Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Renata.Orlando 13/03/2022

Ficção baseada em fatos reais
Como fã de Atwood eu já estava propensa a gostar do livro por gostar de seu estilo. Mas foi surpresa pra mim a maneira como ela misturou bem as informações sobre os fatos e a parte fictícia e como isso resultou numa história ótima de ler.

Michele F. 08/09/2020

VULGO GRACE
Vulgo Grace é um livro extraordinário. Ele conta a luta de Grace contra o tribunal e a opinião da população sobre seu suposto envolvimento no assassinato de Nancy(governanta) e o sr. Kinnear (patrão). Durante esses acontecimentos Grace perde a memória e isso resulta em opiniões diversão sobre a mesma. Não é meu primeiro livro da Margaret Atwood, e como o primeiro ela me deixou presa na história, a narrativa é muito envolvente. Ela nós faz questionar sobre diversos assuntos e têm momento que me questionei em qual narrativa eu acreditaria. A Grace certamente é umas das minhas personagens favoritas. O final para mim foi chocante, por mais que a autora dê pequenos indícios ao longo da trama. Esperava um final diferente, e talvez isso tenha me desanimado um pouco.
Preciso comentar sobre a série, eu adorei, ela é completamente fiel ao livro. Desde diálogo à narrativa, o cenário é esplêndido ( eu n gostei da dublagem, mas o resto estava maravilhoso).

Gabriela 14/08/2020

Bom...
O livro é bem difícil de ler no começo, bem paradão, as melhores partes são sempre as narradas pela protagonista Grace, as demais as vezes são bem entediantes. Mas no geral é um livro bom.

Guacira.GonAalves 06/01/2021

Um romance histórico baseado na figura de Grace Marks, uma moça que foi condenada aos dezesseis anos pelo assassinato de seu patrão e da governanta dele.
Adorei a leitura, mas fiquei com aquela vontade de saber um pouco mais sobre a personagem, mas é algo longe de se saber a verdade, pois tudo foi escrito com base em pesquisas da época, tais como registros de jornal e cartas, mas muito bem escrito e convincente.

aliuscha 29/01/2022

escritora de 82 anos cancelada na internet é quem, enfim, tem algo pra contar. Grace costura, amarradas estamos.

Lilly 20/07/2022

Muito bom!
Oi, Pessoas! Não vou resenhar. Vou apenas comentar de forma superficial. Olha, a história é muito boa, a abordagem da Margaret como sempre, muito bem feita. Mas, o ritmo de leitura é lento. Se você leu O Conto da Aia sabe do que estou falando.
Ster 20/07/2022minha estante
Assisti a série e amei! Quero mto ler o livro. Quem sabe ainda este ano.

Lilly 20/07/2022minha estante
Vale muito a pena! A leitura é lenta mas não decepciona?

Mandark 21/07/2022minha estante
Oiaaaaaaa... Também tenho muita vontade de ler o livro... Só vi a série também. Muito boa!!

Dessa Policarpo 15/01/2021

De início dei uma penada pra engrenar, mas depois fluiu e gostei bastante, em que pese acho que O conto da Aia, da mesma autora, seja melhor.
Porém recomendo de toda forma, é uma leitura prazerosa e envolvente.

Raira Abrante 23/10/2020

Culpada ou inocente?
Vulgo Grace é um livro único que mistura com muita maestria um caso real a acontecimentos fictícios. Temas como o tratamento horrível em prisões e manicômios da época, a religiosidade fanática que encobria a hipocrisia da sociedade e, principalmente, todo o sofrimento que a mulher era obrigada a passsar nesse contexto social, são assuntos abordados com muita segurança.
A história em si já é atraente por si só e a autora soube prender a atenção com uma narração que nunca dá certeza sobre a inocência ou a culpa de Grace.
Eu gostei muito de todos os personagens, dos fictícios aos reais, e amei as características únicas de cada um, o que enriqueceu ainda mais a história.
Com certeza, lerei mais livros da autora.
Lu 23/10/2020minha estante
Eu li O Conto da Aia, agora estou lendo Os Testamentos, mas já quero ler esse também rs

Raira Abrante 23/10/2020minha estante
Eu preciso ler esses mais famosos, gostei muito da autora!

Lu 23/10/2020minha estante
Ela escreve muiro bem, né, é gostoso de ler.

Raira Abrante 23/10/2020minha estante
Siimm :)

Bi Sagen 02/10/2020

Assassina? Cúmplice? Inocente? Quem é Grace? E qual seu papel no assassinato de Thomas e Nancy? Ela perdeu a memória? Ela tinha distúrbios mentais? O que aconteceu?

Em 1843, diversas reportagens foram feitas, e a opinião pública fervia. Dois empregados foram flagrados com os pertences de seus patrões assassinados. O que chamou atenção na história foi que um dos suspeitos era a jovem Grace, uma garota de dezesseis anos, que deu várias versões diferentes da história, e alegou perda de memória. Ela evitou a forca, mas foi presa. Nunca chegaram a conclusão nenhuma.

Margareth Atwood pesquisou os fatos dessa história verídica, e a partir disso criou esse livro ficcional, acrescentando personagens e fatos.

A história tem dois narradores: Grace - que já está no oitavo ano de sua pena, e que continua sendo um objeto de curiosidade de todos, especialmente por seu temperamento tranquilo e consistente; e o médico Simon Jordan, um rapaz que decidiu juntar fortuna através de um tratamento psiquiátrico diferente, e para ganhar nome quer estudar o caso de Grace.

Os dois conversam na casa do diretor da prisão, porque era lá que ela trabalhava durante o dia. E nesses encontros, ela conta sobre seu passado, enquanto ele tenta entender o que ocorreu. Ao longo da história vemos mais sobre o doutor e seus dilemas pessoais, e como isso interfere no que está acontecendo.

A primeira vez que comecei a leitura eu acabei parando, porque a história era muita lenta. Mas depois eu recomecei, e foi a melhor coisa que poderia ter feito. Porque é uma baita experiência de leitura!

Mais do que pensar sobre a culpa ou a inocência de Grace. Nessa história vemos uma mulher que sempre sofreu muito e que precisava fazer o que fosse possível para sobreviver.

Outro ponto interessante é que não há narradores confiáveis a história. Nunca sabemos até que ponto Grace fala a verdade. E tudo que o médico relata tem a ver com seus próprios julgamentos.

Eu amei o livro! A forma com que a autora conseguiu conectar as provas reais com o que ela quis inventar na ficção. A construção de personagens reais e cheios de falhas. O modo com que tudo parece o interligado. Leiam!

Jhuninho 04/06/2021

Vulgo Grace - Leia se puder!
Nota: 10/10

Esse é o terceiro livro da Margaret AtWood que leio, e mais uma vez eu fico impressionado com a qualidade que ela entrega a sua obra. O modo de escrita parece o mesmo, mas de alguma forma quase ?mágica?, ela te prende em um mergulho histórico, do qual você só consegue sair ao terminar a história. História da qual AtWood se baseia mais uma vez na realidade e, que ainda à preenche com seus toques pontuais capaz de dizermos que foram escritos hoje. Se aplicam muito bem na nossa quase ?distópica?.

A leitura é lenta, os acontecimentos são aos poucos (bem aos poucos), um desenrolar pode ser visualizado a longo prazo; fato que te prende, pois você não chegará lá sem passar por aqui. E ainda, ela nos serve com sessões de terapia, escândalo, romance, assassinato, dor e prazer. E de mesmo modo, nós mostra lições para uma sociedade de 1840 que a de 2021 ainda não aprendeu.

Na minha opinião, AtWood (gosto de chamá-la assim) sempre me prende mais nas notas pessoais pós-créditos, pois é nessa hora que me vejo fascinado por toda a sua escrita, fatos e características que foram postas durante a história. Ela sabe como explicar de modo interessante (quase como nos dando um presente surpresa) toda a parte dos detalhes que talvez tenha passado despercebido durante a leitura. E que revela-se nesse instante, como um novo sentido à toda longa parte que passamos imersos aos primeiros capítulos.

Esse livro é como o caminhar de uma vida. A vida de Grace. Você vive com ela, fica desesperado com ela, é julgado junto à ela, e permita-me dizer: Irá torcer por ela. Todos os personagens são de grande valor, mas não irei nem comentar sobre eles para não sair contando minhas opiniões que possam conter Spoiler. Mas, me reservo a fala de que torci por Grace desde o ínicio e me alegro pelo final do livro. Não me decepcionou. Obrigado Margaret AtWood, mais uma vez por preencher minhas tardes na varanda de minha casa.

Comecei a ler o livro, por conta de saber que, além de ?O conto da Aia?, havia outro livro dela que tinha uma série ?Vulgo Grace?. Me contive na vontade de assistir a série, e me enfiei na história do livro, primeiramente. Agora sim, posso assistir a série para matar as saudades de Grace e de poder visualizar de outra forma, todas as cenas que já visualizei/imaginei em minha mente.

Desejo uma ótima leitura para tod@s!

Izamara Ferreira 17/06/2020

Decepção.
Já tinha lido dois livros da Margaret e amado as histórias e as tramas, mas esse é muito chato. A história se arrasta. Terminei na força do ódio. Só salva a parte histórica.
Ana 20/06/2020minha estante
Tenta assistir a série. Mas mesmo assim também fiquei com uma sensação estranha quanto a história. ?

Giuliana Sperandio 25/06/2020minha estante
Eu tô me arrastando com ele

Izamara Ferreira 25/06/2020minha estante
Tentei assistir, mas num gostei tbm!! Pensei que fosse só eu, pois esse livro é até bem avaliado!

Giuliana Sperandio 25/06/2020minha estante
Izamara a escrita é boa, mas é muito enrolação e detalhes que para mim pareceram desnecessários. Oremos, tô em 40%.

Izamara Ferreira 25/06/2020minha estante
Exato!!

mari 06/03/2022

Se tratando de uma obra escrita pela Margaret, confesso que esperava uma protagonista mais no estilo "June"? mais revoltada e com sede de justiça. Mas a Grace não é nada disso, afinal a história é baseada em fatos reais e em uma mulher que realmente existiu. Achei a parte realista da história incrível, mas acho que alguns acontecimentos que foram colocados na história foram meio desnecessários, e pela autora ter uma escrita muito descritiva acabou ficando massante em alguns momentos, sem contar o fato de que tem pouquíssimos diálogos na história, a maior parte é só a protagonista narrando acontecimentos do passado e os pensamentos do Simon. Mas gostei mesmo assim, acho que a autora abordou a psicologia, a religião, as "casas de lunáticos" e as crenças da época de uma forma muito interessante. É notável que a autora fez um excelente trabalho de pesquisa sobre o caso da Grace ( podemos perceber isso pelas informações no posfácio ), só acho que poderia ter se estendido menos em algumas partes.
Recomendo pra quem assim como eu gosta de ler sobre doenças e distúrbios mentais e sobre como isso tudo era tratado em outra época.

Mah 30/07/2020

Livro impecável
O livro (obviamente) traz detalhes que faz a trama ser muito instigante e super comovente também, um livro que pode ser devorado facilmente e em pouco tempo
PS: não deixem de ler o posfácio da autora!