Inverno Russo

Inverno Russo Daphne Kalotay

Resenhas - Inverno Russo

brunaffantin 26/02/2024

Bom plot
O plot é bom, os personagens são bacanas
O final é dedutivo e não explícito.
Só não dei 4 estrelas porque no início, apesar de interessante, a história é lenta.
De qualquer forma eu adorei os plots e o final.
As críticas à URSS também são pertinentes!

Sabrina.Rocha 02/02/2023

Amei
Início é meio arrastado, tem que ter paciência. Depois fica incrivelmente bom. Um dos meus favoritos.

Carol 12/08/2022

Inacreditavelmente lento...
Não sou de abandonar livros, costumo ir até o final mas, desta vez, não foi possível.
Insistí até o que deu mas, o livro é simplesmente morno.
Quem sabe um dia, eu volte a dar uma chance pra ele?
Estou decepcionada.

Mona 08/06/2022

Gosto de quero mais..
Sinceramente não gostei do encerramento do livro, fica muitos questionamentos, muitos pontos smenuma explicação, o fim deixa espaço para que criemos uma milhão de teorias, certamente fiquei com gostinho de quero mais. Mas a leitura te prende, e saborosa.

Gabriela 10/08/2021

Muito bom mas...
Do início ao fim eu adorei a leitura e a escrita detalhada, os personagens foram bem construídos e a história muito bem estruturada. Mas o final... Ao que me parece a autora simplesmente largou o livro no último capítulo. Deixou em aberto todos os pontos e principalmente às joias de âmbar que não foram explicadas, deixadas apenas em uma suposição de Gersh. Todos os personagens ficam com um final aberto e deixando o leitor a meras informações vagas de seus paradeiros. Tinha tudo para ser um livro impecável e perfeito, mas foi totalmente estragado no final...

natknupp 02/05/2021

a primeira metade do livro é bastante arrastada. a escrita é boa, então a leitura não é cansativa, mas a sensação é de que a história é meio parada. a partir da segunda metade, a história começa a ficar mais dinâmica e no final fica de fato muito boa, a ponto de você não querer largar o livro pra descobrir o que vai acontecer. mas confesso que fiquei meio decepcionada com o fim, acaba de uma maneira um pouco abrupta. vários eventos que você fica esperando acontecer ficam subentendido que acontecerão mas não é mostrado no livro, foi meio broxante nesse sentido kk mas, no geral, é um bom livro, e fiquei com a impressão que daria um bom filme também!

Ninica 26/10/2020

Morno
Publicado pela Editora Record, Inverno Russo conta a história da bailarina Nina Revskaya e como ela se tornou a “borboleta” do balé Bolshoi.

A história se inicia com uma Nina bem idosa decidindo leiloar a sua coleção de joias, boa parte presente de seus admiradores no tempo em que exercia a dança. Junto com o leilão, vem Drew Brooks, que fica encarregada de organizá-lo, e muitas lembranças.

"Lote 20
Colar de Pérolas do Mar do Sul, composto de 29 pérolas brancas com leves tons rosados, graduadas em tamanhos de aprox. 10,28 a 14,10 mm, completado por esfera em ouro branco de 18k com diamante, com. 18 5/8 in. $30.000 — 35.000"

O livro se alterna entre a vida de uma Nina idosa na cadeira de rodas, que vive em Boston e sente muitas dores por todo o corpo, e a vida de uma Nina mais jovem que mora em Moscou e ainda está começando a sua carreira.

A Nina de Moscou é mais alegre, porém sua dedicação à dança e por estar em uma potência na Guerra Fria, faz com que a personagem perca um pouco o brilho, pois a sensação é de que estamos vivendo a mesma angústia da bailarina que só sabe dançar e vive com medo de tudo o que está ao seu redor.
Até conhecer Viktor Elsin, um poeta que irá mudar completamente o rumo da sua vida. Além dele, ainda temos as amigas bailarinas: Polina, uma jovem bailarina sonhadora, e Vera, sua amiga de infância que possui uma história peculiar nesse livro e um papel fundamental. Há mais alguns personagens secundários que se tornam importantes durante a narrativa, mas vou deixá-los para que vocês os conheçam melhor.

Leia mais em: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2020/10/inverno-russo-daphne-kalotay.html

Miss.Jackð 13/10/2020

Informativo
Esse livro abriu meus olhos para a tão famosa ideia de comunismo, de um modo que a escola em si não pôde fazer. Foi com ele que entendi que políticas costumam ser lindas na teoria, e uma farsa total na prática.
É interessante também observar que Nina não se torna uma heroína, que tem muitos defeitos e sempre os teve, e que terminou a história como uma pessoa comum que apenas fez uma escolha certa, porém tardia. Também foi interessante observar a questão do ballet, da maestria e do esforço necessários para se dedicar a essa arte.
No fim, as jóias acabaram sendo o que menos me interessaram, tão absorta fiquei no cenário e nos flashbacks. É um bom livro.

Sara 28/09/2020

íntimo e misterioso
O livro foi uma grande surpresa pra mim. Comprei e ficou parado na minha estante por uns quatro anos até me forçar a dar uma chance. E pra mim foi uma feliz surpresa.
O livro é muito bem escrito, as descrições fluem muito bem entre os fatos e os pensamentos dos personagens. As quatro narrativas paralelas que acompanham Nina, Grigori, Drew e Nina jovem na URSS são muito bem conduzidas para darem as respostas suficientes a cada pergunta feita, e te mantém preso aos mistérios do livro até o último capítulo.
E quando finalmente o mistério se resolve, duplo, do que de fato era a verdade vs. o que aconteceu no passado, muitos podem se frustrar, mas só expõe mais ainda o clima de falta de comunicação e medo que havia no final do governo de Stalin.
Outra forte questão é que em nenhum momento Nina enaltece os EUA, como acontece na maioria do que é produzido no país norte-americano e que maldiz a URSS.
O livro é cativante, poderia ser um pouco mais curto, mas é muito satisfatório.

SuhTavares 31/08/2020

Nunca pensei que terminaria este livro.

As primeiras 300 paginas são muito arrastadas pois detalha muito os acontecimentos. Mas as ultimas 150 são muito interessantes.

Alternando entre Boston nos dias atuais e Moscou da Guerra Fria, este livro conta a história de Nina Revskaya, uma bailarina do Bolshoi que
através de seus esforços se torna parte da elite cultural de Stanlin antes de fugir para o Ocidente.

Ela acredita ter abandonado o passado, até decidir leiloar sua coleção de jóias, quando aparece o professor Grigori Solodin que da aula na universidade de Boston. Então ele decide procurar por Nina e ela é obrigada a trazer o passado a tona.

20/07/2020

É um romance sutil, por vezes acaba sendo uma leitura cansativa e demorada, porém é construído de forma inteligente e não entrega a história antes das últimas 100 páginas.
O livro tem um potencial incrível e merece uma chance, mesmo que eu particularmente ache que poderia ter sido melhor desenvolvido.

Joy 17/05/2020

?Inverno russo? foi uma das maiores (e melhores) surpresas literárias que já tive. Sei que pode parecer pretensioso começar uma resenha assim, mas é verdade.
O livro concilia dois espaços temporais e físicos diferentes: Moscou na URSS do século XX durante os últimos anos da segunda guerra mundial e Boston, nos EUA já em meados dos primeiros anos do século XXI. O fio conector dessas duas realidades reside na personagem Nina Revskaya, uma bailarina russa que fugiu na década de 50 do século XX e que, debilitada, decide leiloar todas as suas joias.
A narrativa é construída em terceira pessoa em uma crescente hipnotizadora: o leitor conhece Nina a cada página, vagando desde a sua infância, quando fez uma avaliação para entrar na escola de balé do Bolshoi, até a sua fuga, perambulando por suas relações estabelecidas com Vera, Gersh, Viktor e a situação política da época.
O livro em si é composto por saltos temporais, sempre perambulando do passado para o presente e vice-versa. Nesses recortes surgem vários outros personagens, como Grigori, um professor universitário de russo que busca a verdade sobre seu passado, sobre seus pais biológicos e ainda passa por um processo de superação desde a perda de sua esposa, Christine.
É impossível não imaginar algo quando logo na capa do livro lê-se ?Uma magnífica história de amor, perda, traição e redenção.?
(Será que sabiam os efeitos psicológicos que essa frase teria?) Levanta-se mil e uma hipóteses, várias questões e quando se julga tê-las sanado o leitor percebe que na verdade nada sabe.
Inverno russo me ensinou a não tirar conclusões precipitadas, porque até mesmo as evidências mais claras podem enganar; que, muitas vezes, o amor e a arte andam juntos e sobre o poder que a troca de confiança entre pessoas tem. (Agora não consigo ver imagens de bailarinas, do kremlin e não lembrar desse livro).

nic 27/04/2020

Extraordinário.
É sensacional a forma como esse livo é COMPLETO.
Mistério, uma pitada de romance, poesia, suspense, drama e HISTÓRIA. Nos faz sentir na pele um pouco do que o povo sofreu na mão do Stalin e do seu socialismo, baseado em relatos reais de quem viveu e não de quem ouviu e achou bonito falar. A fome, a miséria, as ruas em escombros, a censura, o medo, a morte por "anti patriotismo".
Além de ter uma reflexão necessária sobre as impressões precipidadas que pensamos ser verdades absolutas e tomamos decisões sem pensar, que mudam toda a nossa vida.