Impossible Things

Impossible Things Connie Willis

Resenhas - Impossible Things

Coruja 03/06/2022

Coletânea de contos publicada em 1994, Impossible Things reúne onze histórias da Willis, passando da sátira ao romance, da ficção científica ao drama e incluindo três vencedores do Nebula (The Last of the Winnebagos, Even the Queen e At the Rialto).

Eu já tinha lido a maioria deles em outras antologias; e pelo menos um deles em português: Jack, sobre um vampiro em Londres no auge dos bombardeios na Segunda Guerra apareceu aqui em O Grande Livro dos Vampiros. Mas Willis é uma daquelas autoras que creio valer a releitura - e costuma estar em sua melhor forma quando trabalha histórias curtas. Adoro os romances dela, mas não nego o fato de que em obras mais longas ela por vezes se torna repetitiva.

Na verdade, se eu fosse editora dela no Brasil, teria escolhido apresentar o público daqui primeiro aos contos - A Lot Like Christmas era uma fantástica pedida para ser lançado no Natal e cultivaria uma base de leitores antes de trazer outros trabalhos mais complexos. Connie Willis é uma das mais premiadas autoras de ficção científica da atualidade (onze Hugos e sete Nebulas). Considerando que só dois títulos de uma enorme bibliografia foram traduzidos até hoje, só imagino que ela não tenha feito o sucesso que a editora esperava e, em vez de organizarem um bom projeto de divulgação e marketing, simplesmente abandonaram a possibilidade de novos lançamentos.

Impossible Things, neste aspecto, também era uma ótima pedida para apresentação aos noviços, e satisfatório para os fãs que já conhecem a autora. São contos que atravessam vários gêneros, alguns bem curtos, outros com tamanho de noveleta, e muitos com temas super atuais, a despeito de quase 30 anos da primeira publicação (até acabei usando Ado como gancho para uma das crônicas da newsletter). Como amostra do talento de Willis, Impossible Things é, sem dúvida, uma excelente porta de entrada.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/06/o-resumo-da-opera-perdida-na-biblioteca.html