A Tríade do Tempo

A Tríade do Tempo Christian Barbosa

Resenhas - A Tríade do Tempo

Vivi Koenig 05/03/2010

Sonhar... escolher... agir!
"Não temos como refazer o ontem, mas o futuro está a nossa frente, a disposição, para ganharmos ou perdermos." Lyndon Johnson

Este livro fez-me refletir sobre questões pessoais e ajudou-me a construir metas concretas. Recomendo a leitura.

Faça primeiro o importante, comece agora!

Madeira 26/03/2021

Um guia prático de produtividade
Fechando meu ciclo mensal sobre produtividade com um guia prático para esse fim. Muito bom o livro. Direto, objetivo e prático. O tipo que Necessariamente só funciona se colocar em prática.

Danyllo 09/08/2022

Leitura importante, mas longa
A mensagem do livro poderia ter sido expressa com menos texto. De todo modo, uma leitura importante para aperfeiçoar seu tempo.

Marquinhos 15/06/2022

Método
A tríade do de tempo de Christian Barbosa é um manual prático de produtividade e gestão do tempo. O autor utiliza uma linguagem fácil e capítulos bem estruturados que orientam os leitores em seu trabalho, sua família e sua vida. Recomendo a leitura e sobretudo colocar em prática cada etapa do método.

Joseleandro._ 16/04/2024

Muito prático
Livro muito bom, focado na autogestão e com dicas de gestão de empresa. Muito aplicável, recomendo demais

Christian 11/04/2021

Ótimo
Essencial para administração do tempo e da vida. Pelo nome do autor já esperava um bom conteúdo. rs

Chanaisa 06/06/2021

Primeiramente, devo dizer que este é o primeiro livro de gerenciamento do tempo que leio. Dito isso, eu gostei bastante do livro. Principalmente dos primeiros capítulos. Em algumas partes é repetitivo.
Recomendo a leitura.

Jamille 25/08/2021

Pouca coisa nova
O livro é bem dinâmico e organizado, mas não há muita coisa nova no quesito organização pessoal. E as coisas que realmente foram novidades pra mim, tavam pouco aprofundadas.
Às vezes eu sentia que tinha muita propaganda do software de gestão de tarefas do autor, como se o livro fosse pra isso.
Recomendo para as pessoas que querem aprender a se organizar e são iniciantes.

Peterson.Donizete 13/12/2020

Pare de correr, comece a andar
Verdade, pelo menos acredito eu, que em algum momento precisamos desacelerar, por diversos motivos, por ter corrido contra o tempo, ou simplesmente para não ter a sensação de um final de semana improdutivo.

Aí onde entra a importância da Tríade do Tempo, pois a desorganização e excesso de informação, principalmente a que não agrega, são os maiores ladrões de tempo, então a ideia do livro sobre organizar, não somente na rotina de trabalho e que também pode ser pessoal.

A Tríade do Tempo é a metodologia para definição do que realmente importa, através do que é importante, urgente e circunstancial. Importante é o que fazem diferença na sua vida. Urgente é o que deve ser feito imediatamente.Circunstancial é o que muitas vezes tem que fazer contra a vontade.

Simples assim, você determina suas tarefas e coloca em prática, dar importância ao que realmente importa, e por mais que pareça simples, Christian, através de um questionário com 18 perguntas mostra que a maioria dos brasileiros priorizam as tarefas urgentes e circunstanciais.

O livro está divido em duas parte de 10 capítulos, entre os primeiros que o autor praticamente implora para ler até o fim o que não foi um bom início e sua história exemplar, e os últimos capítulos que explica como colocar em prática mas de forma sem sentido para o contexto, como organizar e-mail e como uma casa "futurista" pode ajudar a ter mais tempo.

Posso dizer que a parte que realmente importa foi muito útil, além da tríade, como organizar, fazer planejamentos e ter metas que pode contribuir para nossa vida.

"A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar o seu futuro por meramente mudar sua atitude e aprender com o passado." - Oprah Winfrey

miinscarlos 27/01/2022

ótima leitura para auxiliar na organização do tempo e aumento da produtividade, porém as histórias são repetitivas e acabam deixando o livro cansativo.

Flávia 03/08/2021

A tríade do tempo
Um livro incrível para quem precisa de organizar seu tempo. Ensina a identificar quais são os ladrões do seu tempo e te dá várias ferramentas para conseguir se organizar. O método aqui apresentado é muito bom e completo.

Tiago Fachiano 17/03/2021

Organização e planejamento
O autor começa o livro citando sobre o nosso poder de escolha. O quanto isso influência em toda a nossa vida. As escolhas nós guiam por caminhos e irão moldar tudo em nossa vida e isso vai da escolha profissão até como será a nossa vida com nossos filhos. E no processo se decisões os nossos sonhos influenciam em nossas vidas. O que eu quero ser quando crescer? Os nossos sonhos podem moldar o nosso futuro através das conquistas, mas para isso o sonho precisa se tornar realidade. E para ele se tornar realidade é preciso agir.

"Se você pode sonhar, você pode fazer" Walt Disney

"Um hoje vale mais do que dois amanhãs; eu agora estou me transformando naquilo que sou" Benjamin Franklin

PARTE 1 | Um upgrade na gestão do tempo

Em uma passagem o autor cita: "Ação é uma palavra essencial no gerenciamento do tempo. Esse livro sugere uma metodologia que torna o caminho mais fácil. Se você deseja mais tempo em sua vida, menos stresse e mais felicidade, é preciso mudar. Defina seus objetivos, escolha viver por eles e entre em ação, essa é a tríade mudança que faz com que você saia do lugar."

Existem muitos livros escritos sobre organização do tempo e métodos para melhorar a produtividade, mas falham em alguns aspectos:
?Visao parcial da complexidade do ser humano
?Falta de prática para administrar conhecimento
?Visao apenas do tempo individual
?Uso da tecnologia como acessório
?Falta de modelos distribuidos

Tríade do tempo
O livro cita a trindade que existe em vários aspectos da nossa vida, como santíssima trindade, as três dimensões, as três partes psíquicas do Freud e várias outras no âmbito matemático e astrológico. Esse conceito é utilizado para a Tríade do tempo, onde consiste na esfera da importância, urgente e circunstâncial.
Para começar a explicar sobre essas fases da Tríade é necessário primeiro identificar a situação da sua própria divisão de atividades. E para isso o autor indica o teste que fica na página: www.triadps.com/triade São perguntas que você irá responder com pontuações de 1 a 5 e no final terá a divisao das suas tarefas. Isso lhe dará uma noção de como seu tempo está sendo dividido. Também terá informações para saber onde deve melhorar e trabalhar para chegar na "tríade ideal".

?A esfera da importância são aquelas questoes que você aplica para ter resultados a médio e longo prazo e estão de acordo com suas metas e objetivos.
?A esfera da circustancia são ações que você não tem vontade de fazer, mas acaba fazendo para não dizer um não para alguém ou faz porque não consegue identificar isso como um ladrão do seu tempo.
?A esfera do urgente é o que não pode deixar para depois. É preciso fazer agora ou algo muito grave pode acontecer.

No livro da alguns exemplos de composições perigosas do tempo:
?O Super Homem
Na relação com o super herói que vive para salvar o dia e a população mundial. Nada pode ser deixado para amanhã e precisa agir agora ou nunca. Isso careta stress e muita responsabilidade por tudo.

?Hommer Simpson
Ele faz uma relação com personagem do programa Simpson. Ele trabalha em uma fábrica que não queria, é um péssimo marido e pai. Ele vive a vida conforme ela se apresenta e não faz nada para sair dessa situação. O famoso "deixa a vida me levar"

?O equilibrista
Fica tentando equilibrar a vida nos dois exemplos. Vive por viver e quando tem que tomar alguma atitude é só na base da pressão e urgência. O tempo voa e não consegue ter objetivos e metas.

A tríade ideal é composta de 70% de importante, 20% urgente e 10% circunstâncial.
O meu teste foi 45%, 35% e 20%, respectivamente. Preciso adequar melhor minhas atividades, tirando da esfera urgente e circunstâncial e utilizando na esfera da importância. Para isso será preciso planejar melhor meus dias e executar as ações.

Diminuindo a esfera da urgência.
Não existe melhor método para diminuir a esfera da urgência do que o planejamento. Aquela velha história do facão amolado será mais eficiente do que ficar por repetidas vezes tentando usar apenas a força. Planejar como será sua semana, seu dia, a sua rotina é importante para reduzir e/ou antecipar as urgências. Se o imposto de renda precisa ser entregue no final do mês, porque não planejar para executar no começo do mês e ter um tempo para contratempos que surgem? O planejamento pode ser um pouco árduo e as vezes até chato, mas extremamente necessário.

Diminuindo a esfera das circustancias.
Aprender a falar não e deixar seguir a manada. Fazer aquilo que planejou e assumir a responsabilidades pelos atos que poderão ocorrer em casos aceitar fazer o que não está proposto. É difícil, mas é necessário estar atento e reduzir os ímpetos que trazem as circustancias.

Como administrar o tempo?
O tempo é igual para todo mundo e isso é algo imutável. Nunca você irá conseguir alterar isso em sua vida. Para isso preciso se adaptar as necessidades e sempre com objetivo em ser mais produtivo, pois consequentemente sobrará tempo para atividades que podem trazer uma melhor qualidade de vida.

?Descarregar
O primeiro princípio tem a ver com tirar o que você precisa da mente e colocar em uma "caixa de entrada". Ali será a primeira nota que você precisa fazer e depois disso quando estiver fazendo seu planejamento, irá mudar para uma data que irá executar.
?Planejar
Olha ela aí mais uma vez. Essa palavra irá aparecer por diversas vezes e não adianta fugir. É fator primordial para quem precisa ser produtivo. O que resta é planejar.
?Antecipar
É importante buscar antecipar necessidades do seu dia a dia para incluir com antecedência no seu planejamento. Pensar no que seu cliente sempre lhe pede no final do mês. Ou tentar antecipar uma atividade para quando for executar ser mais eficiente, como por exemplo, separar durante o ano os documentos para imposto de renda em uma pasta, assim no momento que precisar, já estará por la e sera mais eficiente na hora de declarar, pois não precisará ficar procurando papéis.
?Priorizar
O que é preciso ser feito primeiro? O importante ou circunstâncial? Quando for executar o planejamento é interessante ir priorizando o que é mais necessário fazer primeiro e deixar atividades menos crítica para o final. Uma forma interessante é utilizar a matriz importância, onde no eixo x é o que mais importante é o eixo y o que é mais crítico. Assim conseguirá identificar o que no momento é mais critico e mais importante.
?Equilibrar
Fazer a vida ser equilibrada e não largar mão de algumas prioridades, como família, relacionamentos e vida social. Trazer equilíbrio nessa balança da vida traz paz e tranquilidade para seguir em frente.

PARTE 2 | A metodologia

Nessa parte ele ira citar sobre os tipos de metodologia existentes para estruturar as áreas da sua vida e quais são seus focos. A metodologia é importante para obter uma estrutura funcional que faça você trabalhar em várias áreas necessárias para ter rotinas que irao gerar ações p consequentemente obter resultados de acordo com suas metas.

Existe a estrela de cinco pontas, onde cada ponta representa uma fase necessária para sua estrutura de organização. São elas:
?Identidade - É a fase de reflexão. É necessário olhar para você mesmo e identificar seus propósitos e como você está vivendo as fases da sua vida, seja ela físico, mental, sentimental e espiritual
?Metas - A meta são seus objetivos. Aonde quero chegar? Quais são as conquistas que quero obter? As metas precisam ser tangíveis e ter prazo para execução.
?Planejamento - Talvez a parte que mais vai dar trabalho para fazer, mas é extremamente necessária. E se for bem feita, não precisara ficar repetindo. Planejar o que você vai fazer para atingir as suas metas.
?Organização - Corresponde quais são as formas que você vai criar para conseguir colocar em prática seu planejamento com metas. Quando irá fazer e o que irá fazer.
?Execução - Colocar a mão na massa e trabalhar para cumprir o planejamento e organização. Fase mais complexa, pois muitas pessoas desistem e deixam todo o trabalho para trás. Ter rotina e compromisso para cumprir as atividades é essencial.

Identidade
Nesse momento será melhor detalhado cada parte da metodologia e o primeiro passo é definir sua identidade. Qual seu propósito para este mundo e o quais são os frutos que você quer colher na vida?

A vida é constituida de vários papéis, entre eles, somos filhos, profissionais, alguns são pais, temos amigos, amores e etc. Identificar seus papéis é importante para começar a montar o propósito da sua vida. No livro existem alguns exemplos que você vai escrever quais os papéis que você vive na vida e quanto tempo está depositando em cada um deles. Se você é casado e não dedica momentos ao seu amor é porque ele está sendo deixado de lado e isso um dia pode trazer grandes problemas para sua vida amorosa. Então escrevemos todos esses papéis que vivemos e uma porcentagem para dedicao de cada um deles.

É importante buscar seus papéis nós quatro elemento necessários da vida, como corpo, alma, mente e espírito. O que você faz para cada um deles? O que está fazendo nesse momento? Por exemplo, ler esse livro pode fazer um bem para minha mente e espírito. Estou colocando em práticas aprendizados que irão trazer mais tempo pra cuidar do meu corpo e minha alma.

O próximo passo é escrever a sua missão. Eu particularmente achei muito legal essa parte do livro, pois ele faz perguntas interessantes para pensar o motivo da sua vida. O autor faz perguntas sobre o que você gosta fazer nos dias livres, o que gosta transmitir para as pessoas, quais são as lembranças que você quer deixar para quem convive contigo. Todas essas perguntas irá te ajudar a montar um propósito. Algumas dicas para você montar o seu:

?Deve ser poderoso, inspirador, envolvente e motivador
?Conter todas as áreas da vida
?Realista e desafiador
?Estar sob seu controle e depender de você
?Nao existe um tamanho mínimo e máximo
?Deve ser inscrito no infinito. Verbos e palavras que levam a ação
?É explicativo por si só
?É atemporal
?Nao assumir missão de outra pessoa
?Ter essencia e espírito jovem

Metas: Um rumo para sua vida
As metas elas irão traçar seus objetivos e onde você deseja chegar no curto prazo (1ano), médio prazo (3 anos) e longo prazo (mais de 5 anos). É importante ter essas definições para saber qual será seu foco principal no momento e não deixar de lado seus objetivos, como por exemplo, conquistar algo em um curto prazo, mas ir executando ações para sua meta de longo prazo.

Para definir uma meta ela precisa ser:
?Pessoal - Falar sobre você e não colocar metas para terceiros
?Sao escritas - Como se fosse um contrato que você firmou com você mesmo. Nele você irá descrever o que pretende alcançar
?Sao possíveis - Deve conter a realidade atual e possível, por exemplo, quero ter 10.000 clientes, mas se você nem abriu ainda sua empresa? O ideal é colocar sua meta uma forma mais real e alcançável, até para você não desanimar e desistir
?Sao importantes - É o grau de desafio que você vê está tratando com você mesmo. As metas tem que ter ligação com seus objetivos

A melhor forma de escrever as metas é utilizar o conceito Smart:
eSpecifica - O que?
Mensurável - Quanto?
Alcançável - Como?
Relevante - Por quê?
Temporal - Quando?

Especifica significa o que é exatamente a sua meta? É preciso descrever e quanto mais detalhes tiver melhor será para alcanca-la com exatidão. O autor da um exemplo da meta ser comprar um carro. Mas que carro? Que ano? Qual modelo? Quanta custa?

Mensurável quer dizer em relação ao tamanho da sua meta. Quais são os valores mensuráveis que você vai alcançar para atingir sua meta? Como no exemplo do carro será preciso atingir qual valor em quanto tempo?

Alcancavel tem relação com o que você planeja para atingir essa meta. Por isso é importante traçar um planejamento detalhado para conseguir seu objetivo. No exemplo do carro, você pode pesquisar melhor modelo que tenha qualidade importantes para você até final de março. Em abril você vai visitar uma concessionária para fazer um test drive e ass por diante.

Relevante é se sua meta tem relevância para seus objetivos? Você quer ter um carro, mas sua meta médio prazo é casar. Terá recursos para fazer ambos? Para alcançar seu objetivo médio prazo é importante comprar um carro? A meta precisa estar totalmente conectada com seus propósitos, por isso pensamos lá atrás em nossos propósitos, para conseguir traçar metas com relação a eles.

Temporal são os prazos que você precisa atingir em relação a sua meta. Sempre que traçar uma meta precisa pensar em quanto tempo quer atingir. Isso traz um sentimento de execução e clareza para suas atividades que precisarão ser cumpridas.

Dicas para as metas:
Escreva forma positiva
Utilize verbos de ação
Se o objetivo for grande, segmente
Utilize sempre que possível recursos multimideas, como fotos, imagens...
Sigilo pode ajudar.
Revise constantemente suas metas

É importante criar um rotina verificação das metas. Uma vez por semana olhar as metas e adapta-las conforme execução do seu planejamento. Se não estiver cumprindo precisa realmente refletir se aquela meta é necessária nesse momento. Rever as metas é importante para lembrar do que precisa cumprir. Não adianta nada escrever as metas no final do ano e só revisitar no outro final do ano. Isso só servirá para trazer frustração. Metas precisão ser revistas e ajustadas sempre.

Planejamento: Preparando o caminho
O que é a nossa vida sem planejamento? Caos...
O planejamento serve para organizar nossas tarefas, compromissos e projetos. Já falamos sobre isso em uma parte antes e o livro dedica um capítulo a isso novamente forma mais detalhada, pois é muito importante ter um planejamento para nossos objetivos na vida.

Projetos é algo mais abrangente do que as tarefas. Um projeto tem por definição um conjunto de ações que precisarão ser realizadas para atingir um objetivo final. Quanto mais detalhado é seu projeto, mas fácil será possível entender seu prazo final com exatidão. Para as minhas metas mais importantes eu sempre abro um projeto, pois nele conseguirei detalhar as atividades e determinar prazos e formas de cumprir.

Para criar um planejamento é necessário dedicar horas ou até dias. Nele você vai definir passo a passo as ações e ir traçando os prazos para execução. É interessante dedicar esse tempo para essa atividade, pois quanto melhor for o planejamento, melhor será sua execução. É um tempo muito bem gasto e que trará ótimos frutos para seus objetivos.

Planejamento anual.
Você já traçou sua filosofia de vida, objetivos, criou meta e agora é preciso planejar e deixar tudo isso conectado. O planejamento do ano é detalhar suas metas de curto prazo para o que você vai fazer em cada mês e como. Para isso é importante seguir alguns passos:
?Revisar identidade
?Definir metas conectadas
?Criacao de janelas temporais para revisão do planejamento
?Reorganizacao pessoal

Planejamento mensal
Definiu quais serão os focos para cada mês? Fez um planejamento para o ano? Um ano é muito tempo e passa muito rápido. O ideal é quebrar esse planejamento em meses para conseguir definir seu foco total naquele mes. Se cumprir o que foi traçado em cada mês, será muito mais fácil cumprir o planejamento anual.

Planejamento semanal
Eu particularmente gosto muito do planejamento semanal. Todo domingo eu trago o que farei na semana, onde coloco primeiro meus compromissos, depois utilizo os espaços para planejar minhas tarefas e a rotina. Eu definir o foco do mês, então busco cumprir primeiro as ações prioritárias para o mês e depois o que posso fazer pensando nosnobjetivos de médio e longo prazo. Esse método é muito importante para conectar a sua realidade momentânea.

Organização: Vamos arrumar a bagunça
Eu confesso que nesses capítulo eu dei uma acelerada, pois me considero uma pessoa bem organizada. Mas o autor traz dicas interessantes para organizar aquela papelada chata e aquela quantidade enorme de e-mails que recebemos diariamente.

A primeira questão são os níveis de organização que precisamos ter:
Físico - Papéis, livros, tranqueiras
Lógico - Email, arquivos
Conhecimento - Informações que recebemos durante o dia.

Uma parte muito interessante sobre taxonomia pessoal, onde você coloca em ordem por segmentos as suas coisas. Por exemplo os contratos da empresa, você pode criar uma pasta com cores para verde que são contratos fechados, amarelo para andamento e vermelho para cancelados. E colocar isso em uma pasta arquivo por ano. O ideal é imprimir e colar nesse arquivo o método que utilizou, pois nao precisará ficar lembrando disso.

Outra questão importantíssima são os email e a forma organiza-los. Utilizar algumas pastas como urgente, aguardando resposta e acompanhar pode fazer ter uma organização básica para não perder email ou ficar sem responder.

Execução: Hora de agir
Agir é um fator primordial e ao mesmo tempo complicado. Gera desmotivação e pode fazer voce largar tudo e desistir de seguir em frente, mas nesse momento é também preciso de muita organização e seguir regras de planejamento.

A priorização diária traz uma organizacao com foco em resolver primeiro os itens mais críticos e urgentes e depois planejar a execução de itens importantes. Logo no começo do dia é importante criar quais itens são críticos e devem ser resolvidos naquele dia sem falta. Focar as primeiras horas para resolver esses problemas te deixará mais tranquilo para continuar realizando as próximas tarefas.

Fatores importantes para organização do dia:
?revisar pendencias
?Calcular a duração atividades
?Priorização

Para lidar com o inesperado, que são aquelas ações que surgem e sempre são urgentes é interessante respeitar o fluxo de organização:

?a ação você não consegue executar por vários motivos é preciso dizer não e recusar a atividade.
?se a ação pode ser delegada é preciso instruir a pessoa que vai realizar a tarefa. Algumas dicas para delegar uma atividade:
Escolha a pessoa certa
Defina as expectativas da tarefa
Explique claramente
Estimule o feedback
Monitore a execução
Elogie os resultados

Implantando a organização pessoal
Nesse capítulo o autor cria um passo a passo para implementar a organização que foi citada durante o livro:
1° Semana
?Descubra o que você gosta fazer
?Faca seu gráfico de papéis
?O que te traz prazer e da sentido ao seu tempo?
?O que você quer fazer nos próximos 24 meses?

2° Semana
?Resolva suas pendências e urgências
?Planeje sua próxima semana

3° Semana
?Priorize seus dias
?Faça sua taxonomia
?Organize seus emails

O autor fala sobre a lei de pareto, onde 20% das suas ações irão refletir em 80% dos seus resultados. Isso importante para saber o que priorizar e fazer aquilo que realmente te trará resultados.

Katiana.Almeida 23/10/2022

Para a vida..
~ Resumo:

Neste livro o Christian nos explica os pilares para fazer uma boa gestão do tempo em todas as áreas da vida e ainda dá dicas de como gerenciar melhor as equipes, mostrando que existe sim a possibilidade de cuidar de todas as áreas da vida dentro das 24h que nos são dadas.

~ Impressões:

Leitura fácil, cheia de exercicios que nos ajudam a compreender a ideia central do livro e de quebra nos ajuda a já ir aplicando os conceitos no nosso dia a dia, é aquele para reler sempre que puder!

Jenner Azevedo 04/06/2021

Várias dicas para otimizar o tempo, desde como lidar com e-mails até reuniões inúteis

Cah 16/11/2020

A Tríade do tempo
O livro é cheio de ensinamentos práticos, a leitura é prazerosa e realmente se você seguir cada passo verá a diferença na sua vida.