A Fantástica Literatura Queer

A Fantástica Literatura Queer Rober Pinheiro...

Resenhas - A Fantástica Literatura Queer

Cristiano Rosa 23/11/2012

Diário CT: A FLQueer – Volume Amarelo
Este é o terceiro livro da série A Fantástica Literatura Queer, organizada pelos escritores Cristina Lasaitis e Rober Pinheiro e publicada pela Tarja Editorial. O volume Amarelo segue a linha dos anteriores – Vermelho e Laranja -, porém com contos mais extensos. A diagramação continua a mesma, assim como a capa, que tem alusão às cortinas que estão prestes a se abrir ao público.

Os autores da vez são Astásia, Sarah Helena, Antonio Luiz M. C. Costa, Gutemberg Fernandes, Carina Portugal, Carlos Silva e Demian Machado Walendorff, que nos apresentam 7 novas histórias que exploram o amor sem barreiras.

Por meio da aventura e do drama, do humor e do romance, sempre com um pouco de suspense, as 228 páginas do livro levam o leitor a viagens ao passado e ao futuro, sempre com o intuito de refletir sobre o nosso presente.

Personagens e cenários variados continuam mostrando que não deve haver fronteiras quando há amor entre dois seres, humanos ou não, como nas fantasias criadas para a coletânea.

“Palestra de Lançamento” conta as experiências amorosas e sexuais de Vó Guataçara quando jovem, que inspiraram a escritora Emily em seu novo romance publicado. “Este Labirinto” tem como plano de fundo os deuses da mitologia e o envolvimento de dois aprendizes, entre descobertas e mistérios. “Quatro Bilhetes para Terra 45″ narra o caso de dois seres selenartrópodes que serão pais em um mundo com leis e tradições sobre geradores e protetores.

“Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade” é sobre duas irmãs curandeiras e uma maldição de um bruxo queimado na fogueira sobre sua vila. “Bias” conta a história de duas mulheres sintéticas que matam estupradores com um agente alucinógeno. “O Carro de Guerra do Herói” narra a relação de um capitão e um timoneiro em uma nave em sua missão. “A Legião das Almas Perdidas” é uma ficção urbana que mostra Amber em busca de vingança pela morte de sua namorada, lutando com Samantha pela liberdade do seu mundo.

O tratamento diversificado do mesmo tema nos contos da obra auxilia a leitura a não se tornar cansativa, ao contrário de outras antologias que tendem a ficar batendo sempre na mesma tecla de forma igual. Os autores escrevem tramas diferentes para leitores diferentes, ou seja, apesar do mesmo enfoque, existem vários meios para se chegar ao que considero o objetivo maior da série: o questionamento e a reflexão acerca do assunto.

Por meio da fantasia, da ficção científica e do terror, sob o ângulo dos próprios seres humanos e de novas criaturas e culturas, podemos ter a oportunidade de refletir e tomar atitudes e posicionamentos acerca do que a sociedade tende a dizer sobre o universo LGBT. Os contos não são superficiais, tratam do cotidiano e de polêmicas de maneira que o leitor não fique imparcial após a leitura.

Ainda há muito o que ser dito a respeito da diversidade sexual, por isso já foi publicado este ano o volume Verde - e teremos em 2013 o Azul e o Roxo n’A Fantástica Literatura Queer. Mais uma vez a organização e os autores da obra estão de parabéns pela produção, e que os próximos livros venham ainda mais envolventes e que possam cumprir o propósito de propagar a quebra dos paradigmas atuais que persistem sobre as relações homoafetivas.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19747