Segredos do Romance Policial

P. D. James

Resenhas - Segredos do Romance Policial

Rosina.Forteski 10/01/2021

Brilhante!
Ler P. D. James falando sobre Ágatha Christie é um privilégio e uma satisfação indescritíveis. Claro que esse monstro da ficção detetivesca passeia muito além de Ágatha, e muito além da Inglaterra, neste livro hipnotizante. Seu vasto e sólido conhecimento da literatura policial é apresentado com brilhantismo e uma clareza reconfortante. Claro que, estando a própria autora imbricada neste universo, em várias ocasiões sua análise carece de uma autocrítica importante para o gênero, principalmente em relação a aspectos socio-históricos, relacionados a esteriótipos e preconceitos de classes. Ainda assim, é uma obra instigante e que mantém amantes da literatura detetivesca policial em êxtase constante.

Heidi Gisele Borges 19/07/2019

Em O segredo do romance policial, P. D. James fala sobre esse gênero desde sua origem. E aproveita para fazer um paralelo com alguns nomes da ficção policial norte-americana, como Raymond Chandler e Dashiell Hammett, da mesma época, e como eram diferentes as visões e suas influências para escrever histórias de detetives.

James mostra como nem todo livro do gênero é bom, mas também nem todos são ruins ou pequenos, como a crítica tenta colocar. O termo literatura de entretenimento pode diminuir, mas qual o problema com um bom livro para relaxar? Principalmente quando se trata de uma época entreguerras em que as pessoas tentavam se recuperar.

A Era Dourada foi como chamada, “abarca duas décadas entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, mas essa demarcação é indevidamente restritiva. Uma das histórias de detetive mais famosas incluídas na Era Dourada é O último caso de Trent [Trent’s Last Case], de E. C. Bentley, publicada em 1913”. Esse livro foi lançado no Brasil pela Editora Globo e é facilmente encontrado em edições do Círculo do Livro.

A história de detetive teve seu início reconhecido com Edgar Allan Poe no conto Assassinatos na rua Morgue (Murders in the Rue Morgue), de 1841.

E James aponta que o primeiro romance policial longo seria o sensacional (não posso falar diferente, afinal está em segundo lugar no meu Top Five de livros preferidos) A Pedra da Lua (The Moonstone), de Wilkie Collins (aliás, nome que usei num personagem meu), publicado em 1868.

“T. S. Eliot descreveu [A Pedra da Lua] como ‘a primeira, mais longa e melhor’ história de detetive inglesa moderna.”

A Editora Record lançou no Brasil A Pedra da Lua em 2001, mas, por algum motivo não deve ter dado muito certo e vendeu seus exemplares por pouco mais de R$10 em balaios nas livrarias. Assim consegui meu exemplar em 2006. Já havia lido algum tempo antes disso e me apaixonei. Foi um livro que me chamou pela lombada, eu a olhava e seguia a vida, mas um dia aceitei o chamado. Foram algumas das melhores 686 páginas que já li.

“P. D. James é uma das escritoras mais admiradas e amadas da Grã-Bretanha”,
The Paris Review.

P. D. James nasceu em 1920, na Inglaterra, é um dos principais nomes da literatura policial. Seu primeiro romance é O enigma de Sally (1962). Ela faleceu em 2014. A autora foi convidada em 2006 pelo “Departamento de Publicações da Bodleian (…) para escrever um livro sobre o gênero policial britânico a fim de ajudar a instituição”, livro que foi lançado lá em 2009.

O título original, em inglês, de Segredos do romance policial – Histórias das histórias de detetive é totalmente diferente de sua tradução: Talking about detective fiction. Foi publicado no Brasil em 2012 pela editora Três Estrelas, com fonte e espaçamento generosos, bastante confortável para ler.

“Em geral, o culpado não é o mordomo.”

___
Outras resenhas em:

www.becodonunca.com.br

site: becodonunca.com.br

Marcia Saito 25/06/2014

Segredos do romance policial, pela Baronesa do romance polcial
P.D. James
182 páginas
Editora Três Estrelas

Quando a renomada escritora de romances policiais, a baronesa P. D. James, fora convidada a escrever um livro que falasse sobre o mundo do romance policial, foi algo simplesmente genial. Ele escreveu esse livro para colaborar em uma campanha para ajudar o Departamento de Publicações de Bodleian, que passava por dificuldades na época.
P.D. James, como decana da literatura britância, narrou muitas histórias relacionadas a ouros autores e suas obras. Essa narrativa muito em se esclareceu a pontos da história do romance policial, com fatos editoriaise até curiosidades sobre autores peculiares. Além das citações, descreve o estilo literário de cada um, relacionando em sua importância na vertente da história do romance policial.
Textualizou a importância do papel dos personagens e de como a figura e linha investigativa mudaram ao longo dos tempos. Em muito s aspectos, elucidou-se inclusive, aspectos históricos que cada fase que o gênero passou ao longo dos anos.
Faz um grande sentido a colocação de como cada autor conseguira publicar em suas época de vivência. A cada período histórico possuía as peculiaridades de como o povo consumidor encarava o romance policial. Houve épocas que atingia status de grande atenção do público com histórias de mortes e atos violentos ou de uma engenhosidade de tramas que aos poucos acresciam o que seria o gênero policial de agora.
Narra também as épocas que o gênero passou, tais como a Era Dourada, das histórias violentas de detetives decadentes, que são moldes até hoje marcados na consciência coletiva do povo, da visão comercial do romance policial. Explica-se em muito a razão da fama marcada que o gênero tenta se livrar e progredir a outros níveis.
Surpresa também reservada às citações de grandes autoras, como Dorothy L. Sayers, Agatha Christie, W. H. Auden, dentre outras. Esse fato foi algo aliviador às expectativas de como uma mulher trabalharia em um gênero dominado por homens.
De certo modo, é uma leitura explicativa de como escrever um romance polcial. Não é um livro no estilo "receita de bolo", com itens pontuados de como escrever. Atento aos detalhes narrados por P.D. James, racionaliza-se o modo de pensar, estruturação e desenvolvimento que um bom romance polcial deverá possuir.
A narrativa bem clara e com um direcionamento sem desvios de narrativa fazem este livro um acrescentador e para quem quer saber mais da história do romance policial.

site: http://torrenteliteraria.wordpress.com

Coruja 20/11/2013

Li esse volume quando estava me preparando para escrever o conto de junho do Quem Conta um Conto e acabei saindo da história com mais uma pilha de livros e autores – alguns bastante obscuros – que queria ler.

Esse é o grande problema de devorar livros sobre livros ou crítica literária: você sempre termina com sua lista maior do que quando começou.

Já li da P.D. James o Morte em Pemberley, que foi inclusive lançado aqui no Brasil. Achei o estilo dela interessante, mas fiquei um pouco desapontada com o livro – e descobri o porquê afinal com Segredos do Romance Policial: é difícil escrever esse tipo de história numa época em que não existia uma força policial ou um sistema criminal bastante definido e se ela se mantém admiravelmente fiel à figura do Darcy de Austen, a verdade é que Darcy não foi talhado para ser um detetive.

Deixando de lado impressões sobre outros livros, gostei muito deste específico volume. A James é direta e concisa, dando nesse livro um histórico que, se breve, não é, nem de longe, superficial.

Ela faz uma boa análise de narrativa e contexto histórico e social, com especial ênfase para os autores britânicos e americanos, que representam diferentes escolas do romance policial – além de ter um capítulo inteiro dedicado às Damas do Crime.

É um volume curto, daqueles que você lê numa sentada, mas é também uma boa obra de referência para quem gosta do estilo. Para quem é fã de um bom romance policial e gosta de ir para além da narrativa e compreender um pouco mais da obra e do autor, eu definitivamente recomendo esse livro como um ponto de partida.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2013/11/para-ler-segredos-do-romance-policial.html