Encarnação

Encarnação José de Alencar

Resenhas - Encarnação

Claire Scorzi 01/02/2009

Pré-Realismo?
Um dos romances mais equilibrados de Alencar no que toca a estilo: mais seco, mais limpo de derramamentos românticos. A trama é análoga a dois romances do século XX, "Rebecca" de Daphne Du Maurier e "A sucessora" de Carolina Nabuco - mas quase nada acontece: os movimentos de "Encarnação" dão-se no campo psicológico. O livro mais surpreendente de Alencar e que anuncia um caminho novo para o autor falecido antes de publicá-lo. Poderia ter sido ele a abrir nosso Realismo - quem sabe um Realismo menos amargo.
Nicoly 30/06/2012minha estante
E teria sido muito bem vindo um Realismo menos amargo!!!

Karen 27/04/2021

Esperava mais
De todos que já li do José de Alencar esse foi o único que deixou a desejar, um livro pequeno de enredo corrido que poderia ter sido melhor trabalhado dando-lhe mais detalhes como é o costume do autor. Não é um livro ruim, longe disso, criativo seu tema, porém fiquei com gosto de quero mais em relação a descrições passadas pelo antigo casal.

Babi 05/05/2021

Dos poucos escritoress que fui apresentada nos meus anos de ensino medio , José de Alencar é o meu favorito.

O autor que em sua obra buscou retratar varias regiões e culturas do nosso Brasil e experimentava diferentes facetas do romantismo , faleceu um pouco antes de publicar "Encarnação " que pode ser considerado o seu primeiro flerte com o romantismo gótico que fez tanto sucesso na Europa no seculo XIX e XVIII .
" Encarnação " é um livro que se destoa um pouco de outras obras de Alencar .
Além de ter um ar sobrenatural e as vezes bizarro , a historia também não parecia ser fadada a um final feliz como era comum nos romances do autor . Inclusive tive impressão que essa era intenção do autor.
Algumas cenas e o final publicado é meio piegas , o que estragou um pouco a leitura .

Este foi o último livro de José de Alencar ,e foi publicado postumamente. Inclusive ,parece que o Epigolo foi escrito por outra pessoa , mas não tenho certeza se essa informação esta correta .

Da até um pouco de curiosidade sobre outras ideias de livro que o autor poderia ter em mente depois de publicar esse .Seria o marco de uma nova fase do autor? Nunca saberemos ...

Dilson Vargas Peixoto 21/02/2022

Desfecho esperado, mas meio inesperado
Como outros romances urbanos que li do mesmo autor, o final é previsível. Entretanto, a forma de amar de Hermano é excepcional. Se fosse escrito atualmente, leitores iriam criticar por nao ter sido abordado a fundo, não ter trabalhado mais, o apego a uma idealização ao ponto doentio. Apesar disso, é uma leitura válida por proporcionar uma criticidade sobre o amor: amamos a pessoa ou a imagem que criamos dela em nossas mentes?

Raquel Lima 15/05/2012

Que encanto !
Fazia algum tempo que não lia livro desta fase romântica; a sensacao e muito boa, ficamos com aquele gostinho adolescente de primeiro amor, puro e sofredor. Julieta, Amélia e Hermano são os protagonistas desta historinha de amor, lealdalde, compromisso, resignação e por fim, um Feliz para sempre.Um conto de fadas!

Jamal 26/05/2021

Gostei muito do tema da história e dessa semelhança entre a Julieta e Amália, gostei como foi abordado.

Paulo Silas 21/02/2010

O início é um pouco chato...Mas o final, este sim é mais interessante. Acredito que seja pra criar expectativas. O autor vai falando pouco a pouco das três personagens e depois as junta de forma quase trágica.

Ao término do penúltimo capítulo eu pensei que a história teria um fim triste... Pra engano meu, é claro! No final a demência de Hermano pareceu se curar.

Amália mostrou-se uma mulher de garra. Soube administrar os próprios sentimentos e adquirir o que desejava. Não foi nada fácil, entretanto ela obteve sucesso. Encarnar uma pessoa que nunca conheceu, apenas tendo em mãos objetos pertencentes à pessoa morta, é mais que incrível, é um prodígio!

Flávia 14/06/2021

Esse último romance de Alencar se mostra um tanto diferente dos demais. Mais enxuto e com um teor altamente psicológico. Hermano é um homem que vive à sobra da lembrança de sua esposa falecida, Julieta, a quem amou profundamente. Ele se apaixona por sua vizinha, Amália, mas sua obsessão pela defunta é um empecilho ao amor dos dois. Com uma revelação bastante interessante e um final tipicamente romântico, esse romance de Alencar consegue ser bem surpreendente.

Camila.Guibor 06/05/2021

Com a morte de sua amada esposa, Julieta, Hermano se fecha durante anos em seu mundo, o seu luto pela a perda de sua alma gêmea é bonito e ao mesmo tempo triste, mas é por essa intensidade que Amália fica fascinada, o desenrolar da história é maravilhoso.

Esse livro comecei ler quando estava na 7 série, mas infelizmente não terminei porque não tinha 4 páginas. Lembro que fiquei durante um tempo procurando e somente 7 anos depois eu encontrei ele em uma feira de livros.

Carla 17/11/2020

José de Alencar sabe fazer descrições como ninguém e apesar de algumas pessoas não gostarem, eu adoro me sinto dentro do ambiente. Esse livro fala de outros temas além do amor romântico, apesar de haver bastante disso na obra.

Márcia 19/01/2024

Encarnação - José de Alencar
Encarnação é o último livro escrito por José de Alencar, publicado postumamente em 1839, narra a história de Amália , jovem, bela que desfruta sua juventude e Hermano, um viúvo de hábitos estranhos.
Logo no início do romance somos apresentados a Hermano que se casou pela primeira vez com Julieta, que morre devido a um aborto espontâneo. Ele sofre com a ausência da esposa e cria uma espécie de fascinação por ela. Ele se mantem viúvo e fiel a falecida esposa durante muitos anos.
Até que um dia, através de um amigo de infância, ele conhece Amália, sua vizinha. Amália era uma menina quando ele se casou com Julieta mas agora ela era uma bela moça que se interessa por Hermano.
Amália e Hermano se apaixonam porém Hermano fica confuso com esse amor, ele ainda esta ligado a sua primeira esposa. Mesmo assim eles se casam e Amália se muda para a casa de Hermano em seguida.
No começo, Amália tinha dificuldades de se estabelecer como dona da casa, os empregados também não a reconhecem como tal. Além disso, ela enfrenta dificuldades no matrimonio, ela se sente rejeitada por Hermano, pois eles não trocam carinhos e ela sequer é beijada por seu marido.
Prestes a desistir do casamento e propor uma separação, Amália descobre o segredo de Hermano.
Hermano, na verdade, idealiza um amor, uma mulher ideal . Ela não valoriza a forma e sim o conteúdo, tanto que ele se casa com Julieta que não era bonita e nem rica.
Amália tenta se parecer com Julieta para seduzir Hermano e ganhar o amor de seu marido. Mas essa encenação custa caro, Hermano tenta colocar fogo na casa para morrer e se juntar a Julieta e, ao mesmo tempo, deixa Amália livre para desfrutar sua juventude.

By Kasrina Guedes

Dizem que essa história tem elementos que se parecem muito com a Sucessora de Carolina Nabuco e Rebecca de Daphine du Maurier (acho que se parece mais com Rebecca).

cintia50 05/08/2015

Magnífico!
Atrevo-me a dizer que é um dos melhores romances de José que já li! um misto de sentimentos se apossou de mim enquanto lia, tive sensação de estar a beira do abismo e alguém me puxar diversas vezes!

@thereader2408 04/04/2022

Julieta, Rebecca e Alice
Encarnação conta a história de Hermano e Julieta, um casal da alta sociedade que tem uma vida muito feliz, até que Julieta vem a falecer. Hermano fica desolado e faz de tudo para superar e sem sucesso decide se render à sua mórbida obsessão e coloca estátuas de Julieta para deixar viva a lembrança da falecida, até Amália aparecer...

Daqui para a frente essa história converge com outras obras e faz com que uma discussão importante venha à tona: Qual o limite entre imitação e inspiração na literatura? Ainda bem que esse livro é de 1893 e Alencar ficou fora da treta, mas foi por causa disso que decidi reler esse livro, pois na minha primeira leitura não sabia dessa discussão. "Rebecca" de Daphne Du Maurier (1938) foi um dos melhores livros que li em 2021, mas infelizmente o brilhantismo (?) da obra foi ofuscada pela semelhança indiscutível com "A Sucessora" de Carolina Nabuco (1934).

"Encarnação" de Alencar, após os fatos relatados anteriormente, vai adentrar ao tema "a segunda mulher" que não é uma novidade na literatura. Neste tema a falecida aparece como uma forte memória, quase uma presença física que marcadamente incomoda a segunda esposa. E há vários outros exemplos de livros que também abraçam esse tema: A segunda mulher, A dama dos rubis, A casa dos mochos, de Eugênia Marlitt, Escrava ou rainha, de M. Delly, Jane Eyre, de Charlote Brontë, A maldição de Manderly, de Susan Hill, A outra Rebecca, de Maureen Freely, A intrusa, de Júlia Lopes de Almeida, Meu destino é pecar, de Nelson Rodrigues, e tantos outros que não cabem em um post.

As três histórias tem semelhanças? Sim. São idênticos? Não. Foi plágio? Não. Esse é meu veredito, mas é bom você tirar suas próprias conclusões se o assunto te interessa. É fato que entre essas obras há relações intertextuais muito fortes, bem mais marcantes entre A sucessora e Rebecca. Há semelhanças na construção dos personagens, no ambiente e em algumas ações. A presença do elemento gótico é incontestável, além do fogo ser quase um personagem nas três obras.

@thereader2408

Leonardo 30/07/2012

Ê, Alencar!
Meu favorito do Alencar e sem dúvida um dos meus livros favoritos. Passou a mensagem que tinha de passar sem se tornar enjoativo.
É romântico, mas também é crítico. É irreal, mas fica tão real nas palavras rápidas de Alencar.
Só sei que sou apaixonado pelas personagens e que tenho ao menos um tempinho, durante a semana, que paro para refletir sobre a cena final.
Para mim, um dos melhores dos brasileiros.