O leitor de almas

O leitor de almas Paul Harper

Resenhas - O Leitor de Almas

Kyrla 14/03/2021

O livro engata num suspense policial, os personagens não tem muita profundidade.
Gostei que a história passa na cidade de San Francisco.
A história prende, os capítulos são pesquenos, mas o final deixa a desejar um pouco.

Leticia 31/07/2020

Simplismente sensacional
Li ele em um dia/noite, eu comecei e não conseguia mais parar, nunca havia lido algo parecido. Você quer saber o que leva esse homem a fazer tal ato e o porquê.

Rafaelly.Alves 26/03/2021

Detalhista e Tenso
Livro é extremamente detalhista, o que fica chato de inicio, mas ao mesmo tempo da uma sensaçao mt maior de tensão quando atinge o clímax. A história, apesar de ter gostado de toda a psicologia por trás dos personagens e dos planos, nao me atraiu muito

Blog MDL 13/09/2013

Vera List está com um sério problema em mãos, após muito ponderar e analisar suas suposições ela se deu conta que duas de suas pacientes estão tendo um caso com o mesmo homem, e o pior, tudo que ele sabe sobre elas é totalmente embasado nos relatos que ela própria escreveu sobre as seções de ambas. Sabendo que não poderia deixar isso continuar ocorrendo sem uma intervenção, mas com medo de fazer um escândalo em torno da vida de Lore e Elise – duas mulheres casadas com homens influentes em seus círculos –, ela decide não levar o caso à polícia e procura a ajuda de um detetive particular que mesmo tendo seus próprios fantasmas para superar se predispõe a investigar o caso a fundo e parar qualquer que seja o plano desse homem que está pondo em risco não só o casamento dessas mulheres, como também, as suas próprias mentes.

Paul Harper, pseudônimo de David Lindsey, é dono de uma escrita elegante e que cativa o leitor logo nas primeiras páginas. Contudo, com um plote tão bom em mãos eu não podia esperar menos, afinal, a ideia do livro era tão boa e o autor tão experiente que desde o princípio eu considerava ‘O Leitor de Almas’ um livro cinco estrelas. E devo dizer desde já, o autor conseguiu manter esse pensamento em minha mente durante muito tempo.

De pronto ele nos presenteia com personagens bem construídos e que conseguem transmitir aquilo que cada situação se pede. Todavia, no meu ponto de vista, a Elise foi a personagem mais completa e complexa que ele trouxe em sua trama. Nota-se tão facilmente que ela é uma das personagens principais que mesmo que ela só tome voz quando a história já está bem adiantada, vemos que a sua história tem mais ênfase e é mais trabalhada pelo autor. Talvez por isso ela seja aquela a quem o “vilão” dedica mais tempo (e crueldade), apesar de Lore também ser sua amante. E é no que tange a ele que meu entusiasmo começou a desmoronar, porque se até um determinado ponto do livro vemos um homem focado, decidido, misterioso e que acima de tudo, é inteligente; no outro vemos um homem que contradiz toda a sua personalidade construída páginas antes e torna-se um bobo que não consegue acompanhar aquilo que ocorre ao seu redor. Mas o que desandou tudo foi o fato dele estar sempre um passo atrás do detetive Fane, que não parecia tão esperto assim...

O enredo no geral foi bem amarrado e o autor me ganhou quando passou a dar vislumbres da história pelo ponto de vista de vários personagens. Nesse quesito, achei interessante a maneira como ele distribuiu isso, pois é à medida que o personagem vai ganhando força na trama que ele também vai ganhando voz e passa a narrar mais capítulos. Como eu tive certo fascínio pela complexidade inicial do vilão, os capítulos narrados por ele foram os que eu mais gostei, já que o autor conseguiu nos dar fatos importantes, mas mesmo assim deixar-nos no escuro com relação aos propósitos do seu personagem. Contudo, o autor perdeu certa credibilidade comigo quando passou a deixar coisas subentendidas dos personagens e depois trazê-las à luz de repente, sem fazer nenhuma indicação que isso estava para acontecer.

E foi a partir desses deslizes que o autor começou a perder a mão da história, pois se até descobrirmos a identidade do “vilão” ele conseguiu fazer com o enredo se mantivesse interessante, depois o livro se tornou apenas mais um policial com desfecho bem capenga – como disse o próprio Fane nas páginas finais do livro – para uma trama que a princípio parecia ser tão inteligente e instigante. E é justamente por o autor ter me surpreendido com a sua falta de surpresas no final do livro (se é que isso faz algum sentido) que eu deixei de considerar 'O Leitor de Almas' um livro fantástico e passei a considerá-lo um livro bom, mas que foi trabalhado da maneira errada quando tudo apontava para uma reviravolta eletrizante e de tirar o fôlego.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/08/resenha-o-leitor-de-almas-por-paul.html

Manuela 02/03/2020

Nesse eletrizante jogo psíquico, as nuances da mente humana são levadas ao limite. Uma analista percebe semelhanças perturbadoras nas relações extraconjugais de 2 de suas pacientes. Na busca por respostas uma teia de acontecimentos aponta para uma realidade sombria. Quem é esse homem? Seria o mesmo em ambas as situações? O que ele deseja lidando com elas de forma tão assustadora?

Isabel 22/10/2012

Excelente.
É um policial, mas não espere por investigações profundas e nem cenas de muita ação. Trata-se de um thriller psicológico, que tem de ser lido com atenção. É complexo e com revelações que vão além do "caso encerrado".

Não exitem muitos mistérios durante a história. Logo cedo sabemos quem é o assassino e mais para frente qual é o seu objetivo. O que é interessante, e que assusta, é a forma com que ele manipula a mente das pessoas e as suas consequências.

Também não é um livro que será admirado e entendido por todos, mas, para quem gosta do gênero, é recomendadíssimo.

Hannah - Raposa literária 11/11/2020

| ???????; ????????? | ? ?????? ?? ?????
? O segredo é tão indispensável para o ser humano quanto o fogo, e igualmente temido - Sissela Bok, Secrets ?
Livro: O leitor de almas
Autor: Paul Harper/ David Lindsey
Editora: Paralela | @
Nota: 4,5/5?'s
O leitor de almas é um suspense psicológico que conta a trajetória de Lore Cha e Elise Currin, após sua psicanalista desconfiar que seus arquivos estão sendo roubados por um homem que está tendo um caso com as duas.
Vera List psicanalista de Lore e Elise, está com um grave problema nas mãos, ao se ver sem saída ela procura o detetive Fane, para que os segredos de suas clientes continuem seguros e esse homem pare de atormenta-las.
Fane não sabe onde se meteu até perceber a profundidade que esse homem misterioso penetrou na mente dessas mulheres, ele tem um objetivo perverso, e Fane fará o impossível para descobrir e proteger Vera List, e suas clientes.
Ryan Kroll é um psicólogo ex agente de CIA, especialista em interrogatórios em centros de guerra. Passou anos tentando provar uma teoria sobre como usar a mente desses prisioneiros contra eles mesmos. Com um currículo extenso, ele é contratado por outra AI (agência de inteligência) para que prove que seu experimento funciona em pessoas normais, sem a pressão da guerra, é aí que entra Lore Cha e Elise Currin.
??
? A narrativa de Paul Harper pseudônimo de David Lindsey, prende o leitor a esse mistério. Alternando entre o ponto de vista de vários personagens nos sentimos mais conectados com a história e os acontecimentos.
Esse livro é um dos meus favoritos, principalmente pelas partes psicológicas. É um tanto cruel e sádico, os objetivos de Kroll é de uma psicopatia tamanha nos fazendo questionar quantas pessoas aparentam ser o que não são.
Apesar do desfecho não ser surpreendente temos uma leitura que vale a pena conferir, em principal pelos detalhes e ensinamentos. Vemos duas mulheres a muito destruídas vendo seus medos voltarem de uma forma muito cruel e premeditada, deixando-as alarmadas e furiosas.
Ótimo livro pra sair da zona de conforto ou daquela ressaca literária.
? Ficaram ali, juntos, no parapeito do terraço, a baía cintilando lá embaixo sob a luz do sol. ?

Edkarl 18/01/2021

Não gostei
Poderia ter abandonado, insisti, e odiei insistir pois não funcionou.

Layanna 06/09/2021

Gente amei
Eu gostei bastante do livro, embora tenha achado que a resolução do livro foi muito vaga e rápida de toda forma gostei, e recomendo!

Mika 18/05/2022

Assim como diz Isabela Boscov: empolgante como leite morno
O livro não se aprofunda sobre os personagens, durante a leitura não se cria apego a nenhum deles por serem extremamente rasos. Coloquei muita espectativa, e a história só se mostrou rasa e "morna", tendo uma resolução previsível e chata, gostaria que ao menos fossem mostradas mais anotações feitas por Vera List mas tive que me contentar com migalhas infelizmente. No início eu estava entusiasmada com a leitura, mas com o decorrer da história meu ânimo foi caindo até chegar no momento onde eu estava lendo apenas para dizer que terminei e sobrevivi.
Sobre o Epílogo: achei desnecessário, só serviu para "encher linguiça" assim como diversos outros elementos no livro. Uma repetição de algo que foi dito ao leitor há muitas páginas atrás apenas para frisar o fato de que o Protagonista está ciente do que estava por trás daquela situação.

Larissacustodioo 15/10/2023

Sinceramente?
Sinceramente no início do livro vi que tinha tudo para ser um bom livro de romance policial, o autor nos deixava em dúvidas, cheio de segredos e tudo mais, uma das coisas que me decepcionou foi ele ter entregue quem era o cara, não teve mistério, não teve sequer algo que explicasse o cara naquele envolvimento todo. Isso por si só já empobrece um livro que tinha tudo para ser uma boa história, outros fatores foi que parece que o autor estava inspirado ao escrever o início do livro e com o tempo foi se desmotivando, acabando por escrever alguns joguinhos para dar uma virada na história, o que não passa despercebido por quem gosta desse gênero literário. Acredito que houve muitas lacunas na história, que ao menos deviam ser explicadas ou mesmo que nas entrelinhas, mas não houve nada. Simplesmente você ao chegar ao final do livro e entender o raso objetivo do cara (que a princípio não era só esse o único motivo, parecia ser mais complexo e por isso chamava a atenção para um final que poderia ter sido melhor trabalhado) você pensa ?era só isso mesmo?? Além do fato de ter deixado vários por quês na história. Nota 2,5 nem ruim, nem bom. Indicaria para alguém? Não, tem livros melhores por aí.

gleicepcouto 13/09/2012

Requinte, inteligência e… Apenas mais um romance policial como os outros

***

O Leitor de Almas (Paralela) é o primeiro livro de uma série de romance policial que tem como protagonista o detetive Marten Fane. O responsável pela série é o escritor norte americano David Lindsey, mas aqui, ele usa o pseudônimo Paul Harper. Lindsey já escreveu mais de catorze romances policiais, que foram traduzidos para vinte línguas. Sua primeira obra, A Cold Mind, é considerada até hoje como uma dos melhores romances policiais de todos os tempos.

Nesse lançamento, Harper nos leva ao limite da manipulação da mente. O que pode acontecer quando duas mulheres, esposas de empresários poderosos de São Francisco, tem um caso extraconjugal com o mesmo homem? Como se não bastasse, esse homem, Ryan Kroll, tem o poder de descobrir seus mais profundos desejos e manipular suas mentes de uma forma perturbadora.

O elo entre as duas mulheres (Lore e Elise) é Vera, psicanalista de ambas, que começa a desconfiar através das sessões de terapia que suas clientes podem ser vítimas de um jogo perigoso. Da forma que o amante age, tudo indica que ele tem acesso aos arquivos confidenciais de suas clientes - o que também é prejudicial à Vera, uma vez que põe em risco sua conduta profissional referente a sigilo absoluto.

É então que a psicanalista procura Marten Fane, detetive aposentado, habilidoso e discreto, na esperança de que consiga elucidar o caso e impedir que os jogos psicológicos de Kroll vão longe demais.

Devo confessar que fui seduzida pela sinopse do livro. Impressionante, mas é só enfiar um psicanalista/terapeuta/psicólogo na trama, que já atrai minha atenção. Vai entender.

O bom é que o livro conseguiu suprir minhas expectativas, até certo ponto. É aquilo, né gente? É um romance policial que você lê parar passar o tempo, nada que vai revolucionar a sua vida. Mas, por outro lado, quem espera grandes questionamentos de livros policiais? Eles não foram feitos pra isso. (Alguns poucos até que conseguem.)

O que temos aqui é um típico livro policial, no que diz respeito à estrutura. Narrado em terceira pessoa, os capítulos são curtos, mas possuem todos com os elementos técnicos característicos do estilo. Os plots também estão lá, bem visíveis e desenvolvidos. O texto de Harper é objetivo, nada de muito lenga-lenga. O homem vai direto aos fatos e isso torna a história ágil.

Os personagens são interessantes, mas o destaque vai para Lore e Elise. Estranho. Creio que deveria ir para o protagonista, não? Mas é que Fane é tão comum, que parece que era mais um detetive qualquer. Mesmo com a descrição das inúmeras habilidades do moço e também da tentativa de deixá-lo mais humano com uma série de situações tensas em seu passado, não o considerei excepcional. Veja bem: ele não é mal elaborado, longe disso. Sua história de background é boa, assim como suas ações atuais, mas é que esperava que ele se destacasse mais, tivesse mais personalidade.

O que eu mais senti falta, entretanto, foi de uma reviravolta que me pegasse de surpresa na trama. Tudo segue um roteiro tão engessado que faltou espaço para improvisos. O livro vai seguindo seu curso muito bem e nada de inesperado acontece em momento algum. Até já se espera pelo final previsível.

A premissa de O Leitor de Almas é ótima. Sua narrativa é boa, e seus personagens idem. O problema é que fiquei esperando pelo 'ótimo' durante toda a leitura da obra. Mas, apesar de tudo, recomendo o livro. É um romance policial inteligente e requintado. Só não espere surpresas, pois elas não virão.

Autor(a): Paul Harper
Editora: Paralela
Ano: 2012
Páginas: 232
Valor: $25 a $35

Rosemary.gon 08/09/2021

Muito bom !!!
Para quem curte um suspense, bem sucedido tá aí uma boa opção! Recebi esse livro pela Literatour (senão me engano) e tive medo de me decepcionar com ele. História bem amarrada, bem detalhada e com aquele suspense pra te prender mais ainda. Um título que de repente se eu tivesse em uma livraria passaria despercebido, aí receber me surpreendi positivamente.
Boa opção para os amantes de suspense! ?

Mari 25/01/2013

Com uma premissa mais interessante do que a história, que embora bem narrada, não empolga, "O leitor de almas" consegue se destacar pela tática do vilão para executar seu plano.

Ryan Kroll se envolve com Elise e Lore e penetra de uma tal forma em suas vidas, que as amedronta pelo jeito que ele mostra saber dos segredos mais obscuros das duas. Qual a intenção dele ao penetrar de tal forma em suas mentes? Como ele faz isso?

A história se desenrola em uma semana e a narrativa é bem dinâmica, não dando espaço para que o livro se torne cansativo.

O leitor de almas me pareceu mais um ensaio de um autor que tem potencial para fazer um thriller best-seller, mas que ainda não chegou lá.

Karolina.Macedo 03/12/2021

Um romance policial sem muitos acontecimentos grandes, depois de um tempo se torna chato e lento, mas eu não consegui parar de ler até ver o final mesmo sabendo o que iria acontecer. Acabou que o fim deixou a desejar ?