Sai da Frente!

Sai da Frente! Marcela Batista de Matos

Resenhas - Sai da Frente!

Pattr_ 02/05/2023

A dor da saudade, quem é que não tem?
Eram muito felizes os domingos em que eu ia com a minha nona, quando criança, à locadora perto de casa para alugar os filmes do Mazzaropi. A locadora os dispunha em VHS, o que trazia um charme sem igual para a ocasião. E como eu ria dos seus filmes, em sessões sempre regadas de pipoca e doce de abóbora.
Eu sei que de alguma forma, ter acesso à obra do Mazza e ao aspecto peculiar das suas personagens me fizeram me aproximar mais desse elo familiar, e de toda a cultura popular. Os trejeitos e linguajares simples, a naturalidade do humor, são características que eu incorporei em minha pessoa e que eu não posso jamais deixar de as ter.
"Sai da Frente!" não é apenas uma biografia de um dos maiores cineastas que o Brasil já possuiu, mas é também uma ode ao seu trabalho, pois deixa clara a importância e influência que ele teve sobre toda uma geração de artistas, dando voz à uma camada da população antes ofuscada pela arte acadêmica elitista.
Seus parágrafos abordam a totalidade da vida do Amácio, desde a chegada de seus antepassados ao Brasil, até seu falecimento, riquíssimo em detalhes (de verdade!) e de imagens, indispensáveis para uma melhor compreensão de sua história.
Minha nona faleceu há dez anos, e um dos rituais que eu sigo para manter viva sua memória é a de continuar assistindo aos filmes do Mazzaropi, rindo tanto como na primeira vez, imaginando ela ao meu lado. Como cantava o próprio em seus filmes..."A dor da saudade, quem é que não tem?".

abu_hawk 08/01/2013

Bela incursão sobre a vida deste fantástico caipira
Muito bom, conta um pouco da história deste gênio do cinema nacional. Muito mais do que simplesmente um caipira que protagonizou nas telas, era um empresário de visão.

Henrique Machado 30/07/2023

O Chaplin brasileiro
Durante as décadas de 1950 e 1980 Mazzaropi foi sinônimo de diversão nos cinemas. Amacio Mazzaropi foi um dos maiores nomes da comédia nacional. Seus filmes representando o caipira simples levou milhares ao cinema. Neste livro é contada a história da sua vida e sua trajetória de sucesso.

le.deunisio 15/12/2023

Esse livro é incrivel, gosto muito dele!
conta sobre a vida do mazzaropi, qualquer indivíduo amante de seus filmes vai adorar o livro!