Free Four

Free Four Veronica Roth

Resenhas - Free Four: Tobias Tells the Divergent Story

jeni 30/01/2023

free four

"Mas Peter tem razão, ela não é bonita . Essa palavra não basta."

"Mas não posso ir embora agora. Gosto demais dela. Pronto, falei. Mas não falarei novamente."

Giuls 17/06/2021

Tobias, saiba que te amo pra sempre e nunca vou perdoar a autora pelo que ela fez.

letAciaderaulino 13/05/2021

pov do Four ?
o livro cumpre oq promete: pov do Four sobre a cena das facas em divergente. que o Four é meu fav todo mundo ja sabe, então eu poderia dar 5 estrelas aqui facilmente. eu amo o jeito que a Veronica escreve, como se fosse vários pensamentos fluindo e tal, maravilhosa. a escrita foi fluida tb, nada rebuscado e tal, af amo o Four kkkkkkk

Aline 02/04/2021

Queria que tivesse tido mais capítulos pelo ponto de vista do Quatro, quem sabe assim eu gostaria mais dele.

gisalla 10/07/2020

Adoro
Adorei achar mais uma parte da história pelo ponto de vista do Tobias

Como disse, leria tudo de novo pelo ponto de vista dele, se pudesse

Uma pena ser tão curtinho

Nati 21/04/2018

"Looking at her is like waking up."
Essa pequena novela é o POV do Four durante a cena do treino de mira com facas no primeiro livro de Divergente. Não sou fã do POV do Four (ou até mesmo do Four) depois do desastre que foi Convergente, mas eu gostei mais dele aqui do que naquele último livro inteiro. Não acrescenta muito à história em si, mas trouxa algumas informações interessantes sobre o personagem e o estado de espírito dele naquele momento, algumas coisas que estavam se passando na Dauntless por trás do que a gente viu no primeiro livro, a relação dele com os colegas e o relacionamento dele com a Tris.

Jakeline 22/08/2015

Quatro ?
Amei a história do quatro e a visão dele dos acontecimentos! A autora deveria ter escrito divergente sobre ele e não com a Tris.

cristianepf 03/04/2014

Bônus
Apenas um bônus para quem gostou do personagem e queria conhecer um pouco mais dele, já que é só uma repetição da mesma história sob o ponto de vista do quatro/four.

A tradução oficial, disponibilizada gratuitamente pela Rocco:

Nicolle 15/05/2013

Não tem muito oq escrever sobre esse minúculo, porém ótimo, livreto. São 12 páginas que narram os acontecimentos durante o treinamento da audácia, em específico o episódio das facas, onde Quatro atira facas em Tris.
Do ponto de vista do Quatro, vemos que ele já está super encantado com Tris, e já percebe as semelhanças entre eles.
Seria muito legal ver um livro onde conta a história de como Tobias deixou a sua facção, como um livro pré Divergente.
Ler a história narrada do ponto de vista do Quatro foi muito legal, ainda que sejam apenas 12 páginas.

Luana 30/03/2013

Capítulo 13 de Divergente pelo ponto de vista de Four/Quatro.

Especialmente para os fãs porque sabemos com um pouco mais de intensidade o que Four sente por Tris.

´´Mas Peter está certo, ela não é bonita, essa palavra é muito pequena. Ela não é como as garotas que eu costumava olhar, toda ângulos e curvas e suavidade. Ela é pequena, mas forte, e seus olhos brilhantes exigem atenção. Olhar para ela é como acordar.´´ Four sobre Tris.

Lídia 29/03/2013

Apesar de achar muito interessante o fato de a autora querer revelar um pouco mais sobre o personagem (um agrado para muitos fãs ávidos por mais e mais material sobre a história), não gostei da experiência.
O que gostava no fato de a narração de Divergente ser em primeira pessoa era que podíamos ver tudo da perspectiva de Beatrice, não limitado só a seus pensamentos mas sua interpretação das ações dos outros. Assim, pairava um mistério sobre certas personagens, especialmente com Tobias. E foi tal mistério que fazia, ao meu ver, o personagem tão fascinante.
Entendo que a autora quis dar uma experiência diferente nesse livro. Porém, fiquei decepcionada com a revelação, ainda que pequena, do personagem, preferia aquele mistério, aquela incerteza. Enfim, não foi agradável para MIM.
Quanto à escrita da autora, é a mesma de Divergente. Nada de excepcional, mas sempre cativante.
Lembrando sempre que essa foi a MINHA experiência do livro, muitos fãs adoraram conhecer mais sobre Tobias, por serem sedentos por informações sobre esse universo (o que não acho ruim, mas não gostei do resultado).
Leia o livro e opine também :)
Monique Pillar 07/04/2013minha estante
Concordo! Não gostei muito, até porque, adoro a dúvida sobre a personalidade/pensamento dos outros personagens. Tobias era aquela interrogação no meio da minha testa hfksdfjkf sei lá, talvez minhas expectativas sobre o que ele achava de Tris no começo foi quebrada; não sei ao certo, mas tive uma certa antipatia.

Lídia 08/04/2013minha estante
Monique, também não gostei de descobrir o que ele achava da Tris. Entendo muito bem o que você quis dizer, senti o mesmo :)

Amanda 08/02/2013

Free Four: Tobias Tells the Story
Li o E-book e simplesmente adorei!!! Escrito pelo ponto de vista de Tobias, entendemos o quanto ele guarda dentro de si. Desde pensamentos raivosos (hey, Eric!), até sentimentos que reluta em ter...

Júlia Falcão 01/12/2012

O ponto de vista do Tobias
[Spoilers do livro Divergente]
"Free Four: Tobias Tells The Story" é basicamente o capítulo 13 de Divergente, só que do ponto de vista do Tobias. O capítulo conta a história do último dia de treinamento do primeiro estágio da iniciação, onde os iniciandos tem que atirar facas em alvos. Eric e Tobias assistem enquanto Tris atira facas e debocha de Peter; infelizmente, eles também reparam que Al não acerta nenhuma. Eric se irrita e ordena que Al vá buscar a faca que caiu no chão. Todos os outros param de atirar para que ele passe, mas Eric ordena que ele vá através das facas sendo atiradas. Al confessa que está com medo, e é punido por isso.
Ele é obrigado a ficar na frente do alvo enquanto Tobias atira três facas; Tris se oferece, chamando Eric de covarde, e é desafiada a tomar o lugar de Al.
Tobias tem que atirar três facas no alvo, preferencialmente sem acertar Tris, mas ao mesmo tempo não pode deixar transparecer seu interesse por ela, e precisa mostrá-la que, se ela não for forte, outra pessoa estará em seu lugar. Desse modo, ele desperta o lado altruísta dela, que a torna mais corajosa e a impede de desistir.
O melhor de tudo é poder saber o que Tobias está pensando enquanto assiste ao treinamento e, depois, atira facas próximas à cabeça de Tris. É interessante ver o quanto é irritante para ele ter que fingir que ela é apenas mais uma inicianda qualquer, e o quanto ele também pode ficar magoado ao ouvir de Tris coisas indesejáveis.
Na minha opinião, a Veronica Roth devia reescrever Divergente inteiro, do ponto de vista do Tobias.
Sofia 27/12/2012minha estante
Também acho que uma versão de Divergente na visão do Four seria interessante!