The Bitter Kingdom

The Bitter Kingdom Rae Carson

Resenhas - The Bitter Kingdom

Carolina 28/11/2017

Um bom desfecho para uma boa série
Este é o terceiro e último livro da saga Fire and Thorns.

Para ver minhas resenhas dos dois primeiros livros, em português e em inglês, com a sem spoilers, seguem os links abaixo:

1) The Girl of Fire and Thorns: https://www.goodreads.com/review/show/2121685006
2) The Crown of Embers: https://www.goodreads.com/review/show/2149231823

Esse terceiro livro é um excelente desfecho para a série toda, respondendo quase todas as perguntas.

Para mim, os pontos fortes dessa série foram os seguintes:

1) Protagonista real, com problemas reais. Elisa é uma menina que sempre duvidou de si mesma, de sua capacidade e de sua beleza. Por ser a portadora da Godstone, sempre foi um símbolo religioso, mas não mais do que isso. Ela possui uma irmã mais velha muito bonita e de personalidade forte, mas as duas nunca se deram muito bem. As pessoas já a pré julgavam por ela ser acima do peso, e ela compensava isso comendo ainda mais. Ao longo da história Elisa se transforma, e essa transformação tem mais a ver com o que ela sente sobre si mesma. O mundo à nossa volta é um espelho de nós mesmos. A forma como nos enxergamos reflete na forma como os outros nos enxergam. Irei colocar um trecho aqui que ilustra bem essa mudança e auto-descoberta (irei tirar o nome dos personagens para nmão dar spoiler e irei traduzir, pois o trecho está em inglês):

"- Você está linda. - diz (***).
Me surpreendo com o elogio, mas depois sorrio:
- Estou bonita para a pessoa que importa.
Ela concorda:
- (***) vai ficar maravilhado quando te ver.
- Espero que sim. Mas quis dizer eu. Estou bonita para mim."

2) Amizade real entre duas personagens femininas. Isso pode parecer óbvio e comum, porque na vida real nós temos amigas de verdade, mas nos livros, principalmente YA, é muito dificil ter uma amizade real, sem competição, entre duas mulheres. E esse livro mostrou isso de uma forma muito forte e real.

3) Amizade real entre um homem e uma mulher. Sim! Isso é ainda mais raro do que uma amizade entre duas mulheres. Normalmente o amigo da protagonista também é um interesse amoroso. Nesse livro, não é o caso. Havia amor? Sim. Mas não era um amor sexual. Era um amor entre amigos. Sei que muitas pessoas desejavam que ela ficasse com esse personagem, porque ele foi um personagem incrível, mas eu siplesmente achei a amizade deles mais incrível ainda. Colocarei aqui um trecho:

"(***), não irei fingir que a amo da forma que você a ama, mas devo a ela minha vida e minha honra."

No final das contas, foi uma trilogia muito boa. Não foi excelente, mas foi muito boa. Todos os livros, para mim, mereceram 4 estrelas e a série toda se manteve nesse patamar de qualidade. Recomendo.

Resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2149397609

Dani 05/02/2020

Enrolei para pegar essa série pq sempre ficava desestimulada quando via essas capas. Mas fui positivamente surpreendida. A história é muito gostosa e bem construída, melhorando à cada volume. Adorei a Elisa e a forma como ela amadureceu no decorrer da série.

Camila 21/01/2023

Final amargo
Um bom final para a serie. Algumas coisas poderiam ter sido mais exploradas e vários acontecimentos foram corridos e as coisas se resolveram tão facilmente que a sensação é de que os personagens e reinos não estavam correndo tanto perigo assim.
Mas ainda assim foi divertido acompanhar o desfecho dos protagonistas.