Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Quel Spell 26/03/2022

Não achei um bom livro
O livro é composto por quatro contos sendo o primeiro aquele que dá nome ao livro. Bonequinha de Luxo é bem enfadonho, sem nenhum personagem cativante e um tanto ofensivo como o autor retrata o personagem brasileiro. O segundo conto, Uma casa de flores, também não despertou minha simpatia. É uma história sem graça. Um violão de diamante, é um conto um pouco melhor do que os anteriores, porém, Memórias de Natal, o último conto, esse sim tem uma bela história e por causa dele classifiquei com duas estrelas.

Gladston Mamede 26/03/2022

Melhor que o filme? Diverso. Psicologicamente mais profundo. E prefiro a Holly do livro. Mais consistente. Mais admirável em sua postura moral: uma moral própria, alheia a comum. Muito mais fascinante e verdadeira. "Para o bem e para o mal".
A edição traz uma novela (Breakfast at Tiffany's) e três contos. Em todos, seres humanos que encontram seu jeito de viver bem, apesar do mundo. Amei.

Fe 24/03/2022

Resenha | “Bonequinha de Luxo”, de Truman Capote
“Bonequinha de Luxo” é um conto clássico de Truman Capote, publicado em 1958 e que ganhou destaque nas telonas em 1961. Não esperem que o livro seja tão romanceado quanto o filme (Audrey Hepburn interpretou uma “bonequinha” bem mais comportada que a de Capote), mas nem por isso menos interessante e cativante.

O livro é composto por 3 outros contos: “Uma casa de flores”, “Um violão de diamante” e “Memória de Natal”, que também merecem atenção especial, mas que ficará para uma próxima resenha.

Agora, vejam só… A história de uma prostituta em plena década de 50? E contada sob o ponto de vista masculino? Só tenho uma coisa a dizer… Capote é simplesmente um gênio!

Holly Golightly é uma jovem acompanhante de luxo, que tem como objetivo de vida ser feliz e viver bem, para isso almeja um marido rico.

O livro é narrado por um aspirante a escritor (que não tem o nome divulgado, mas é apelido por Holly de “Fred”), que desenvolve uma grande admiração pela personagem, bem como todos os outros homens que a conhecem.

Inteligente, dissimulada e irônica, Holly possui uma vida intensa, cercada de muitas festas, luxo e figuras inusitadas. Com um toque de humor e uma pitada de sarcasmo, o narrador nos conta a história dessa jovem amalucada, que só quer encontrar seu lugar no mundo, e suas confusões.

Capote quebra muitos tabus ao abordar a prostituição e a homossexualidade com tanta naturalidade e sensibilidade. A leitura flui suavemente e quando nos damos conta, a Holly se foi e o conto chegou ao fim. Li esse livro em uma noite, sem brincadeira!

Vale muito a leitura, não apenas por ser um clássico, mas por ser Capote… esse escritor é fantástico e, com certeza, contribuiu e contribui em muito para nossa literatura.

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2017/05/09/resenha-bonequinha-de-luxo/

GiuSanticioli 01/03/2022

O livro tem uma escrita bem fluída, bem fácil de ler, ele conta a história de Holly na perspectiva do seu vizinho de baixo, talvez por ser narrada na voz de outra pessoa, não consegui me apegar totalmente a personagem, mas gostei do seu jeito excêntrico e fácil de ver a vida, no geral, recomendo o livro para passar tempo e ser uma leitura de domingo.

Bela funes 27/02/2022

O mais rapido
Esse livro foi lido em exatos 21 minutos, é uma novelinha tranquila de ler, recomendo para iniciantes, e agr quero comer esse bolo de frutas

@jaquepoesia 26/01/2022

Leiam Capote!
• Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffanys)
• Truman Capote
• Companhia Das Letras @companhiadasletras

Decidi dar início às leituras de 2022 com o autor de uma de minhas obras favoritas lidas em 2021. E foi assim que finalmente li a famosa novela que se tornou um fenômeno nos cinemas com sua icônica personagem.

Na novela de poucas páginas 'Bonequinha de Luxo' conhecemos um escritor tentando a vida em Nova York. Morando em um apartamento decadente ele acaba por conhecer a enigmática Holly Golightly que mora alguns andares abaixo.
O decorrer da narrativa revelará ao leitor(a) quem realmente é Holly, uma mulher linda que embora muitas vezes ingênua é selvagem e sonhadora.

Comecei a assistir ao filme ontem mesmo depois da leitura. E é bastante notório como na adaptação a estória caminha para algo mais romântico e ao mesmo tempo cômico.
Filmado em 1961 por Blake Edwards, com Audrey Hepburn no papel de Holly, o filme é uma boa comédia romântica da época.

Trecho da novela (que também está no filme):

"Não ame nunca um bicho selvagem, sr. Bell" Holly acrescentou. "Esse foi o erro de Doc. Sempre voltava pra casa com alguma coisinha selvagem. Um falcão de asa machucada. Até um lince crescido com pata quebrada. Mas não dá para entregar o coração a um bicho desses: quanto mais você dá, mais forte ele fica. Até que fica forte o bastante para voltar para o mato. Ou voar até uma árvore, depois para outra mais alta, depois para o céu. É assim que acaba, sr. Bell. Se a gente amar um bicho selvagem, vai acabar olhando para o céu."

📖Nesta edição há ainda três contos:

No conto 'Uma casa de flores (1951)' vemos uma jovem moça levando a vida em um bordel, mas que curiosa sobre o amor se arrisca a viver um péssimo relacionamento.

Já em 'Um violão de diamante (1950)' um prisioneiro alimenta um sentimento platônico por um companheiro de prisão.

Meu conto favorito foi 'Memória de Natal (1956)' onde através da estória de uma linda amizade Capote me fez ficar de olhos marejados.

Filippe 25/01/2022

Ok
O livro é composto por uma novela e 3 contos, todos muito bem escrito, mas os temas realmente não me animaram muito, são eles: uma biografia de um ser humano extravagante, a recuperação de ânimo de um prisioneiro que já havia desistido, a ingênua e recém compreensão do que é o amor para uma acompanhante e uma amizade muito bela entre um garoto e uma senhora que possivelmente sofria com doença mental.

Nikolle2 24/01/2022

A famosa obra de Truman Capote
Se trata de quatro contos distintos, porém, o que eu mais gostei foi o primordial. Os diálogos que parecem despretenciosos são na verdade bem elaborados e pensados, além disso a narrativa é bastante fluída e romântica. Por fim, eu dou 4 estrelas???? ao clássico que contou com uma adaptação cinematográfica de mesmo nome estrelado pela esplêndida Audrey Hepburn em 1961, Bonequinha de luxo.

Silveira 16/01/2022

Enfim um clássico
Esse livro não foi mesmo pra mim!

Nenhum personagem me cativou, o enredo me deu sono, eu quase desisti, mas é um livro tão curto que me forcei a terminá-lo.
Nunca vi o filme e nem sei se quero ver hahahaha.
Mih 16/01/2022minha estante
O filme eu achei legal e engraçado as vezes, mas o q me cativou foi a personagem por ser espontânea e às roupas dela, mas a história em si não gostei tanto

Silveira 16/01/2022minha estante
ela usava tiffany ne ? se nao me engano o titulo original tinha algo assim

Mih 16/01/2022minha estante
Sim sim, em inglês é breakfast at Tiffany's

Kami 15/01/2022

Gostei bastante da leitura, mesmo sendo uma história que pode ser considerada superficial, já que não aborda profundamente os personagens. Nela, acompanhamos o relato de um escritor sobre sua vizinha Holly, na qual demonstra ter uma vida misteriosa e fascinante. Possui algumas divergências com o filme e, para mim, a história se desenvolve melhor na adaptação. Essa edição acompanha mais três histórias que não me interessaram. Em resumo, recomendo a leitura.

FranCaetano 14/01/2022

...Em plena Segunda Guerra Mundial, um jovem escritor vai tentar a sorte em Nova York, pagando aluguel barato no mesmo prédio decadente em que, alguns andares abaixo, certa moça loira e míope ganha a vida com muita graça e pouca virtude. Aos poucos, ela se torna o centro das atenções do escritor, intrigado com o enigma da jovem sulista que, com uma passagem por Hollywood e uns laivos de francês, transforma a si mesma numa personagem ímpar: sonhadora e pé-no-chão, ingênua e indefinível, Holly Golightly não deixa ninguém indiferente. A novela de Capote é um prodígio de leveza e precisão que, ao ser filmada em 1961 por Blake Edwards, com Audrey Hepburn no papel de Holly, conquistou o público de cinema e fez de Holly uma das grandes personagens da cultura popular americana.
O mesmo fascínio exercido por esse tipo de personagem à margem da "respeitabilidade" se encontra nos três relatos breves também incluídos nesta edição: Uma casa de flores (1951) narra o vaivém de uma moça haitiana entre as suas montanhas natais e um bordel em Porto Príncipe; em Um violão de diamante (1950), um jovem prisioneiro cubano conduz uma trama de sedução platônica e cruel numa colônia penal sulista; e Memória de Natal (1956) fecha o volume com uma memória de infância que é ao mesmo tempo tributo a uma figura adorável e, à sua maneira única, perfeitamente excepcional.....

Maiara.Alves 02/01/2022

Encantador
“Bonequinha de Luxo” é um conto clássico de Truman Capote, publicado em 1958 e que ganhou destaque nas telonas em 1961 tendo a maravilhosa Audrey Hepburn no papel principal.

O livro é narrado por um aspirante a escritor que desenvolve uma grande admiração pela personagem, bem como todos os outros homens que a conhecem.

Inteligente, dissimulada e irônica, Holly possui uma vida intensa, cercada de muitas festas, luxo e figuras inusitadas. Com um toque de humor e uma pitada de sarcasmo, o narrador nos conta a história dessa jovem, que só quer encontrar seu lugar no mundo.

Depois da novela "Bonequinha de Luxo", vem o conto "Uma Casa de Flores", também com uma prostituta no papel principal. No entanto, aqui, ela não é "de luxo". Vive numa casa com outras mulheres e, certo dia, decide fugir com um de seus clientes.

Em seguida, "Um Violão de Diamante" fala sobre a amizade entre dois presidiários.

O livro se encerra com "Memória de Natal", conto emocionante que envolve lembranças e um forte sentimento de nostalgia. A amizade entre um menino e uma velhinha que levam suas vidas ansiando pelo Natal - época em que, juntos, fazem bolos e distribuem para as pessoas de que gostam - é comovente e sincera.

Li esse livro em uma noite. A leitura flui suavemente e quando nos damos conta, a Holly se foi e o livro chegou ao fim. Vale muito a leitura, não apenas por ser um clássico, mas por ser Capote… esse escritor é genial, um dos meus favoritos.

Beth 30/12/2021

Uma mulher a frente de seu tempo
Apesar do livro ser bem curto, essa é uma daquelas histórias que tem muito mais além do que está escrito. Gostei bastante e recomendo.