O sentido de um fim

O sentido de um fim Julian Barnes

Resenhas - O Sentido de um Fim

Victória de Castro 03/01/2022

A única certeza ao terminar o livro é da fragilidade da memória humana e sobre como os fatos podem ser facilmente descartados e manipulados por ela, moldados e re-moldados conforme o passar dos anos, até que o indivíduo não saiba mais a diferença entre a memória real e a fabricada a qual se convenceu de que aconteceu para sua conveniência.

Esse foi um livro de um primor e acuidade extraordinário.

????

Suelen 23/12/2021

O sentido de um fim
A leitura fluiu bem rápido, a história foi me prendendo desde o início devido a narrativa fácil.

O final ficou em aberto para que possamos imaginar o que aconteceu. Eu particularmente não gosto de livros com finais assim, acredito que a história tinha um ótimo potencial para um final bem redondo.

Kelly.Hayd 02/12/2021

Un livro muito envolvente que te apresenta teorias que fazem questionar o próprio narrador, e em meio a essa confusão, as páginas de passam e o livro acaba. Para mim, valeu cada palavra.

Julia 08/11/2021

Sou fofoqueira, difícil isso de começar a contar coisas e depois parar por não achar relevante da história. Mas no geral uma ótima história deixa espaço para imaginar.

Dani 17/10/2021

O livro desde o começo já mostra a que veio.
Temos um narrador em primeira pessoa com a memória pouco confiável
E sobre isso ele joga limpo com seu leitor. Adorei.

A história vai nos envolvendo, queremos saber o que houve, mas nada é certo e concreto. Eu curti demais me sentir perdida.

Letícia 07/09/2021

Livro muito interessante, no qual o fim faz toda a leitura valer a pena, deixando espaço para que o leitor escolha aceitar o que foi dito ou criar sua própria versão da história.

Adriana @livrosedevaneios 01/09/2021

Uma reflexão incrível
Finalizei essa leitura no final de semana e desde então penso no que dizer a respeito, mas algumas histórias mais parecem que foram escritas para sentir, não é mesmo?

Em "O Sentido de um fim" temos uma narrativa em primeira pessoa, composta por duas partes.

Na primeira, o protagonista relata acontecimentos do seu passado baseando-se em suas lembranças.

Na segunda parte, alguns personagens reaparecem e provam que a história é um pouco diferente, o que sacode os sentimentos do protagonista e o coloca em um estado de reflexão recheado de ótimos trechos.

Recomendo demais!

Débora 07/08/2021

Um final chocante
A leitura de O sentido de um fim foi bem rápida, fluida e prendeu minha atenção em muitos momentos.

Apesar de ter muitas passagens filosóficas, coisa que não me atrai de forma alguma, foi uma boa leitura e cheia de mistérios.

A personagem Verônica, apesar dos males que passou, é insuportável e eu não aguentava mais ouvir a mesma frase saindo da boca dela o tempo todo que ela interagia com o narrador.

O final foi o que fiz tudo valer a pena, apesar de não garantir uma boa nota para minha experiência. Chocante, não esperava por aquilo de forma alguma.

O livro fala muito sobre memória, possui alguns pontos que te fazem refletir e foi o que mais gostei no geral.

Enfim, poderia ter sido melhor. Vejo muitos elogiando esse livro, talvez eu que não estava preparada para ele, mas eu esperava mais.

profuilma 20/07/2021

Lembranças
É uma obra narrada em primeira pessoa e dividida em duas partes, sendo que a primeira relata o período escolar na década de 60. Na segunda, o narrador Tony Webster aparece aos 60 anos, divorciado, avô e aposentado.
A descrição do tempo, as lembranças, as lições extraídas nos fazem refletir sobre a fidelidade das nossas lembranças, a passagem do tempo, nossos pensamentos e o pensamento do outro. "(...) basta o menor prazer ou dor para nos ensinar a maleabilidade do tempo" e assim Tony nos conta suas memórias, frisando que não são confiáveis.
Colin, Alex, Tony e Adrian Finn foram colegas de colégio que após seguirem para universidades diferentes mantiveram a amizade através de cartas.
Porém, ainda no colégio Tony conhece Verônica Ford com quem estabelece um conturbado namoro e a apresenta aos amigos.
Mais tarde, seu amigo Adrian casa com Verônica e anos depois Adrian tira sua própria vida aos 22 anos
Por que?
Essa indagação chega através de uma herança, um envelope, um diário.
E eu deixarei que vocês leiam e descubram.

rebecavilela 19/07/2021

Um livro diferente do que costumo ler, com uma pegada mais filosófica. Apesar de ser bem escrito, achei a leitura meio arrastada. Não me prendi tanto ao livro, mas gostei da história.

Gigio 07/07/2021

Boas reflexões
Ao ler esse livro me imaginei sentado em uma cafeteria com o narrador que, entre um gole e outro de café, me retalou toda essa história.
O texto é muito leve e agradável, e a leitura avança muito rapidamente. Em alguns trechos são apresentados alguns conceitos confusos, mas que, no decorrer da trama, são retomados.
A obra é dividida em duas partes: a primeira trata de memórias da juventude do narrador, situando, através de suas memórias, a história em seu tempo e espaço, dando a conhecer suas amizades, seus amores, suas ideias e aspirações; já a segunda se desenrola em sua velhice, aos 60 anos, quando uma herança inesperada faz com que revisite suas memórias e descobra que elas não eram tão fiéis assim aos fatos, ou pelo menos que podem existir outras 'versões'. Partindo daí várias divagações sobre memória, história e lembranças são construídas e várias lembranças serão desconstruídas.
Essa leitura mexeu bastante comigo.

Amy 16/06/2021

O que é a vida?
Em o Sentido de Um Fim conhecemos Tony, um senhor de mais de sessenta anos, e as lembranças que ele tem de si mesmo jovem e de seus amigos dos tempos de estudante, assim como uma namoradinha.

O que traz essas lembranças é uma herança (objetos e uma ?benfeitora? que não fazem sentido para Tony), e são as lembranças que tornam o livro tão espetacular. Tony mesmo diz que não sabe se foi daquele jeito mesmo ou se é assim que ele aprendeu a se lembrar. E conforme passado e presente se cruzam, a veracidade das lembranças é exposta seja para o leitor ou o personagem.

Os personagens são muito interessantes e, especialmente Adrian. Talvez eu quisesse saber mais ainda dele, assim como queria saber mais de Susie e de sua relação com Tony. Não fui capaz, com memórias corrigidas ou não, de gostar de Veronica. Muito menos de seu pai e irmão mais velho, mas sua mãe ganha o leitor fácil e rapidamente.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e devo dizer que achei excelente, fascinante, me fazendo querer ler mais livros dele futuramente.

É um livro sobre a vida, mas não um relato triste sobre envelhecer e pensar no que passou. É sobre quem somos, éramos, ou decidimos ser, e como essas versões nossas interferem nos fatos. Como é quando essas versões colidem? Tony passa por isso e, mesmo aos 60 e poucos, aprende mais algumas lições de última hora ? percebendo isso ou não.

Gisa 06/06/2021

Na primeira parte Tony é um homem de meia idade que nos conta fragmentos de sua história de vida, conforme vai se lembrando dela.

Na segunda parte do livro Tony é confrontado com algumas provas materiais (uma carta escrita há muito tempo e trechos do diário de seu amigo suicida) e percebe que talvez a memória que ele tem do próprio passado e de si mesmo não são assim tão fidedignas.

O quanto você reinventa sua própria história quando está contando para alguém? Que partes do seu passado você omite/floreia ou apaga quando está contando para alguém e especialmente quando não há ninguém capaz de te confrontar com provas, afinal não estavam presentes na época dos fatos?

Andre_Sch 05/06/2021minha estante
[spoiler] Rafa vou compartilhar com você o meu entendimento sobre o dinheiro, pelo que eu entendi a Sarah Ford falou que ele poderia achar estranho, mas era como um "pedido de desculpa" pelo que a família dela fez com ele - isso está na p. 73. Porém, a Advogada pediu para ele (Tony) mandar detalhes bancários para depositar o dinheiro, e depois Tony recebe um email da Veronica: "dinheiro sujo de sangue?". E no desenrolar a gente descobre tudo o que foi Tony na vida dessas pessoas. Termino pensando que será que Tony teria coragem agora de receber esse dinheiro? De mandar para a advogada os detalhes bancários. [/spoiler]