Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Mah 30/07/2020

Livro impecável
O livro (obviamente) traz detalhes que faz a trama ser muito instigante e super comovente também, um livro que pode ser devorado facilmente e em pouco tempo
PS: não deixem de ler o posfácio da autora!

Vitória 07/06/2020

O livro conta a história de Grace, uma moça de 15 anos que foi acusada de assassinato. Durante a história, Grace relata suas memórias que são, muitas vezes, duvidosas, devido ao número de relatos diferentes contado por ela. É uma leitura bem detalhista e sem muitos diálagos, acredito que seja devido a história ser inspirada num caso real. Contudo, é uma leitura bem instigante. Gostei bastante da leitura.

mari 06/03/2022

Se tratando de uma obra escrita pela Margaret, confesso que esperava uma protagonista mais no estilo "June"? mais revoltada e com sede de justiça. Mas a Grace não é nada disso, afinal a história é baseada em fatos reais e em uma mulher que realmente existiu. Achei a parte realista da história incrível, mas acho que alguns acontecimentos que foram colocados na história foram meio desnecessários, e pela autora ter uma escrita muito descritiva acabou ficando massante em alguns momentos, sem contar o fato de que tem pouquíssimos diálogos na história, a maior parte é só a protagonista narrando acontecimentos do passado e os pensamentos do Simon. Mas gostei mesmo assim, acho que a autora abordou a psicologia, a religião, as "casas de lunáticos" e as crenças da época de uma forma muito interessante. É notável que a autora fez um excelente trabalho de pesquisa sobre o caso da Grace ( podemos perceber isso pelas informações no posfácio ), só acho que poderia ter se estendido menos em algumas partes.
Recomendo pra quem assim como eu gosta de ler sobre doenças e distúrbios mentais e sobre como isso tudo era tratado em outra época.

Vitória L 03/09/2020

O livro começa muito bem despertando a curiosidade do leitor com uma personagem principal mto interessante. Porém, a partir do meio da história parece que se perde um pouco, principalmente quando narra a vida do médico (da qual não queria saber). Assim a minha experiência de leitura foi bem lenta e achei o final mais ou menos. Foi um livro "água".

Bárbara 12/03/2020

Culpada ou inocente?
É assim que fiquei durante toda leitura, que retrata muito bem os costumes da época. Grace é uma criada acusada de participar da morte do seu patrão e da governanta da casa, e assim a historia vai se moldando entre presente e passado, Grace não só narra a história dos assassinatos como a sua própria, o que serve muito bem para conhecemos o seu caráter e ficarmos o tempo todo questionando sua culpa no crime.

Jess 27/03/2022minha estante
Eu tô bem assim. Já sei que a ressaca literária vai vir depois que eu terminar esse livro.

Duda 09/04/2020

Mais um sucesso de Atwood!
Amei o livro, a história é muito bem contada. O final trouxe um conforto ao meu coração.

Ju. 06/08/2023

Eu não conhecia o caso de Grace, inciei a leitura sem saber muito sobre o livro e criei uma expectativa sobre ele a qual não foi correspondida. Eu esperava um mistério, algo mais instigante... Não me prendeu tanto e não me senti surpresa com o final, mas achei interessante conhecer a história de Grace.

juliapassos14 05/11/2020

Envolvente
O livro retrata a trama de Grace Marks, uma criada acusada de assassinato. A história é contata por meio de cartas, relatos, memórias e consultas com seu médico. Achei bastante envolvente, tentando até os últimos capítulos entender se era de fato culpada ou não.

Natasha 20/03/2021

Final deixou a desejar
O livro conta a história de Grace, uma criada que aos 16 anos é acusada de assassinar seu patrão e sua governanta com a ajuda de McDermott, outro criado do local. O livro é apresentado de várias maneira, possui cartas, notícias e também em primeira pessoa, contada por Grace e pelo Dr Jordan, um psiquiatra que pretende abrir seu próprio manicômio e acha que descobrir o segredo de Grace é a maneira de abrir portas para esse feito.
O livro oscila entre contar a história de Grace e os acontecimentos da vida de Jordan.
Para atingir os seus objetivos Jordan entra em contato com um grupo que busca inocentar Grace e com sua ajuda vai até a cidade onde ela está presa, cerca de 15 anos depois do acontecimento, e consegue permissão para conversar com ela, então para manter sua companhia ela começa a lhe contar todos os acontecimentos da sua vida.
É interessante acompanhar a vida de Grace, e mais ainda compará-la com a vida o Dr, senti bastante no livro as diferenças de julgamento entre as mesmas atitudes quando tomadas por homens ou por mulheres.
Descobri muito cedo qual era o "mistério", mas continuamente descartava essa opção por pensar que não se encaixaria bem na história e, de fato, quando foi revelado não se encaixou mesmo, foi tão pouco aprofundado que era melhor nem estar ali. Por essa razão o final do livro me decepcionou um pouco.
Além disso, senti que algumas questões que foram expostas no livro ficaram em aberto, ou talvez eu não tenha tido perspicácia suficiente para encontrar as respostas nas entrelinhas.
Enfim, gostei da leitura, não me arrependo, mas acredito que não lerei novamente.

Tayrine 21/05/2020

Comecei a ler esse livro, e ele me deixou em um conflito, pois enquanto estava lendo, ficava presa no enredo mas por tratar de temas muito pesados, ele me deixava cansada também

Luciana 16/06/2021

Grace Marks
Baseado em fatos reais, Margaret Atwood conta a história de Grace Marks, que foi condenada à prisão perpétua por supostamente ter auxiliado no assassinato de seu patrão e da governanta da casa em que trabalhava.
A história aconteceu no Canadá do século XIX e ainda hoje é coberta de mistérios.
Vale a leitura!

sarah 31/08/2020

Um pouco devagar a leitura, porém gostei bastante. Tinha muita vontade de ler esse livro, não foi o melhor que já li da autora, mas está valendo.

Thay 03/09/2020

Se amei Vulgo Grace?
Há um tempo estou tagarelando sobre esse livro no meu Instagram literário, o que é justo. Não me julguem, este livro é perfeito para mim.

Nas primeiras páginas eu acreditava que iria odiar a história, pois achei que seria maçante, mas tudo isso deu ao fato de eu ter começado a ler durante a madrugada, com fome e sono acumulado (risada nervosa), então é visível que eu só não estava com "cabeça" para ler.
Deixei para ler no dia seguinte e vejam só! Eu amei!

Grace Marks é uma canadense que tendo uma infância muito sofrida, perdendo a mãe ainda quando criança e com o pai sendo um alcoólatra, se viu de casa em casa trabalhando como criada.
Em meio a esse vai e vem de trabalho duro, a jovem canadense se viu como uma oportunidade única, logo depois de ter conhecido Nancy Montgomery. Grace fora chamada para trabalhar como criada no casarão onde Nancy era governanta (ou seria mais que isso?-_-), mas ela teve que pensar muito, já que teria que sair de Toronto para ir embora para uma cidadezinha no interior.

Alguns anos se passaram, agora Grace tinha 16 anos e estava sendo acusada de assassinato juntamente com James McDermot - rapaz que trabalhava no mesmo casarão que Grace.

A parte mais difícil de ler essa história é que o seu cérebro fica repetindo que ela é uma história real. Grace realmente foi punida e por um crime que (eu acredito) não cometeu.
Ao longo da história, Grace vai contando tudo sobre si e sua vida ao Dr. Jordan e é assim que conhecemos sobre ela. Por isso, o que eu conto aqui não é spoiler, logo no início ou se você já conhece a história real, se sabe parte do que vai acontecer.

E não, não sabemos se Grace é inocente ou não (isso talvez seja spoiler , é? ksksksk), mas é que na época não conseguiram desvendar esse caso.

Margaret Atwood conta uma história real com fatos que poderiam ser reais, isso me seduziu! Quem sabe isso os seduza também!