Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Mariana 18/04/2024

É um bom livro com uma história envolvente. Como os capítulos são narrados por pessoas diferentes, não é muito cansativo a leitura.

Nane 24/03/2024

Ameiiii
Achei um pouco lenta o desenrolar da história. Mas amei demais ficar na expectativa do que iria acontecer.

Amandasdsantos 23/02/2024

Interessante, mas cansativo
Há uns anos vi a série baseada nesse livro e fiquei muito curiosa para lê-lo. Vulgo Grace é um livro baseado em um história real, de fato um caso ocorrido, mas que se entrelaça com a fértil imaginação de Margaret Atwood. Ao longo do livro, no início de cada capítulo, há recortes de documentos, jornais, livros e outras escrituras feitas na época sobre o caso de Grace e de McDermott. Ao longo do livro, a história vai sendo narrada por Grace ou pelo Dr. Simon Jordan. Há também entre os capítulos, cartas que foram trocadas entre os personagens. É um livro muito interessante, quando se pensa no ocorrido pela perspectiva da época. Muitas conexões podem serem feitas e muitos levantamentos sobre Grace, se era algo sobrenatural ou até uma dupla personalidade. Ao fim, fica ainda em aberto o que de fato ocorreu, dando campo para a imaginação de cada leitor sua opinião sobre o caso. Embora seja um ótimo livro, por vezes é muito cansativo e tedioso, não sendo uma leitura rápida ou fluida, pelo menos não para mim. Precisei fazer pausas e ler outros livros simultaneamente. Mas vale a leitura!

Ri444n 22/02/2024

Margaret Atwood, você é e sempre será um ícone
Um trabalho excepcional de escrita poética sobre uma pesquisa profunda. Um crime cometido a muito tempo ganha uma nova face, sutil e brutal com a prosa esperta de Margaret. Um livro que devia ser um clássico, talvez leitura obrigatória para cursos e concursos.

Alana.Avelino 22/02/2024

No início um pouco cansativo, mas mesmo assim instiga a leitura, na metade vai tornando-se interessante e o final é surpreendente, consegui fazer um paralelo com a série que existe na Netflix e amei por sinal ?

roberta | @robertabooks 04/02/2024

Maravilhoso
Inspirado num caso real, Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX.

Grace é um mistério por si só; viveu uma vida sofrida, fez más escolhas, teve amnésia em momentos importantes de sua vida e dividiu uma sociedade em duas: inocente ou culpada? Mulher fatal ou jovem inocente? Amante ou vítima? Há os que passaram a vida toda afirmando que ela é culpada de todas as acusações e há os que passaram a vida toda peticionando a todos os órgãos possíveis para que ela seja considerada como inocente e que tudo não passou de uma sucessão de azares, um completo "local errado na hora errada".

O livro tem vários pontos de vista e é misturado entre primeira e terceira pessoa, intercalando situações presentes e passadas, num vai e vem de informações que prendem do início ao fim. É um livro extenso, cheio de detalhes, tenso e cheio de frases subentendidas, mas nem um pouco cansativo.

Apesar de eu ter visto a minissérie desse livro anos atrás, o livro me causou ansiedade, felicidade, tristeza e agonia tudo de novo. O ponto é: li o livro e vi a minissérie e ainda não sei se Grace é culpada ou não.

Talita Hanna Cabral 29/01/2024

Romance histórico
Baseado em fatos reais, Margaret Atwood conseguiu colocar fatos históricos preenchendo lacunas com acontecimentos que poderiam ser reais. Historiadores, psicólogos e amantes de histórias criminais não irão se arrepender desta leitura.

Camila Mantoanelli 24/01/2024

Uma história intrigante
Um livro que usa uma maneira muito interessante de relatar os fatos da história de Grace, utilizando flashbacks. Ao mesmo tempo que achei interessante a maneira como a história estava sendo contada, em alguns momentos fiquei entediada, porém nada que me fizesse querer parar de ler. Um final que deixa o leitor intrigado

bebelbebel 11/01/2024

Pesado, inteligente, detalhado, brilhante.
Nunca tinha ouvido falar em Grace Marks e terminei o livro extremamente interessada e familiarizada com a história. O livro é muito bem escrito, embora em muitos momentos um pouco maçante e difícil? Não é o tipo de leitura que se faz para descontrair, é um livro bem pesado mas ao mesmo tempo muito rico e inteligente. Me senti em muitos momentos perdida e sem entender nada por causa da ordem da narrativa, mas em outros estava extremamente envolvida. Por conta das dificuldades que tive em acompanhar em alguns momentos não dou 5 estrelas, mas dá pra ver que a Margaret Atwood estudou muito e teve muito esforço para escrever esse livro, e tiro o chapéu pra autora por isso. Mesmo depois de tantas páginas, não cheguei a uma conclusão se Grace é culpada ou não, mas fato é que me apeguei a Grace construída pela autora e a achei fascinante.
Que admiração que eu criei pela Margaret depois desse livro, tô ansiosa pra ler mais coisas dela!!!

Saah 07/01/2024

Profundo e pesado
Vulgo Grace é um livro muito intenso, profundo e pesado. É bem característico dos livros da Margaret Atwood, cheio de fluxos de pensamento dos personagens, críticas à sociedade da época e acontecimentos marcantes. Vale a leitura, com certeza!

Sara 31/12/2023

Esse livro é inspirado num caso real,e conta a história de Grace marks uma criada condenada a prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava em Toronto no século XIX. Aqui Margaret atwood cria uma narrativa mostrando o passado e a personalidade do personagem fazendo o leitor formar sua opinião sobre esse caso e o pode ter acontecido,afinal a Grace cometeu o crime? Ou está sendo mais uma vítima da injustiça?
Nesse romance histórico e psicológico baseado em um caso real que aconteceu no Canadá da decade de 1840,a narrativa traz bastante vozes e diferentes perspectivas em tempos diferentes,nao conhecemos a Grace a funda sempre tem uma barreira o jeito que a Grace conta a história,os detalhes e o passado faz a gente se conectar com ela e começar a pensar se foi realmente ela ou se é tudo uma farsa comigo pelo menos foi assim,o jeito que a Margaret escreve e os detalhes do dia fazem a imagem surgir na sua cabeça e o livro passa voando. O livro me fez levantar muito questionamentos,a leitura prende e causa incômodos.

Zeli Giovana 30/12/2023

Primeiro livro que li dessa autora. Gostei muito da ambiguidade da personagem. Sabendo que é baseado numa história verdadeira, o que torna a leitura mais interessante, a escritora deixa sempre a dúvida, culpada ou inocente? Cada leitor faz o seu julgamento. Muito bom!

Maria.Fatima 28/12/2023

Um livro baseado em fatos, a leitura é bem, bem arrastada, pensei em desistir da leitura o tempo todo.
O final é surpreendente .