O Andarilho das Sombras

O Andarilho das Sombras Eduardo Kasse

Resenhas - O Andarilho das Sombras

Estela 22/10/2012

Uma história fantástica, literalmente
O Andarilho das Sombras, de Eduardo Kasse, é um daqueles livros que temos vontade de ler sem parar. Ele nos transporta para o interessante mundo medieval dos séculos X, XI e XII, mas sem os clichês e inconsistências que costumamos ver em muitos filmes e livros.

Os cenários, as construções e as personagens estão bem trabalhados e são os pontos fortes do livro. É uma história bem contada, com ambientação convincente e descrita em uma linguagem fluida.

O Andarilho das Sombras nos traz uma visão bem realista e sem exageros, com sensualidade e violência dosadas na medida certa. As cenas não têm eufemismo e os atos trazem a rudez da época.

É uma história bem peculiar, com uma narrativa única, no qual mitologia, fantasia e história real se misturam em uma simbiose interessante.

Há sangue nas páginas, mas também há humor e muitos passeios pelas almas humanas e imortais.

Apesar de ser um livro grande, a leitura foi muito prazerosa.
Recomendo a obra e espero pelo segundo livro da Série Tempos de Sangue.

Marco.Antonio 04/05/2020

Leitura fácil, envolvente com inteligentes trocas entre os momentos das histórias que te prende e te obriga a terminar a história para chegar na continuação da anterior.

Só achei um pouco fantasioso demais a aparição de Thor e.Loki no final da história, porém, o reencontro com a Lidian e Estela foi muito bem pensado.
Eduardo Kasse 04/05/2020minha estante
Muito obrigado pela sua avaliação! Grande abraço, Marco Antonio.

Marco.Antonio 04/05/2020minha estante

Rodrigo Fernandes 05/07/2020minha estante
SPOILER!!!

Thiago Machado 12/06/2016

Sangrento e sombrio, uma verdadeira historia de vampiros
Comecei a ler por acaso, não esperava muito do livro principalmente por ter um certo preconceito com obras de fantasia da terra do HU3, mas cada página desse livro foi um tapa na cara desse meu preconceito idiota.
A história é muito bem ambientada, as motivações, comportamentos e sentimentos dos personagens são bem condizentes com o período histórico (o livro é cheio de referências a acontecimentos reais).
A forma como o livro mistura varias mitologias e acaba criando a sua própria mitologia é sensacional, não deixa pontos soltos e te deixa louco pra começar a devorar o próximo livro da série.
Mas o que torna esse livro ainda mais incrível é a caracterização do vampiro, um ser com uma sede de sangue incontrolável que mataria qualquer ser vivo no seu momento de fome, algo que nos tempos de livros como Crepúsculo e Diários de um vampiro é digno de ser louvado.
Eduardo Kasse 13/06/2016minha estante
Obrigado mesmo pela resenha, Thiago! Fico feliz que tenha gostado da jornada do Harold!

GVertamatti 15/02/2016

Um ótimo livro de Vampiros e um ótimo livro de "não vampiros"
Quando li a descrição do livro e vi a capa, costumo evitar reviews antes de ler para não me influenciar, achei muitas cosias, menos que fosse um livro de vampiros.

Vindo de uma leva de livros de criaturas “malvadas” feitos para adolescentes, em que estes tem de ser maneirados e trabalhados sobre uma ótica mais melada, foi uma ótima surpresa me deparar com Harold Stonecross, criado por Eduardo Kasse.

O Andarilho das Sombras é uma obra de fantasia muito boa, muito divertida e imersiva de ser lida. Deixando o gosto de quero mais, ao final, e ganhando um espaço na minha estante de recomendações.

Convido todos a lerem minha review completa no site. Sem spoilers, é claro.

site: http://gamehall.uol.com.br/meialua/o-andarilho-das-sombras-eduardo-kasse-review/
Eduardo Kasse 16/02/2016minha estante
Muito obrigado pela cuidadosa e bem trabalhada resenha!

Nicole Weiss 21/12/2012

Vampiro? Demônio? O que ele é?
É sempre um enorme prazer desfrutar de uma obra com um enredo de época e muito bem desenvolvida. Eduardo Kasse não é do tipo que poupa palavras. Seu vasto vocabulário já é notável logo nos primeiros trechos de “O Andarilho das Sombras”, tornando a escrita rica, instigante e prazerosa.
Finalmente o coloquial foi deixado de lado e nos deparamos com uma linguagem mais aprumada, exatamente como os romances de época deveriam ser. Ainda assim, mesmo com toda eloquência literária do autor ao descrever as cenas com sábias palavras, o texto flui tão deliciosamente que o entendimento torna-se fácil. Portanto, até as mentes mais fátuas estarão encantadas com o desenrolar da trama.
Ouso dizer que em alguns trechos lidamos com parágrafos tão deliciosamente bem escritos que os mesmos chegam a ser poéticos.
Senti falta de notas de rodapé, pois alguns diálogos apresentam-se em latim – o que não é tão difícil de entender, porém, para aqueles que não são familiarizados com o idioma, seria trabalhoso buscar o significado no “Google Translate”.
Os personagens de Eduardo são constantes, fortes e tão marcantes que até os coadjuvantes deixam sua marca registrada. Mesmo que a participação de determinada figura aconteça em apenas um parágrafo, creia, isso ficará permanentemente firmado em nossas lembranças – para quem já leu, entenderá o que digo... Como o garotinho ruivo e toda aquela delicada perseguição que desencadeou as lembranças do protagonista... recordações que colocaram em cena a diva ruiva Liádan.
Focando no protagonista, Harold – e como já foi dito anteriormente, o autor não economiza palavras, e digo que ele o faz no sentido intenso e sem pejo algum -, é o tipo de personagem ousado, seguro de si e que não liga a mínima para os que estão ao seu redor. Frio em todos os seus significados. Corpo frio. Mente fria. Coração gelado. E tantas idiossincrasias o tornam único.
Não posso deixar de acrescentar o quanto Harold mostra-se cômico em determinadas situações. Desde levar uma surra – sim, isso o faz, de certa forma, quase real – até replicar à altura uma acusação infundada – nem tanto, ele quase sempre era o culpado. – O humor negro de Harold é mesmo apaixonante.
E o que é O Andarilho das Sombras? Tentando evitar spoilers, digo que esse é o golpe de mestre do Eduardo. Em momento algum – exceto na sucinta sinopse da orelha de capa, algo que, definitivamente, não pode ser levado em conta – o autor usa qualquer termo para descrever seu protagonista. Não sabemos se estamos lendo sobre um vampiro, um demônio carniceiro, um deus vingativo, um wendigo deliciosamente lindo ou qualquer outro termo que possa ser aplicado a um bebedor de sangue. Vemos então uma criatura faminta de vida – sangue – e sem escrúpulos algum para tomar o que ele decidiu que lhe pertence.
Encontramos de tudo nessa obra. Todas as cenas são intensas e tão persuasivas ao nos prender que, quando menos esperamos, já findamos a leitura. Há romance, mas não no estilo “melação de cueca suprema”. Há humor, mas nada que nos fará gargalhar – bem, na página 335 você vai rir -, pelo contrário, apenas abrimos um sorriso torto e malicioso.
Preciso deixar registrado o belíssimo trabalho que a editora fez na confecção dessa obra, com páginas em pólen bold – um off-white de maior gramatura e textura diferente – e algumas estampadas com a imagem de capa ao fundo. Apesar de ser uma peça pesada e grossa – eu optaria pelo formato 16 X 23 -, o livro foi bem diagramado e o tamanho da fonte bem adequado.
No todo: é um livro ousado, bem escrito, sombrio, romântico, poético e inteligente. O melhor livro sobrenatural que li no ano de 2012.
Mais que recomendado, leitura obrigatória.
Agradeço ao autor pelo seu carinho e paciência ao lidar com essa sua nova fã chata, insistente, imploradora de spoilers e grande admiradora - eu. - Ouso dizer que já o tenho como um amigo querido e lhe desejo sucesso em todas as suas empreitadas.
Que venha o segundo livro!

C1berD4rk 10/10/2022

...
Esse livro me cativou desde o início, não da pra descrever essa leitura, foi a melhor de todas a mistura perfeita de suspense, romance, mistério e fantasia, é o meu favorito super recomendo.
Eduardo Kasse 11/10/2022minha estante
Fico feliz demais que você tenha se inebriado com a jornada dos imortais. Obrigado pelo review!!!!

Fferraz 11/09/2015

Favorito
É simplesmente meu livro favorito. Eu consegui me imaginar naquela época, sentir os sentimentos de Harold.. Ele me conquistou, a historia me envolveu.
Recomento a todos!!
Praticamente devorei o restante dos livros da Série Tempos de Sangue e ainda estou naquele "luto" depois de ter acabado. ♥
Eduardo Kasse 11/09/2015minha estante
Muito obrigado por fazer um escritor feliz!

Em breve, o 4º livro será lançado. Para saber as novidades, acompanhe: http://temposdesangue.com.br/ e https://www.facebook.com/temposdesangue.

Fica bem!

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 14/05/2016

O Andarilho das Sombras - Muito Bom!
Com um trabalho de pesquisa sensacional sobre a vida cotidiana na Idade Média o autor brasileiro Eduardo Kasse compõe uma das melhores histórias de vampiros que já li. Na medida certa em aventura e em romance e, ao mesmo tempo, mostrando que não é preciso ir muito longe para encontrarmos um bom livro.
No primeiro livro da série Tempos de Sangue, conhecemos Harold Stonecross e a história de como ele se tornou um vampiro. Acompanhamos sua trajetória e aventuras antes de seu renascimento e também os dilemas de sua nova existência.
Muito bem escrito e cheio de conteúdo e imaginação, este é um livro altamente recomendável.
Confiram nossa resenha completa: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2016/05/o-andarilho-das-sombras-eduardo-kasse.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2016/05/o-andarilho-das-sombras-eduardo-kasse.html
Eduardo Kasse 15/05/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha!

Patricia.Christman 28/07/2016

Medo, luxuria e sangue!
Vampiros é um tema que vem sendo muito explorado em livros e filmes. Temos vampiros sanguinários, assassinos, e também aqueles que estão em busca de uma vida diferente como em Crepúsculo.

Esse tema sempre me chamou muito a atenção! Amo vampiros! Mas é aquele amor a distancia sabe! Eu aqui e eles lá bem longe! Rsrs
Recebi o e-book da Editora Draco e o devorei!
Eduardo Kasse nos trás, em O Andarilho das Sombras, a historia de Harold Stonecross, um belo vampiro amaldiçoado a nunca mais ver o sol e a ver seus amores morrerem...
E daquele dia em diante o Sol, outrora tão amado, passou a ser a minha maldição, a minha perdição.
Eu caminho nas trevas entre dois mundos e não pertenço a nenhum deles. Já fui humano, mas nunca serei uma divindade, sou somente um exilado, um andarilho sem lar ou pátria. Sou um paria. Um demônio para os homens, uma diversão para os deuses entediados.
Vivendo em uma época onde os deuses estavam dando lugar a um único Deus, Harry mostra-nos o lado sujo de toda a sociedade.
Uma sociedade onde a Igreja é dona de tudo, inclusive da salvação. E dita às regras conforme sua vontade. Então ele chega! Um ser criado para desafiar a Igreja e espalhar morte e medo por onde passa!
Sim, ele é sanguinário, violento, voraz, mas também tem seu lado humano. Mesmo que mascarado por tanto ódio. Às vezes da sociedade, às vezes dos deuses, e algumas vezes de si mesmo.
Sou quase um deus, um imortal esquecido nesse mundo. Caminho pelas trevas e minha pele pálida me esconde nas brumas. Sou o senhor da morte! Mas, meu coração ainda bate e na calada da noite eu choro. E os sentimentos são os últimos resquícios da minha humanidade. Perdida para sempre. Sim, o demônio chora!
Mas o que o levou a ser o que é?
Uma historia de dor, superação, coragem, fé e, principalmente, escolhas. Algumas boas, outras nem tanto.
Com uma capa simples, mas bem elaborada, esse livro nos trás uma historia divertida com um humor negro e uma enorme critica a sociedade. Além de muito sangue...
A frase que mais me chamou a atenção:
Convicção, riquezas e bajulação. Essas eram as chaves-mestras para se conseguir qualquer coisa nessa terra de homens suscetíveis. Terra coberta por corrupção e imoralidade. E eu podia usar essas chaves da maneira que desejasse. Era um mestre nessa arte.
E que pode resumir muita coisa desse livro. Sedutor, sexy e imortal. Quem conseguirá deter o Sr Harold Stonecross?
Será que algum dia ele terá paz? Terá a chance de viver um amor?
Entretanto, não queria mais solidão. Ela fora minha companheira inconsciente, mas já cumprira a sua missão e eu iria dispensá-la.
Nossos sentimentos não eram carnais, era uma ligação entre mundos desconhecidos. Luz e trevas entrelaçadas em uma dança explosiva e incerta. Segredos desvendados e pecados velados. Os lacres dos receios foram rompidos e pela segunda vez eu mostrei minha alma e absorvi a dela e isso foi inexplicável.
Ou sua maldição será mesmo trazer a morte à todos os seus amores?
Suas inúmeras aventuras nos despertam a curiosidade em saber para onde esse andarilho irá, se conseguirá se esconder em meio as pessoas e quem será sua próxima vitima.
Visto por alguns como um demonio, por outros como um deus, e em raras vezes como um anjo enviado por Deus...Um anjo sedento de sangue, mas que acabava com seu sofrimento.
Saí tão silenciosamente quanto entrei. Não como um demônio de perdição, mas como um bom anjo do Senhor. Se houver mesmo um juízo final, estou ferrado.
Uma delas lhe trouxe muitos problemas... E esse pode ser o seu maior desafio.
A imortalidade nos dá o tempo e o tempo a experiência e essa o conhecimento, mas a surpresa sempre existirá e ao surgir, irá esfacelar nossas máscaras e expor nossa verdadeira face. E a minha eu precisava esconder.
Afinal, se sua mascara cair, o que veremos?
Esse monstro que se esconde atrás de belas palavras e ofertas generosas será descoberto ou continuara sendo a perdição em meio a fé?
Espero que tenham gostado da minha humilde resenha. Afinal, me faltam palavras para descrever um livro tão bom!

site: http://saberes-literarios.blogspot.com.br/2016/07/resenha-o-andarilho-das-sombras-eduardo.html
Eduardo Kasse 29/07/2016minha estante
Muito obrigado pela sua resenha!

Gabi 27/09/2021

"O Andarilho das Sombras" me surpreendeu. Demorei um bom tempo para terminá-lo, pois só o lia quando estava em filas e momentos relacionados, mas sabe, simplesmente adorei a história. Me vi na Idade Média, no qual a igreja católica dominava absolutamente tudo e todos, fazendo parte de uma forma de vida completamente diferente da atual. Incrível e um pouco desolador imaginar que todos nós fizemos parte de tal período da humanidade.
Recomendo.

"Dinheiro e medo. São as únicas chaves capazes de abrir quaisquer portas e silenciar todas as bocas. E eu podia usar os dois".

"Mas mesmo a maior das dores é passageira. E quando não vemos saída, até a mais estreita das portas pode levar ao recomeço..."

"Sobreviver. Como ovelhas tolas as pessoas vivem sob o manto do cotidiano. Acordam, rezam, trabalham, comem, trepam, rezam e dormem. E deveriam continuar assim. O conhecimento traz a liberdade, mas também instiga grandes dores e medos. E às vezes, a loucura".

Obs.: resenha escrita em abril de 2015.
Eduardo Kasse 29/09/2021minha estante
Obrigado pela resenha e pela nota, Gabi! Feliz que curtiu a jornada dos imortais!

Paloma 14/11/2016

Sangue, sedução e muita dor
Eu sou A LOKA da história, desde as oficiais, como a Grécia Antiga, os Vikings, Guerra Mundial, aos clássicos do imaginário da humanidade, como Vampiros, Lobisomens, espíritos e etc.

Portanto, não que eu seja a manjadora dos contos clássicos de terror, mãããs, vampiro que brilha na luz do sol É UM PORRE! NÃO DÁ! NO MORE! HAHAHA. Por isso, quando comecei ler O Andarilho das Sombras e saquei mesmo que Harold Stonecross era um vampiro, confesso que fiquei meio aflita porque #ComClássicosNãoSeMexe e fiquei com muito medo dele sair voando por aí, radiante em pleno sol do meio-dia. Mas, quero aqui agradecer ao autor Eduardo Kasse, que fortaleceu o bonde e fez uma história pra lá de boa, numa ambientação incrível, seguindo as características fundamentais e biológicas de um vampiro.

Harold Stonecross, não teve uma vida muito fácil nem antes e nem depois de ser amaldiçoado. Sua família era um tanto disfuncional, seu pai era um babaca e isso o fez fugir de casa ainda muito criança. Os anos passam, ele vai crescendo e aprendendo alguns ofícios e trabalhos, até que pela graça dos céus, ele conhece Edred e seu pai Eofwine que o acolhem em sua casa e por consequência, acabam se tornando a família de Harold.

Edred, é daqueles personagens icônicos, que fazem total diferença nas histórias. Ele me fez rir por várias vezes e na minha opinião, ele foi peça chave pra narrativa ser atrativa e nos prender absurdamente. Aliás, a construção de todos os personagens foi muito boa, porque eu sei que conheci mesmo um personagem, quando há uma fala sem identificação e eu já sei quem foi que disse aquilo mesmo com um monte de personagem na mesma cena. Isso é hilário.

A história é narrada pelo próprio Harold e os acontecimentos atuais da sua vida são narrados em paralelo com o seu passado. Por conta disso, em alguns momentos nos identificamos muito com ele e isso vai transformando a forma como o enxergamos. Porque de início vemos um monstro que “saiu da jaula” e já tá causando o terror nos vilarejos, mas a cada página, vemos quem é Harold Stonecross num todo, suas dores, temores, amores… Well, o que seria do mundo sem o Romantismo, né?

O Andarilho das Sombras é uma história rica em detalhes, cheia de tramas e mistérios. E eu gostei demais de toda a sedução do Harold, me lembrou muito a Entrevista com o Vampiro em alguns momentos de festas e libertinagem do personagem. A descrição do ambiente, época e cultura são muito bons e a inserção de alguns acontecimentos históricos na narrativa foi DEMAIS.

Um ponto que me incomodou na leitura foi a repetição durante todo o livro de uma determinada opinião do personagem a respeito das crenças. E como o mesmo tem um vocabulário um tanto sujo, foi um tanto desconfortável, o bom é que o autor sabe escrever de uma forma que te prende a ponto de você ignorar isso e prosseguir a leitura.

Por fim, o primeiro volume da série Tempos de Sangue é intenso e provocante. A leitura é um pouco densa, afinal, temos lutas, sangue e mortes com frequência mas, se você gosta de história medievais com guerreiros e toda a fascinação que os deuses causam, é um bom livro para se ler.

Ps. Não sei como será a continuação, mas preciso dizer: Loki realmente não é um deus confiável.

site: www.silenciosahighway.com.br
Eduardo Kasse 16/11/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha!!!

Milla 12/06/2016

Bom livro
Bom, O Andarilho das Sombras é o primeiro livro da série "Tempos de Sangue", escrito por Eduardo Kasse. Que narra o inicio das aventuras de Harold Stonecross, um homem que por amor entrega a sua vida humana para tornar-se um imortal. Entre paixões e aventuras, Harold reflete sobre o significado do amor, da família e da religião em plena idade média.

Durante a leitura é possível dar boas gargalhadas com as coisas que acontecem com os outros personagens e também com o próprio Harold. É um livro de aventuras e ação. Há vários momentos em que o personagem Harold ao narrar sua história faz um flashback sobre sua vida, antes de tornar-se imortal, que no inicio pode deixar o leitor meio confuso, mas depois com o desenrolar da leitura você se acostuma e começa a entender. Porém, apesar de toda a ficção há uma descrição bem detalhada de alguns costumes da época da Idade Média, o que nos dá um breve conhecimento dos costumes do povo europeu desta época.

É um bom livro, o enredo é bom, porém a linguagem dos personagens achei que deixou a desejar. Não sei se a questão é porque se passava na Idade Média e as pessoas poderiam ser mal educadas mesmo e cheias de palavreados baixos, bom, não sei, mas isso me incomodou bastante. hehehe

Porém, gostei muito do livro ele é diferente de todos que já li.

site: http://distanciacerta.blogspot.com.br/2016/06/o-andarilho-das-sombras-eduardo-kasse.html
Eduardo Kasse 12/06/2016minha estante
Muito obrigado pela sua resenha!

Sandro 25/03/2015

Apaixonante, mas...
...mas é bom tomar cuidado, você corre um sério risco de se tornar uma vítima de Harry!

Eu me surpreendi bastante com o livro, não conhecia o autor, muito menos tinha alguma noção da existência do livro. Foi um tiro completamente no escuro, graças à Apple (numa promoção do iTunes/iBooks, acabei ganhando o livro). E para completar, optei por começar a ler sem nem ao menos olhar a contra capa.

Foi assim que conheci Harry e sua história cheia de situações dramáticas e cômicas. Quem ele é, porque faz o que faz e, mais ainda, como se tornou o temível Sr. Stonecross.

Não vou dizer nada sobre ele ou sobre sua história, pois acredito que Harry tem um certo poder de fisgar logo nas primeiras palavras, e suas vítimas seguramente testemunharão isso!
Eduardo Kasse 25/03/2015minha estante
Muito obrigado pelas palavras, Sandro! Para um escritor esse é o melhor prêmio! E que você possa curtir os demais livros Série Tempos de Sangue!

Página 394 04/02/2016

Resenha do blog Página 394
Harold Stonecross é um vampiro, mas a verdade é que nem sempre foi assim. Em O Andarilho das Sombras acompanhamos duas épocas diferentes de sua vida, a primeira quando ainda um homem simples, humilde e amedrontado, deixou sua família e começou a peregrinar pela Inglaterra; a segunda, quando já vampiro, passou por vários países seduzindo mulheres e espalhando morte.

“Sou Harold Stonecross, o suplício da humanidade, não um andarilho qualquer. Quem quer que esteja brincando com a sorte, vai sofrer muito – falei e minhas palavras ecoaram pelos confins do bosque.”

O livro se passa na Idade Média e esse é provavelmente o melhor cenário que se poderia imaginar para a obra e para a personalidade de Harold, o protagonista tem um pensamento questionador e se destaca a cada virar de página em uma época onde a igreja católica dominava o pensamento com todas as forças. O autor consegue retratar a época e os costumes como poucos e tem uma capacidade incrível de descrever os ambientes, poucas vezes me senti tão levada para a época do livro como com O Andarilho das Sombras, em alguns momentos é possível se imaginar com as roupas descritas, cuidando de ovelhas ou até mesmo imaginar-se como o protagonista.

Harold não nasce vampiro e tem uma história antes do inicio da sua vida imortal, por isso o leitor acaba divido quando o assunto é esse personagem, em alguns momentos ele é arrogante e apenas um demônio em busca de sangue; em outros momentos é possível sentir sua dor e se afeiçoar a ele. Harold é um dos personagens mais bem construídos que se pode encontrar por ai - sedutor, misterioso e sem piedade - mas não só ele, todos os outros personagens conseguem ser quase reais e parte disso talvez seja culpa da forma como os costumes da época são bem retratados na obra.

Continue lendo a resenha no blog

site: http://pag394.blogspot.com.br/2016/02/resenhas-o-andarilho-das-sombras.html
Eduardo Kasse 05/02/2016minha estante
Valeu mesmo por essa Resenha! Isso motiva a continuar a criação da série. Obrigado.