Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

isa 17/10/2023

Muito feliz por ter lido esse livro. me deixou com o coração quente em vários contos - e surpresa al descobrir que eram vários contos. "Bonequinha de Luxo", que dá título a esse conjunto, é tão bom quanto o filme. Eu diria que essa é uma das melhores adaptações já feitas. Mas os outros não deixam a desejar em nenhum aspecto

Ma_ah 11/10/2023

Bonequinha de Luxo é um romance clássico escrito por Truman Capote e publicado em 1958. A história gira em torno de Holly Golightly, uma mulher jovem e enigmática que vive em Nova York e é conhecida por sua beleza, estilo de vida extravagante e por ser uma acompanhante de homens ricos.

O livro oferece uma visão perspicaz da alta sociedade de Manhattan na década de 1950, através dos olhos de Holly e do narrador anônimo. Capote descreve habilmente a luta de Holly para encontrar seu lugar no mundo, enquanto ela tenta escapar de suas origens humildes no Sul dos Estados Unidos. É uma história de amor, autodescoberta e busca pela felicidade, com personagens complexos e cativantes. A escrita de Capote é elegante e cheia de nuances, e ele captura perfeitamente o espírito da época. O romance também foi adaptado para um filme clássico estrelado por Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly.

Uma obra atemporal que continua a encantar os leitores com sua história fascinante e personagens memoráveis, explorando temas universais de identidade e pertencimento. Se você gosta de literatura que mergulha na psicologia humana e na atmosfera de uma época específica é uma leitura que certamente vale a pena e super indico.
Fabio 14/10/2023minha estante
Ótima resenha, Maria!???

Ma_ah 15/10/2023minha estante
Obrigada e boas leituras!

Fabio 15/10/2023minha estante
Desejo o mesmo a ti, Maria!?

Ma_ah 15/10/2023minha estante
Obrigada!

juh_lo 26/09/2023

Bonequinha + 3 contos
São 4 contos, o primeiro é o que deu nome ao filme, tem alguns detalhes diferentes do filme, por se tratar de um livro de outra época, há alguns aspectos estereotipados e até revistas.

Laryssa 22/09/2023

Bonequinha de luxo
Li porque queria muito saber porque essa história é tão conhecida. Realmente a história da Holly prende e eu gostaria de ter mais da vida dela, mas o resto do livro, os outros contos, são chatinhos e não tem conexão.

Dan 08/09/2023

Algumas observações
O livro é composto por uma novela e três contos. A personagem Holly, da novela "Bonequinha de luxo", está entre as mais cativantes da literatura norte-americana, arrisco dizer que a graça do texto reside nela. Apesar do encanto dessa personagem, "Bonequinha de luxo" não possui a delicadeza, a beleza e a profundidade dos contos. Gostei bastante de "Um violão de diamante" e "Memória de Natal"; figuram entre os melhores contos que já li - com certeza. Os diálogos francos, as personagens vívidas, as pinceladas poéticas e a leveza do estilo de Capote são qualidades que se destacam neste pequeno livro. A sinceridade do escritor é evidente. Ele não distorce a realidade, não falsifica a vida por questões de ordem ideológica ou por ressentimento. É autêntico.

Adriano142 03/07/2023

Incrivelmente, o livro consegue nos emocionar com sua carga dramática leve e suas situações apaixonantes. Com certeza lerei novamente!

camilasabrinas 23/05/2023

Esperava mais desse!!
Esse me decepcionou bastante.... Por se tratar de um livro dos anos 50/60 já era de se esperar diálogos desrespeitosos.
O livro também é bem boring.... Bem pequenininho, mas demorei dias para lê-lo.

O filme é um pouco diferente do livro, mas infelizmente podemos ver a existência de racismo nele também.

Outras coisas:

Gosto muito da Audrey Hepburn ?? Ela é a própria Holly. Muito icônica!

O livro possui 4 histórias e a última foi a que mais me agradou.

Apesar de tudo, gostei muito da escrita do Truman Capote.

Nathy Lestriz 08/05/2023

Bonequinha se luxo é um dos meus filmes favoritos por conta de uma estética e atuação. O livro tem algumas diferenças do filme, mas não deixa de ser legal. Amo que a personalidade de Holly não mudou nada, apesar de eu querer uma complexidade maior para seu passado. O romance não é o foco central, mas isso não impediu do filme ter feito bom proveito dos personagens.

Nathalia184 30/04/2023

Eu sempre odiei o final do filme por ter feito a Holly ficar com o garoto bonito por conta de um discurso bonito, bom descobrir que o final dessa novella é diferente.

Luciana435 23/04/2023

Bonequinha de Luxo
É difícil explicar o quanto gosto da escrita do Capote, mas vou tentar!

O livro Bonequinha de luxo traz a novela de mesmo nome e mais três contos. Gostei do livro do começo ao fim, porém algumas passagens das histórias são bem problemáticas e me deixaram muito incomodada. Por isso, minha experiência de leitura não foi perfeita, mas ainda assim, Capote é um dos meus autores preferidos, tenho vontade de ler tudo que ele escreveu.

Achei o livro muito diferente do filme! Se você já assistiu o filme, vai se surpreender com o livro. A personagem Holly do livro mexeu muito comigo. Amei sua complexidade! É uma personagem que levanta questões importantíssimas em relação ao papel da mulher na sociedade. Ela incomoda, desconstrói, cativa, irrita, surpreende e decepciona. É uma personagem encantadora.

Vamos conhecer a Holly do livro pelo olhar de Paul Varjak, um escritor que ela apelida de Fred. Holly, nitidamente exerce um fascínio sobre ele que transmite esse sentimento para nós leitores. É muito especial conhecê-la pelo olhar desse narrador! Aliás, não sabemos se Holly é realmente assim, já que temos um narrador em primeira pessoa!

E não posso deixar de citar outro personagem muito significativo dessa historia: o gato! A relação que Holly desenvolve com ele é muito interessante e diz muito sobre como ela se sente. Ela nunca deu nome para o gato porque acredita que os dois não se pertecem, são criaturas livres que apenas se encontraram. Holly é muito focada em si mesma.

A seguinte passagem mostra a capacidade do Capote em comunicar tanto em um parágrafo tão pequeno ?

?Se eu encontrasse um lugar de verdade que me fizesse sentir do jeito que me sinto na Tiffany?s, eu compraria alguma mobília e daria um nome ao gato.?

A sensação de não pertencimento e de quero algo que ainda não tenho é muito forte em Holly e em diversos momentos consegui sentir sua inquietude. Gostei muito dessa leitura!

Os outros três contos do autor também estão inseridos no livro de contos do Capote que foi publicado pela companhia das letras e faz parte da coleção listrada. Gostei muito dos três, com as ressalvas já citadas acima de que contém passagens muito problemáticas. Vou deixar para falar sobre eles quando fizer a leitura do livro de contos.

maria 13/04/2023

Apesar de ter como título ?bonequinha de luxo? há outros contos de truman capote neste livro.
bonequinha de luxo difere do filme, principalmente na relação de holly e ?fred?, relação que gera curiosidade e é legal de acompanhar. quanto aos outros contos, achei interessante como ele consegue diferenciar suas estórias, sua escrita, mas o que mais me chamou atenção pela sensibilidade foi o conto ?memória de natal?, que retrata a relação de amizade de uma senhora e uma criança. confesso que li pelo conto principal, por já ter assistido o filme e gostar. holly é a ?mulher fatal? descrita e idealizada por homens e algumas coisas além disso me incomodaram bastante, como passagens carregadas de preconceitos. ao mesmo tempo tinham outras que pareciam quebrar esses preconceitos.
pra mim valeu a leitura porque eu tinha curiosidade pelo filme, mas talvez meu eu adolescente tivesse gostado mais ?. era um livro que já tinha na minha estante e queria ler algo rápido, mas não é uma leitura essencial.

Nádia V. 19/03/2023

Agora vou poder ver o filme
É um bom livro. Gostei da "calmaria" daquele cotidiano e retrata aquela fascinação tola que certos tipos de pessoas ainda despertam, mesmo depois que ficamos mais maduros. Isso não acontece mais com tanta frequência, afinal, hoje em dia, todo mundo pode ser tão "cool" quanto a Holly. Primeiro li o livro pra depois ver o filme e obviamente preferi o livro por dar um tom a mais para a Holly, ela é mais interessante por baixo do visual, mas gostei da estética do filme.

Ps: li a outras histórias também, mas destaquei a principal

Luciano.Junior 07/02/2023

Ousado e Escandaloso
Minha experiência com essa história foi alucinante, e achei ela bastante ousada e corajosa para um livro de 1958.

Achei interessante a escolha de representar uma mulher tão forte de forma tão ingênua, frágil e insegura, mostrando esses elementos não só por seus gestos ou ações mas também nas escolhas narrativas como ela não conseguir dar nome ao próprio gato, por ter medo de se apegar de mais a ele e ele acabar partindo, ou mostrando a sua vontade de exibir sua vida como a vitrine de uma loja da Tiffany?s, muito convidativa para quem tem vontade de entrar, mas que poucos podem passar por aquelas portas de verdade.

Gostei também, do fato de ser diferente do filme, em que os protagonistas se apaixonaram com o decorrer da narrativa, enquanto aqui é muito mais intrigante, e na minha opinião, Holly não passou de um idealização de um escritor frustado de uma mulher irreal.

Viviane.Lopes.Costa 25/01/2023

Concluindo esta releitura incrível enquanto leio a biografia deste autor incrível! Vale a pena ler a obra completa (ou o que o mercado editorial brasileiro nos permite?) de Truman Capote!