Contos de Terror do Tio Montague

Contos de Terror do Tio Montague Chris Priestley

Resenhas - Contos de Terror do Tio Montague

Billie Batts 16/10/2023

Começando minha temporada de halloween no melhor estilo
Um livro muito cativante e bem sombrio na medida certa. Tem aquele espírito e tom de boas produções infantis de terror tais como Coraline ou o filme A CASA MONSTRO.
Na verdade ouso dizer que em alguns dos contos chega a ser bem mais sombrio que isso e crianças mais novas com toda certeza não devem ler.

Estava lendo para minha irmã de 10 anos que no terceiro conto chorou no final com a morte de um personagem. Foi demais para ela

Sabrina - @linhaposlinha 14/10/2023

"Eu coleciono o que ninguém quer, Edgar, as coisas assombradas, amaldiçoadas… as coisas malditas."
Meu primeiro contato com o autor foi em 2018 com Contos de Terror do Navio Negro. Quando terminei, fui atrás de outros livros dele e descobri que tinha pouca coisa publicada aqui no Brasil e que, esse pouco publicado ainda estava esgotado. Desde então, fiquei atrás do Tio Montague por muito tempo até que finalmente consegui um exemplar usado numa lojinha de Instagram.

Livros de conto costumam ser bem medianos pra mim, já que as chances de ter 01 muito bom pra mais 10 ruins são grandes. No entanto, tanto o Navio Negro quanto do Tio Montague não deixam a desejar em nada. Todos os contos carregam uma aura sombria do início ao fim e, com uma escrita simples e ágil, a narrativa consegue te prender facilmente. Por se tratar de um infantojuvenil com esses traços de terror, a vibe passada acaba sendo muito parecida com algo à la Tim Burton. E, diga-se de passagem, as ilustrações também contribuem muito para essa similaridade.

Recomendo a todos que curtem o gênero que, ao encontrar qualquer livro de Chris Priestley em sebos por aí, comprem sem pensar duas vezes. Eu mesma já estou atrás de As Histórias de Terror da Entrada do Túnel.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha/

Adriana 06/10/2023

Bom Desfecho
Estórias e mais estórias e vamos conhecendo os vários objetos da casa tio Montagne
Clima gótico
E o final é bem concluído.

LuccySwan 17/08/2023

O livro segue uma estrutura similar em cada capítulo, mas isso não prejudicou minha experiência de leitura. Às vezes, isso pode ser bem chato e cansativo, mas no geral, vale a pena - há um charme subjacente nas histórias, uma promessa de arrepios que nos mantém interessados. A forma como é contado não é um problema. Portanto, para aqueles que estão pensando em ler "Contos de Terror do Tio Montague", não precisam se preocupar com a repetição. Leiam sem medo, pois a jornada traz surpresas a cada página.

rumohra 06/05/2023

Um calor estranho em meio ao medo
Adorei ler esses contos! achei o livro numa barraquinha em frente minha faculdade, por um valor bem acessível, e valeu mais do que a pena ter comprado esse livrinho. Ele representa meu início na faculdade e meu investimento real de ler algo desse nicho do terror pra eu mesma conseguir escrever também.

As histórias são ótimas, me provocou um pouco de medo e coração acelerado tambémkkkkk Achei que eu fosse me cansar de ler porque a estrutura é a mesma em todos os capítulos, mas incrivelmente isso não me afetou tanto na leitura. Pode cansar alguém, e fazê-la parar um pouco pra continuar, mas vale a pena. Quero reler algum dia

Fer 04/03/2023

Peguei esse livro em uma biblioteca, pensando que era um livro de terror infantil. Pense na minha surpresa ao me deparar com histórias que realmente me fizeram reagir com um "uau, bem pensado, me deixou assustada!".
O livro nos traz Edgar, uma criança solitária que faz uma visita a seu tio Montague, um misterioso rico que coleciona artigos peculiares e tem uma porção de histórias de terror para contar - e impressionar seu sobrinho.
Cada um dos capítulos é um conto, sobre os mais variados temas: de espíritos a demônios, de pequenos objetos a casas amaldiçoadas. E todas elas conseguem ser interessantes, ainda que umas melhores que as outras. Enquanto tudo isso é narrado, a história de Edgar e tio Montague se desenrola no plano de fundo.
Recomendo a leitura para quem gosta de contos e para quem se interessa por literatura de "terror", ainda que seja um terror mais sutil e por vezes psicológico. Um divertido livro que nos deixa impressionado!

Loan 20/01/2023

Pegue sua xícara de chá e sente-se para ouvir uma história
Minha ex-professora de inglês me deu esse livro assim que saí do último ano do ensino médio no ano passado, pois sabia que minha maior paixão era e ainda é a leitura. Foi um presente especial de alguém especial que não vou esquecer tão cedo. Mas apesar disso, a minha experiência com essa leitura não foi tão boa assim quanto eu gostaria.
Contos de terror do tio Montague é um livro infanto-juvenil que promete um terror mais leve, mas de arrepiar, e no entanto, entrega apenas um terror leve com alguns mistérios. O único conto que realmente me fez ter arrepios e me sentir assustada foi a do Matthew, "a trilha". O último conto, que deveria fornecer aquela sensação de epifania foi um tanto quanto previsível (na parte das crianças). Alguns contos são legais, mas nada tão extraordinário.
Apesar disso, acredito que pode ser uma leitura que funcione bem para o seu público alvo mais jovem, principalmente para aqueles que querem iniciar o costume de leitura no geral ou especificamente no gênero terror. Mas não serviu para mim, mesmo tendo facilidade em ler outros livros destinado ao público mais novo.
Além disso, acredito que faltaram algumas informações, como esclarecimentos sobre Franz, talvez criando até mesmo um outro conto que poderia ter abordado sua história.

Marlon Johnes 31/12/2022

ARREPIANTE!!!
O autor caprichoooou?

Contos de terror do tio Montague, é um livro que começa tranquilo, mas vai ficando bem arrepiante com o seu desdobrar, arrancando alguns, "Socorro, Deus", dos seus leitores, tendo uma história mais braba que a outra (a da Victoria, do Matthew, tá Loko, mó medão).

Leia, sem medo de ser feliz!!!!

Victória 20/02/2022

Meu primeiro
Esse foi o primeiro libro de terror qie li quando era criança, e dos um dos livros que me levou para o mundo da leitura.

Ele é misterioso e as historias de terror realmente sao assustadoras pelo menos quando eu tinha 12 anos eram kkkk.

Eu leria esse livro denovo com toda a certeza.

Vivi 07/11/2021

Terrivelmente bom!
Perfeito para ler na época do Halloween, esse livro traz contos rápidos e deliciosamente assustadores. Todos envolvendo aquele terror que não se explica e deixa uma dúvida assombrosa no ar!
Suzz 13/07/2022minha estante
oii!! Por onde você leu? Comecei ele quando tinha 11 anos, mas nunca consegui terminar pq roubaram da minha mochilakkkkkkkk

Vivi 21/07/2022minha estante
Oiiii! Eu tenho ele físico, comprei faz uns 3 anos na Amazon.

la_nyx 23/08/2021

Gostei muito!!
Os contos do livro são muito criativos e alguns chegam a ter pequenos plot twists no final, me senti do jeito que o autor queria que eu me sentisse enquanto estava submersa na leitura. Além disso, adorei os dois personagens principais, uma dupla muito excêntrica, mas confesso que o ceticismo do edgar me deixou com raiva as vezes. Recomendo muito mesmo!!
Dr.Lecter 23/08/2021minha estante
Livro sem defeitos, essa obra de arte

Lia Gabriele 21/06/2021

Uma visita à criança que fomos
Quem descobriu sua paixão pelo terror e pelo mistério ainda criança não pode perder este livro. É uma chance de revisitar os medos infantis, com direito a ilustrações impecáveis.

Mas nem por ser infantis as histórias deixam de ser fortes. Em vários momentos eu fiquei com pena dos jovenzinhos que tropecem nessa obra. Se alguns contos me deixaram bem desconfortável antes de dormir, imagine uma criança.

Não só recomendo a leitura como mal vejo a hora de começar o segundo título do autor, "Contos de terror do navio negro".

Lydia.Fernnanda 09/05/2021

Terror infanto-juvenil.
O livro é escrito de uma forma bem facil e clara. Algumas historias são um pouco previsíveis, mas mesmo assim é um bom livro.! Recomendo.

Os contos que mais gostei foram:
A desporta
A moldura dourada
A trilha (muuito bom)
O demônio de madeira (ótimo)

Apesar de ter gostado mais desses, todos são ótimos de ler. .

Gárgula 03/02/2021

Contos de Terror do Tio Montague, deliciosamente assustadores
Encontrando o Tio Montague
Ler Contos de Terror do Tio Montague, de Chris Priestley, foi muito bom pois a história reúne contos deliciosamente assustadores contados pelo próprio Tio Montague à seu sobrinho. Todos são, de alguma forma, excelentes.

O livro é editado pela Editora Rocco, sob o selo Pavio, com tradução de Rafael Mantovani.

Uma homenagem à tradição oral
O enredo do livro mostra o encontro do jovem Edgar com seu Tio Montague. O garoto não sabe muito bem a distância de parentesco do velho, mas o chama de Tio. Sentados em frente a lareira eles conversam e o Tio sempre tem inúmeras boas histórias relacionadas com uma enormidade de itens que enfeitam paredes e mobília.

Cada conto diz respeito a alguma coisa da sala, sendo eles contados capítulo a capítulo, em um texto ágil e bom de ler. O autor cria uma grande homenagem a tradição oral, onde pessoas sentavam-se juntas para conversar e ouvir bons casos. Em um período tão conectado, ler Contos de Terror do Tio Montague é quase um grito de resistência, não só à leitura, como às conversas olho no olho.

Um escritor de histórias e contos
Este livro não foi meu primeiro contato com Chris Priestley. Já tinha lido dele o livro Tales of Terror from the Black Ship, em inglês. Só a pouco tempo, descobri que tinham títulos dele já traduzidos. Nessa descoberta aproveitei e comprei tanto o livro desta resenha como a versão traduzida do Black Ship, que irei reler em português para resenhar aqui no blog.

Em ambos o autor segue esse estilo onde uma história conta vários contos! Temos um enredo que serve como guia, com outros contos se apoiando nele. Um material que poderia estar sendo usado por educadores e outros profissionais.

Conclusões finais
Mais um livro para a lista de indicações mais leves. Sempre me pedem isso, portanto, aí está. Um livro bom, barato e excelente. Vai agradar jovens também pelo texto fácil e a atmosfera mais sinistra.

Caso você lembre de alguma tia ou avó, não é mera coincidência não. Todos em algum momento conheceram alguém como o Tio Montague, que contava contos ou “causos”. Lembrar deles é manter essas histórias vivas então aproveite e conte-as para os seus filhos e sobrinhos.

Espero que tenha uma boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/03/12/contos-de-terror-do-tio-montague-deliciosamente-assustadores/

alice 19/05/2020

Excêntrico
Montague é um homem reservado, misterioso e um ótimo contador de histórias, segundo Edgar, que visita o tio para ouvir suas histórias macabras enquanto toma chá perto da lareira.

Esse livro me trouxe uma sensação nostálgica, como se eu estivesse lendo uma mistura dos filmes do Tim Burton com a Família Addams. Alguns contos são mais tenebrosos que os outros mas isso não tira o brilho dessa obra e nem sua excentricidade. Terminei com vontade de ler tudo do Chris Priestley e com a sensação de ter ouvido as histórias do Tio Montague ao lado do Edgar, enquanto tomávamos xícaras de chá e tentávamos ignorar os barulhos estranhos do casarão.
JP 12/06/2020minha estante
Amei sua resenha. Senti o mesmo. ")