De Rousseau a Gramsci

De Rousseau a Gramsci Carlos Nelson Coutinho




Resenhas - De Rousseau a Gramsci


2 encontrados | exibindo 1 a 2


lLeon 27/07/2022

Complexo
É um livro pra estudos, quem realmente não tem interesse em se aprofundar nas teorias políticas e tudo mais, não iria nem conseguir começar a ler.
comentários(0)comente



Mr. Matos 14/06/2020

Ensaios de Teoria Política
O livro é um conjunto de ensaios que visa contribuir com a teoria política sendo entendida como uma disciplina filosófica que busca abarcar a totalidade da realidade social, visando criticar a aborsagem parcial dos estudos da ciência política. O livro se divide em duas partes a primeira constitui-se de escritos políticos sobre Rousseau, Hegel e Marx apontando o diálogo desses autores, suas convergências divergências e limites teóricos, o nexo entre os ensaios é demonstrar as contribuições desses autores para com uma teoria da democracia "substancial" para além das meras análises formais que a reduzem a mera observância das "regras do jogo" e "teorias das elites" que dominam as discussões em teorias da democracia.
A segunda parte do livro são 5 estudos dedicados principalmente a Antonio Gramsci o filósofo Sardo que da prisão fascista de Mussolini dedicou-se a escrever os 33 cadernos que refletiam sobre a Filosofia, a gramática, a história, a política, a ciência, o folclore etc. Um dos objetivos dos ensaios é demonstrar que a obra do Sardenho não é fragmentária como muitos acreditam mas ela é perpassasa pela perspectiva da totalidade em pensar a política em seus aspectos ontologicos para a compressão do Ser social ( o último estudo se dedica a abordar as convergências e divergências entre Gramsci e o grande filósofo Húngaro Gyorg Lukács.)
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR