voltada para o grupo feminino mas tem muito machismo, essa autora tem merda na cabeça, é um total perda de tempo.

Márcia 03/04/2022minha estante
Se esse tipo de relacionamento abusivo fosse ser vivido na realidade não haveria tanto atenuação, e conflitos, e " porque o par romântico da história de amor " no terceiro livro f faz terapia para consertar a visão distorcidas de revelação que ele tem, se esse tipo de livro fosse bom e relevante não precisava a autora fica enchendo palavras para dar 3 livros
É só um des-serviço para literatura. Queria ver se essa autora fosse escrever esses livros se ela tivesse vivendo um relacionamento totalmente disfuncional e abusivo, com essa primícias romantizada.
O amor entre duas pessoas precisa ter responsabilidade, respeito, verdade, honestidade, justiça, amor puro, boa fama, esse é o relacionamento que sobreviver para fora de 4 parede, onde nenhum dos dois precisa esconder num quarto escuro o seu alto ego destorcidos, envergonhado, e quem acha que isso é romântico, aconselho firmemente um psiquiatra...
Se não resolver camisa de força ?

Aline 03/11/2022minha estante
Concordo com seu comentário, mas também tem pontos a ressaltar. Eu já vi pessoas semelhantes a esse casal na vida real, vivendo um relacionamento tóxico. Acho que o que a autora quis passar foi a realidade de uma relação dessa, incluindo BDSM. Ela menciona até um livro que parece ser uma das inspirações dela (não o Crepusculo). Eu só não lembro o nome agora. Mas, é mencionado nos três livros o nome do autor, que é inglês. Acho que o que a autora quis fazer foi um livro de romance obscuro, que causa repulsa e nojo ahahhaha Mas, sendo sincera, eu li os três livros e entendi perfeitamente a situação de Christian. A forma como ele foi abusado (pra mim ele foi sim) o tornou dessa forma controlador e machista. Mas,não posso deixar de confessar que gostei da narrativa da autora. Ela é envolvente e até nas partes ruins não parei de ler kkkkkkkkk eu só queria jogar o Christian pela janela inúmeras vezes. E sacudir a Anastacia. Pelo menos nos últimos livros ela se impõem. Mas, é óbvio que ela é submissa a ele. Muitas relações são assim de fato. Agora, o que fica bem na ficção é ele ser lindo de morrer e rico né XD. É como ganhar na loteria (só que não).

Maree 03/08/2012

50 tons de tédio
Bom, vamos partir do fato que a série 50 tons não é um primor literário... é um série chiclete.... e como a maioria sabe, surgiu a partir de um fanfic de crepúsculo.... até aí, ok, o primeiro livro cumpre seu propósito e muito bem, uma história de amor, de romance com umas boas (depende do ponto de vista, eu achei boas) cenas de putaria. 5 estrelas pra ele.

Mas fanfics não tem 500 páginas... muito menos tem 3 volumes, e é ai meus amigos que a coisa desanda. Não li o fanfic original mas creio que a história da trilogia vá aborda-la, acrescentando detalhes no enredo original. O livro um se sustenta na trama principal de anastácia descobrindo o mundo do sexo e do BDSM. E a sua relação com Christian se desenvolve a partir daí.

Porém no segundo livro é como se não existisse trama principal, ou melhor, a trama é o desenvolvimento de um relacionamento "baunilha" e existem várias pequenas subtramas, pequenos arcos.... que são mal resolvidos ou simplesmente não empolgam.

Ok, mas e as cenas de sexo? São fracas, ou são curtas demais, sendo mecânicas, ou são longas e confusas, e não tão "empolgantes" como no livro 1. Playroom? Quase nada.

A história do Christian é abordada, acho isso um dos pontos positivos e resulta nas melhores cenas do livro na minha opinião.

Enfim, o livro se torna enfadonho, longo demais para suas 500 páginas, interminável. 200 páginas dariam conta da história com folga. Vc lê, lê e nunca sai do lugar.... e parece rever a Ana dizendo as mesmas coisas na cama a cada 5 páginas. Desanima.

Resumindo: MUITO MIMIMI E POUCO PLAYROOM. =/ E olha que eu AMO livro chiclete.
Fernanda 24/09/2012minha estante
o que é um livro chiclete? o.o

Maree 01/10/2012minha estante
Livro chiclete seria aquele livro que vc mastiga mastiga, passa o tempo mas não tem valor nutricional nenhum sabe? (desculpe pela definição porca)

M! 03/10/2012minha estante
Eu concordo em praticamente todos os pontos com você. Odiei as subtramas, ficou muito forçado, como se ela estivesse sem idéia melhor para alavancar a história, e esse Christian bobo apaixonado, se ajoelhando aos pés dela não mexeu comigo. Acho que a história se perdeu um pouco e na falta de ídeia de subtramas melhores (Aquela do avião forçou demais) da-lhe cenas de sexo. Eles pareciam dois coelhos! Por favor, né? Muito mimimi mesmo. Concordo!

Lusiana 21/12/2012minha estante
também concordo ... eu esperava mais desse livro. E o final? Não me emocionei nem um pouco!!!

Lusiana 21/12/2012minha estante

Rafael 15/01/2013minha estante
Concordo completamente com sua opinião. O livro tornou-se muito cansativo, e pior que nem as partes de sexo eram capazes de empolgar.
Talvez se a história fosse mais curta, dois volumes ao invés dos três, tornaria melhor a leitura e a trama não seria tão arrastada.

bcaires 23/02/2013minha estante
Concordo. Muito Ruim. Sempre acreditei em segundas chances então mesmo não gostando do primeiro baixei o segundo e era pior do que eu imaginava.

Amanda 29/03/2013minha estante
Concordo, muito repetitivo eram sempre as mesmas coisas ditas na cama...e em todos os capitulos tinha uma foda em um lugar diferente, banheiro, piano, mesa de sinuca...cade os joguinhos? Ela só cedeu uma vez...o primeiro livro foi com certeza mais estimulante...e concordo com vc, 200 paginas daria conta do recado.

Pandora 30/03/2013minha estante
Eu adorei a sua definição para livro chiclete, considere-se plagiada. Também adoro um livro chiclete franco e honesto que não tem pretensões de te ensinar nada apenas te entreter. Ah, adorei a sua resenha.

Vivy Criativa 25/04/2019minha estante
Concordo com você em número e grau. Não vejo a hora de acabar a leitura. Eles poderiam ter resumido em 200 páginas. Está cansativo demais. Poxa

Raquel Lima 22/10/2012

Alguns números ...
Alguns números dos livros me deixaram impressionada, vamos lá:

- O primeiro livro tinha 480 páginas, o segundo 512... Incrível como alguém consegue fingir que escreve uma história em quase mil páginas, que somente teria 200, é olhe lá...
- o número de lindo, sedutor, maravilhoso, gostoso, para o Grey, perdi as contas...
- o vestuário também gera alguns números: às vezes em que ele deixou a calça caindo na cintura, que colocou camisa branca e terno cinza; o vestido ameixa do primeiro livro participou de 04 eventos; a lingerie azul que o motorista comprou para ela participou de quase todas as transas.
- Outro número incrível é o número de orgasmos da mocinha do livro, nas quase 1000 páginas, se contarmos que a cada duas páginas, descreve uma transa, e a mocinha chega aos orgasmo, umas 4 vezes, em cada uma, dos mais variados jeitos, com o dedo, com o olhar, com a mão, etc, etc... É impressionante, não é ?...
- ela deve ter mordido os lábios e revirado os olhos umas 500 vezes. Prova que aquela história de que se virar o olho fica vesga é mentira...rsrsr... Uma pena!!!
- Outro dado, é o número de homens que desejam transar com ela... Grey, Jose, o editor, o irmão da amiga... E olha que ela se acha feia...
- a deusa interior dançando balé, samba, rodopiando, de olhos escuros, batendo palmas, não vou poder descrever, porque quando ela se manifestava eu pulava umas 5 páginas...
- os e-mails, cerca de 100, tinham duas ou três frases, e rapidamente eram respondidos com outras 02 frases...enquanto isso ele pedia para ela parar de usar o Mac e usar o Blackberry...
- Tivemos alguns carros descritos: o fusca Wanda, o Audi, um A8, etc...além de um helicóptero que explodiu ou caiu na água, não lembro...
- Agora, para quem não leu, vou descrever um dos diálogos que representa a profundidade de todos os outros das 1000 páginas:
Em um dado momento o Chrystian agradece pela amiga pegar um resfriado e não ter ido fazer a entrevista com ele, fazendo com que se conhecessem , ela responde:
“ Eu tenho certeza que era uma gripe!”...

OHHHHHHHHHHH!!!!

Mas o mais impressionante de todos os números e que o livro já passou a barreira de 20 milhões de cópias, isso em agosto, um mês depois do seu lançamento, somente no primeiro livro. No Brasil, terra de não leitores, no primeiro mês já eram mais de 200 mil leitores, ou melhor leitoras...
Foi surpreendente ver amigas que nunca vi com um livro na mão lendo encantada. ..
Na primeira resenha fiquei feliz pela autora conseguir que pelo menos lessem, neste segundo livro já não tenho tanta empolgação...ler ou não este livro não é referencia para se tornar um leitor...Espero que pelo menos esteja fazendo algum bem sexualmente a estas leitoras...o que é bem triste porque até as transas são chatas demais...
Ao terminar este comentário, fiquei com dois problemas:

- Como fazer a classificação com estrelas... se fosse buraco negro, eu não teria dúvida...

- Acho que me descobri masoquista...A certeza terei ser for ler o terceiro volume...rsrsr...

Marcone 23/10/2012minha estante
KKKkkkkkkkkkkkkk... Es-pe-ta-cu-lar!

A Raquel Lima não faz apenas resenhas... Faz uma legítima crítica literária, com muito humor e inteligência, não se rendendo a padrões (como ao afirmar que deverá ler o 3º volume etc). Valeu, Raquel, gosto muito do seu texto! No dia em que eu virar editor-chefe, certamente você vai ser convidada a virar colunista! :)

Itala 03/02/2013minha estante
também fiquei abismada com o tanto de orgarmos dessa menina... isso não é normal gente... e concordo plenamente com você! ainda nem terminei de ler o 1º livro e francamente, estou refletindo se me arrisco a ler esse 2º livro... aiai

Camilla 25/02/2013minha estante
Você esqueceu de falar o número de vezes que ele insiste para ela comer e ela não quer...um saco...No 3o livro tudo se torna muito pior. Como é que isso fez sucesso? o.o

Yasmine 10/08/2013minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Por que é que a sua resenha não recebeu inúmeros pontos positivos? Demais, demais! Melhor do que os livros eu diria rs

Leila.Cavalcante 01/10/2013minha estante
Melhor resenha ever! Eu também fiquei em dúvidas com as estrelas, queria colocar -1

Jessica 27/07/2014minha estante
Amei sua resenha hahahahha
É incrível a criatividade da autora em descrever o quão irresistível, maravilhoso, encantador o Mr.Grey é, fora o tanto de orgasmo que esse homem provoca na nossa mocinha, preciso saber qual o segredo desse casal, vou ser apta ao sadomasoquismo também hahahahahhahahahah
Eu sinceramente não sei como essa serie fez tanto sucesso entre as mulheres, acho até triste alguém gostar de uma estoria tão rasa e supérflua como essa. Não terminei esse livro e muito menos terminarei, uma vergonha literária na minha humilde opinião.

paula alessandra 27/03/2015minha estante
Amei sua resenha kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruna Britti 24/09/2012

www.supremeromance.blogspot.com

***

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que eu estava com grandes expectativas para o primeiro livro da série, 50 Tons de Cinza. De fato, tentei me manter impassível diante de tantas críticas ao livro, justamente pela minha empolgação de ver que as editoras, por fim, decidiram dar atenção ao gênero romance erótico e trazê-lo para o Brasil. Minha deusa interior deu pulinhos de alegria e vibrou como uma criança no natal. (ah, vai, foi engraçado).

Me decepcionei. Infelizmente, a leitura não foi o que eu esperava. Pulei várias páginas, avancei outras, demorei a ler… Não é que a história seja em si toda ruim, mas a escrita de E.L James me pareceu amadora de mais e sem nenhum toque de correção de um revisor, editor ou o que fosse. Repetições demasiada de palavras, trechos “truncados”, furos na história e a tal da “deusa interior” aparecendo mais vezes que todos os personagens secundários juntos, se duvidar. No primeiro livro, 50 Tons de Cinza, tive a impressão que a autora simplesmente alterou o nome dos personagens de sua fan fic e jogou-a no livro da forma como estava.

Ainda assim, eu continuei atraída pela história. Grey é adepto ao BDSM (sigla para a expressão Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Sadomasoquismo). Bilionário e sedutor, ele se encanta pela desengonçada Anastasia Steele. No primeiro livro, Ana não soube lidar com seu estilo de vida, e os dois rompem o namoro.

Agora, vem cá E. L. James… 3 dias? Eles terminam o namoro durante 3 dias, e o Grey sofre tudo aquilo? Teria sido mais plausível 1 mês, até uma semana. Mas 3 dias?!!! Depois não gosta quando falam mal…

Mesmo com o término do namoro, eles não conseguem ficar longe. (3 dias… ai meu…) Grey então propõe que eles voltem e tentem um relacionamento normal, ou seja, sem sexo BDSM (também conhecido como sexo baunilha). Ana aceita, embora parte dela esteja insegura de que aquilo daria certo. Afinal, trata-se do Christian Grey, perturbado, belo e que viveu toda uma vida com um estilo de vida do qual é difícil se desprender e, até certo ponto, faz parte de quem ele é.

A história em si não possui uma trama central, mas pequenas tramas que se desenvolvem com o passar das páginas. Além de acompanharmos as crônicas cotidianas do casal - e isso inclui cenas de sexo, brigas, conversas amigáveis, troca de carinho e momentos de descontração –, temos uma ex-submissa de Christian que está perseguindo Ana, além de seu novo chefe na editora, Jack, que claramente possui segundas intenções. Esses dois últimos são dão o toque de suspense ao livro que, em comparação ao primeiro, dá impressão de melhor escrito, com leitura mais dinâmica e fluída.

A personagem Ana também está melhor. Ela deixa um pouco os traços desajeitados de Bella Swan, ainda que temos o velho papo de “eu não sou boa o suficiente para você” mas, nesse caso, é até mais compreensível. Nesse livro a personagem tem amostras do quanto Grey está ligado ao BDSM, e uma relação normal faz com que ela se sinta muito insegura. Entretanto, Ana ganha mais voz, e ela se impõe contra as opiniões de Grey e seus ataques de ciúmes sempre que necessário. As discussões são ótimas, bem como as cenas de reconciliação. :)

Sua deusa interior – ah, o que dizer? Os que odiaram no primeiro livro, talvez continuarão odiando. Mas entre nós, sabe que eu gostei? Ela apareceu em vários momentos “flash”, e até me diverti com suas exibições de tango, drama e outras encenações.

Grey também está diferente nesse livro. Quem lê esperando encontrar cenas e mais cenas de sexo com BDSM, vai se decepcionar. As cenas de sexo não são mais do que aquelas que estamos acostumadas a ler em romances de banca. O foco do livro é o romance e a superação do casal. O milionário vai aos poucos se acostumando com o toque de Ana, as cenas descrevendo todo o processo são bonitas e sempre trazem lágrimas aos olhos dos personagens. (já falei que acho uma fofura o mocinho do livro chorar?) Ana é, como todos sabem, o seu “bálsamo para a salvação”.

Acho que a autora conseguiu atingir seu pronto principal: mostrar, de fato, o que seria os cinquenta tons de Grey, coisa que não consegui ver no livro anterior. Enquanto lia, vi o Grey carismático, o Grey “crianção”, o Grey furioso, o ciumento, o que tenta lidar com seu passado, o que tem medo do futuro, o que é apaixonado por Ana… enfim, foram 50 Tons ao longo do livro, que me fizeram entrar na torcida para que ele consiga se livrar dos “demônios pessoais” e ficar bem com a Ana.

A história ainda tem alguns pontos fracos, mas a leitura foi tão prazerosa que conseguiu se sobressair aos defeitos. As vezes é bom darmos uma segunda chance a uma história que não gostamos de início, como foi meu caso. Espero ansiosa que o terceiro consiga ser ainda melhor. Adorei e recomendo. :)
Ana Marya 25/09/2012minha estante
Perfeita a sua resenha!!!!

Bruna Britti 25/09/2012minha estante
Obrigada! :-)

Gracielle 25/09/2012minha estante
Nuss eu estava em dúvida ainda se iria ler ou não, mas depois da tua resenha resolvi dar um crédito e vou ler sim. Parabéns, foi perfeita!

Bruna Britti 25/09/2012minha estante
Brigadinha gente! :)) Fico feliz que tenham gostado. >.< To doida pelo terceiro livro, rsrs

Thamara 22/12/2012

Cinquenta tons mais medíocres
(ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS)
Sem dúvida esse é o livro mais medíocre que eu já tive o desprazer de ler. Conseguiu superar o primeiro em termos de repetitividade e conservadorismo camuflado. O segundo livro da série " erótica e arrebatadora" de E.L. James consegue ser piegas, irreal e brega em níveis alarmantes.
Primeiramente, creio que Christian Grey deve sofrer de Distúrbio de Personalidade Múltipla porque só isso explica o fato de o personagem começar a série como um sujeito frio, controlador, sádico, "sem coração" como o próprio se declara e no segundo livro aparecer mais romântico e piegas do que um príncipe encantado de filme da Disney.
Se a autora quis atribuir essa mudança repentina de comportamento ao amor ( que tudo transforma e bla bla bla) ela falhou miseravelmente ao não aprofundar essa transformação na personalidade do Sr. Grey e fazer isso de forma muito rápida.
Já a Ana continua tonta e sem sal como no primeiro livro.
O drama que se tentou colocar na história para que desse um ar de suspense provou ser irreal e absurdo na trama. Como assim Cristian Grey, CEO super poderoso, milionário repleto de seguranças não consegue localizar uma ex-submissa com problemas psicológicos, a ponto de ela conseguir entrar em sua casa e tudo o mais? Com certeza o motivo do aparecimento da Leila na história foi pra acrescentar mais cenas dignas de folhetim venezuelano cheios de diálogos como " - Se alguma coisa acontecer com você, eu não vou me perdoar", que se repetem no livro uma enormidade de vezes.
E pra quê tanto zelo com Ana, mandando seguranças a espionarem durante o período de trabalho, forçando ela a se mudar temporariamente pra sua casa e tudo o mais, se simplesmente Christian a deixa subir sozinha pro apartamento dela só para minutos mais tarde encontrar justamente a sua ex-submissa desvairada apontando uma arma pro "grande amor de sua vida"? Coerência, cadê?
As declarações de amor e as situações em que elas ocorrem também são bem forçadas. Culpa da superficialidade das personagens.
Por falar em superficialidade, a autora quis mostrar mais da personalidade do Sr. Grey e deu um motivo para ele fazer o que faz. Como se sua predileção por sexo sádico precisasse de motivo, como se fosse uma doença (ó aqui o conservadorismo). Sinceramente, com os traumas e abusos que sofreu, Christian seria realmente perturbado e perigoso, e não um empresário milionário que faz contratos de submissão com as mulheres que ele quer comer.
As cenas de sexo, por sua vez, despertam tanto tesão quanto a sensação de voltar pro seu carro estacionado e achar uma multa colocada gentilmente em seu para-brisa. E ocorrem da seguinte forma: Christian olha pra Ana - Ana molha a calcinha e todas as camadas de roupa que estiver usando - Christian age como um Deus do sexo e toma a frente da situação toda - "Oh, isso é tão erótico" - "- Ah, baby" - Ana tem um orgasmo homérico - Christian goza dizendo " Ah, baby" ou " - Ah, Ana" ou o que seja.
E como é irritante a mania da autora escrever repetidamente a expressão " envelopinho de papel laminado" pra se referir à camisinha! Qual o problema com a palavra camisinha? Ou preservativo? Se ela escrevesse " E Christian pegou a camisa de vênus" eu juro que não ia ficar tão irritada e combinaria mais com a breguice toda.
Pelo menos o uso dessa expressão não vai ser mais recorrente, já que no começo da "obra" Christian manda a ginecologista dar uma injeção de contraceptivo em sua amada pelo simples fato de ele não conseguir comê-la sem camisinha. Muito romântico. E Ana acha isso muito natural e não se opõe. Uma mulher realmente desafiadora.
E depois vem os dramas do final e a decisão da Ana... tão sem sentido que não vale um comentário.
Enfim, Cinquenta Tons Mais Escuros só corrobora com o meu pensamento de que é um conto de fadas travestido de história moderna e sensual, sendo que nem pra entrar no hall de literatura erótica de qualidade ele serve. Só serve mesmo pra perpetuar o mito do homem perfeito e irreal e mascarar valores machistas e conservadores.
Paula 04/02/2013minha estante
Uauuuu... EXATAMENTE A MESMA impressão que eu tenho sobre o livro !

Paula 04/02/2013minha estante
Uauuuu... EXATAMENTE A MESMA impressão que eu tenho sobre o livro !

VICKY 16/04/2013minha estante
Literatura chulé com carência afetiva beirando ao ridículo.

João Ferreira 15/08/2013minha estante
Parabéns pela resenha! Concordo plenamente! Chateia muito mesmo as repetições da autora e me dá nos nervos essa adoração Grey!

Bea 08/06/2021

Virou meu Favorito!
Simplesmente maravilhoso, para quer ler um livro se não for para sentir junto com o personagem. Me fez rir, chorar, ter raiva, ter dor no peito, ficar com tesão, ter medo, ter esperança, ciúmes. Acho que tudo que eu poderia sentir lendo um livro eu senti com esse livro.
Você começa a ler e não quer parar, é tanta coisa acontecendo, em perfeita sintonia, é fácil de ler, fácil de se entregar.
(Spoiler) Grey e Ana amadurecendo virando outras pessoas e mesmo assim sendo eles mesmos, vivendo o mundo de uma forma linda e amorosa. Esse livro é muito melhor do que o primeiro e tudo que acontece nele acontece de forma orgânica. Ambos se amam, se apaixonam e se entregam.
Em um dos meus históricos de leitura eu comentei que a paixão deles é tanta e tão linda que me fez lembrar no início do meu namoro, me fez viver mais meu relacionamento, até no sexo.
Eu simplesmente estou apaixonada, virou meu livro preferido!
Leiam, é um livro lindo, maravilhoso e com muito amor.
08/06/2020
VitAria.Ferreira 08/06/2021minha estante
Aaaah esse livro é muito bom me lembro quando eu li ele pela primeira vez tava apaixonadaaaaaaa

Bea 08/06/2021minha estante
Eu imagino como se sentiu pois é como estou me sentindo, apaixonada!

thecia 09/06/2021minha estante
ele é incrível, mas melhor que o primeiro?? pirou de vez kkkkkkkkkk

Bea 09/06/2021minha estante
Hsuhsushshsuahuahaua muito melhor do que o primeiro!
Não sei se é por que já tinha lido o primeiro e o segundo foi a primeira vez que eu li, mas eu preferi o segundo kkkkkkkk muito melhor kkkkkk

Camila 16/09/2012

Cinquenta Tons Mais Escuros
Uma continuação impecável para Cinquenta Tons de Cinza. A história continua surpreendente e tem tudo para se tornar uma das minhas favoritas. O livro traz diversos pontos que me fizeram refletir e questionar o comportamento humano. Vale muito a pena ser lido!!

www.leitoracompulsiva.com.br
Camila 26/09/2012minha estante
Eu estou simplesmente apaixonada por Chris Grey. De verdade,quero ele para mim.. snif... Eu amei o livro,mas sabe que enquanto o lia, tinha a nítida impressão que foi a autora de Crepusculo que o escreveu.... espero que quando saia o filme não me coloquem uma atriz sem sal como foi a de Crepusculo...

Aline 01/12/2012minha estante
Tbem tive a impressão da Camila, realmente parece muito os personagens do Crepusculo.

Yasmine 10/08/2013minha estante
Camila 50 tons de cinza é uma fanfic de Crepúsculo. Me poupe. A atriz de Crepúsculo é perfeita para o papel de Anastasia Steele(acho que é assim) pois que é sem sal, dependente, banal, irritante como a Bella.

Camila 10/08/2013minha estante
Yasmine,
Não sei se você leu os livros do Crepúsculo, mas eu nunca comparo livro e filme, já que eu realmente acho que a atriz que interpreta a Bella deixou a personagem sem sal e irritante. No livro não vi nada disso na personagem! Também não achei a Anastasia nada chata ou irritante como você disse. Inclusive ela tem coisas bem bacanas!! Mas gosto é gosto, né?! Tá cheio de coisa no mundo que eu acho completamente estúpidas, mas que o povão adora!! rs...
Beijos

Lílian 01/10/2012

E segue a história...
Depois de se conhecerem e se apaixonarem em 3 minutos, no primeiro livro, Ana e Christian continuam sua aventura. Entre um sexo louco aqui e umas manias incontroláveis acolá, Ana deixa o seu Cinquenta Tons e agora sofre, em cinco dias, tudo o que toda a humanidade cristã sofreu em um par de milênios. Mas a dor é tão intensa quanto curta, pois logo ela está de volta aos lençois do milionário dominador.
Dessa feita, Ana tem que lidar com a mania de controle do seu agora namorado, a perseguição de uma ex-sub ensandecida e o assédio inoportuno do seu chefe.
A linguagem não melhora, infelizmente. A autora continua sendo chata, sem arte e sem imaginação. Mas se você já leu o primeiro, leia logo os outros dois também...

Tempestade 27/09/2012minha estante
Comecei a ler o livro e percebi q vc esta certa. Não consigo entender pq tanto sucesso!

Lílian 01/10/2012minha estante
É isso, Tempestade... Li os três e vou te dizer, não me acrescentaram absolutamente nada. Aliás, eu procuro sempre melhorar minha escrita e aprendi muito, ou confirmei o que já sabia, sobre como NÃO escrever.

Tícia 23/10/2012minha estante
Lílian, eu adorei o livro e não tive problema com a escrita ou o enredo, mas a sua resenha ficou ótima! kkkkkk
Adoro esses toques de sarcasmo, vc escreve muito bem!

bjooooo

Lílian 23/10/2012minha estante
Obrigada, Tícia!
Que bom que gostou da resenha.
Beijo pra você também!

Camila.Scaranaro 02/06/2022

Uau! Acho que nada define melhor.
O livro é sem dúvidas de tirar o fôlego. Me prendeu desde o começo até o fim. Sr. Grey é um mix de emoções, a trama é totalmente envolvente, causa tantos sentimentos que fica difícil explicar. Eu nunca pensei que choraria lendo Fifty Shades, mas tem um certo capítulo que me fez ficar genuinamente apreensiva, derrubei algumas lágrimas e uau... o livro me prendeu do começo ao fim.
Não vou ler o spoiler do final, porque quero começar o terceiro livro totalmente no escuro.
Fifty Shades passou a ser facilmente meu livro favorito, me arrependo de não ter lido antes.
@_paralivreando_ 01/09/2022minha estante
Eu ainda não li essa trilogia, mas tem um nacional que eu li e o pessoal diz que é tão bom quanto esse. É uma duologia, Universo Obscuro e Um Outro Unviverso

Camila.Scaranaro 01/09/2022minha estante
Que show! Esses eu não conhecia ainda, mas irei procurar com certeza. Obrigada pela indicação.?

@_paralivreando_ 01/09/2022minha estante
??

Thai 06/08/2020

Uau
Eu acho que o livro estragou o filme para mim kkk. Agora não sei como lidar com o Christian arrogante do filme em comparação ao Christian amoroso do livro.
Samanta 06/08/2020minha estante
EU AMO ESSA TRILOGIA

Francassia 06/08/2020minha estante
Espera para ler os livros com Ele contando a história, aí que VC não dá contaaaa ???

Cisne 06/08/2020minha estante
o do filme*

Leila de Carvalho e Gonçalves 10/07/2018

Segunda Parte
A trilogia "Cinquenta Tons de Cinza" foi o maior prodígio editorial de 2012, seus livros continuam vendendo e já virou filme, um sucesso que merece reflexão e respeito.

Não sou uma entusiasta do gênero, porém, tamanha repercussão acabou aguçando minha curiosidade e entre admiradores e detratores, esse livro (e toda a trilogia) não foi além de minhas expectativas: mediante uma linguagem simples e sem malabarismos estéticos, trata-se de uma história de amor sexualmente polêmica, feita sob medida para gerar lucro.

Se no primeiro volume, fomos apresentados a bela Anastasia e ao atormentado Mr. Grey, na segunda parte, vamos acompanhar o cotidiano do casal enfrentando os primeiros obstáculos de um relacionamento a dois assim como a perseguição de uma ex-submissa e as investidas do chefe de Miss Steele em seu novo emprego. É lógico que tudo regado a uma dose generosa de sexo para a satisfação dos mais insaciáveis ou enfado de quem já navegou pelas águas de Marguerite Duras ou Anais Nin.

Com relação ao enredo, privilegiando a ação e o suspense, gostei mais do que o primeiro, mas continuei sem paciência com a Deusa Interior, sinceramente, não me incomodaria se no próximo livro, ela tirasse férias.

Dando um puxão de orelhas na tradução, recomendo. Forme sua própria opinião.
Bárbara 16/07/2018minha estante
Quando ela começa a falar dessa deusa interior meus olhos até reviram de tédio.

Leila de Carvalho e Gonçalves 16/07/2018minha estante
Então somos duas. Abraços!

Fernanda 30/11/2018minha estante
É extremamente irritante quando ela fala dessa Deusa Interior...

Karla 11/10/2012

Não gostei. Consegue ser mais decepcionante que o primeiro.
Livros eróticos são destinados aos maiores de dezoito anos, mas fica claro que essa trilogia é destinada para adolescentes.
A escrita não é boa e a leitura não prende. É realmente broxante ler esse livro, não que eu queira ficar excitada lendo, mas ele é péssimo, não sei o que viram de tão bom nesse livro.
Se antes era patético a forma como abordaram o tema BDSM, agora, o caso ficou ainda pior, Sr. Grey virou um completa patético apaixonado de livros infanto-juvenis.

Eu ainda tenho impressão que Ana é uma adolescente de uns quatorze anos, e está namorando um garoto um pouco mais velho, mas ambos ainda estão no colegial e são completos sonhadores, e Elena, é só a namorada do colegial que quer destruir o relacionamento. Isso daria um bom roteiro de Malhação.

Não gostei, considero o livro fraco e só estou continuando a ler tal trilogia, pois sou do tipo que não gosto de parar algo pela metade, mas é um sacrifício ler esse livro. Não vejo nenhuma profundidade nele e muito mesmo emoção, vejo apenas um drama adolescente. E olha que existem dramas desse gênero que despertam emoções melhores que muitos
outros gêneros.

Ah! Um minuto de silêncio para quem acha que realmente a casa de um dos homens mais ricos do mundo seria invadida por uma mulher, que estava usando apenas uma arma.
Jane JC 12/10/2012minha estante
Que bom que li sua resenha,pois já estava achando que eu sou chata demais e fui a única a curtir o livro.Ele é um porre!A autora desistiu da história e se limitou a um punhado de cenas eróticas que,no fim das contas ,acabaram ficando chatas e repetitivas.

paulanewmetal 16/10/2012minha estante
A serie crepusculo é muito mais interessante que cinquenta tons de cinza!!!!

Karla 17/10/2012minha estante
Isso é questão de gosto, eu não considero Crepúsculo interessante, quanto mais "muito mais interessante", ambos estão no mesmo patamar, com a diferença que de um lado temos humanos e dos outros temos supostos vampiros e lobos. De qualquer forma, ambos, para mim, estão no mesmo patamar.

Isabelle 18/09/2012

Insegurança a flor da pele.
Quase não acreditei que por traz daquela mascara Christian Grey é um homem extremamente carente e inseguro.
Fiquei realmente tocada por esta nova face do protagonista, eu já suspeitava que Christian tinha segredos e um passado obscuro, mas na verdade nunca imaginei que ele fosse uma grande vítima, o que me surpreendeu muito.
Neste livro conheci melhor Christian e percebi um lindo cordeirinho escondido por uma grande pele de lobo.

Ana.Luiza 19/09/2012minha estante
*-* Estou louca pra ler, mas não encontro onde comprar ou baixar :(

Isabelle 20/09/2012minha estante
Oi Analu! Adorei você ter gostado do meu comentário!RSRSRS.Foi o primeiro que recebi!
O meu livroi eu comprei na livraria Eldorado na tijuca e eles entregam.
Segue o telefone da loja e o contato de uma vendedora que é D+++++.
Telefone: 21 - 25694747. Procute por Ana Paula.
Beijos.