Contos de Hemingway

Contos de Hemingway Ernest Hemingway

Resenhas - Contos de Hemingway

jota 22/10/2022

MUITO BOM: Hemingway contista em grande forma ao narrar histórias protagonizadas por Nick Adams
Lido entre 03 e 21/10/2022.

Contos de Hemingway compreende 27 textos curtos e médios que em sua maioria trazem como personagem central Nick Adams, sujeito que em larga medida é o alter ego do celebrado autor de O Velho e o Mar. Aqui Nick pode ser encontrado em diversas épocas e situações de sua vida e, como Ernest Hemingway (1898-1961), era filho de um médico que até mesmo cuidava dos índios das vizinhanças em sua infância, lembrança que acompanhamos em Acampamento de Índios. Nesse conto, Nick, acompanhado do pai e um tio, narra sua visita a uma tribo das redondezas onde uma índia tem um parto bastante complicado.

O jovem Nick Adams visitava os índios, pescava, caçava, viajava por diversos lugares; podia pegar carona clandestinamente num trem por não ter dinheiro para pagar a passagem e depois ser chutado para fora dele por um guarda-freios, como ocorre no início de O Lutador. Coisa parecida se dera com Jack London em suas aventuras pelas ferrovias americanas, conforme registrou em A Estrada (1907).

Como tal, essas histórias de Hemingway são passadas prioritariamente nos Estados Unidos, mas também acontecem na Europa e até na Turquia, como a segunda delas, No Cais de Esmirna, onde ocorrem coisas estranhas, mas que agradavam ao narrador. Nem tanto ao leitor, porém. Porque as melhores histórias do volume são mesmo as protagonizadas por Nick Adams. Os contos foram publicados originalmente em 1938 num volume que continha 49 narrativas curtas e também uma peça teatral, não presente na edição da Civilização Brasileira (1972, 3a. edição), essa que tenho em mãos.

A apresentação foi feita pelo cineasta e escritor Alex Viany, que destaca as semelhanças entre Nick Adams e o próprio Hemingway, daí que algumas histórias do volume podem ser consideradas altamente biográficas. Destaque para a paixão do autor pela natureza, flora e fauna. O que não o impedia, porém, de praticar a caça, a mesma coisa que faz Nick em mais de uma ocasião. Quando lemos o conto mais longo do livro, dividido em duas partes, O Grande e Generoso Rio, que por sua beleza sozinho já valeria pelo volume todo, não podemos deixar de reconhecer, como destaca Viany, “a carinhosa acumulação de impressões guardadas por todos os sentidos” do autor, a constituir “um registro de extraordinária precisão nostálgica.” O que me remeteu para outro incrível livro de contos, do russo Ivan Turgueniev, Cadernos de Um Caçador (Relógio D’Água, 2010).

Como Hemingway, Nick Adams apreciava beber, então outro conto primoroso do volume é Vinho do Wyoming, com muitas frases em francês misturado com inglês, porque é sobre um casal de franceses e o filho deles, estabelecidos naquele estado americano e que produziam cerveja e vinho em sua propriedade. Um conto que deixa o leitor com água na boca por mais histórias cativantes como essa. Para terminar sugiro, para quem tem vontade, claro, em vez de ler todos aqueles três volumes de contos de Hemingway editados pela Bertrand Brasil, mergulhar num exemplar deste Contos de Hemingway que, se não é perfeito, ao menos tem algumas histórias ótimas, as protagonizadas por Nick Adams, e umas outras.

cid 23/10/2022minha estante
Vamos lá conhecer Nick Adams, O volume I dos contos de Hemingway está no kindle unlimited. Obrigada pela dica . Ótima resenha, bastante objetiva.

jota 23/10/2022minha estante
Grato pelo comentário. Conhecer Nick Adams é quase como entrar um tanto na mente do próprio Hemingway.

Paulo Sousa 10/12/2022minha estante
Não sei pq, mas EH não me ganhou. Alguns livros dele que li e, tirando O velho e o mar, uma orgia de palavras perdidas. Por quem os sinos dobram, por exemplo. As três últimas páginas com Robert encurralado e pensando nas coisas que fazem o chão tremer na vida de um homem. E só?

Gabriel Oliveira 25/11/2021

Uma descoberta valiosíssima
Esse foi um dos livros que mais me marcou nesse ano (2021), e acho que vale a pena falar um pouco de como isso aconteceu.

Estava eu lá, bisbilhotando umas caisas velhas daqui de casa onde ficam guardados uns livros do meu falecido avô quando de repente eis que me surge um livro todo empoeirado e desbotado que aparentemente tinha sido impresso na década de 70. Peguei e guardei o livro, não sei bem porque; só sei que livros antigos me interessam.

Quando fui lendo, a impressão que tive era que eu já conhecia este autor de algum outro lugar. Mas talvez fosse só uma impressão mesmo. É uma sensação difícil de explicar. O estilo do conto de Hemingway é extremamente simples, as vezes beira o desleixo.

Hemingway usa e abusa do discurso direto e de experiências da própria vida na hora de escrever. Essas características fazem os contos parecerem vivos e autênticos. Alguns deles parecem até meras transcrições de cenas cotidianas. Não é difícil notar a presença da caça e da pesca que perpassa o livro e que foi muito importante para a vida do autor. Destaque para os contos "O grande e generoso rio" parte 1 e 2: um curioso relato onde lemos páginas e mais páginas de um homem que vai para o rio pescar. E é só isto mesmo. Mas é ótimo!

O livro não é apenas sobre isto, no entanto. Temos uma variedade boa de temas. Decepções amorosas e melancolias parecem ser uma constante (Uma estória muito curta), religião (Hoje é sexta feira) e há até mesmo espaço para o estupro (Lá em Michigan). Há outros temas, mas seria desgastante explorar tudo por aqui.

O meu conto favorito deste volume é e sempre será "Três dias de ventania". Dois amigos se encontram numa cabana e começam a beber, de repente, um deles solta a língua e decide opinar sobre a vida amorosa do outro. O que este conto tem de especial? Nada. Assim como a miséria dos homens, o conto é isto e apenas isto. E como dizia o bardo: o resto é silêncio.

nan4 21/07/2023

Tente encontrar alguma diferença entre mim ,nanazinha bondi e o doutor ernest . Um beijão pro meu velhote , incredibile!!