Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Cristiane.Brasil 23/01/2023

Bonequinha de Luxo
Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), escrito por Truman Capote, é formado por quatro histórias, sendo a maior delas a que dá título ao livro. Editado pela Companhia das Letras, em 2005, possui 152 páginas e encanta pela forma envolvente com que é escrito.

Para começar, temos a conhecida novela (publicada em 1958) sobre a prostituta de bom coração, Holly Golightly, marcante graças à adaptação cinematográfica com Audrey Hepburn (1961). Uma garota tagarela, fã da joalheria Tiffany's e que sonha com um marido rico, a protagonista bem construída prende a atenção do leitor em meio às suas confusões e aos seus anseios. Mesmo sem móveis em seu apartamento e quase sempre com a despensa vazia, Holly leva uma vida agitada e noturna cercada de membros da mais alta sociedade nova iorquina. No prédio onde mora, conhece um escritor (o qual ela chama de "Fred", porque a faz lembrar do irmão que está lutando na Segunda Guerra) e é ele o personagem o narrador da história.

Depois, vem o conto "Uma casa de flores" (1951), também com uma prostituta no papel principal. No entanto, aqui, ela não é "de luxo". Vive numa casa com outras mulheres e, certo dia, decide fugir com um de seus clientes. Essa história me deixou um pouco incomodada, foi a de que menos gostei. A personagem principal, que julguei ser tão segura de suas escolhas, era na verdade submissa e um pouco apegada ao sofrimento.

Em seguida, "Um violão de diamante" (1959) fala sobre a amizade (que desconfio ser amor) entre dois presidiários: um jovem cubano com sede de vida e liberdade e um homem mais velho conformado com sua situação até a chegada do primeiro. Entre melodias e planos de fuga, fica difícil não se sensibilizar com a situação desleal de sedução naquela colônia penal sulista.

O livro se encerra com "Memória de Natal" (1956) conto emocionante e intenso que envolve lembranças e um forte sentimento de nostalgia. A amizade entre um menino e uma velhinha que levam suas vidas ansiando pelo Natal - época em que, juntos, fazem bolos e distribuem para as pessoas de que gostam - é comovente e sincera. Os dois economizam centavo por centavo e produzem os presentes com a maior alegria do mundo. Certo dia precisam se separar - e então fica evidente como "aqueles que decidem o que é certo" podem ser injustos e incompreensivos.

hopeless. 15/01/2023

não sei como me explicar
assumo que li este livro para começar um desafio de leitura que criei na minha cabeça KSKSKSKS no final me surpreendi. holly é com certeza uma personagem icônica na literatura e no cinema, agr entendo o porque.

Ed Carvalho 05/01/2023

Maravilhoso
Quando emprestei o livro para ler pelo app BibliON não sabia que haviam outras histórias além da principal, que dá título ao livro. Gostei de todas as histórias, em especial da última, que é tão terna que chega a aquecer o coração. Leitura maravilhosa e leve!

Kell 05/01/2023

Esperava muito mais
Meu primo é apaixonado pelo filme, de saber todas as falas. Nem sabia que tinha um livro, achei e resolvi ler, até por ser uma leitura rápida, li isso em uns comentários sobre. Não achei rápida, nada rápida. Holly até uma uma personagem muito boa, mas é só isso. O enredo do livro não me prendeu e achei até que um certa parte, ele se arrasta. Como eu disse, Holly é uma personagem boa, mas credito o sucesso ao e do filme à Audrey Hepburn.

Xandy 03/01/2023

Admito que não fazia ideia da existência do livro e de que o filme era uma adaptação dele. É interessante o quanto as histórias diferem em vários aspectos. Além da história principal, o livro apresenta outras 3, que ao meu ver não são tão interessantes quantos "Bonequinha de Luxo". Vale a pena a leitura para quem tiver curiosidade.

Bebel.Aroeira 29/12/2022

Holly é uma personagem encantadora e excêntrica, e foi um dos papéis mais icônicos no cinema da eterna estrela Audrey Hepburn. Especialmente recomendado para os fãs de Audrey!!

Cecilia 28/11/2022

Demorei bastante para ler, e só li por ter sido a indicação de uma colega que amou, nem sabia da existência do filme até ler os comentários aqui no Skoob.

de Paula 07/11/2022

De café da manhã a bolos de natal
Há muito tempo eu queria ler este livro que é a base de uma das histórias mais famosas do cinema, mas também por ter lido em outros livros o amor de certos autores por ela, como em O segredo de Jasper Jones. Outro motivo da curiosidade foi o autor, sendo um dos expoentes do jornalismo investigativo, é o mesmo homem que escreveu a história de uma das prostitutas mais famosas de Hollywood, embora, acredito que o filme não revele isso (ainda não assisti).

Para quem não sabe, o livro da Companhia das Letras traz o texto da Bonequinha de Luxo, juntamente com outros 3 contos, por isso, saiba que as histórias não são interligadas, o que eu fiquei encasquetada até perceber que não tinha conexão. A primeira narrativa conta como a jovem Holly vivia em Nova Iorque, cercada por homens, vivendo sem trabalhar e sonhando com coisas fora do seu alcance. De uma vida dura e a companhia de um irmão com alguma questão psicológica, ela se virava na grande metrópole como podia e tinha aprendido desde nova, não sendo o sexo um tabu nem ser sustentada por meio dele. É a famosa femme fatale das histórias escritas por homens, o que me incomodou bastante sobre a forma como as mulheres são vistas e por mais debilitadas e quebradas, continuam a endeusar e sexualizar, como uma única função. Não podemos nos enganar sobre a forma livre que a personagem pensa e vive, já que tudo é contado sob a ótica de um dos seus fãs mais fiéis e que a adora por sua liberdade e beleza. É uma boa história, mas sinto que seja mais do mesmo, uma visão masculina já batida (talvez desde Dom Quixote).

Os contos que sucedem são bons, o primeiro conta com uma história semelhante a de Holly, uma jovem que só conhece a violência e o sexo como forma de viver e acaba se apaixonando por um homem que é servil a sua avó, uma feiticeira em meio as matas do Haiti, onde se passa o conto. A jovem passa por várias outras violências a ponto de ser amarrada numa árvore para ser punida. Mesmo assim, como tantas que passam pelo mesmo, não consegue se libertar. A forma como tudo é contado deixa leve a violência a qual a personagem é submetida, deixando claro porém, as formas como esta ocorre.

O segundo conto é sobre um velho em uma prisão e como ele foi ludibriado por um jovem, pelo qual chega a pensar seu amante, sem sexo. É um bom conto, mas, dispensável. Ao contrário da última história, que me fez chorar como o capítulo da Baleia em Vidas Secas. É a história de uma senhora e um menino de sete anos, que são amigos e vivem suas aventuras em um lugar no interior, uma vida bem simples e ao mesmo tempo tocante. Não vou falar muito sobre porquê para mim a leitura desta obra vale por essas poucas e pungentes páginas. Daria 3 estrelas pelo conjunto da obra, caso não houvesse o conto dos bolos de natal e a inocência dos personagens.

Vale bastante a leitura, mais pelo último conto do que a própria novela de título, porém é uma boa forma de conhecer a obra do autor.

Barbara 28/10/2022

Acho que ele escreve lindamente, com paciência, ímpeto e doçura. Tudo que ele conta sobre a holly, faz vc pensar em alguém de carne e osso, e ao mesmo tempo, ela, uma vida que saiu diretamente dos filmes e histórias.

laris 14/06/2022

"Se eu encontrasse um lugar de verdade que me fizesse sentir do jeito que me sinto na Tiffany?s, eu compraria alguma mobília e daria um nome ao gato"

Bonequinha de Luxo é uma leitura rapidinha que vale MUITO a pena.
A Holly Golightly é uma personagem muito complexa e o conto é incrível.

Os outros contos também são muito bons, com destaque pra "Memória de Natal" que é lindíssimo.

Tirei uma estrela e meia por ter umas expressões bem datadas.

Ju 06/06/2022

Surpresa agradável
Não conhecia os outros contos do autor além de Bonequinha de Luxo (um clássico, de fato). Nunca vi o filme, então, não tenho com o que comparar.

Foi uma leitura rápida e agradável, embarcando em todas as peripécias da Holly ao longo daquele ano.

Entretanto, não gostei tanto do segundo e do terceiro conto. Não sei se eu não tenho contexto suficiente para tal, mas não me desceu.

O último me fez chorar, é isso ai, parabéns.

Laura 04/06/2022

Tão bom quanto o livro
Diferentemente da adaptação romântica que recebeu, Bonequinha de Luxo é uma inteligente obra que conversa sobre o submundo nova-iorquino em contexto de guerra. Apesar da história ser narrada por "Fred", quem rouba toda a atenção é Holly, que certamente é uma das personagens mais marcantes do Capote e foi imortalizada pela interpretação icônica de Audrey Hepburn.
Apesar de algumas passagens antiquadas, há um texto muito inteligente e dinâmico de ler.

Samantha.Favaro 26/05/2022

Só suportei por homenagem a Audrey Hepburn
Horrível. Super preconceituoso, racista, pensamento machista em demasia. Sei que é um livro de época, mas infelizmente todos esses defeitos estavam exagerados no livro. Li na força do ódio e agradeço por ter lido no Kindle e não ter comprado o livro que já vi pelo valor de 100 reais. Finalmente eu terminei, aleluia. Só não dei uma estrela por conta da atriz Audrey Hepburn que atuou maravilhosamente no filme, e foi um jeito de não menosprezar totalmente a história.

Mateus 13/05/2022

Poderia muito bem ser só a novelinha que estaria ótimo, pra mim os contos não contribuiram em quase nada, digo QUASE, pq como não tenho uma grande experiência com esse gênero, acho válido ter o contado. Mas não gostei em nada deles, o último tem lá seu charme que poderia ter despertado algo em mim, mas não foi dessa vez, consegui achar ele o mais chato dos três kkkkkkk

Queria muito que A Bonequinha fosse um livro, completo e tudo mais, com detalhes, trama, enredo trabalhado, mas a vida é dura e nem sempre temos o que queremos ?

Tirando o fato que a Holly desperta em mim uma curiosidade (claro q é a intenção do autor), pela aura de mistério, loucura (ou não), sexy sem ser vulgar (esse pensamento é controvérsio), o restante dos personagens são tãoooo sem sal, e a escrita tem lá suas dificuldades, mas dá pra sobreviver.
Agr vou procurar o filme pra assistir ?

Rafa 07/05/2022

Excentricidade Pueril
A história principal é narrada de forma despretensiosa, entretanto, consegue abordar temas relevantes, tais como: futilidade; moralidade x ascensão social. O livro ainda dispõe de outros três contos, destacando-se o último (Memória de Natal).
Lara Aimee 12/05/2022minha estante
Aaaa ? o filme com Audrey Hepburn é simplesmente um atemporal, nostálgico ? o livro deve ser uma delícia!