Cinquenta Tons de Liberdade

Cinquenta Tons de Liberdade E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Liberdade

Talita 14/08/2012

Nunca imaginei que fechar a ultima parte de um livro me traria tantos sentimentos assim..
não me entenda mal.. eu já fechei muitas ultimas paginas de livros.. mas essa... quero dizer que vale a pena MESMO lê-lo com o livro e não simplesmente na internet!!
enrrolei pra caramba porque eu não queria não ter o Christian na minha vida rs. maaaas como dizem.. tudo que é bom dura pouco.
Esse livro foi bastante diferente dos outros ate porque ele foi contado com recordações do passado, e acontecimentos do futuro..
maaas, é claro que não teve decepcionamento rs.
o Christian (se é que é possivel) estava mais inrresistivel ainda.
e agora eu estou com raiva de mim mesma por ter demorado 2 dias para fazer a resenha e todos os sentimentos que eu queria escrever aqui se foram..
mais romantico que o segundo, eu acho que o autor brincou com a gente e fez (ao contrario de qualquer outro que já li) o inverso.. onde começa com algo bem quente e vai virando mais romantico.. eu adorei isso!
continuo muito triste por não ter mais essa historia cativante comigo a todo lugar que eu ia..

maaaaaas, espero relê-lo quando tiver a oportunidade em portugues..
espero que seja tambem tão cheio de sentimentos..
um beijo para vocês. que se não leram ainda me faça o favor de ir ler de uma vez rs, e que se leram.. me manda um recadinho me dizendo o que acharam? bjs
Mi Cintra 06/08/2012minha estante
Alguem tem o ebook do 2 e do 3 em portugues? Estou necessitada, meu ingles tá fraco e não consigo esperar até o lançamento.

Jenny 16/08/2012minha estante
Oi de novo vc poderia me mandar o link do 3 livro em ingles??? Mt obrigado..
You are like an angel... :)
Bjs

Bruna 23/08/2012minha estante
Adorei saber que o livro vai "mudando" e, pelo jeito, o Christian também. Tô quase terminando o primeiro e com certeza lerei os outros dois.

Micy 09/09/2012minha estante
Por favor alguem pode me enviar o 3° livro em português, se alguem quiser tenho 2° em DOC e esta em português, meu email é micy_moreninha@yahoo.com.br

Mary 10/09/2012minha estante
Alguém tem o terceiro em português?

Se tiverem por favor me envieem por e-mail.
marilazibaroni@hotmail.com

lola 10/09/2012minha estante
Alguem pode me enviar o 3º livro em portugues?? Por favor estou louca para ler. Se tiverem me enviem loladiemer@hotmail.com

SAARA.ERUNDINA 11/09/2012minha estante
Oi gente, se alguem tiver o 3º livro por favor envie pra mim.
saarinhaicm@hotmail.com

Obrigada

jaque 13/09/2012minha estante
PRECISO DESSE LIVRO, NÃO ACHO COM UMA TRADUÇÃO DECENTE, ME MANDEM PORFAVOR?
jaque.poop@hotmail.com

Jady 14/09/2012minha estante
Oii, estou louca para ler o 3° livro... Se alguem tiver ele com uma tradução descente, por favor teria como me mandar???
Meu endereço de email é k_jady@hotmail.com
Desde ja Obgd!!

Luma 15/09/2012minha estante
Preciso do segundo e do terceiro. Pode ser em inglês... Se alguém puder me enviar, ficarei IMENSAMENTE grata:
luma_ppg@hotmail.com

Cynthia Barbosa 18/09/2012minha estante
Tô louca para ler o 3º livro, quem tiver por favor me mande *-*
cynthia_ibb@hotmail.com
Obrigada.

mila 19/09/2012minha estante
você tem o 3 livro em português, se tiver pode me mandar camilaschmitz@hotmail.com

Obrigada!

Paulinha 25/09/2012minha estante

Paulinha 25/09/2012minha estante
Oi. Tudo bem, vc tem a trilogia? Vc poderia mandar por e-mail? Pois li o livro e preciso lê o 2 e 3. Se possível lhe agradeço. Pois é muito bom, mesmo.Obrigada!!! Meu-mail é ag_paula@hotmail.com. Valeu.

Ingrid 02/10/2012minha estante
Oi!! Terminei o segundo,mas o 3 está incompleto. Vc teria ele em e-book ,traduzido ? Agradeceria. guidafr@hotmail.com

nath 04/10/2012minha estante
Li os 2 primeiros e estou aguardando anciosamente o 3 ( que só vai chegar na minha casa em 35 dias...). Vários adjetivos poderiam descrever esse livro, mas " PERFEITO " é o que mais se aproxima da realidade!!!!

Ana 15/10/2012minha estante
Se alguém tiver o terceiro por favor me mande. Li os dois primeiros em 3 dias e estou doida pra ler o terceiro. Obrigada. De preferencia em portugues mas pode ser em ingles tb. Email: ana_paulasoares@hotmail.com
Obrigadaaaa

Jana 16/10/2012minha estante
Nossa...esperando ansiosa pelo 3º...é verdade, depois deste livro está sendo dificil ficar sem Christian Grey...rs

Regina 18/10/2012minha estante
Li somente o primeiro, mas estou muito ansiosa para ler os outros dois e depois do vc escreveu fiquei mais ainda!

Fernanda 25/10/2012minha estante
Não vejo a hora de pegar esse livro na mão e começar a ler... fiquei enrolando com o segundo para não acabar logo.... mas não aguentei!
Que venha o 3º!

Rafa 05/11/2012minha estante
Nossa, quero muito lê-lo. Só de imaginar que ficarei sem o Christian lindo maravilhoso.. ahh, quero nem imaginar. =//

Cáh 05/11/2012minha estante
E achei o mesmo que você com toda certeza! é lindo demais e a gente nunca imagina pelo oque falaram dele que seria sssim tão "mágico" a estoria é realmente cativante mesmo! e esse Grey #mygod ELE É DEMAIS eu acredito q exista ele sim só não acredito muito que as garotas consigam a dádiva de encantar um homem desse com tão pouca idade, isso se basiando na "MODERNIDADE" de hoje!
PS: ser PURA é um privilégio então p/ vc que ainda é, preserve-se!!!

Lary Carvalho 11/11/2012minha estante
é exatamente o que vc escreveu na sua resenha!! O Christian está mais perfeito do que nunca e o livro faz vários flash backs o que deixa tudo mais emocionante. A confiança que ele vê nela e que é reciproco torna tudo mais lindo e desejavél.
"ao lado desse homen não haverá dias chatos"
bj e parabéns pela resenha!!

14/11/2012minha estante
Não restam dúvidas. Quero um livro com a versão de Christian!!! Foi maravilhoso, assim como você descreveu. E adorei a linha do tempo, indo e vindo. Fiquei vidrada e fascinada com as descobertas e não consigo tirar a visão de uma família linda da minha cabeça. UAU!
Amei cada detalhe, principalmente deste último livro que tem mais enredo e menos sexo. Não que o sexo tenha ficado ruim, pelo contrário. Mas a história ficou mais complexa e viciante.
ADOREI!

Pryscila Fernan 15/11/2012minha estante
Concordo com vc... O livro me cativou de uma tal maneira q eu consigo pensar em um só palavra para expressar APAIXONANTE... Adorei!!!!! Li os 3 livros em 4 dias, simplesmente não conseguia parar.. Onde eu ia eles iam comigo.... Devorei e fiquei com um sentimento de perda ao terminar e não ter mais para ler... Pretendo ler novamente em breve, assim q esquecer um pouco o Sr. Grey e a Sra. Grey e o pequeno Teddy.. Pois acho impossível esquece-los tão rápido. :)

Tanise 20/11/2012minha estante
Nossa estou desolada porque a história acabouu!!! Sentindo um vazio tremendo, mas com certeza é o melhor da trilogia. A história é perfeita!

Renata 21/11/2012minha estante
uma das melhores trilogias que já li!!

Cinthia 22/11/2012minha estante
Gostei demais, demais mesmo. O vazio que o livro deixou, só outro muito bom vai conseguir tirar.

Cynthya 29/11/2012minha estante
kkkk... também amei a trilogia e sinto uma faltaaaa do Christian (rsrsrrsrs).

Fabiana 01/12/2012minha estante
concordo plenamente com vc, completamente apaixonante, ñ queremos largar mesmo...

Yva 02/12/2012minha estante
amei ,o Christian vai deixar muitas saudades ,como você disse essa coisa de ir ficando meloso bem cara de relacionamento do nossos sonhos foi show,eu já li e sei que vou cair na tentação de ler eles outra vez,vou deixar o fabuloso GREY fazer parte da minha rotina outra vez pode apostar que sim!!

Fernanda 19/12/2012minha estante
Fala sério! Terminei o último antes de ontem e não consigo tirar o Grey da minha cabeça! Por mais cheio de problemas que ele seja, ele continua sendo perfeito! Tô morrendo de saudades do Christian, espero que a E L James tome vergonha na cara e escreva mais!!!!!!

Ju 19/12/2012minha estante
Nunca fiquei tão triste com o fim, como fiquei nesse, ele mexe com a nossa cabeça de uma forma... Eu chorei, eu ri, me desesperei, amei, odiei, foi uma mistura de sentimentos. E agora que cheguei ao fim do livro sinto um vazio, ele realmente mexeu comigo, impressionante, e quando tiver uma oportunidade pretendo reler, e reler, e reler.
E por favor E.L.James continue a escrever, nós precisamos ter o Christian, Ana, e cia em nossas vidas......

Ariane 19/12/2012minha estante
Acho que a sensação é praticamente a mesma entre todas as mulheres que leram a trilogia. Uma sensação de que algo está faltando, com o fim da saga Grey e Ana. Ameeeiii essa leitura!

Sarah 01/01/2013minha estante
Eu simplesmente amei todos os livros! Sentirei falta do Sr. Grey, e adorei a parte contada por ele.
Espero que a autora escreva uma continuação! :)

Milla 08/01/2013minha estante
Senhor Grey que saudade....

Leticia 08/01/2013minha estante
Simplesmente apaixonante,li a série toda em 1 semana,triste é não ter o Grey cmg no dia a dia como vc disse..rsrs...mas simplesmente eu amei!!!

Isabelly 09/01/2013minha estante
amei muito, é um sentimento inexplicável, senti vontade de levá- lo pra casa. como esse homem é encantador e sedutor.

Fran 09/01/2013minha estante
SENSACIONAL....Realmente dá vontade de adotar o Christian e cuidar dele e olha que no começo eu odiava o cara...super recomendo a leitura desse livro, pois ao contrario do que muitas pessoas acham, o livro apesar de ter muita sacanagem ( uii ), tem um historia linda e muito bem elaborada, onde pela primeira vez eu não fiquei xingando a mocinha por ser tão bobinha, o que acontece bastante em alguns romances que leio. E vamos parar de ser hipocritas neh, só por que o livro descreve bastante as cenas de sexo não quer dizer que seja ruim !! Bjos

Aline TS 10/01/2013minha estante
Ameii! Estou começando o 3º livro e estou muito ansiosa, e ao mesmo tempo triste por estar acabando ( pois eu sou daquelas que sente sdds dos personagens quando acaba de ler um bom livro...) esta trilogia virou um vicio pra mim, só consigo pensar em ler, ler e ler !...Na verdade já estou querendo reler! Rsss.

Lurlynn 16/01/2013minha estante
Eu li os outros dois muito rápido, mas esse não está chamando atenção, não consigo levar a leitura adiante. Me digam algo que me faça ter vontade de terminar este livro, por favor!! Enjoei da Ana!!

Izabel 18/01/2013minha estante
É realmente muito viciante... Li,li eli e quando o final foi chegando tentei ler mais devagar, tentando adiar que chegasse ao final.Agora estou relendo desde o primeiro, pois é uma história muito envolvente. Como não pensar nos maravilhosos olhos cinzentos...

Jess 21/01/2013minha estante
Me sinto do mesmo jeito... Quando terminei voltava as partes mais emocionantes para relê !

Karina 22/01/2013minha estante
Sinceramente, o ultimo livro foi muito fraquinho em comparação com os dois primeiros...Levei quase um mês para concluir a leitura. Achei vazio, sem emoção, e muito enche linguiça. A autora poderia ter encerrado a série no 2° livro, apenas inseridos os 2 ou 3 momentos emocionantes e importantes do 3° livro.

Michele 23/01/2013minha estante
A unica palavra para descrever essa trilogia é VICIANTE, caramba já acabei de ler o ultimo e estou com uma baita ressaca literária, rs.Amei muito

Michele 23/01/2013minha estante

Angélica 24/01/2013minha estante
Os livros são PERFEITOS, e muito viciantes, li os 3 livros em 3 semanas, não conseguia parar e agora faz 3 semanas que terminei de ler eles.. e sinto muita falta do Christian, assim que tiver chance vou ler e reler de novo! :)

Lara 01/02/2013minha estante
COncerteza eu também não estava querendo terminar de ler a trilogia só pelo fato de não querer que o Christian "saisse" da minha vida sauhsuahs. Ele é muito detalhado, fala de cada detalhe, de cores tudo, realmente somos "transportados" para a historia. Perfeirta. Amei por mim tinha mais uns 50 tons de livros por aew que eu não me cansaria de lê-los rsrs! Li os 3 em menos de 2 semanas.. não conseguia parar de lê-los.?

mica 15/02/2013minha estante
Gostei muito da trilogia, realmente cinquenta tons de liberdade foi o livro que mais gostei da série, porém fiquei chateada com o final dele, acredito que se não é intensão do autor publicar um livro com os olhos do outro personagem (Cristian) não deveria nos deixar com esse gosto de quero loucamente a visão dele.

Isabelle 18/02/2013minha estante
alguém me diz por favor, que christian fica com ana .. please !!!!! ela não o deixa néh ?

Carla Daniela 20/02/2013minha estante
Sabe eu gostei dos livros,como já mencionei adoro ficar relendo um livro até achar um novo,e essa trilogia é bastante simples de ler,tem romance,alguma história e senas bem gostosas de sexo,não são grandes livros,pelo menos não tudo isso que se tem comentado sobre eles.Não posso deixar de comentar que em alguns pontos,até mesmo em algumas frases os livros se parecem muito com outra série famosa(Crepúsculo),nada contra mas um pouquinho de originalidade é sempre bom.Mas que fique claro li os meus várias vezes saboreando cada linha,talvez a minha compulsão seja mesmo maior que meu bom senso.Não adianta,adoro ler e tem que ser muito ruim para eu abandonar a leitura no meio,o que não é o caso.

Mylla 25/03/2013minha estante
querida a mesma coisa acontece com comigo um turbilhao de sentimentos e emocoes numca pensei que um livro fosse mexer tanto comigo estou no 50 tons mais escuro bjs

Ray 23/04/2013minha estante
Lerei só pra ter certeza que a trilogia não tem salvação.

Adriana 28/04/2013minha estante
Eu li e amei realment nos supleende muito com a trasformação atravez do amor ... recomendo a ler atodos bjs

Carolina Gloria 11/05/2013minha estante
Eu AMEI,é tudo tao romantico e christian é tao fofo do seu jeito mas...Eu me surprendi com o final ela muda tudo conta de novo da primeira vez que se viram mas quem narra é chris nao ana,e eu amei o Ted,que bebe mais fofo!!!

Gi 21/05/2013minha estante
Como a mulher pode fazer diferença em todos os sentidos na vida de um homem é uma história cativante que te faz querer ler mais e mais. Aguardo ansiosa por mais livros da autora.

Rafa 14/06/2013minha estante
Super entendo.

Alcione 02/07/2013minha estante
amei a trilogia... estou completamente fascinada pela história, pelo amor dos dois. confesso que estou lendo pela segunda vez e não consigo me cansar da história. bjos indico a todos os leitores que são amantes de um bom romance.

Submersa nos Livros 23/07/2013minha estante
Eu amei a trilogia ... tanto que já li 2 vezes todos.. a história é fascinante... gostaria de saber quem não se apaixonou por Christian Grey? Amo a história e recomendo a todos que querem ler!! :)

Luciene 09/08/2013minha estante
Simplesmente maravilhoso!
Confesso ter tido dificuldades pra começar um outro livro,tamanha paixão por essa estória.Essa Trilogia ficará marcada pra sempre em minha memória!Bj

Ana Carolina 10/09/2013minha estante
vou começar a ler o ultimo, finalmente! kkk
pelo menos parece que o livro é melhor, pelos menos nas estrelinhas aqui. rs

Luna 12/10/2013minha estante
O livro é ESPETACULAR. Recomendo a todos!

Wlá 10/12/2013minha estante
o livro é perfeito record fiquei tão louca pela história que no fim de semana ia dormi depois das duas

Rose Camara 29/12/2013minha estante
Noooossa você traduziu fielmente os meus sentimentos com relação à trilogia.
Chorei horrores lendo o ultimo livro. Agora vou tentar fazer o seu caminho inverso. Vc leu primeiro a versão em ingles (se eu entendi direito), eu li a versão em Português e agora quero ler a versão inglesa. bjs

Rodrigo Diniz 09/01/2014minha estante
Estes livros são simplesmente mesquinhos, ao meu ver.
Nada que acrescente, nada que comova, apenas um roteiro bem discriminado de um pornô, uma escrita não autentica e uma grande tristeza por livros dessa qualidade virarem best-seller.

Marcos.Dolglas 08/02/2015minha estante
garota eu ainda não li o 3 mais os 2 q li são incriveis

a bonita 27/05/2015minha estante
Minha vida antes e depois dos Cinquenta Tons de Cinza e sobretudo "Liberdade"....
Muito excitante e mega romântico....acho que irei relê-lo para não perder contato.
Não me imagino mais sem...passou tão rápido!!!! Estava 24 horas comigo!!!
Me ensinou muito a me conhecer e a me entender.
Beijos!!!

Jennifer.Freire 11/09/2017minha estante
como faço pra ler os livros de skoob fiz meu cadastro mais não sem mexer direito nisso alguém pode me ajudar?

Magrela 27/08/2020minha estante
Como faço pra ler o livro não estou conseguindo

Grazi 15/10/2020minha estante
Como faço para ler o 3 ?

Juliane 03/08/2022minha estante
Eu não consigo abrir para ler

Daniel1246 28/08/2023minha estante
Ótimo

Daniel1246 28/08/2023minha estante
Vou averiguar

Bela 02/05/2021

Eu sei que muitos rotulam essa trilogia como sendo uma abordagem rasa e sexual, mas para mim não foi bem assim!! Foram livros que também retrataram trauma, amor e como esse sentimento é capaz de transformar uma pessoa!! Não sei se foi porque assisti os filmes antes (que não chega aos pés do livro), mas também me surpreendi com a profundidade que é o personagem de Christian Grey nos livros!!
Rafaela 02/05/2021minha estante
Que resenha maravilhosa Bela. Concordo plenamente com você, amo essa trilogia e, a trilogia na versão do Grey é mais intensa ainda, dá para entendermos melhor ainda ele ?

Bela 02/05/2021minha estante
Eu realmente mudei completamente minha opinião sobre a trilogia!! E já tô doida para ler essa trilogia da versão do Grey também, vi que o segundo livro está super bem avaliado no site da Amazon

Rafaela 02/05/2021minha estante
Sim, eu já li os dois primeiros e, já comprei o terceiro na pré venda e não vejo a hora de chegar. Leia que garanto que você vai amar. Ansiosa para saber sua opinião

Bela 02/05/2021minha estante
Vou lerr ??

??

Ju 02/05/2021minha estante
Realmente, nos livros é mais fácil entender os motivos e traumas que levam o Christian a fazer as coisas do modo que faz, muito mais intenso que os filmes

Purplemrl 04/05/2021minha estante
O melhor da trilogia sem dúvidas!

Amanda 04/05/2021minha estante
Apesar de hoje eu não curtir muito o estilo dessa trilogia, devo muito a ela por me inserir mais na leitura sabe. Através desses livros, que eu passei a ler mais, com mais frequência diferentes gêneros.

Bela 04/05/2021minha estante
Na verdade eu comecei a ler esse estilo recentemente, e por isso li esse livro depois de tanto tempo!! Mas é muito bom isso que aconteceu com você por conta dele!! Esse ano, eu também descobri e passei a gostar de vários gêneros que nem tinha contato antes!!

@livrodegaia 16/01/2013

Resenha da trilogia que no momento é o "Ai sei eu te pego" do mundo literário.
Procrastinei enquanto pude para começar essa resenha, porque tive um sexto sentido, uma sensação quase paranormal de que ela ia dar trabalho, mas como coloquei na cabeça que só vou começar a leitura de A sombra do vento depois de escrevê-la, melhor parar de enrolar.

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que a trilogia Cinquenta Tons de Cinza foi meu primeiro contato com um romance erótico e acredito que muitos dos seus leitores estão na mesma situação. Isso posto, levem em consideração o fato de que a opinião aqui exposta é de alguém cuja intimidade com esse gênero compara-se a intimidade que a maioria das mulheres têm com a parte mecânica de um automóvel (reflita). Portanto, irei analisá-lo como uma obra qualquer.

Para começar, gostaria primeiramente de bater palmas para os responsáveis pelo marketing dos livros aqui no Brasil, porque minha gente, de cinco em cinco minutos (se muito) tinha algum site postando o quanto ele era sensacional na minha página do facebook. O livro foi matéria de capas de revistas importantes, só se falava/fala do quarto vermelho, do Christian Grey e suas algemas. Por mais que num primeiro momento você não tenha se sentido fisgada (meu caso) fica difícil fazer cara de paisagem diante de tanto barulho, a menos que você:

1- se sinta bem sendo um peixe fora dagua;

2- se leve muito a sério para ler um livro que originalmente era uma fanfic da Saga Crepúsculo;

3- tenha aversão a cultura de massa, cuja lógica se resume -> se muita gente gosta, boa coisa não é;

4- não se sinta confortável abrindo um livro regado a sexo (mas não perdeu um capítulo da adaptação de Gabriela! Aliás, gostaria de lembrar que se os seus pais não tivessem feito o lerelê você nem estaria lendo isso aqui. Detesto ser portadora de más notícias, mas sim, eles fizeram/ainda fazem).

Brincadeiras à parte, o que eu quero dizer é que é quase impossível não ter a curiosidade despertada com tantos holofotes, confetes e serpentinas, principalmente se você é uma leitora assídua. Cinquenta Tons é no momento o Ai se eu te pego e E.L. James o Michel Teló do mundo literário, ou seja, goste ou não, não importa onde esteja fatalmente você vai ouvir falar.

E como tudo que faz muito alvoroço, o Mommy Porn, como a trilogia vem sendo chamada, se tornou alvo de críticas ferrenhas e como eu adoro uma boa polêmica (sou dessas) fiquei ainda mais curiosa. Afinal de contas, quem é esse boy magia que encantou a mulherada e será que apesar de tanto sucesso os livros são essa bosta de cachorro sarnento que alguns estão pintando?

Bom, depois de ler todos os volumes o que eu tenho a dizer é que sim, a trilogia deixa muito a desejar em termos de qualidade literária (a linguagem é pobre, os diálogos fracos e repetitivos e a estória é mal desenvolvida), mas sejamos sinceros, o que falta nesse quesito sobra em entretenimento.

No primeiro volume somos apresentados a Anastasia Steele, nossa protagonista e narradora. Ela é uma universitária de 21 anos, virgem, que conhece o boy magia, digo, Christian Grey, jovem, milionário, autoritário e absurdamente lindo que vai introduzi-la no mundo do BDSM (bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo). Os outros dois volumes nada mais são do que o desenrolar dessa relação aparentemente platônica, com todas as devidas idas e vindas até os felizes para sempre.

Ocorre que, a autora abusa demais das cenas de sexo em todos os volumes. Ana não se alimentou: sexo. Ana saiu para tomar um drink com a amiga em vez de voltar para casa: sexo. Ana morde os malditos lábios umas quinhentas vezes: sexo (quinhentas vezes). Ana aceitou conversar com uma antiga submissa maluca: sexo. SE ANA PEIDASSE já seria motivo para os dois se pegarem na cama, na mesa do escritório, na de sinuca, sobre o piano, no elevador, enfim, só não fizeram no Charlie Tango porque não dava para o Christian pilotar e enfiar a mão por baixo do vestido dela ao mesmo tempo. Ah, mas é uma série erótica... Ok! A princípio, essa maratona foi até divertida, mas ao longo da leitura vai ficando cansativa, porque tudo serve de desculpa para narrar as relações sexuais do casal e 90% da trilogia se resume a isso. Não desenvolve.

Sei que estamos falando de livros que começaram como fanfic de uma saga carente de detalhes picantes e que certamente foram criados com o objetivo de preencher a lacuna deixada por Stephenie Meyer, mas um bolo de um recheio só não é tão gostoso. E.L não soube aproveitar os outros personagens e DEFINITIVAMENTE NÃO SOUBE APROVEITAR OS ANTAGONISTAS (o que mais me decepcionou). Havia um leque de possibilidades de fazer com que a estória pegasse fogo (sem conotação sexual). A Elena/Mrs. Robinson e seu marido, as quinze submissas anteriores, o chefe cretino da Ana, a arquiteta, até mesmo o José poderia ter rendido um bom caldo, mas no final das contas esse caldo ficou ralo e eles não passaram de figurantes.

Fiquei com a sensação de que a escritora ficou com medo de acabar estragando o amor dos pombinhos aos olhos dos leitores se houvesse uma interferência mais intensa de outro personagem ou de um(a) forte concorrente, mas isso seria digerível, principalmente no que diz respeito ao Grey, tendo em vista seu antigo estilo de vida. Não seria absurdo, dentro desse contexto se ele declinasse em algum momento, cedesse aos vícios de outrora. Tornaria tudo mais interessante. Daria gás à estória. Não sei... Esperava mais acontecimentos, se é que vocês me entendem.

Vamos combinar que para um cara que até ontem era imune a relações afetivas e que nem permitia ser tocado por terceiros, as coisas andaram quase que na velocidade da luz. Ele sentia falta do que rolava com as outras submissas, porque em várias passagens ficou evidente que ele pegou leve com a Ana, em comparação ao que ele fazia com elas. Logo, se ele sentisse dúvida em algum momento, se retrocedesse, não seria tão estranho. Isso poderia ter sido trabalhado de forma a dar um up no enredo sem jogar um balde de água fria no amor dos dois.

Você, caro leitor(a), deve estar aí jogado(a) na cadeira, tomando seu Toddynho gelado (rs) e pensando que eu detestei a trilogia, mas por mais contraditório que possa parecer, eu gostei. Dei três estrelas para os dois primeiros volumes e como podem ver, duas para o último.

Então, não, não é a melhor leitura de todos os tempos, longe disso, mas apesar de todas as falhas é divertida, viciante e cumpre bem o papel de entreter. Mesmo tendo suas bases bem fincadas na saga que lhe deu origem (a sensação de déjà vu é fortíssima), tem lá seus méritos. A trama é envolvente (não venderia quase setenta milhões de exemplares no mundo todo se não fosse), me fez rir horrores e sei não fui a única.

Senti uma vergonha alheia inenarrável com Ana dançando de MARIA CHIQUINHA na cozinha do homem ou quando li pela primeira vez sobre a deusa interior (que na minha opinião é o lado pervertido, o inconsciente dela), mas passado O SUSTO (rsrs) era só gargalhada. Já observei que a maioria dos leitores de 50 Tons mantém uma introdução ao riso (como diz minha amiga Taty) enquanto estão devorando as páginas. Se eu pudesse tirava uma foto para ilustrar o que estou dizendo, porque é realmente hilário.

As resenhas inflamadas de raiva, as paródias, os movimentos feministas descabidos contra a série, os debates acalorados, tudo isso já me rendeu altos surtos de riso e só isso já valeu a pena.

Aliás, a E. L. James deve estar preocupadíssima com as críticas que rasgam, pisam e depois cospem em seu despretensioso romance caliente, isso é claro, enquanto ela fuma uma nota de 100 euros e mata a sede com um Bollinger Grande Année Rosé 1999 na hidromassagem de alguma luxuosa cobertura em Londres, obviamente.

O que eu quero dizer é: Relaxe! Cinquenta Tons pode ser o impulso que vai levar uma galera a tomar gosto pela leitura, abrindo caminho para obras de peso. Sou prova viva disso! Não tenho vergonha nenhuma de falar que foi Crepúsculo que abriu as portas do mundo literário para mim, motivo pelo qual, apesar de todos os pesares, sempre terei muito carinho pela saga. Seja sincero(a), quantos conhecidos seus nunca cultivaram o hábito de ler e agora não estão nem dormindo por conta de Cinquenta Tons? Esse pode ser o primeiro passo.

Quanto às reclamações de que é absurdo o jeito como o Grey trata a Ana e blá blá blá... Gente, isso é ficção e em ficção ninguém precisa ser bonzinho, ser certinho e rezar a cartilha do politicamente correto. Se fosse assim as bibliotecas e livrarias estariam vazias, então menos.

E se me fizerem a pergunta de um milhão de reais: Você recomenda? Eu digo que se o objetivo é entretenimento sim, pela diversão durante e após leitura.

P.S Peço desculpas se alguém se sentir incomodado com alguns termos chulos, mas como essa é uma resenha informal e estou de bom humor, permiti que meu lado austero se escondesse atrás do sofá junto com a deusa interior da Ana.

@Amanda_Gaia
neli 04/01/2013minha estante
Amanda,
sua resenha foi perfeita. Soube colocar em palavras tudo aquilo que senti.
Parabéns.

@livrodegaia 04/01/2013minha estante
Obrigada, Neli!

Melissa-Tuco 05/01/2013minha estante
Eu nao achei grandes coisas essa trilogia. E, assistindo ontem Uma onda mulher, pela 12* vez, percebi varias semelhanças entre Eduard (Richard Gere ) e Grey. Mas sou muito mais o filme!

Michele 09/01/2013minha estante
Perfeita resenha!

Marina 19/01/2013minha estante
adorei sua resenha... concordo contigo em muitos pontos, inclusive quando disse que ele abriu portas para o mundo literario de muita gente (apesar dos pesares)... e tbm acho que EL James devia ter explorado mais os personagens.

Danny_Ferraz 23/01/2013minha estante
Olá Amanda, sou nova por aqui e ainda estou aprendendo a surfar na onda do Skoob.

Simplismente adoooorei sua resenha, sua forma de se expressar me envolveu completamente. Você deveria ser enveredar no ramo da literatura, mas na parte da produção mesmo.

Amei os três livros, me apaixonei pelo casal, embora tenha achado a Ana enjoada em muitos momentos e determinada em outros, mesmo ela não se comparando à Eva (personagem do livro Toda Sua de Sylvia Day - se não me engano, este é o sobrenome da autora).

Concordei com tudo que você escreveu, mas isso não diminuiu em nada a minha paixão pelo livro e pelo casal, rs.

Enfim, parabéns pela resenha.

@livrodegaia 24/01/2013minha estante
Melissa-Tuco - Entendo, mas essas semelhanças que vc mencionou se restringem ao fato deles serem magnatas que cobrem a garota com quem estão de presentes e que acabam (sem nem perceberem) se apaixonando, apesar disso ser algo aparentemente impossível. No mais, eles são BEM diferentes... Aliás, as diferenças são tão acentuadas que eu não acho justo fazer uma comparação. Mas respeito seu ponto de vista. Tb adoro "Uma linda Mulher".

Marina e Michele - Obrigada, meninas! Que bom que gostaram da resenha. Recadinhos como o de vocês me estimulam a continuar separando um tempinho para escrevê-las. Valeu!

DannySSA - Me enveredar no ramo da literatura? Não fala essas coisas... Vou acabar acreditando e pior, me iludindo! hahaha Muito obrigada, Danny! =)

Nadia 07/02/2013minha estante
Ótima resenha.
Só nao concordo com tudo por eu não gostei da serie, e detestei a Anachata, que mulher mais mala, quando li no terceiro livro as palavras "Deusa interior", eu realmente desistindo do livro kkk.

Débora 13/02/2013minha estante
Excelente a resenha, exatamente meus sentimentos em relação à trilogia.

Gustavo 13/02/2013minha estante
Sua resenha sim precisava ser best seller pois a triologia é lixo cultural. E só tenho que concordar e fechar com chave de ouro o seu item n°3. Parabéns!

Jacque 31/03/2013minha estante
Gostei não...AMEI sua resenha!!!!
É exatamente o meu sentimento nesse momento enquanto decido se leio ou não o 3º no note (o q axo um saaaco =/ ssrrs)...os outros eu peguei emprestado...
Queria q tivesse opção pra compartilhar sua resenha...resume exatamente tudo q senti até agora...rsrssrrs
Não é aqueeeela Brastemp mas como passatempo, se vc não tiver EXATAMENTE nada mais interessante pra fazer...até q vale a leitura...ehehehehe
P.S: Esqueci de dizer q no segundo, começava o "pega" e eu pulava pro "fim"...aff, até o sexo já tava repetitivo..aff...ahauahuaah
Peguei asco de "envelopinho de papel laminado" ¬¬ ahauahauahua

Lívia Nunes 09/05/2013minha estante
POR FAVOR, acho que a sua resenha foi a melhor das melhores resenhas que já li na vida, sério, parabéns, concordei com cada linhazinha.

Fernanda Sodré 13/05/2013minha estante
Sensacional! Concordo inteiramente com tudo o que li aqui e, confesso, achei incrível a qualidade com o tempo de leitura vindo desde de Crepúsculo. Parabéns, Amanda!

Leandro 19/06/2013minha estante
Ótima resenha! Concordo plenamente. Foi uma leitura que eu realmente me divertir: ri horrores e também, foi um bom entretenimento.
(P.s: Crepúsculo também abriu as portas do mundo literário para mim, problem?)

Ca 30/06/2013minha estante
Eu também tenho um grande afeto pela saga Crepúsculo
E não tenho vergonha nenhuma em dizer que gostei da estória. Quanto a 50 tons, ainda estou pra ler o último volume da saga

Léo 13/07/2014minha estante
Eu, Gostei da trilogia, mas esperava um pouco mais,
Aproveitando, algumas de voces, tem aversão do Christian Grey??

Camila 16/12/2014minha estante
Amanda, amei a tua resenha, colocou em palavras tudo o que eu penso a respeito. Também recomento muito o livro como uma leitura despretensiosa, pois é um ótimo entreterimento.
Me identifiquei muito com você!!!!

Luiza 18/01/2015minha estante
Adorei sua resenha, e estou chorando de rir com a cena da Ana. Realmente, ela foi hilária. Nunca tinha pensado muito nisso, mas ela poderia, realmente, ter trabalhado mais em outros personagens. Beijos!

Edna 05/02/2015minha estante
Excelente, voçê atingiu o cerne.

Deise Iv. 17/02/2015minha estante
Resenha perfeita! Amei! Descreve exatamente como me sinto em relação à série! Eu não conseguiria expor minha opinião em palavras tão claras e ordenadas, então obrigada Amanda!

Mai 19/02/2015minha estante
Achei a sua resenha SENSACIONAL, e QUASE que por um milésimo de segundo pensei em ler a saga (para saber se ao fim eu concordaria com você ou se continuaria detestando o enredo), porém esse é o tipo de estória que realmente não me atrai e acho que por fim, não me importo em ser um peixe fora d'agua! Mas se um dia eu ler, acredite, foi pela sua resenha.
E mesmo sendo difícil acreditar (porque acho isso pouquíssimo provável), o meu abre alas foi "O morro dos ventos uivantes" e até hoje não consigo compreender como um livro pesado de linguagem como aquele pode abrir qualquer coisa pra alguém hahaha.
A todo caso, parabéns.

Markarroni 08/04/2020

O 1º foi um tédio, o 2º, um pouco melhor, esse foi um lixo
Olha, depois desse livro, eu não entendi como tantas mulheres conseguem amar essa trilogia. Christian é um homem inseguro, idiota e prepotente, que usa sexo para distrair Ana e fazê-la fazer o que ele quer.

Em algumas culturas, as mulheres são colocadas em um "pedestal", o que equivale a privá-las da capacidade de expressar uma opinião, de ter algo a dizer, de ser informada do que está acontecendo no mundo e, eventualmente, não poder sair de casa. Christian me lembrou disso.

"Oh, eu estou tão preocupado com você! Eu te amo tanto que não suporto ter você fora da minha visão. Eu te amo tanto, você é meu mundo inteiro! Não vá trabalhar, porque se você fizer isso, eu vou comprar a empresa e deixar ela falir para que você não tenha um emprego, pois não quero que você saia de casa. Não quero que você se afaste de mim. Mas é porque eu te amo muito e tenho bastante medo de que algo aconteça com você".

A ideia de que uma mulher aceite ser tratada dessa maneira me repugna loucamente. MANO! E a coisa do chupão quando eles estavam em lua-de-mel??? Mesquinho, infantil e imaturo.

Os problemas de possessividade, agressividade e controle de Christian, para mim, estavam passando dos limites. Ver Ana com medo, tentando discernir se ele estava com raiva dela, e mudando o comportamento para se ajustar ao humor dele, foi a pior coisa que eu já tive que ler em toda a minha vida.

De qualquer forma, Ana também não me fez ajudar ela. Tire a beleza e o dinheiro que Christian tem e você fica com um cara psicopata e assustador que deveria estar na cadeia. Francamente, eu me cansei de ouvir o quanto ela amava aquele homem lindo, seu marido, seus Cinquenta Tons. Ah, vá pra a puta que pariu! A mulher passou 3 livros se rebaixando e endeusando um homem manipulador daquele.

E me deixe te dizer outra coisa: não importa quão bom o sexo é. NENHUM HOMEM tem o direito de te maltratar e fazer você ser obediente. Fim da história! Tenho várias outras coisas pra dizer, mas estou cansado dessa trilogia, então finalizarei por aqui.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Estharlei 08/04/2020minha estante
Eu era apaixonada por todos os livros. Foram os primeiros que li com vontade de lê ( que não foram passados por professores) . Mas quando lê virou hábito e li histórias lindas e bem escritas, confesso que quando reli os livros não consegui chegar nem a metade, pois é tão melosa, tão cheia de descrições desnecessárias... Apenas parei de ler.

Señorita Coruja 08/04/2020minha estante
Esse trilogia realmente é uma porcaria mesmo kkkkk

Vivi 08/04/2020minha estante
Amo esse livro.

Jheinis.Duarte 08/04/2020minha estante
Uma bosta. Parei de ler no segundo livro. Amei sua sensatez!!! Vc merece o mundo

Nic @cortedelivros 08/04/2020minha estante
Como vc conseguiu chegar até o terceiro? Hahaha desisti dessa radiação no primeiro. E tudo o que vc disse é tão verdade

Brenda Aline 09/04/2020minha estante
Qnd eu li a trilogia completa alguns anos atrás eu gostei. Mas vendo essa tua resenha, e com a maturidade que eu tenho hoje, concordo plenamente.
Achei até engraçada. Rs.

Muito boa a tua resenha. Parabéns!!

Carol 13/04/2020minha estante
Que resenha incrível

Glau! 11/08/2020minha estante
Uma amiga chegou a mim toda empolgada, e leu um capítulo pra mim... Brochei ela, com minha 'falta' de reação..rsrsrs
Não é o tipo de leitura que me agrada. parabéns pela persistência!

Cassia 05/12/2012

Muito barulho por nada
Cinquenta Tons de Liberdade é o volume que encerra a bombadíssima trilogia de E. L. James.

Neste livro, nos vemos às voltas com Christian e Anastasia, agora casados, no esforço de conciliar as diferenças (Anastasia) e superar o passado (Christian), para criar um denominador comum e chegar a uma felicidade plena.

Ele não difere em nada dos anteriores. Como sempre, a história é fraca, os personagens têm seu potencial mal explorado, e há quantidades industriais de cenas tórridas de sexo baunilha e hot chovendo para todo lado. Aliás, uma das coisas que me incomodou muito nesse último volume foi o recurso de usar cenas de sexo para compensar/mascarar situações que não ficaram muito bem resolvidas.

Um ponto fraco deste volume é o nêmesis do casal, que provoca muita dor de cabeça. Quando a situação se resolve, embora a motivação utilizada para justificar suas ações seja até válida, o desenvolvimento foi fraco, e a explicação apresenta muitos pontos falhos. Também há uma sucessão de tragédias que acontecem em efeito cascata (meio que na vibe do vamos ver se esse amor supera MESMO todas as adversidades), que fica meio forçada.

Agora, o que menos gostei foi o desenvolvimento final dado à personagem de Anastasia, que ao longo da obra pelo menos, no meu entendimento - foi se anulando em benefício de Christian.

Todo relacionamento, para dar certo, demanda certa dose de abnegação por parte do casal. E, no caso de você se decidir por alguém com graves carências/dificuldades emocionais, como Christian, mais ainda. Porém, a cada livro, foram muitas as ocasiões em que Anastasia tinha motivos válidos, mas se calou, ou deixou o assunto morrer, ou abriu mão de algo que realmente queria em prol da felicidade e bem-estar de seu amado; discussões e conversas importantes foram caladas ou deixadas pra lá com o uso de presentes, ou fins de semana de sonho, ou o uso de sessões de sexo incríveis, e por aí vai.

Todo mundo faz isso, às vezes. Mas, quando a pessoa faz isso 85% das vezes, algo está muito errado. Mesmo.

Apesar de toda a ousadia sexual que a personagem vai desenvolvendo ao longo da série, por vezes, a impressão passada é a de que apenas as mulheres submissas é que são verdadeiramente felizes. Foram inúmeros os momentos em que Ana tinha um discurso todo modernoso e independente para, no momento seguinte, contradizer-se ou agir de modo completamente oposto ao que tinha dito - tudo para não ver seu 50 Tons sofrer ou ficar bravo, ou fosse lá o que estivesse ocorrendo no momento.

Terminei de ler esse livro sem entender o que levou essa série tão mal escrita a ser tão aclamada pelo público. Sinceramente, há muitos romances de banca nesta linha, muito mais autênticos, divertidos e interessantes do que essa série dos 50 Tons. Em minha modesta opinião, é muito barulho por nada.
Juliana Cardoso 30/01/2013minha estante
Concordo plenamente com você, em tudo que disse!!

Marina 04/02/2013minha estante
otima resenha!

Marina 04/02/2013minha estante
Terminei de ler esse livro sem entender o que levou essa série tão mal escrita a ser tão aclamada pelo público. [2]
eu também!

eu acho que o povo tá é carente de conhecer literatura boa. E não precisa ser só clássico, tem muito best seller BEEEMMM melhor do que esse por exemplo, que são bem melhores.
Mas em compensação foi uma porta de entrada para muita gente começar a ler.

Juliana 08/02/2013minha estante
Nossa você tocou num ponto que me irritou imensamente. Que o relacionamento dos dois era meio doentio, com ele sempre a controlando e comprando enquanto ela não resistia, não argumentava, não brigava. Eu ficava com muita raiva. Em algumas falas percebemos que ela tinha um certo medo dele, o que é por si só horroroso. Não entendo essa mulherada o descrevendo como um "príncipe".

Jacque 31/03/2013minha estante
Ainda não li o terceiro, entrei aqui pra adicioná-lo pois vou começar agora mas tenho exatamente a mesma sensação q vc...e vou além, se 50 tons continuasse, provavelmente a história não teria o famoso "final feliz"...essas "coisinhas" q eles foram encobrindo com sexo, certamente viria à tona tudo de uma vez...
Agora o fato de fazer sucesso, simples! Romance de banca ñ é todo mundo q tem "coragem" de comprar e sair lendo, mas como é "best-seller" é cult...aí ñ tem problema ler!!..rsrsr
E mais, pra mulherada q tá acostumada a ler Marie Claire e revista de fofoca...a "qualidade literária" não vem a incomodar como quem já tá acostumado a ler...enfim, ñ foi de todo tempo perdido mas tb ñ me acrescentou nada..rsrssrrs
E digo mais...Grey não me pegou!...rsssr

Marcelle 21/09/2014minha estante
Li o segundo e, sinceramente, vontade ZERO de ler o terceiro, mas sou compelida pois trata-se de uma trilogia - diga-se de passagem, sem sentido. Essa trilogia renderia 2 livros - e olhe lá, porque não há profundidade nos personagens. Teve um momento em que rolei os olhos por me sentir enrolada num enredo sem nexo. Decepcionei-me, também, pois ao terminar o primeiro livro achei que teria mais exploração no tema principal "BDSM" (que nunca existiu em sua plenitude) e, de cara, percebi que se trata de um conto de fadas: o cara "mau" "50 tons" se ANULA completamente pela maçante Anastácia. Enfim, já vi que o terceiro eles estão casados (wtf) e nessas horas devo dar as devidas venias a RR Martin, pois ele conseguiu criar uma história fantástica em 5 livros. E eu achava que ele era prolixo... Até me debruçar nessa trilogia maçante.

Maree 05/08/2012

oh christian grey!
Bom, o segundo livro foi uma grande decepção pra mim, foi tedioso, longo demais e sem um bom enredo, comecei o terceiro livro bem desacreditada, esperando encontrar uma cópia de "amanhecer", esticada e mal "amarrada"....e eu já odeio amanhecer por si só.

Me enganei, me enganei profundamente, o terceiro livro recupera o ritmo do primeiro, eu até ousaria dizer que o segundo é descartável, mas visto os acontecimentos pular o segundo livro tornaria a leitura deste menos divertida.

O enredo se baseia novamente no amadurecimento da relação agora consolidada de christian e anastacia, como lidar com essa vida nova? vai ser baunilha ou não? a escrita da autora melhorou consideravelmente, a trama principal e a subtrama estão bem interessantes, sem falar nas reviravoltas *_* da metade do livro pra frente.... eu estava sem expectativas e acabei devorando o livro em um dia

também ao contrário do segundo livro AGORA TEM PLAYROOM DE NOVO.... e é engraçado ver a ana aos poucos aceitando o contrato proposto lá no começo... mesmo sem se dar conta.

não ficam pontas soltas, a história do christian é bem explicada e ele é um personagem que amadurece incrivelmente nesse livro, e ênfase nos extras que remetem ao livro 1 sob o ponto de vista dele.... agora quero um livro inteiro com o POV do christian!

claro, muitas cenas sexo... ainda não tão boas como no livro 1, mas bem interessante...

Continua chiclete, sim. Continua mal escrito, um pouco. Mas é um desfecho excelente para a história. Como disse a autora, a intenção não foi fazer uma obra prima, e sim colocar no papel as fantasias que ela tinha em mente. Só por isso eu já admiro ela, pois acho que todo mundo no fundo tem alguma "história" na cabeça. E ela teve coragem de ir lá e levar a público, mesmo sendo baseado em uma história de outro autor (crepúsculo pra quem ainda não sabe).

Agora é esperar algum livro novo aparecer pra acabar com esse vazio no peito de fim de série....
Maree 05/08/2012minha estante
Só complementando, pra quem ficou orfão da série, esse blog http://eminethe1st.blogspot.com.br/ está reescrevendo os livros sob o ponto de vista do Christian, realmente parece uma continuação dos livros, vale a pena dar uma olhada ;D

Negah 01/10/2012minha estante
porfavor...mandeo terceiro livro para mim....estou louquissima para lê-lo..
jee_morim_@hotmail.com

Karine de Souza 12/11/2012minha estante
Por isso que eu achei o Christian parecido d+ com o Edward.

Irinia Zachello 06/01/2013minha estante
Tem nada a ver com o Edward, gente. Bom eu não gostei muito do terceiro até a metade, quando Ana aparece grávida. Ai tudo melhora consideravelmente.

Edilma Silva 22/11/2012

Sensação de perda...
Alguém aí avisa para a E.L. James, que ela precisa terminar o livro com a versão do Christian. O final do livro com o Christian narrando o primeiro encontro dos dois, me deixou querendo mais. :(

Eu não tenho vergonha de admitir que eu realmente amei esta série. Eu sei que muitos dizem que está mal escrito com um enredo banal e criticaram a autora por isso, mas eu pergunto: quem se importa? Por que tem que ser uma brilhante peça da literatura com uma prosa magistral para merecer ser lido?

Se você está procurando um romance com versos inspiradores e intermináveis, descrições excessivamente artísticas que você deseja destacar e citar para sempre, você não vai encontrá-lo aqui.

A Trilogia Cinquenta Tons é apenas um romance sobre o amor incondicional. Eu não vi na Ana o desejo de agradar o Christian como sua submissa... O que eu vi foi seu amor incondicional por ele ... que é considerado um tema nobre em incontáveis ​​obras da literatura ao longo da história.

Você vai saborear cada momento, cada palavra, e quando acabar você vai querer pegá-lo e começar a ler de novo e de novo, e de novo. A única coisa que eu gostaria de alertar os leitores sobre a Trilogia Cinquenta Tons - é que vai literalmente arruinar outros livros para você. Pois, depois deste, os outros serão apenas os outros. Muitos leitores vão esperar um romance erótico sobre BDSM. Sim, existem alguns elementos BDSM para a história, mas não é só isso que este romance é.

Cinqüenta Tons é provavelmente o melhor romance que eu já li. É impossível colocar em palavras o que este livro me fez sentir. É tão emocional. Ele é autêntico, aberto, honesto, e às vezes muito emocionante e comovente. Eu tenho recomendado essa série para algumas pessoas que me disseram que ele estava fora de sua zona de conforto por causa do BDSM. Ainda assim, eu não vou mentir, as cenas eróticas são quente como o inferno - mas elas são de um bom gosto, e não chega a ser vulgar.

Christian Grey é o herói, ele é o macho alfa. Forte, incrivelmente sexy e dominador, mas, assim como outras partes desta história, há coisas invisíveis abaixo da superfície. Há uma razão para Ana se referir a ele como seu "menino perdido". Sim, ele é extremamente bem sucedido, sensual e dominador (ele não se desculpa por suas predileções), mas ele é mal compreendido.

Ele usa o controle como um mecanismo para guardar seus sentimentos, e apesar de seu comportamento, Ana vê além, ela ver a sua alma sofrida. É irônico que o Christian passa a maior parte de seu tempo tentando proteger Ana. Inicialmente, ele ver ela como frágil, mas como ele aprende rapidamente, as aparências podem ser enganadoras. Ele descobre através dela que a força não é só músculos e resistência.

A Força é exibida na bravura, é a capacidade de lidar com a vida em tudo que você faz, e a Ana simboliza a força interior. Ana ver Christian como realmente ele é, ela é a primeira mulher a se importar com ele, e por isso ela ganha seu respeito, devoção e amor inabalável.

Não há nenhuma maneira que eu possa justificar, classificar este romance como cinco estrelas, então aqui está: eu trouxe outra estrela e eu estou dando 6 estrelas para Cinqüenta Tons de Liberdade. Eu recomendo este livro para todos que ama uma história de amor incrível, porque isso é realmente o que este livro é. INCRÍVEL.
Ana Marya 22/11/2012minha estante
A melhor resenha que eu já li.....fala exatamente como eu me senti lendo a trilogia.....PERFEITA!!!!

Li 22/11/2012minha estante
Maria,
Concordo em tudo o que você disse. Também gostaria muuito que tivesse um próximo livro narrado pelo Christian. E como é triste você terminar este livro sabendo que não há continuação. Que saudades!!!

Renata 07/01/2013minha estante
foi inebriante ler essa trilogia. eu a li em 20 dias e só demorei por medo de acabar. era como uma necessidade ler, eu parava de trabalhar para ler um pedaço. e realmente a parte em q ele narra é sensacional.

Mics. 02/02/2013minha estante
Maria,
Concordo com o quê disse. Li todos em menos de uma semana e me apaixonei incondicionalmente. E quando fechei o livro, sinceramente, senti uma dor em meu coração muito forte! Não queria que tivesse acabado e como sei que não sou a única, queria que tivesse continuação com a delícia do Christian contando o acontecido.
E cá entre nós, impossível não se apaixonar por eles.. teve momentos que fiquei puta da vida, mas também teve aqueles que cai de tanta risada e os que chorei todos os oceanos possíveis. Estou sentindo uma falta absurda deles, e não importa quantas vezes irei reler, simplesmente será como se fosse a primeira vez. Eu amei a sua resenha e você conseguiu escrever tudo que eu senti, a Trilogia Cinquenta Tons é perfeita em todos os sentidos.

Carol 08/03/2023

O melhor dos três
Esse livro foi o que eu mais gostei. A Anastasia estava menos chata e o Christian romântico e apaixonado. A narrativa segue sem surpresas (vícios,repetições, revirar de olhos, mordidas nos lábios e deusa interior). Em relação ao passado de Christian achei que a narrativa pecou um pouco. Foi tudo muito superficial e corrida (acho que foi assim pq a autora tinha a ideia de escrever a visão dele). E sobre o que acontece com a Anastasia concordo com o Christian ela não tem nenhum extinto de autopreservação e mesmo grávida faz uma loucura daquelas. Achei o final sensacional!!
E ainda temos uns flash do Christian criança, recém adotado pelos Grey. E também tem a cena da entrevista la do primeiro livro narrada pelo Christian? confesso que fiquei curiosa para ler a visão dele também.

João Ferreira 07/09/2013

Resenha: Cinquenta Tons de Liberdade [Keep Calm and chega de Anastasia Steele, graças a Deus!]
O terceiro e último livro da aclamada e bombástica coleção “50 Shades of Grey” retrata a vida do casal Anastasia e Christian, recém-casados. O livro segue a mesma linha de monotonia dos dois anteriores, com Anastasia um pouco menos burra e medrosa e Christian mais amável, mesmo que quase sempre ele tenha súbitos momentos de raiva por motivos tão banais que nem sei se posso classificá-los dessa forma.

Esse é, com certeza, o pior livro da série, e um dos mais chatos que eu já li! A história continua fraca, com a inocência hipócrita da Srta. Steele dominando as páginas do romance. Ela ainda insiste em ignorar e fingir que não se importa com a riqueza de seu marido. A todo o momento parece que o casal está brigado, com Grey fazendo bico por qualquer coisa, e como sempre aconteceu nesses três romances medíocres, tudo se resolve com Anastasia amarrada no Quarto de Jogos ou recebendo presentes e amores do seu marido.

Nesse último romance, E. L. James não conseguiu colocar a emoção que em uma ou outra vez senti nos dois primeiros. Senti falta do humor ácido de Grey, com suas brincadeiras perversas e provocativas, senti falta das cenas quentes e bem descritas, que foram muito mal formadas nesse terceiro volume e senti, logicamente, a falta dos divertidos e-mails trocados pelo casal ainda solteiro, que sempre acabavam por aliviar a leitura e a tensão contida nos acontecimentos narrados.

O vilão desse livro, Jack Hyde, foi um pouco melhor que a do livro passado, a ex-submissa de Christian, e conferiu à trama um fôlego melhor, fazendo a leitura desenrolar com mais facilidade. Infelizmente, serviu também para o heroísmo de Ana, fazendo com que ela parece uma pessoa maravilhosa. Tomei a parte de Ana com antipatia, principalmente depois de ela ter feito sua segurança ser demitida por Grey, e a hipócrita Ana, que se julga imutável pelo dinheiro, valorosa e amigável, esquece a pobre mulher e já embarca em outra relação amorosa com seu marido, sem ao menos pesar consciência de seu erro para com a trabalhadora.

Acho que a autora leu algumas críticas sobre a deusa interior de Ana e as repetições desnecessárias de algumas expressões, pois a participação desses elementos foi bastante limitada nessa conclusão, graças aos céus! Mas E. L. James conseguiu ainda chatear o leitor com outro ponto: a gravidez de Ana e ela chamando o feto de Pontinho. Pode até ser um nome carinhoso, que demonstra afeto e amor por parte da mãe, mas foi realmente necessário citá-lo a cada três páginas? Ainda bem que ela engravidou no fim do livro, porque eu não suportaria!

O livro termina, previsivelmente, com o casal em uma casa maravilhosa, curtindo suas vidinhas perfeitas e medíocres, com Ana grávida do seu segundo filho, o vilão derrotada e todos vivendo felizes para sempre (blergh!). Terminei o livro pensando em como uma baboseira dessa fez tanto sucesso. Arrisco dizer que as melhores partes do livro são a sinopse e a parte do epílogo Tons de Christian! Pareceu-me mais divertido o enredo narrado por ele do que a história sob a visão de Ana. Se houver uma continuação sob o olhar de Grey, espero que a autora consiga, devido à experiência, uma narrativa mais rica, em relação à sintaxe.

Estou feliz de ter terminado mais uma coleção, e meu primeiro BDSM. Sempre vale a experiência de ler algo novo, mesmo que não seja a perfeição em folhas de papel. Pretendo começar em breve a série Crossfire, da qual recebi boas recomendações e que pelo menos, não deve ser uma fanfic sensacionalista de Crepúsculo.

Duda, a Empresária ðð½ 27/02/2022

?????????????

Já falei que amo essa triologia?????
EU AMO!!!!!! ?????

1° Eu quero um Grey pra chamar de meu e nem é meme

2° Eu nunca me indentifiquei tanto com uma personagem como me indentifiquei com Anastácia (principalmente/especificamente no início do primeiro livro)

3° EU QUASE SURTEI, NA VERDADE EU SURTEIIIII MUITO LENDO ESSE LIVROOOOO

A autora, minha gente ela n teve um pingo de piedade, ELA SIMPLESMENTE deixou de detalhar VÁRIAS cenas ???

Praticamente me obrigando a comprar os outros livros que é sob o olha de Christian e provavelmente as cenas vão estar lá ???
e é claro que vou comprar né ?

Raquel Lima 18/01/2013

Fim
Demorei um pouco para escrever sobre este terceiro, não queria ficar me repetindo nos comentários que fiz dos dois outros livros, mas não consegui pensar em nada diferente...
Neste último os protagonistas da série estão casados, é a única mudança, porque as briguinhas enjoadas e tudo o mais, continua no mesmo, somente já percebemos que é chegada a hora de saber o mistério por trás dos problemas do Chrystian Grey ( será que alguém não sabia ? )...
Mas, me perdoem, não tenho paciência para fazer uma síntese de uma história que não tem nada. Se nos outros livros de 500 e poucas páginas poderiam se resumir a 200, neste 20 páginas seria suficiente, e os diálogos continuam piores ainda, um questionamento da Ana não posso deixar de destacar:
- Em um determinado momento ela questiona o porquê do Chrystian escovar os dentes ao acordar, antes de tomar o café e não após como ela... OH????... Até agora estou sem entender o propósito deste comentário...
Como disse, para não repetir as críticas sobre o livro, a análise que faço do BOOM da leitura deste livro, é o quanto estamos cada vez mais vazios e o quanto o dinheiro tem um apelo às nossas vidas.
Fico me perguntando, se substituíssemos o lindo mocinho rico que gosta de sexo masoquista, por um pobre, poderia até continuar lindo, mas que ao invés de chicote de pelúcia, batesse com cinto mesmo, desse um bilhete único e não um carro ou te fizesse andar de helicóptero, o amor entre os dois seria considerado tão belo ?...
Claro, que não, porque os príncipes dos contos de fadas, são ricos, tem poder, dinheiro, e o livro tenta, somente tenta..., encenar uma Cinderela, que não tem sapatinho de cristal, mas tem mais que isso, tem o mais importante em nossos dias, um cartão de crédito sem limites.
Mas esquecendo este discurso socialista, e meio hipócrita de demonizar o dinheiro, afinal, também o desejo, mais como luto para ganha-lo...
Gostaria imensamente que todas as pessoas que há muito tempo não liam um livro, ou que nunca leram e agora o fizeram, continuem a descobrir o prazer, a intensidade da leitura e que daqui há muitos anos... (Agora parto para o meu conto de fadas) ... Fossem leitores vorazes de clássicos da literatura e descobrissem que bons livros, até mesmo de gêneros mais picantes, devem ser bem escritos, ter estrutura textual, etc... E assim seremos felizes para sempre...

maiariata22 24/11/2020

Hum.
Amei conhecer Christian Grey! Um romance picante e muito sensual, que me deixou muito mais muito fora de mim, com todos os detalhes do casal, suas duvidas, seus medos e seu amor um pelo outro, a forma como a relação vai se transformando entre eles e a família dos dois.

natiibonatto 02/04/2023

Como nos outros livros a história não tem muito desenvolvimento, sempre fica na mesma, mas a escrita te prende. Os personagens não tiveram muita evolução, só em alguns aspectos, mas mesmo assim foi uma história que eu acompanhei e que acabou, inclusive gostei muito do final do livro!

Beto 01/02/2022

Amor e Devoção
É estranho quando se lê uma série assim já com o rótulo somente de cunho sexual, pq tem sim muito sexo sacana e bom, mas tem muito mais que isso.

Trata de um amor genuíno, que vimos crescer ao longo da trilogia e enfrentar tantos problemas, tantos traumas, tantos medos e angústias.

Christian embora poderoso e milionário, se mostrou frágil e instável quando se tratava de sua vida pessoal. Mas teve em Ana seu porto seguro e sua pedra de salvação.

Ana por sua vez, que parecia justamente tão frágil e insegura, se mostrou uma das personagens mais corajosas e perseverantes que já li. Nunca desistiu de Christian mesmo em seus piores momentos, e sempre foi o lado forte da relação. Virei fã incondicional da Ana.