Gelo Negro

Gelo Negro Andrew Lane

Resenhas - Gelo Negro

Arnaldo 23/08/2022

Livro muito bom !!
Ler sobre Sherlock Holmes é muito interessante e ler sobre sua formação e suas influencias na juventude foi muito interessante. O livro consegue a cada momento trazer mudanças drásticas mantendo o leitor preso nos eventos e curioso pelo que vai acontecer a seguir, foi o primeiro livro que li do autor e gostei muito da forma de escrita e do desenvolvimento dos eventos, os personagens também foram muito bem construídos tornando o livro super agradável de ler para quem gosta desse estilo. Super recomendo a leitura do livro.

Wagner Fernandes 19/04/2022

O Jovem Sherlock Holmes
Retomando essa série maravilhosa.
Essas histórias do jovem Sherlock são realmente muito boas. Uma delícia de leitura. A trama prende de tal forma que nem notamos as horas passarem.
É lamentável a editora ter suspendido a publicação no volume 4.
Eu particularmente amei essa versão juvenil de Sherlock. Foi muito inteligente a iniciativa de criar as aventuras do grande detetive em sua adolescência e contar como Holmes se tornou o mito que viria a ser. Crowe se mostra um tutor extraordinário ao desenvolver as habilidades do jovem Sherlock de 14 anos de idade, e a cada aventura sua personalidade vai se aproximando do herói que conhecemos.
Lembro de ter comprado A NUVEM DA MORTE (primeiro volume da série) em uma promoção da Submarino lá em março de 2013. Gostei tanto que comprei as outras três edições na semana seguinte. Mas, sabe como é o leitor obcecado por livros novos, né? Compramos livros demais e os esquecemos na estante enquanto outros cortam a fila para serem lidos!
Li O PARASITA VERMELHO (v. 2) também (excelente aventura por sinal) e ia ler GELO NEGRO na sequência, mas acabei postergando, postergando e ficou na fila... ATÉ MARÇO de 2022.
Além da trama, a riqueza de cenários dessas histórias do Jovem Sherlock Holmes é um show à parte. As descrições do autor fazem a mente viajar. No volume 1 fomos para o Oeste Americano, no volume 2 para a França, e agora embarcamos para a Rússia do czar Alexandre II. Tudo para tentarmos descobrir quem quer incriminar Mycroft. As pesquisas históricas também enriquecem a narrativa. Eu desconhecia que a questão da compra do Alasca envolvia também a Espanha. Teríamos quase uma mini Europa se os espanhóis tivessem comprado terra na América do Norte.
E a trama foi emocionante como sempre.

Enfim, são excelentes livros que, felizmente, depois de NOVE anos, retomei a leitura. E adorei "rever" esses personagens fantásticos!
Os quatro volumes estavam quietinhos na última prateleira da estante desde 2019 e depois de ficarem seis anos numa caixa e enfrentarem duas mudanças de casa. Mas estão perfeitamente preservados. Nenhum amassado ou cheiro de velho têm. É como se eu tivesse acabado de comprá-los na loja!
De fato, não importa a idade, Sherlock Holmes é um personagem sensacional.
Nota 10!

Fernanda 10/04/2020

Foi um bom livro

Camila 14/12/2012

O Jovem Sherlock Holmes 3 - Gelo Negro
Finalmente as histórias do Jovem Sherlock Holmes começam a me agradar. Com muito menos violência e com mais deduções e raciocínios lógicos, esse terceiro volume da série conta a história de como Sherlock ajuda seu irmão, o único suspeito de um assassinato, e ainda evita um incidente internacional.
A história é divertida, mas senti falta de mais participação de outros personagens com os quais eu já estava acostumada.

www.leitoracompulsiva.com.br
Larissa 14/12/2012minha estante
É preciso ter lido os volumes anteriores para entender??

Camila 14/12/2012minha estante
Oi Larissa,
Não é essencial ler os volumes anteriores, mas algumas coisas podem ficar sem sentido, por exemplo, quem são determinados personagens!

Igor Boechat 10/01/2013minha estante
Não precisava spoilar, já que a melhor parte do livro é a dedução por sua parte, se você já começa sabendo que vai haver um incidente internacional o livro perde metade do interesse, digo por que ja li.

Larissa 10/01/2013minha estante
Obrigada, Camila!!

stsluciano 03/01/2013

Nada como um livro leve pra me “desintoxicar” da leitura de “No Meu Peito Não Cabem Pássaros”. E Gelo Negro é um livro perfeito para isso. Parte da série “O Jovem Sherlock Holmes”, aqui acompanhamos o futuro detetive me mais uma grande aventura.

Já peguei a série no terceiro volume, com o bonde andando, mas não há dificuldade alguma em se acompanhar a história, pois, apesar de sequenciais, os mistérios retratados em cada livro são independentes entre si. O que perdemos ao ler fora de ordem é “ o de sempre”: desenvolvimento de personagens e desconhecimento de alguns rostos amigos – e inimigos.

Pelo que pude entender, na série, Holmes é um garoto cujos pais estão trabalhando nas Índias Orientais, por isso vive com os tios. Tem um irmão, Mycroft, que mora em Londres e trabalha para o governo; e um tutor, Amyus Crowe, um americano grandalhão que o está iniciando nas artes que tornaram-no o detetive memorável nas aventuras originais, escritas por Sir Arthur Conan Doyle: observação, dedução e uma sagacidade incrível.

Em Gelo Negro, Holmes e seu tutor, Crowe, são convidados por Mycroft para almoçarem com ele em Londres. Chegando lá, encontram o irmão de Holmes trancado em uma sala com um homem morto. Não culpo a polícia por optarem pela lógica: dois homens em uma sala cuja única saída está trancada, um deles está morto e o outro tem uma faca nas mãos. Quem é o assassino?

Mas nem tudo é tão simples e Holmes e Crowe partem para investigarem o que está acontecendo, visando tirar Mycroft da cadeia, e descobrem uma rede de intrigas de proporções internacionais.

Para quem é fã do Holmes original, que tem Watson como companheiro de aventura, uma boa alternativa é fazer como eu fiz: ler sem dar tanta importância a quem Holmes virá a ser. Muitas pessoas podem achar oportunismo um autor pegar um personagem consagrado, desconstruí-lo e, baseado no impacto que ele tem na literatura, publicar uma série de aventuras suas. Por isso Agatha Christie matou Poirot. Confesso que não me agrada tanto, mas o resultado aqui é bom, e o livro tem tudo para agradar, principalmente os mais jovens – o tio aqui já tem vinte e seis.

Mas sempre existe um mas, e o daqui é o seguinte: fiquei muito interessado em saber se, em um livro futuro desta série, em algum momento, Holmes encontrará Watson. Já imaginaram isso? Seria cósmico!

Andrew Lane é um bom escritor, consegue construir boas cenas de ação e o mistério em relação à trama deste livro é complexo o suficiente: nem tão ingênua que vá irritar os mais velhos, nem complicada demais para os mais novos se perderem.

Além do que, ele construiu um Holmes possível: como um garoto que é, ele não é superpoderoso ou onisciente. O jovem Holmes ainda está desenvolvendo suas habilidades, tem medo, é cheio de dúvidas, deixa passar algumas coisas, e outros pequenos fatos que o colocam a anos-luz de distância do ser fodástico que virá a se tornar. E que bom que é assim, eu detestaria encontrar aqui um garoto do tipo “eu-sei-posso-e-faço-coloca-na-minha-conta-por-favor”.

Para quem quer começar a ler a série, recomendo que o faça do primeiro livro. É sempre melhor assim. Em minha jornada lendo “Gelo Negro” – que chega à Rússia, tão amada e fria, cheia de mistérios – encontrei menção a alguns personagens e fatos que certamente foram retratados nos dois livros anteriores, Nuvem da Morte e Parasita Vermelho. Isto não causa danos ao andamento deste livro em específico, mas o leitor se sente – ou melhor, eu me senti – menos cúmplice do que estava acontecendo. Vão pela ordem, então.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2012/12/gelo-negro-o-jovem-sherlock-holmes.html

Felipe Picinini 12/04/2021

O Jovem Sherlock Holmes- Gelo Negro- Felipe Picinini da Silva- 82
Gostei muito do livro, a primeira coisa que me chamou atenção foi que na coleção existem livros com o Sherlock na infância, coisa que eu não sabia, pois nunca tinha procurado fatos sobre essa coleção, também achei muito interessante e gostei muito foi que o livro tem muita ação, suspense e muitas surpresas.
O livro te deixa muito curioso, pois os personagens, principalmente Sherlock, Mycroft e Amyus Crowe sempre resolvem seus problemas questionando as coisas, usam as perguntas para muitas ocasiões, como, saber da vida de pessoas aleatórias, apenas observando, seus jeitos, como estava, como se vestia,(essa foi a parte que mais fiquei impressionado), e também para desvendar mistérios e resolver casos, que é o objetivo do livro, desvendar o mistério de Mycroft, que foi acusado de assassinato, e todas as provas estão contra ele.
Sherlock, não sabe só interrogar sobre as coisas, é muito bom também na hora da ação, no livro, tem muitos momentos que ele tem de botar seu raciocínio rápido em prática, em ocasiões de perigo, onde ocorria risco de morte.
Enfim, adorei esse livro, ele deixa o leitor muito surpreso com o jeito que Sherlock e seu tutor Amyus Crowe resolvem o mistério de Mycroft, ajudando-o a sair da prisão e logo depois, a fazer uma viagem secreta para Rússia , e as vezes, levando o leitor a tentar fazer igual a eles, questionando tudo, me deu até vontade de ler a coleção inteira, amei o livro e indico para qualquer pessoa.

Nat 06/11/2020

Sherlock segue com suas aulas com Crowe em Farnham quando seu irmão Mycroft o convida para jantar em Londres. Crowe o acompanha até o local do encontro, o clube Diógenes, mas ao chegar se deparam com uma cena para lá de surpreendentemente absurda: Mycroft os atende, em choque, e com uma faca nas mãos, enquanto tem um corpo no chão. Ele não consegue lembrar o que aconteceu, é acusado e preso. A polícia não tem dúvidas e considera o caso resolvido, mas Sherlock não quer pensar no irmão condenado por um crime que não cometeu. Então, mais uma vez ele e Crowe começam a seguir as pistas deixadas para trás e partem em busca do verdadeiro criminoso.

Essa série uma belezinha e eu fiquei muito triste em saber que foi mais uma que a Intrínseca abriu mão. Decidir continuar lendo em inglês mesmo, porque sendo Sherlock Holmes, eu não quis deixar inacabada e até agora, cada um dos livros tem superado minhas expectativas, mostrando o jovem Sherlock aprendendo a deduzir e resolver crimes, a se disfarçar, a tocar violino... A leitura é divertida, as cenas de ação impedem o livro de ser repetitivo e o ritmo lembra muito as histórias de Doyle. A história não termina com um cliffhanger (apesar de ter sido exatamente essa a sensação que me deu), mas confesso que me deixou muito curiosa para ler o próximo volume. Recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/11/gelo-negro-andrew-lane-dll-2020.html

gleicepcouto 30/12/2012

***

E mais uma vez Andrew Lane se destaca na série O Jovem Sherlock Holmes pela pesquisa extraordinária feita. Esse cara é uma máquina de pesquisa. fico chocada. isso traz riqueza de detalhes inestimáveis para o livro. Nesse volume, algumas coisas deram certo, outras nem tanto... Gostei muito de ele ter mostrado um Sherlock mais amadurecido e começando a entrar em conflito com suas emoções e também foi bacana conhecermos uma pouco mais sobre seu irmão, Mycroft. O nível de aventura se manteve bom, mas algumas elucidações para o mistério do gelo Negro ficaram um pouco exageradas... E também senti falta de Virginia e Matt (que tiveram certo destaques nos dois livros anteriores). Mas, no geral, se compararmos com as diversas séries infantojuvenis atuais esta é uma das melhores. É a que tem algo a dizer e, ao mesmo tempo, entretém - e como. Lane sabe escrever cenas de mistério e ação como poucos. O bacana é que você não se cansa delas, nem elas parecem repetidas, trazendo aquela sensação "hum, já li isso em algum lugar." É uma série que vale a pena ser acompanhada. Avaliação: Muito Bom

Letícia 22/02/2013

Uma coisa que gostei muito nesse livro, é que Sherlock começa a deduzir bem mais. Dá para perceber que seu talento está se refinando. Além disso, o ritmo da história faz com que você nem perceba que está lendo. Às vezes, comprometia-me em só ler um capítulo à noite, mas quando percebia, já estava no terceiro!

Resenha completa: http://wp.me/p2Thkn-4l

Beca 04/08/2020

Nesse livro há mais presença de Mycroft Holmes que, na minha opinião, se revela um típico irmão mais velho: chato e amoroso! Andrew só faz instigar a minha curiosidade com seus livros. O tempo todo me faz questionar conclusões e desfechos que eu considerava inevitáveis e isso é o máximo quando se trata de livros de suspense.

Além disso, como boa leitora que sou, gosto muito de saber das fontes e referências as quais Andrew se lambuza. Ele muiito me satisfaz com a seção "Notas Históricas" nas últimas palavras do livro.

Enfim, estou pronta para o livro 4 da série!

Bruno 04/10/2020

Perseguições e risco de morte
Recheado de mistério e mind-blowing, onde você não deve confiar em ninguém. Podemos acompanhar Sherlock, agora numa aventura mais próximo de seu irmão, e um personagem que você vai gostar muito quando aparecer. Como um final alucinante, um livro, de uma série que merece ser lida.

Será que o grande vilão de Sherlock, como a surgir nesse livro?

Dani 23/07/2015

Resenha [A sinopse já dá uma noção do que acontece, então, o que vou fazer é mais como um complemento, e depois eu vou para a parte da opinião e tudo mais]:

Agora no terceiro volume da série, nosso querido Sherlock Holmes vai entrar numa fria e gelada aventura (o que já deve estar nítido por conta do título -_-).

Mycroft é acusado de assassinar um homem, e é preso. Sherlock por sua vez não vai deixar ele assim por muito tempo. Mas é um pouco complicado quando todas as evidências estão contra o rapaz. Ai tem toda uma investigação (da parte de Crowe e Sherlock, é claro) pra tentar descobrir o que realmente aconteceu. E depois disso, Sherlock terá que ir pra Rússia (eu disse que o negocio ia ser congelante). E depois disso tem varias tretas envolvendo czar*, e um grupo de lá que toca o terror. E então, Sherlock se vê completamente sozinho em um país onde ele não conhece ninguém e nem nada, e que aparentemente, pessoas o querem morto. Tenso, não acha?

OBS: Mesmo o livro sendo o mais curto da série, só com 200 e poucas páginas, foi o que eu mais demorei de ler. Que foi mais ou menos um mês. E eu admito, não gostei tanto dele. Gostei, mas não tanto quanto os outros.

De inicio, na primeira investigação que Sherlock faz sobre o caso, ele e o senhor Crowe já descobrem tudo, desvenda os mistérios dos paranaues tudo. E ai você fica tipo: JÁ? Enquanto você ainda ta raciocinando, tentando "ajudar". Então, a maior parte da aventura e mistério esta mesmo quando o menino vai para a Rússia, o que é bom, porque você aprende várias coisas a respeito da país, e falando sério. Depois desse livro eu fiquei com um pouco de medo de ir pra Rússia. Parece ser meio bruto as coisas por lá (isso me faz querer pesquisar mais sobre o país).

Enfim, voltando para a parte do assassinato. Cara! Eu achei genial o modo que o homem foi morto para incriminar Mycroft. Tipo, que legal! Na boa, se eu fosse um criminoso, pode ter certeza que usaria essa ideia. Eu achei simplesmente demais! Eu queria muito dar mais detalhes, mas eu ia acabar dando vários spoiler, e isso não é algo muito legal.

Outra coisa, a nota do autor são sempre muito boas. Em todos os livro dessa série. Andrew Lane coloca na nota todas as relações entre Sherlock adulto que vocês conhecem, e o Sherlock criança. Ele também explica o porque escolheu a Rússia como ambiente do terceiro livro, e outras coisas mais que, ajuda muito se o leitor tiver alguma duvida em relação do que esta acontecendo e porque uma coisa levou a outra.

A escrita é igual a dos outros livros, rápida e fácil. Só demorei de ler, porque não estava com muito animo.

Tenho que me acostumar com o raciocínio do Sherlock.

site: http://refugiand0-se.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-gelo.html

Annabiasouza 20/05/2021

Poderia ter encerrado melhor
Terceiro livro da série, mostra as aventuras do jovem Sherlock.
Sinto que o livro deu uma enrolada no começo e deixou todo o desfecho nas últimas páginas, que não gostei muito disso, por isso 3 estrelinhas.

clai 14/01/2021

A continuação das aventuras do jovem Sherlock é sensacional, dessa vez é introduzido também seu irmão, Mycroft, o que torna tudo muito mais interessante.
Ótima construção de mistério e aventura.