Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

sarah 31/08/2020

Um pouco devagar a leitura, porém gostei bastante. Tinha muita vontade de ler esse livro, não foi o melhor que já li da autora, mas está valendo.

Thay 03/09/2020

Se amei Vulgo Grace?
Há um tempo estou tagarelando sobre esse livro no meu Instagram literário, o que é justo. Não me julguem, este livro é perfeito para mim.

Nas primeiras páginas eu acreditava que iria odiar a história, pois achei que seria maçante, mas tudo isso deu ao fato de eu ter começado a ler durante a madrugada, com fome e sono acumulado (risada nervosa), então é visível que eu só não estava com "cabeça" para ler.
Deixei para ler no dia seguinte e vejam só! Eu amei!

Grace Marks é uma canadense que tendo uma infância muito sofrida, perdendo a mãe ainda quando criança e com o pai sendo um alcoólatra, se viu de casa em casa trabalhando como criada.
Em meio a esse vai e vem de trabalho duro, a jovem canadense se viu como uma oportunidade única, logo depois de ter conhecido Nancy Montgomery. Grace fora chamada para trabalhar como criada no casarão onde Nancy era governanta (ou seria mais que isso?-_-), mas ela teve que pensar muito, já que teria que sair de Toronto para ir embora para uma cidadezinha no interior.

Alguns anos se passaram, agora Grace tinha 16 anos e estava sendo acusada de assassinato juntamente com James McDermot - rapaz que trabalhava no mesmo casarão que Grace.

A parte mais difícil de ler essa história é que o seu cérebro fica repetindo que ela é uma história real. Grace realmente foi punida e por um crime que (eu acredito) não cometeu.
Ao longo da história, Grace vai contando tudo sobre si e sua vida ao Dr. Jordan e é assim que conhecemos sobre ela. Por isso, o que eu conto aqui não é spoiler, logo no início ou se você já conhece a história real, se sabe parte do que vai acontecer.

E não, não sabemos se Grace é inocente ou não (isso talvez seja spoiler , é? ksksksk), mas é que na época não conseguiram desvendar esse caso.

Margaret Atwood conta uma história real com fatos que poderiam ser reais, isso me seduziu! Quem sabe isso os seduza também!

Rejane.Viegas 30/05/2020

O começo é um pouco arrastado, mas depois que ?engrena? o livro passa muito rápido! A estória te envolve e vc se pega pensando e refletindo em quem acreditar ou deixar de acreditar... até agora não me decidi

Ana Carolina 03/11/2020

Leitura empolgante
Adorei tanto o livro quanto a série! Mais uma vez, Margareth Atwood criou uma história fenomenal, empolgante e rica em críticas sociais. Vulgo Grace é baseado em fatos reais.

Agatha 21/05/2021

Ler Vulgo Grace é visualizar a genialidade da Margaret em 496 páginas. Por mais que a leitura tenha sido lenta, toda a construção e preenchimento de lacunas do caso real demonstrou como essa autora foi incrível no desenvolvimento do enredo. Já tinha lido O Conto da Aia e tive a mesma impressão em relação à sua escrita, então eu já sabia que Vulgo Grace também não seria uma leitura rápida, mas este foi o livro que me surpreendeu quanto à Margaret.

Outro ponto interessante foi a forma que o misticismo presente do livro não ficou fora de contexto ou sem sentido. O desenrolar do enredo trouxe um significado para essa parte, principalmente, assim como diversas partes do livro que a autora inseriu para complemento. E todo esse adicional foi justificado baseando-se nas pesquisas que a Margaret fez sobre o caso real, como ela conta no pósfacio.

Enfim, vale muito a pena, um livro completo e sem pontas soltas!

Laís 16/05/2021

Nota 10/10
Esse livro é extremamente envolvente! Fiquei questionando até agora se ela é vítima ou assassina. Leia o livro primeiro e depois assista a série na Netflix.

Ana | @anacarolinafl 21/07/2020

De cara o leitor já percebe o estudo por trás de Vulgo Grace. No início de diversos capítulos, Atwood transcreveu documentos reais do julgamento de Grace, o que os jornais da época falaram sobre o ocorrido... Portanto, o livro já vale a leitura por ter sido tão bem elaborado pela autora que pesquisou e extraiu tudo que conseguiu sobre o fato real.

A pesquisa de Atwood foi além do próprio assassinato. Estudos sobre a situação de quem imigrava para o Canadá em 1800, o avanço do espiritismo e os conhecimentos da época em relação a psiquiatria e a psicologia estão na lista da vasta pesquisa da autora. A delicadeza em escrever toda a história já encanta o leitor.

A narrativa de Vulgo Grace é instigante. A maneira que a autora mexe com a ideia de inocente e culpada é incrível. A obra tem os seus defeitos e tem capítulos que atrasam a narrativa, enrolam o leitor para chegar a conclusão. E este é mais um livro da Atwood que sentimos o machismo em seus níveis mais baixos e nojentos.

É interessante como Margaret Atwood pode dar aquele choque de realidade para leitores que amam um romance de época. Não era nada lindo como você lê nos livros! Mulheres da época eram usadas pelos homens, os abusos sexuais eram constantes, muitas eram obrigadas a abortar e morriam devido ao procedimento arcaico.

site: http://submundoliterario.com/

Mariana.Laranjo 13/11/2020

Diferente
Depois de "O conto da aia" e de "Os testamentos" - pelos quais assumo minha devoção irremediável -, comecei a leitura com expectativas muito altas. De qualquer forma, assumo que me decepcionei... por muitas vezes maçante, tive que desbravar à força várias páginas, afinal a história se estagnou em certos momentos. Mesmo assim, baseada na realidade, Margaret usou seu amplo conhecimento para descrever com maestria os detalhes e para revelar suas crenças ao longo da trama; dentre algumas das passagens que tive que deixar registradas: "É lamentável não termos o conhecimento necessário para curar esses desafortunados aflitos. Um cirurgião pode abrir um abdome e exibir o baço. Músculos podem ser retirados e mostrados a jovens estudantes. Mas a psique humana não pode ser dissecada, nem o funcionamento do cérebro, colocado na mesa para exibição."

Loba Literária 11/08/2021

Socorro
Ruim, lento, desinteressante, podia muito bem ter umas 200 páginas a menos. Não ligo o suficiente para a personagem ou sua história. Não recomendo.

giu 15/07/2021

eu ameiiii
uma história muito bom, que te faz querer saber o que realmente aconteceu, a escrita da Margaret é perfeita, eu amo demais, nunca decepciona, acredito que esteja virando minha autora favorita, sem dúvidas, com certeza lerei todos os outros dela.... ?

Adiene 25/06/2020

Vulgo Grace
Li a obra por conta de ter gostado muito da série da Netflix publicada anos atrás. A similaridade das duas é algo incrível de ser e adoraria que outras adaptações seguissem essa mesma linha e não mudassem as coisas. Grace é de fato uma criatura com uma personalidade bem singular ao meu ver e me recuso a acreditar que ela tenha sido culpada. Aceitar que ela é culpada é o mesmo que dar razão ao lixo humano que é McDermott. Enfim, é uma boa leitura e apesar de não fluir bem no início, consegui seguir.

WALISSON 30/01/2021

Supreso
Esse livrou me surpreendeu em vários aspectos como o desenvolvimento de Grace,ao acompanha toda a história contada por ela se tornou impossível para mim não se apegar a ela,com vários fatos de sua jornada comovente,outra coisa que me suprendeu foi o final que foi totalmente diferente do que eu havia imaginado. Mesmo assim eu não deixei de adoralo.

letícia - @leticiacarddoso 29/12/2020

Vulgo Grace
"Grace Marks: mulher insana, femme fatale ou vítima das circunstâncias?"
Matou ou não matou? Acho que ninguém sabe a verdade, durante a leitura desse mini calhamaço as vezes parece que ela foi a assassina e as vezes parece que não, é insano. ?
Só sei que eu me apaixonei pela Grace e não gostei muito do Dr. Jordan, achei ele meio chato.
Foi produzida uma minissérie na Netflix, achei bem fiel ao livro.